Mancha de madeira: tipos e sutilezas de escolha
A madeira continua a ser um dos materiais de construção mais procurados, principalmente devido à sua densidade, resistência e respeito pelo meio ambiente. Ao mesmo tempo, superfícies e móveis de madeira não toleram umidade e são suscetíveis a danos biológicos e atmosféricos.
Para minimizar os efeitos negativos de objetos de madeira são cobertos com uma camada protetora de verniz, tinta ou impregnação especial - mancha.
Características especiais
A mancha é geralmente atribuída a tintas e vernizes, mas, ao contrário de vernizes e esmaltes, tinge a superfície sem formar um filme visível e enfatiza a textura amadeirada. As fibras de madeira absorvem a composição em graus variados, devido a que o padrão natural se torna mais expressivo e, em alguns casos, gravado.
Esse processo é influenciado por fatores como:
- Umidade da árvore. A solução penetra melhor em superfícies molhadas e soltas.
- Gomoso. Espécies coníferas antes de processar as manchas também moer.
- Densidade de madeira. Quanto mais alto, pior a penetração da solução corante. Portanto, áreas menos densas, como a parte da mola ou o alburno, adquirem uma cor mais saturada do que a parte central ou de verão.
- Espécies de madeira. A mesma mancha irá diferir na cor em diferentes raças.
- Idade. Quanto mais velha a árvore, maior a sua densidade.
A conformidade com a tecnologia de aplicação permite imaginar a estrutura da árvore em toda a sua glória. Muitas vezes com a ajuda de mancha imitar madeiras preciosas usando tons naturais (nogueira, carvalho, ébano, jacarandá, etc.). Deve notar-se que a gama de cores deste tipo de impregnação é quase ilimitada, por isso aqueles que gostam de experiências poderão escolher uma opção adequada para si próprios.
Alguns tipos modernos de manchas executam uma função de proteção (anti-séptico, anti-corrosão). No entanto, a composição tradicional não possui tais propriedades, portanto, para proteger contra os efeitos atmosféricos e biológicos, as superfícies de madeira são adicionalmente revestidas com um verniz adequado.
As propriedades da mancha da madeira dependem, em primeiro lugar, da sua composição, mas independentemente disso, a vida útil da árvore aumenta até certo ponto.
Espécie
Todos os tipos de manchas podem ser divididos de acordo com o método de coloração na penetração e cobertura.
- Primeira vista devido à penetração profunda do corante aloca a textura da madeira e esconde pequenos arranhões e defeitos. Como observado acima, a profundidade da coloração dependerá diretamente da densidade da madeira. Por exemplo, as variedades moles podem ser embebidas com uma solução e as mais duras - por frações milimétricas.
- Segundo tipo - Cobrir mancha, na verdade, é um verniz ou tinta translúcida, que suaviza a nitidez da imagem.
Composições penetrantes, por sua vez, são combinadas em vários grupos, dependendo do solvente:
- Alcoólatra - são uma solução de corantes orgânicos em álcool técnico. Disponível como líquido e pó prontos a usar.
- À base de água - um dos tipos mais populares de impregnação. Neste grupo, o mais emitem mancha acrílica.
- Mancha de óleo - Talvez o mais fácil de aplicar material.É feito de pigmentos coloridos e óleos capazes de polimerização. Quando seca, forma-se uma película fina na superfície. Dilua essa composição com todo o espírito branco conhecido.
- Químico.
Especificações técnicas
Impregnação à base de água
Um dos mais comuns devido aos baixos preços. É encontrado em duas formas: líquida e seca em pó, que é diluída com água morna antes do uso. A saturação de cor pode ser ajustada pela quantidade de água.
Principais características:
- Facilidade de aplicação. Você pode usar qualquer método conveniente (escova, spray, rolo).
- Até coloração. A madeira absorve exatamente a quantidade que sua estrutura permite. O excesso pode ser removido com um pano.
- Eficiência. Consumo de solução aquosa é menor que o álcool ou óleo.
- Penetração profunda nos poros da madeira.
- Simpatia ambiental. O cheiro é quase inexistente, o que permite seu uso em espaços fechados.
- Tempo de secagem - 12 a 14 horas
- Pilha de angariação. Por um lado, isso torna possível distinguir ainda mais o padrão da árvore; por outro lado, a superfície após a secagem permanece rugosa e vulnerável à umidade.Elimine este defeito por trituração adicional após a secagem. Evite o efeito desagradável da madeira pré-humedecida. Quando as fibras sobem, a superfície é lixada e só então é selada.
- Gama de cores É apresentado apenas em tons naturais da luz ao escuro.
- Apenas matizes. Para proteger a árvore, é necessário tratar adicionalmente a área com verniz.
Uma das variações modernas da mancha à base de água é manchas acrílicas. Ao contrário das composições tradicionais, elas não penetram profundamente na estrutura da árvore, praticamente não levantam fibras, têm uma gama de cores mais ampla e são mais resistentes ao desbotamento. Sua única desvantagem é um preço significativamente maior.
Impregnação de álcool
Assim como a água, é apresentada no mercado em formas líquidas e secas. O pó é geralmente diluído com álcool técnico técnico de 96%. Devido à dificuldade de obter a percentagem necessária de solvente, é desejável obter soluções prontas a usar. Características:
- Seca rapidamente (15 a 20 minutos). Isso é uma desvantagem, pois, para evitar limites perceptíveis, é necessário trabalhar rapidamente, sem interrupções e com o máximo de cuidado possível.As manchas e os borrões são removidos apenas lixando uma área malsucedida e reaplicando a solução. De todos os métodos de aplicar o melhor pulverizador será.
- Não causa inchaço das fibras. O pigmento de coloração penetra na superfície e o álcool evapora. Isso elimina a necessidade de trabalho de retificação adicional.
- Há um forte cheiro de álcool. Recomendado para uso em áreas ventiladas.
- Maior resistência a intempéries.
- O processamento adicional de verniz é opcional.
- Além dos tons naturais de madeira, também são possíveis variantes de cor (branco, verde, vermelho, amarelo, etc.).
- Pode ser misturado para obter novas cores.
Oleosa
Ao contrário das espécies anteriores, o óleo, na maioria das vezes linhaça, atua como um componente de ligação na mancha de óleo. Para reduzir o tempo de secagem, adiciona-se siccativa à composição, que estimula o processo de polimerização. Depois de combinar todos os componentes, forma-se uma massa espessa que deve ser diluída para aplicação uniforme.
Benefícios:
- Facilidade de aplicação. Não requer habilidades e ferramentas especiais, não deixa estrias, bordas visíveis e manchas.O melhor resultado é obtido quando se usa uma escova convencional.
- Sem inchaço de fibra. Trabalhos adicionais na preparação e moagem da superfície não são necessários.
- Resistente ao desbotamento.
- Após a polimerização completa (secagem), a superfície pode ser tratada com praticamente qualquer produto de tinta e verniz.
- A preparação da superfície consiste na remoção completa de sujeira e vestígios de corantes e adesivos anteriores e desengraxe a superfície. Na presença de arranhões visíveis polidos. Esse é um dos pontos importantes, uma vez que uma quantidade maior de corante se acumulará nessas áreas defeituosas, destacando-as, em vez de escondê-las.
- Requer um acabamento. Sem isso, rapidamente perde sua atratividade, especialmente com ação mecânica frequente.
Químico
A peculiaridade da composição desta mancha é a ausência de pigmento de coloração. Eles são comercializados sob o nome de dupla coloração, pois consistem em duas substâncias que são aplicadas em etapas. A composição do pedido preliminar contém ácido tânico (tanino, gálico). Aplica-se se a madeira contiver uma pequena quantidade de taninos naturais.
Mancha final - Estes são sais de metais pesados, que, reagindo com um agente de bronzeamento, dão o tom necessário de coloração. O produto de tal reação sob condições naturais é o bem conhecido pântano, que é extraído do fundo dos reservatórios. Taninos na madeira, na ausência de oxigênio, reagiram com sais de ferro, resultando em um belo material com propriedades físicas únicas e proteção natural.
Escopo
O escopo da mancha é aplicado a quaisquer objetos e superfícies feitas de madeira natural, madeira compensada, MDF, aglomerado, painel de fibras. A tarefa de todos os amantes do natural - para preservar a beleza natural da árvore tão inviolável quanto possível. Com isso, a mancha de madeira ajudará de forma rápida e barata, enquanto a sua propriedade de dar uma sombra nobre a raças de baixo custo, como bétula, freixo, pinheiro e outras, permitirá adicionar um toque de luxo ao interior.
Morenning seguido de envernizamento é uma boa escolha para processar um novo piso, painéis de parede ou parquet.
Em tais superfícies, a solução em qualquer base estabelece melhor e o resultado desejado com sua ajuda é mais fácil de conseguir.Caso contrário, a superfície requer preparação cuidadosa: remover o revestimento antigo, vestígios de cola, arranhões e lascas.
Como se viu, a mancha pode ser usada com sucesso não apenas para o propósito pretendido, mas, por exemplo, para pintar a pele sem pintura. Sua vantagem sobre as tintas especiais não é apenas no preço, mas na capacidade de penetrar nas fibras do materialportanto, a resistência do revestimento ao estresse mecânico é maior.
A desvantagem pode ser chamada de tons translúcidos claros. Ou seja, bloquear a cor anterior pela mancha não funcionará.
O resultado final do tingimento depende da base do corante. As soluções aquosas dão uma cor menos brilhante do que o álcool ou o óleo. O álcool seca rapidamente, por isso você não deve compartilhar o trabalho em um site, pois as bordas estarão visíveis. O óleo, talvez a opção mais adequada, pois dá uma cor bastante brilhante e, ao contrário dos dois primeiros, não altera a rigidez da pele, mas é mais cara.
Além de curtidores, a mancha é usada com sucesso pelos amantes da tecelagem de cestos. Como o material tradicional não é suficiente, os túbulos dos jornais são usados para isso. Para torná-los a cor das videiras naturais ajudam a mancha de tons naturais. Na maioria das vezes, os mestres usam soluções baseadas no álcool.mas não é um axioma. Experimentos e combinações de cores às vezes levam a resultados interessantes.
Fabricantes
Fabricantes de mancha no mercado bastante. Entre os mais famosos pode ser notado Novbythim. Eles têm uma variedade de corantes à base de água, solventes orgânicos e uma base não aquosa.
As soluções não aquosas são projetadas para pintar e proteger produtos de madeira tanto em ambientes internos quanto externos. Eles não exigem um acabamento, mas você também pode aplicar um verniz para dar brilho.
Eles não são lavados com água e fornecem propriedades à prova de fogo à madeira. Mancha de água é usado principalmente em ambientes fechados, como para o trabalho exterior, necessariamente, revestimento de verniz. É ecologicamente correto.
Produtos acrílicos de uso doméstico marca "arco-íris" Concebido para trabalhos interiores. Ele contém anti-séptico, portanto, protege as superfícies de madeira de fungos e fungos. Inodoro, não inflamável, não tóxico. Fácil de aplicar sem habilidades especiais. Mostra boa adesão com madeira natural e compósitos de madeira.
Marca Registrada Liberon fabrica produtos para a restauração de produtos de madeira. Esta mancha à base de água é adequada para uso interno. Teoricamente compatível com qualquer revestimento de acabamento, mas os usuários recomendam produtos do mesmo fabricante.
Mancha de água Empresas de Zerwood usado dentro de casa, para uso externo, é desejável para corrigir o verniz ou akvalazuryu. As cores são naturais e bonitas - do pinho claro ao ébano escuro. Inodoro, eco-friendly e econômico.
Entre os produtos comprovados, vale notar também a mancha à base de óleo. "Varathane Wood Stain", popularmente chamado de "Varatanovskaya".
Este produto é uma empresa americana. Rust-Oleum apresentado em uma ampla paleta de cores, seguro, fácil de aplicar. Protege a madeira de forma confiável contra efeitos adversos, adequada para uso em todos os tipos de produtos e superfícies de madeira. Seca rapidamente (cerca de uma hora).
Dicas e truques
Toneladas manchas de madeira começa com a preparação preliminar. A superfície é cuidadosamente lixada, depois moída,isso remove o revestimento antigo (se houver) e defeitos. O pó resultante é removido usando álcool branco, enquanto a superfície é mais desengordurada. Além disso, a madeira de coníferas é decomposta com compostos especiais.
Se uma composição à base de água for selecionada para coloração, o produto é umedecido com água e polido novamente após o levantamento das fibras.
Outro ponto de preparação obrigatório é o teste de cores. Isso permitirá que você descubra como o corante selecionado irá interagir com uma determinada variedade de árvores. Para fazer isso, aplique a mancha na parte oculta da superfície e aguarde a secagem. Se o resultado não for satisfatório, você pode aplicar uma segunda camada para uma cor mais saturada ou, inversamente, diluí-la se precisar de um tom mais claro.
Se por algum motivo a cor desejada da mancha não puder ser encontrada, você pode tentar por conta própria. As receitas mais comuns são chá e café fortes.. As tonalidades são obtidas, respectivamente, marrom e a saturação do tom dependerá da intensidade da bebida.
Cereja e cor marrom escuro podem ser obtidas usando permanganato de potássio comum. A relação aproximada é de 1 litro de água morna por 50 gramas de substância.
Cores atípicas brilhantes são obtidas em casa com a ajuda de álcool e corante alimentar (1 colher de sopa de álcool por várias gramas de corante).
Outro tom de produtos de madeira pode ser dado usando decocções de plantas. Larch casca ou casca de cebola dará uma tonalidade avermelhada. Uma forte decocção de casca de carvalho ou amieiro lhe permitirá obter uma cor preta profunda.
Fazer as suas próprias mãos não requer o uso de nenhuma ferramenta específica. Para estes fins, o pincel usual, rolo de pintura, trapos, pistola vai fazer. É verdade que há uma pequena nuance: soluções de álcool de secagem rápida são pulverizadas, porque com outras ferramentas é difícil conseguir um revestimento uniforme.
Sobre os recursos de trabalho com a mancha, veja o próximo vídeo.