Como escolher um verniz claro para metal?
Metal simboliza força e durabilidade, mas ao mesmo tempo é facilmente exposto a impactos que estragam sua aparência. Reage facilmente com ar, água, umidade e soluções químicas. Até à data, existem muitas maneiras diferentes de se livrar de danos na superfície do metal, mas é melhor usar meios para impedir sua aparência. Para fazer isso, apenas cubra a superfície com um verniz especial. A laca envolve o metal com uma camada protetora transparente, e também pode dar uma sombra leve.
Tipos de vernizes
Para escolher o verniz mais adequado para o metal, é necessário estudar detalhadamente a composição e o efeito de cada tipo. Considere uma breve descrição de alguns deles.
Verniz betuminoso
Como o nome sugere, contém resinas de betume e polímero.Após a secagem, o produto confere ao revestimento uma tonalidade negra semelhante ao tom. Eles podem cobrir não só metal, mas também superfícies de madeira e pedra. O produto é resistente ao calor, durável e seguro para a saúde humana. No momento, é muito popular no mercado, porque além de todas as vantagens listadas, também difere pelo seu baixo preço.
Verniz de poliuretano
Consiste em polímeros que, quando aplicados, criam uma forte adesão à superfície. Tem propriedades anti-corrosão, portanto, é usado para processar produtos de metal e, na maioria das vezes, para utensílios de metal. Este verniz pode ser invisível (incolor), brilhante e até fosco. O revestimento pode ter um tom diferente, pode ser usado como uma camada protetora antes de aplicar tinta no metal.
Verniz acrílico
Forma um filme muito resistente, tolerando bem as quedas constantes de umidade e temperatura. O verniz está disponível na forma de aerossóis e líquido comum, que é aplicado com uma escova. No mundo moderno, é mais frequentemente usado para tratamento de superfície de peças de automóveis.O produto tolera facilmente os efeitos de produtos químicos e pode até prolongar a vida útil de vários metais.
Verniz alquídico
Ao contrário dos tipos anteriores, após a secagem, dá à superfície do metal um brilho brilhante. Meios na forma de spray e no estado líquido está à venda.
O verniz é à prova d'água, resistente ao calor e resistente ao estresse mecânico.
Verniz de fogão
Devido à sua estabilidade térmica especial, este tipo é aplicado apenas em alvenaria e fornos.
Dicas e truques úteis
Como regra, a superfície do metal é polida antes de aplicar o verniz. Isto é feito com um aparelho especial, e depois com um papel de esmeril, já que depois de um duro esmerilhamento há arranhões na superfície e a lixa ajuda a alisá-los. Depois que a superfície se torna brilhante mate, podemos supor que a moagem está terminada.
O revestimento de laca irá melhor se aplicado de forma aerossol. Usando esse método, você pode evitar o divórcio. Deve-se notar que na aplicação multicamadas, você precisa aguardar a secagem completa da camada anterior.
Durante o armazenamento a longo prazo, a laca pode endurecer ou se decompor em componentes. Se no último caso o agitar usual do jarro ou a mistura da composição ajudar, então a primeira situação pode causar dificuldades no começo do trabalho. No entanto, este problema pode ser resolvido - se for um spray, pode ser aquecido em banho-maria, aumentando constantemente a temperatura. Após alguns minutos, a solução ficará uniforme e líquida.
Conclusão
Antes de você finalmente decidir sobre a escolha do verniz, você precisa considerar que essas ferramentas podem proteger a superfície antes de pintar, e também pode executar uma função decorativa. Cada um dos tipos descritos é resistente à temperatura e umidade, e alguns, mesmo em graus variados, protegem contra danos mecânicos. Deve ser selecionado com base no tipo de metal e nas condições operacionais subsequentes.
Como ocorre o envernizamento do disco polido, veja o próximo vídeo.