Cama de madeira faça você mesmo

 Cama de madeira faça você mesmo

Se você visitar qualquer grande loja de móveis, sempre será apresentada uma ampla seleção de camas de vários tipos e modificações. Se desejar, e oportunidades, você pode comprar qualquer, mas muitas vezes acontece que uma ou outra opção não se encaixa no interior existente da casa ou a cama é muito grande e volumosa, ou simplesmente não gosta da qualidade e estilo de desempenho. Neste caso, há uma difícil, mas às vezes a única saída: fazer uma cama de madeira com suas próprias mãos.

Materiais

Como são materiais de alta qualidade que garantem a durabilidade dos móveis, se você os escolher arbitrariamente, haverá muito mais vantagens com isso.Naturalmente, quando você faz sua própria cama, levará muito mais tempo e esforço do que simplesmente comprá-la ou solicitar a montagem de fabricantes de móveis profissionais. No entanto, a escolha pessoal e o controle constante sobre a qualidade de sua criação acabarão se concretizando e compensarão a longa vida útil de uma parte tão importante do interior, feita independentemente.

Escolhendo como material madeira, você precisa levar em conta que tem um preço bastante alto e certas dificuldades em termos de trabalho preparatório e o processo de fabricação de camas.

Na falta de experiência adequada no manuseio de uma matriz, é melhor parar na escolha de opções mais simples, embora qualquer produto criado, por exemplo, a partir de pinho maciço ou carvalho, seja muito bonito e tenha uma durabilidade invejável.

Uma cama feita de troncos naturais parece muito impressionante, mas aqui há a dificuldade de adquiri-los e a irrealidade de instalar tal cama em quartos pequenos.

Dadas as especificidades de trabalhar com uma matriz, mais freqüentes em uso são diferentes tipos de madeira: Será muito mais fácil criar uma cama a partir de uma barra de tábuas aplainadas ou aparadas.

A única ressalva que você deve prestar especial atenção ao comprá-los é uma boa secagem: se o produto for originalmente feito de uma barra úmida, quando secar, a estrutura irá ranger ou deformar-se.

Cama escudo - também uma opção barata e boa. Escudos de móveis são lajes maciças que são coladas em conjunto a partir de partes separadas de madeira.

Tal produto irá deliciá-lo com beleza e praticidade, a força dos escudos permite até mesmo criar fios neles, mas, como no trabalho com madeira, aqui você precisará de certas habilidades: as especificidades dos escudos de móveis implicam na presença de tensões internas com as quais você deve lidar adequadamente na prática.

Fração de fibra de madeira finamente dispersa (MDF) - material barato e razoavelmente durável, que, quando processado posteriormente (por exemplo, com a aplicação de um revestimento de verniz), parece bastante agradável.

Placas de MDF podem ser encontradas à venda, ambas com um revestimento de verniz acabado, e sem ele, o que seria uma vantagem significativa se o fabricante planeja realizar o tratamento de forma independente.

Aglomerado ou aglomerado - também conhecido por muitos materiais, caracterizado pela facilidade de corte e processamento, no entanto, deve-se ter em mente que é melhor usá-lo não para a fabricação de estruturas de suporte da cama, mas para caixas, encostos e elementos decorativos. Se a placa já é vendida com laminação, você pode economizar um tempo considerável.

Acessórios para a cama futura é melhor comprar de aço sólido, em vez de alumínio. Os elementos de alumínio são certamente muito mais baratos, mas o aço é muito mais forte, e seria melhor não poupá-lo, mas cuidar da qualidade de todos os lados.

É importante ter em mente que o fixador de metal precisará ser torcido quando a base de madeira estiver seca, e se o fixador for de aço, a cama ocupará toda a carga de uma só vez, e não haverá problemas com a resistência da construção.

cunha para cama
elevador de cama

Escolha o tamanho

Em primeiro lugar, é importante determinar o tamanho da cama futura: é neles que o conforto do sono e a disponibilidade do resto próprio dependem.

O comprimento ideal de um berço pode ser de até 200 cm, e a largura deve ser selecionada, dependendo das preferências e características individuais da construção.

A propósito, a classificação usual das camas (simples, dupla e “camião”) foi uma vez elaborada com base na largura, não no comprimento, o que deve ser especialmente tido em conta no planeamento de dimensões e na elaboração de um desenho.

Uma única cama pequena pode ter uma largura de 90 e um comprimento de 80 cm, o que é ideal para a fabricação de modelos infantis. Você também pode considerar a opção com o tamanho de 100x100 cm, se o tamanho do quarto das crianças permitir. A cama 150x150 ou 150x190 cm já está perto dos parâmetros de um e meio sono, no entanto, as dimensões ideais para um adulto são 150 cm de largura e 190 cm de comprimento. Você pode aumentá-las se a sala tiver espaço suficiente e a cama não parecer volumosa na imagem geral.

90x80
160 x 200
150 x 190

Ao elaborar um desenho, também é importante levar em conta o fato de que o melhor comprimento de cama para uma pessoa de qualquer idade deve ser sempre 15 cm maior do que sua altura real - com uma margem que garanta o máximo conforto e liberdade durante o sono.

Não é recomendável deixar a cama muito baixa: a distância mínima entre o chão e o colchão deve ser de 50 cm, o que garantirá uma carga mínima na coluna.

Há outra sutileza que precisa ser considerada quando se faz uma cama: quanto mais velha a pessoa é, maior deveria ser.

Naturalmente, uma parte importante de qualquer cama é um colchão. Ele deve ser comprado com antecedência para planejar todas as dimensões com base em seus parâmetros. Um colchão ortopédico padrão pode ser de 1,5 a 2 m, com uma altura de 25 cm e, em casos extremos, você também pode fazer você mesmo - a partir de espuma de borracha e outros materiais adequados.

Dispositivo

Uma simples cama de tábuas e tábuas pode ser feita rapidamente, seguindo um certo algoritmo de ações.

Para isso você vai precisar de:

  • pranchas 2 peças (dimensões 250x30 cm) - para as paredes laterais da cama;
  • pranchas 3 peças (tamanho 200x30 cm) - frente, encosto da cama e cabeceira;
  • Barras 5 peças 4x4cm, comprimento 200 cm - estrutura de sustentação da cama e suas pernas;
  • ripas 27 pcs 150x4x2 cm;
  • parafusos e outros acessórios, dependendo da necessidade;
  • verniz, "mancha", cola de construção em madeira.

Você também precisará de um pequeno conjunto padrão de ferramentas: uma chave de fenda, um quebra-cabeças elétrico, uma serra, um avião.

Para lixar elementos - lixa, de preferência de grão fino, para medições - uma fita métrica, para conhecimento preciso dos tamanhos dos ângulos - um quadrado, um lápis simples para marcação.

Cortar uma árvore deve ser feito lentamente, primeiro marcando-a com um simples lápis, ou pegue um cortador e faça marcas com ele. Normalmente, no processo de fabricação de elementos tem que fazer vários dos mesmos. Neste caso, primeiro recorte a primeira parte, que servirá como modelo, e todo o restante já será feito com uma orientação para seus parâmetros.

Ao cortar, é necessário limpar imediatamente com uma lixa de grão fino.

Todos os cantos da cama devem ser estritamente retos, 90 graus, portanto, as medições terão que ser feitas com frequência e com cuidado, e só então apertar as partes juntas. Caso contrário, a cama não será forte e quebrará rapidamente sob o peso do corpo humano. Todos os elementos são colados cuidadosamente com cola de construção e, depois disso, são presos com segurança à árvore com a ajuda de parafusos auto-roscantes.

Não devemos esquecer de remover os restos de cola, porque a presença deles irá complicar significativamente as etapas subseqüentes do processamento.

Depois de cortar todos os detalhes, você pode prosseguir diretamente para a montagem e instalação da cama.

A localização das barras, desempenhando a função de suporte, deve ser determinada dividindo-se o comprimento da frente e depois a parede posterior por três. Registre a figura resultante.Tenha em mente que o colchão deve estar sempre com pelo menos 5 cm de profundidade no leito + mais 2 cm (espessura das lâminas) e + 4s m (espessura das barras dos elementos longitudinais). O valor final é de 11 cm, devendo ser anotado no topo de ambas as paredes da futura cama, frente e verso - haverá barras de montagem para o suporte principal.

Barras são aparafusadas por dentro. Ao fazer o implemento, é importante seguir os parafusos para que eles não “cortem” a superfície do produto - para evitar danos à aparência estética da cama. O comprimento dos parafusos geralmente é calculado com antecedência.

Depois de apertar as barras, meça 7 cm (a partir do topo do tabuleiro para as partes laterais) e faça uma marca com uma régua e um lápis. As barras são aparafusadas ao lado da cama com um recuo de 6 cm de cada lado e, depois disso, outros 2 pequenos pedaços de barra são fixados verticalmente ao lado das barras - com uma folga de 20 mm até a borda da placa.

A instalação da cabeceira é realizada na parede da frente. Cole cuidadosamente todas as superfícies e bordas coladas com cola. Cole a peça de trabalho com a maior firmeza possível, para que não haja lacunas e lacunas desnecessárias.

A cabeceira da cama é reforçada com a ajuda de várias ripas (geralmente três). Reiki são colados com cola de construção e adicionalmente parafusados.Todos os itens acabados são processados ​​pela mancha - para que eles obtenham a cor e a tonalidade desejadas. Após a mancha, como de costume, deve ser o tratamento de laca, que é recomendado para manter duas vezes.

Depois que todos os elementos estiverem prontos, prossiga diretamente para a montagem final. Nós fazemos o quadro, fixando suas partes com parafusos-buchas. Duas barras de apoio, pré-parafusadas nas paredes atrás e na frente, são colocadas nas barras de suporte - e fixas. Para dar estabilidade máxima à construção das barras de apoio, as pernas também são fixadas - é melhor fazer isso por dentro, com o objetivo de estética.

A estrutura de suporte está pronta e segura e agora você pode empilhar e prender as ripas, deixando uma distância uniforme de 4 cm entre elas. O espaço entre as paredes da cama e as ripas deve ser de pelo menos 2 cm. Finalmente, o encosto é montado, um colchão é colocado na cama e pode ser usado .

Produção independente do pódio

Como você sabe, o pódio nas suas diversas versões está se tornando cada vez mais popular em nosso país. Os fabricantes de móveis inventam formas muito interessantes e práticas de instalarSão precisamente essas estruturas para qualquer lugar: desde uma grande casa de campo até o habitual “Khrushchev” de pequeno porte, onde é muito problemático colocar uma grande quantidade de móveis. Modelos de pódio abundam, no entanto, o mais compacto deles é exatamente aquele em que há várias gavetas debaixo da cama para a lavanderia e outras coisas.

Devido ao fato de que a presença de tais caixas dentro da estrutura permite liberar significativamente o espaço circundante, esta variante do pódio é a mais popular entre os proprietários de pequenos apartamentos e quartos.

Aqueles que querem ter um pódio compacto muitas vezes são questionados sobre como fazer um modelo simples com gavetas com as próprias mãos.

Falando sobre a simplicidade deste modelo, deve-se fazer uma ressalva de que a discussão aqui não será sobre uma base monolítica, mas sobre uma estrutura, que deve ser a mais forte possível para suportar as cargas à frente.

Para calcular corretamente tudo, você precisa de um desenho detalhado com a inscrição dos tamanhos de todas as caixas e de cada viga (ou blindagem) da estrutura - dependendo do material de fabricação escolhido.

Caixas de linho, localizadas dentro do pódio ou debaixo da cama, têm a desvantagem de coletar poeira constantemente, porque elas estão perto do chão. No entanto, essa desvantagem geralmente não é muito levada em conta quando não há outra saída, mas há um desejo de salvar o espaço ao redor da melhor maneira possível.

Apesar do fato de que tal modelo na vida cotidiana seja considerado bastante simples, muito deve ser levado em conta ao planejar. O chão tem sua própria mecânica e certas propriedades, e as partições da cama irão interagir com ele o tempo todo. Essa é outra razão pela qual a estrutura da estrutura deve ter um alto grau de resistência.

Para a autoprodução de tal variante do estrado, é melhor usar madeira serrada. Isto irá assegurar a força do quadro, a fim de evitar problemas subsequentes, além disso, a força das barras monolíticas permite "contornar" possíveis problemas com a distribuição de carga da seguinte maneira.

A longarina é calculada por analogia com o desenho da estrutura - "cume", que geralmente é instalada em caminhões, projetada para grandes pesos.

Isto significa que na base da armação deve haver necessariamente um feixe forte e espesso, que levará todas as cargas que emanam das travessas transversais, “espalhadas” em diferentes direções.

Para a fabricação de tal "crista" é melhor levar duas barras grandes de 100x50. Os feixes restantes da estrutura de suporte são feitos de 100x100 bars. Outros detalhes podem ser feitos de madeira (se o tempo e os meios financeiros permitirem) ou do aglomerado que será perfeitamente combinado com qualquer tipo de material de madeira, desde que não seja usado para carregar elementos da cama.

Deve ser lembrado que o aglomerado, devido à sua peculiaridade de estratificar, não aceita tipos de carga alternados ou concentrados.

No entanto, com um grande desejo, você pode fazer uma cama-pódio em um quadro inteiramente de aglomerado. Será uma construção de escudo, colocada na travessa, que serve de suporte principal, com a completa ausência de pequenos detalhes. Escudos são instalados "borda" no chão e suportam o piso abaixo. A cruz principal com almofadas leva a maior parte da carga inteira.

Naturalmente, as placas de blindagem devem ser suficientemente grossas, pelo menos 30 mm.

As caixas caberão dentro, mas esta opção tem uma grande desvantagem: devido ao fato de que é impossível posicionar a travessa de outra maneira, metade do espaço debaixo da cama permanecerá sem uso.

Das duas opções propostas para o pódio com as caixas, você pode escolher qualquer uma que seja a mais adequada e viável de fabricar.

Como fazer um beliche de madeira?

Um beliche de madeira é uma excelente opção quando se trata de colocar duas camas em um berçário ou liberar o máximo possível de espaço para uma criança no quarto. Os materiais mais baratos e ao mesmo tempo duráveis ​​que podem ser usados ​​na manufatura - são tábuas e madeira de pinheiro.

Ao calcular a quantidade de materiais e desenhar um desenho, é importante considerar a distância do nível inferior ao inferior do desenho superior - seu tamanho recomendado é de 85 cm, o que garantirá uma confortável acomodação no andar de baixo não só para a criança, mas também para o adulto.

A seguir, os elementos básicos de um beliche com seus tamanhos padrão (um elemento):

  • cremalheira vertical 38x76x1730 mm;
  • reforçando cremalheiras 38x76x1730 milímetros;
  • elementos da estrutura de suporte (quadro) 38x140x2030 mm;
  • pranchas de cabeceira (parte inferior e superior) 20x140x914 mm;
  • tiras para calçadas (inferior e superior) 20x140x914 mm;
  • a barra central (ibid.) 20x90x914 mm;
  • cerca de segurança lateral 20x90x1800 mm;
  • corrimão da escada 20x90x1510 mm;
  • degraus da escada 20x64x482 mm.

A armação de suporte é montada a partir de quatro pranchas preparadas antecipadamente. Para a confiabilidade do quadro, uma prancha adicional é colada longitudinalmente na placa e aparafusada a ela com parafusos.

Barras coladas à tábua, sustentando o colchão longitudinalmente, desempenharão o papel de uma base sobre a qual você precisa colocar as ripas na cama.

Trilhos para trilhos são feitos de tábua acabada simples, e a grade da escada é feita de tábuas com a possibilidade de reforço de armação.

Os locais para fixação dos degraus devem ser marcados com antecedência e, durante a montagem, certifique-se de que os elementos metálicos que os fixam não entrem em contato com o hardware de fixação da estrutura. As partes do pé e da cabeça da cama são presas com parafusos - na parte inferior, com a estrutura de suporte. Parafusos da borda devem ser arquivados.

A segunda camada também é montada da mesma maneira, e a cerca com a escada também é anexada.Quanto à cerca, se houver um desejo e tempo, isso pode ser feito do lado da parede. A cama acabada para processar a mancha e verniz, deixe secar - e você pode colocar colchões.

Dicas úteis

Às vezes, acredita-se que o uso de unhas comuns na fabricação de móveis é inconsistente e impraticável, mas não é. As unhas podem não só se tornar o elemento mais barato de acessórios, mas também facilitar o trabalho do marceneiro, sem exigir qualquer ação preparatória sob a forma de perfuração com uma broca.

Provavelmente, poucas pessoas percebem que paletes comuns de materiais de construção podem ser usadas como base para uma sólida cama de madeira.

Eles ganham não apenas pelo seu preço barato, mas também pela sua boa qualidade, porque é improvável que a madeira ruim seja usada para transportar e armazenar tijolos pesados.

Além disso, ao longo do tempo, o uso de tais paletes para o propósito da árvore pode perfeitamente sentar e secar, o que é uma vantagem indiscutível.

Paletes podem ser trazidos para uma aparência mais decente com a ajuda de lixar e ligados uns aos outros com longas buchas.Para dar-lhes uma aparência estética mínima, eles também podem ser pintados e envernizados. Para fazer uma cama de casal completa, você precisa de apenas quatro paletes de construção e, a partir de oito paletes ou mais, você pode construir qualquer tipo de pódio.

Para o fabrico das pernas da cama não use aglomerado: como já mencionado, este material, apesar de sua ampla utilização, não é adequado para a fabricação de peças que possam suportar uma carga séria. Se você pegar levemente e fizer as pernas da cama a partir de material à base de madeira, na melhor das hipóteses eles ficarão estratificados, e a cama irá constantemente ranger, e na pior das hipóteses eles podem simplesmente não suportar a gravidade.

A cama em si não é apenas projetada para suportar o colchão, mas também deve ter propriedades que permitam distribuir uniformemente a carga entre ela e a estrutura da cama. As tábuas da cama devem ser colocadas livremente de acordo com o princípio da lamela, e a placa de compensado para o colchão em si já é colocada no topo.

Placas lamelas são melhor colocadas transversalmente, não longitudinalmente, porque é assim que elas flexionam levemente para baixo de acordo com os movimentos do corpo.

Idéias de interiores lindo quarto

Para o quarto das crianças, há um grande número de maneiras de fazer um conjunto de dois níveis, que pode consistir em mais de duas camas.

Por exemplo, existem opções na forma de transformadores, quando, durante o dia, usando um mecanismo simples, a cama na parte inferior se transforma facilmente em uma área de trabalho. Se desejar, este tipo de construção de dois andares também é realmente feito à mão.

Para as crianças em idade pré-escolar e primária, será uma ótima decisão fazer corrimões e escadas de camas a partir de meios improvisados, ou simplesmente na floresta de toras e pequenos troncos, lixados e processados ​​por métodos comuns de marcenaria. Um interior tão incomum e decorar o berçário, e sempre trará a criança a alegria ea possibilidade de espaço adicional para jogos.

Uma cama retrátil do pódio será a solução ideal no caso de você precisar criar um espaço interior aconchegante em uma pequena sala. Durante o dia, pode ser removido dentro do pódio, liberando assim espaço para receber convidados.

O quadro durável de tal produto, que é baseado na estrutura de uma barra maciça, permitirá que você coloque uma sala de trabalho confortável no topo do pódio com uma mesa de computador e prateleiras para livros.Se você cuidar do exterior desta opção com laminado de alta qualidade de materiais naturais, a sala ficará ótima, apesar de sua pequena área.

Um quarto grande em uma casa de campo é uma excelente razão para colocar lá uma cama de casal de qualquer desenho desejado.

Um quarto com uma cama esculpida sempre parece muito atraente, e se alguém domina a escultura em madeira por conta própria, amplos espaços para criatividade se abrem.

Você pode cortar as figuras de vários animais ou pássaros e fixá-los nas costas e no pé da cama, e se você quiser cortar padrões, a madeira de alta qualidade permitirá que você faça isso.

Aliás, materiais mais baratos, como aglomerado de madeira, também não têm medo de tal trabalho e são bastante adaptados para usar técnicas de entalhe simples e aceitáveis.

Usando paletes para materiais de construção para a fabricação de uma cama, um verdadeiro artista criativo certamente será capaz de encontrar usos para os buracos neles.

As paletes em si podem ser disfarçadas como deveriam, lixando e pintando em alguma cor incomum, e dentro dos buracos você pode colocar uma iluminação absolutamente segura para a cama na forma de lâmpadas ou lâmpadas de LED.Eles não aquecem e são bastante adequados para esse projeto independente.

Se a cama é feita na forma de um pódio simples com um colchão no topo, isso também abre vastos espaços para o pensamento criativo. Afinal, a cabeceira de tal cama pode ser decorada como você gosta: por exemplo, você pode pegar tábuas antigas da despensa, lavá-las, cobri-las com verniz, escrever algo em uma linguagem incompreensível, prendê-las na parede na cabeceira da cama - e Pronto artesanal.

Os fãs de tudo quente e macio podem comprar vários travesseiros da mesma forma e cor e também fixá-los na cabeceira da cama - você terá um painel peculiar com um toque de humor caseiro simples e aconchegante.

Almofadas decorativas coloridas de tamanhos grandes podem ser montadas em um tubo de metal montado na parede com fitas coloridas fortes. É importante lembrar que os travesseiros de plumas não são adequados para tais fins, devido ao fato de serem bastante pesados. Almofadas feitas de poliéster de estofamento ou holofiber são perfeitas para o projeto decorativo.

Um pódio duplo, não adjacente à parede, também pode se tornar uma extensão para a criatividade, se em vez de gavetas tradicionais você colocar prateleiras com livros dentro do pódio.Os livros podem ser reais e "truques", e se em algum lugar da casa livros antigos com lençóis amarelados estivessem espalhados, então, enchendo-os de prateleiras, você pode criar na sala uma atmosfera indescritível de um interior verdadeiramente vintage.

Placas comuns, longas no celeiro, não devem ser jogadas fora. Eles também podem ser usados ​​para criar uma bela atmosfera rústica, decorando a cabeceira de uma pequena cama no país. As placas são pré-dimensionadas, lixadas e envernizadas. Pintá-los em uma cor diferente não vale a pena - é melhor tirar a mancha, a fim de melhorar a sua cor escura, afetada pelo tempo. Na cama você pode colocar uma colcha e almofadas multicoloridas.

Se existe um desejo, tempo e oportunidade, é real não só fazer uma cama com as próprias mãos, mas também projetar o quarto de forma independente para que pareça incomum e acolhedor, sempre criando um bom humor para o seu dono.

Como fazer uma cama de casal com suas próprias mãos, veja no vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto