Consumo de tinta por 1 quadrado. m quadrado de paredes: fazemos cálculo de acordo com o material escolhido

Hoje a pintura se tornou a maneira mais comum de terminar as paredes. Quase todo dono da casa pode transformar pessoalmente o interior de seu apartamento usando apenas tinta. O custo final do trabalho dependerá de quão bem o material corante necessário será calculado, e será possível evitar a compra de tinta em excesso.

Fatores de Consumo

Antes de começar a contar a quantidade de tinta que será necessária durante o acabamento de uma sala ou de todo o apartamento, você precisa examinar todos os fatores que afetam o consumo de tal composição. Normalmente, o consumo de corante por 1 m2 de superfície é calculado.

Parece a muitos que é muito simples fazer um cálculo: é necessário medir a área de superfície das paredes e o teto que precisam de processamento, e, tendo estudado as instruções na embalagem dos bens, pode começar a trabalhar. Mas esta é uma “trajetória” ideal, isto é, quando a área é absolutamente lisa.

De fato, muitos fatores afetam a quantidade de tinta consumida:

  • o método pelo qual o produto de tinta é aplicado;
  • cor;
  • tipo de composição;
  • o tipo de superfície que precisa de tratamento.

É necessário levar em conta todos os aspectos acima, a fim de calcular corretamente o quanto a mistura é necessária.

Tipos de tintas

A fluidez da tinta e seu tipo são os principais fatores que influenciam a contagem. Este indicador é chamado de "poder de cobertura" e é diferente em todos os tipos de mistura.

Tinta acrílica

Tinta acrílica é uma mistura de dispersão de água, que é baseada em acrílico. No tingimento utilizado pastas coloridas especiais, que também são baseadas nesta matéria-prima. A superfície pintada terá uma cor fosca.

Compostos desse tipo são amplamente utilizados em trabalhos de reparo interno e externo.Uma das principais vantagens da composição acrílica é que ela é resistente à radiação ultravioleta, razão pela qual está tão bem fixada nas paredes da fachada e não perde sua cor ao sol. Qualidades decorativas persistem por 5 anos.

1 litro por 8 metros quadrados - este é o consumo de mistura acrílica ao pintar a superfície das paredes. Aqui o cálculo vai em uma camada. No entanto, este valor pode diferir das tintas de diferentes fabricantes.

A quantidade de produto que será necessária durante o trabalho depende da qualidade do produto. As paredes são revestidas com tinta acrílica em pelo menos duas camadas, preferencialmente em três.

É aconselhável pré-revestir as paredes com um primer, uma vez que é possível reduzir significativamente o consumo de material.

O primer acrílico pode ser feito com as próprias mãos. Para fazer isso, misture o acrílico branco com água e coloque-o nas paredes.

A proporção deve ser 50/50. Os tetos são cobertos com tinta látex mate.

Tinta de emulsão de água

Esta variedade não é resistente à umidade, uma vez que é baseada em uma solução aquosa. Para lhe conferir propriedades repelentes de água, utilize vários aditivos.

Em primeiro lugar, o seu consumo por metro quadrado dependerá da densidade da tinta à base de água. m Se a mistura for muito espessa, ela deve ser diluída com água. A emulsão deve ser aplicada em uma camada fina. Após a secagem completa da primeira camada, você precisa passar pela pintura mais uma vez.

Cálculo de tintas à base de água produzidas a partir dos padrões de 1 l por 10 m2 da área pintada. Mas, na realidade, esse número pode variar de 1 litro por 6 m2 a 1 litro por 18 m2, então fica muito mais difícil fazer um cálculo exato. Tudo dependerá de fatores secundários: a estrutura da área, espessura e cor.

Tinta a óleo Durante a produção de tais compostos, muitas vezes usam óleo de linhaça. Ele age como um solvente. Depois de uma tal composição ser aplicada à superfície, começa a polimerizar em ar fresco.

Esmalte PF-115 é a composição mais comum de tintas a óleo, pode criar um filme de maior resistência. Tal filme tem uma textura uniforme. Se você pintar a parede com uma camada, o consumo estimado de tinta será de 120 a 130 gramas. em 1 m2.

Durante a contagem da quantidade, você precisa saber que o consumo de tinta a óleo dependerá da cor. O "poder de cobertura" dos pigmentos é grandemente influenciado pela densidade da mistura usada.

Abaixo estão exemplos de indicadores de consumo da mistura por 1 kg:

  • cor preta - até 20 m2;
  • cor azul - até 17 m2;
  • cor azul - até 15 m2;
  • cor verde - 13 m2;
  • cor branca - até 10 m2;
  • cor amarela - até 10 m2.

De acordo com os dados acima, você pode ver: quanto mais clara a cor, menor a superfície coberta por ela.

Fabricantes

Abaixo está uma lista dos melhores fabricantes de tintas e vernizes:

  • Dufa superweiss - difere em durabilidade e pureza de cor. A tinta é usada em salas pequenas, permite aumentar visualmente a quantidade de espaço.
  • Caparol capaSilan - o fabricante se concentra no revestimento de silicone dos tetos. A tinta tem a capacidade de encobrir pequenas rachaduras de até 2 mm.
  • Dulux - a melhor opção ao pintar tetos. País de fabricação - Reino Unido.
  • Desconto Halo - Tinta de teto que seca em 1,5 a 2 vezes mais rápido que tintas de outros fabricantes.
  • Tikkurila Euro 7 - Uma opção muito cara, com excelente qualidade do produto. A tinta é resistente aos raios ultravioletas.
  • Ceresit CT 54 - produtos de pintura e verniz para fachadas. O produto é dotado de propriedades anti-fúngicas.
  • SNIEZKA EKO - adequado para uso em qualquer tipo de superfície. No entanto, a taxa de fluxo é bastante grande, o que é uma desvantagem significativa.
  • "Expert" - pintar do fabricante DEKART. A única desvantagem do produto é densidade excessiva.Isso pode ser resolvido, mas esse problema não é indicado nas instruções do pacote.
  • Tex Pro - Versão orçamentária suficiente da tinta, caracterizada pela ausência de um odor forte.

Superfície a ser tratada

O cálculo do consumo de tinta também depende do tipo e da textura da superfície a ser pintada. O caudal pode aumentar várias vezes se a tinta for aplicada ao reboco ou ao betão, e uma superfície densa e lisa, como chapa de aço ou galvanizada, reduzir significativamente este valor.

Hoje, as pessoas recorrem a uma variedade de maneiras de reduzir a porosidade da superfície. Construções de madeira são pré-lixadas e revestidas com várias camadas de óleo de secagem, a base é revestida com primer.

As composições de priming são projetadas para preencher pequenos poros e pequenas rachaduras na superfície que precisam ser pintadas. Isso reduz o nível de absorção do produto de tinta e verniz, portanto, é possível evitar gastos desnecessários para a pintura.

Método de Aplicação

A maneira como a tinta é aplicada também afeta a quantidade de material que será gasto.

Se durante o trabalho de pintura usar uma pistola, você pode economizar até 10-15% da mistura de tinta e verniz, ao invés de trabalhar com um rolo ou pincel.

O uso real da pistola de pulverização nem sempre é adequado.

Tendo estudado as informações acima, quase todas as pessoas serão capazes de calcular corretamente quanta composição precisam, mesmo sem ter as habilidades especiais de um pintor-estucador. Naturalmente, existem muitos aspectos que afetam este indicador, por isso mesmo os profissionais não podem fazer um cálculo exato, mas o consumo aproximado da mistura pode sempre ser calculado.

Para obter informações sobre como determinar o consumo de tinta, consulte o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto