Tecnologia de pintura a pó
tinta em pó - uma das recentes realizações feitas pela indústria química para o benefício e conveniência dos consumidores. Em comparação com composições clássicas, ela tem um número de propriedades positivas, mas tem algumas desvantagens que precisam tem que saber.
pó de poliéster tingimento é usado em todos os lugares - desde as indústrias de construção e automotivo para criar elementos decorativos originais.
Características especiais
revestimento em pó tem um número de aspectos positivos, e é cada vez mais uma alternativa popular para métodos de tingimento tradicionais. O principal reagente de trabalho aqui é misturas de dispersão de várias substâncias, mais precisamente partículas sólidas. A eliminação do solvente da composição da tinta oferece vantagens como total segurança ambiental e risco zero de incêndio.
Ao alterar o tipo de pigmento e sua concentração, o fabricante pode influenciar o nível de adesão, o coeficiente de fluidez e a suscetibilidade à eletricidade estática. Os pigmentos no produto em pó são os mesmos que em latas ou em frascos com misturas líquidas.
Tipos de superfícies
A indústria química dominou a produção de tintas em pó para aplicação em superfícies não metálicas, incluindo MDF. Se a base da composição de coloração é epoxi, os desvios do método padrão de tingimento são absolutamente inaceitáveis. Caso contrário, a solidez da cor e a resistência a fenômenos atmosféricos prejudiciais serão insuficientes. Mas, se todos os requisitos forem atendidos, as qualidades mecânicas do revestimento estarão no nível adequado. Infelizmente, as tintas epóxi dificilmente podem ser consideradas resistentes ao calor.
Se você precisar de um revestimento que possa ser usado ao ar livre, e a solidez da cor for um fator crítico, você deve usar tinta de poliéster. Quando quantidades significativas de compostos de acrilato são introduzidas na mistura de coloração, a superfície será resistente ao contato com álcalis.Sua aparência pode ser fosca e brilhante. São essas tintas em pó que são amplamente procuradas em plantas de engenharia.
A variedade de baixa temperatura da mistura de coloração acaba sendo cada vez mais procurada de ano para ano, mas até agora as tecnologias ainda não foram desenvolvidas o suficiente para torná-la popularmente popular. Variedades de poliuretano têm um brilho estável, na maior parte são usadas para pintar peças que estão constantemente sujeitas a atrito ou desgaste pesado. Sua aparência é semelhante à seda, a inércia química é muito alta. Nem as condições meteorológicas, nem o combustível para automóveis, nem o óleo mineral são terríveis para essas composições.
Por favor, note que você não será capaz de remover essa tinta com solventes domésticos padrão.
Tintas em pó à base de PVC plastificado são suaves, como a borracha. A camada de revestimento é pouco exposta à água, mesmo com a adição de detergentes, e quando aplicada a cestos de arame em lava-louças, permanece apresentável por muito tempo. A composição cuidadosamente selecionada permite o uso de tinta em contato com produtos e medicamentos.
Se você precisa principalmente de propriedades isolantes elétricas, o polivinil butiral é usado como base. As tintas criadas com seu uso podem desempenhar um papel protetor e de design. O revestimento é resistente não apenas à corrente elétrica, mas também às ações de gasolina e abrasivos. Este tipo de mistura é preferido para decoração de interiores de instalações industriais.
Propriedades antiestáticas podem ser escolhidas de forma bastante flexível. Os tecnólogos os influenciam usando vários aditivos, fornecendo certos modos de processamento, bem como sintetizando agentes formadores de filme com parâmetros alvo.
Tinta poliéster epóxi refere-se ao número de termofixas e resistentes mecanicamente ao mesmo tempo. Mas deve ser lembrado que os raios ultravioleta podem danificá-lo. A indústria química também dominou a produção de tintas fluorescentes. Portanto, a escolha dos produtos é enorme, mas você deve ler atentamente a composição da tinta antes de comprar.
Composição
Tintas, incluindo componentes poliméricos, contêm necessariamente um pigmento, juntamente com o polímero, o corante forma a base do material de coloração.Outras substâncias também são anexadas aos componentes de base, com a ajuda das quais as características necessárias são fornecidas. Muitas vezes, são adicionados acrilatos, resinas especiais, com as quais a tinta forma filmes melhores.
Também podem ser usados aditivos que aceleram o endurecimento do revestimento, dando-lhe uma variedade de cores e melhorando a aparência geral. Como enchimentos tomam compostos de titânio e alumínio com oxigênio.
A conclusão é simples: excelentes propriedades da tinta em pó são alcançadas com classe de risco mínimo (toxicidade). O homem, os animais de estimação e as plantas não sofrerão nada usando tais corantes.
Todos os componentes da tinta de poliéster têm excelente fluidez, as partículas não grudam umas nas outras e não grudam em vários objetos estranhos. Você não precisa usar aditivos especiais, dissolvendo a composição.
O pó não ficará muito grosso e não perderá a consistência original.
As propriedades técnicas das tintas em pó são muito boas, na maioria das vezes são aplicadas eletrostaticamente. Se força mecânica e estabilidade são garantidas, não só componentes epóxi podem ser usados, mas também espelhos cromados, que são menos suscetíveis a radiação ultravioleta.Misturas de epóxi têm temperaturas de trabalho de - 60 a 120 graus, os parâmetros dielétricos iniciais são muito significativos. Tomando o vinil como base, eles recebem tinta em pó estritamente para trabalho interior, mas resiste à entrada de umidade à temperatura normal, e não há necessidade de formar uma camada espessa.
Do ponto de vista químico, as misturas de poliéter-uretano são formadas combinando poliésteres contendo hidroxilo com poliisocianatos bloqueados. A temperatura operacional ideal para formar um revestimento é de aproximadamente 170 graus. A espessura da camada que está sendo criada é estritamente limitada e deve corresponder à faixa de 25 a 27 mícrons. A tinta de poliéster-uretano permite, ao mesmo tempo, obter dureza, resistência a substâncias cáusticas e excelente resistência em todas as condições climáticas. A superfície mantém suas qualidades sob a ação de soluções fracas de ácido, sais minerais e hidrocarbonetos.
Na prática, as tintas em pó de poliéter-uretano são usadas para proteção contra corrosão de equipamentos esportivos e agrícolas, carcaças de ar-condicionado e outros equipamentos elétricos,autopeças e móveis. O uso generalizado de tais revestimentos é possível devido ao fato de que eles não são muito perigosos. Note que é impossível pintar o plástico usando o método do pó, porque a condição necessária é aquecer pelo menos 150 graus.
Paleta
Tinta em pó pode ter qualquer tipo de sombra e brilho, estão disponíveis em ambas as variedades de brilho e fosco. A tecnologia permite que você faça uma composição de pintura multicolorida ou metálica, para formar uma superfície de martelo e criar proteção confiável para a fachada do edifício.
- Cor específica - branco, preto, ouro - dado pelo uso de vários pigmentos e mudanças em sua concentração. Note-se que a tinta de uma determinada cor pode ser contida apenas em um recipiente, e durante o trabalho é necessário determinar imediatamente qual tom você deseja criar.
Se a cor bronze for escolhida, é impossível alterar sua decisão.
- Brilhante Tinta em pó assume sua aparência única, usando um fósforo para carregá-lo, qualquer fonte de luz é necessária. Este elemento de design é prontamente utilizado pelos designers quando é necessário decorar uma inscrição, um logotipo grande e muitos outros itens.
Para uso doméstico, as tintas com fósforo são aplicadas em aros de carros, concreto, roupas, adesivos diversos, vidro e muitas outras coisas. Em uma cidade grande, não é incomum ver um carro com rodas pintadas com tinta em pó brilhante, passando pelo mesmo tipo de apresentação de outdoor.
- Para a formação de uma textura pronunciada semelhante a uma casca de laranja, aplicar pó tintas de cura isocianurato de triglicidilo, o componente básico de tais compostos são vários poliésteres contendo carboxilo. É necessário aquecer os componentes iniciais a uma temperatura mais baixa do que as tintas de poliéter-uretano.
A vantagem de tais composições é a capacidade de pintar arestas vivas e bordas sem gotejamentos. A resistência ao clima, à luz e ao estresse mecânico está acima da média. Mas em termos de proteção contra substâncias cáusticas, a tinta à base de TGIC é um pouco mais fraca que o poliéter-uretano.
Detalhes da aplicação
Agora você sabe como a seleção de tinta em pó deve ocorrer e em que casos um tipo específico pode ser usado. Mas não apenas a escolha certa é importante, também é necessário levar em conta as peculiaridades do processo de trabalho.
Na maioria dos casos, a tinta em pó é aplicada por um método eletrostático.As partículas de pó recebem uma carga que é oposta em sinal à carga na superfície que é pintada. Como resultado, eles são atraídos para o substrato e formam uma camada relativamente fina. A câmara de sputtering é capaz de capturar o pó que não gruda na superfície e reaplicá-lo.
Mas não basta apenas aplicar tinta em pó, ela também precisa ser cozida dentro de um aparelho especial. Sob a ação de altas temperaturas, o revestimento polimeriza. As tintas termoplásticas são formadas por substâncias que fundem e depois resfriam sem reações químicas. É muito importante obter um resultado estável para observar rigorosamente a temperatura especificada. Os tipos de tintas termoendurecíveis são muito melhores, porque o revestimento não derrete e não se dissolve, mas, por outro lado, obriga-se a cumprir rigorosamente os requisitos no próprio corante.
Independentemente da formulação da composição de coloração, as partes metálicas devem ser preparadas (limpas e desengorduradas), e a própria camada de pó deve ser muito fina.
Em oficinas profissionais você pode imitar latão, cobre, ouro ou metais envelhecidos. Chegar em casa o mesmo resultado é impossível,porque requer não apenas equipamentos especiais e composições cuidadosamente selecionadas, mas também um especialista bem treinado ou até mesmo vários mestres. Colocar tinta em pó em uma árvore é impossível, porque o substrato não suportará o aquecimento necessário.
A mistura de ingredientes secos é a principal técnica utilizada na preparação de composições termoplásticas. A necessidade de equipamentos caros é mínima, a complexidade do trabalho é pequena. Mas é bastante difícil obter misturas estáveis (estruturadas e não esfoliantes) que possam ser armazenadas de forma estável sem medo de perturbar as proporções entre os componentes. Se você misturar os reagentes principais na forma fundida, precisará gastar mais tempo e usar equipamentos mais complexos, mas o risco de obter um resultado ruim é muito menor.
Fabricantes
A tinta em pó é produzida em dezenas e até centenas de empresas, mas apenas algumas produzem bens realmente confiáveis e de alta qualidade. Então, a julgar pelos comentários, empresas de produtos Pulver e Savipol Tem excelentes parâmetros físicos e químicos, pode ser aplicado de muitas maneiras diferentes.Corantes da planta de tintas em pó de Yaroslavl - não a única opção doméstica. Misturas de tingimento produzidas em Gatchina, região de Moscou e Ufa também estão no mercado russo.
Empresas líderes, incluindo Pulverit e Tigre, As preocupações alemãs e a indústria da Turquia produzem um bom produto, confiavelmente sobreposto a uma variedade de substratos metálicos. Também no mercado russo são produtos da produção chinesa e finlandesa. Bélgica, Inglaterra e outros países importadores são significativamente mais baixos do que os líderes do rating.
Tendo comprado tinta em pó de qualquer um dos principais fabricantes, você pode confiantemente pintar produtos de alumínio e cromo, substitua o silverfish usual. Tanto no registro de fachadas, como no lançamento de uma produção industrial de corantes de qualquer espetáculo de marca conhecido do melhor partido. Quase todas as fábricas da linha têm imitações de objetos antigos de cobre, que parecem elegantes e luxuosos, e a nocividade até mesmo dos revestimentos mais luxuosos é mínima.
Para aprender a usar tinta em pó em casa, veja o vídeo a seguir.