Tinta em pó em metal: características e propriedades

É possível nomear a grande lista de produtos para os quais a cobertura usa tinta em pó especial. Este material tem excelentes propriedades protetoras. É anticorrosivo, resistente ao estresse mecânico, possui uma ampla gama de fabricantes. Além disso, esta tinta é resistente ao calor.

Se você precisar atualizar a aparência do corpo, móveis ou qualquer produto de metal, é melhor escolher essa opção de cobertura.

Benefícios

O mercado moderno de materiais de acabamento oferece uma ampla gama de produtos para tingimento de diferentes materiais. Se estamos falando de uma superfície de metal, melhores tipos de pó você não encontrará.Isso pode ser explicado por uma série de vantagens que essas cores possuem. Devido às características da composição pode atingir um indicador físico-químico único.

Você não tem que gastar uma grande quantidade de tinta, na maioria das variedades é econômico, enquanto qualitativamente pinta a base com apenas uma camada.

Este agente de coloração tem um aumento do nível de anticorrosão e resistência ao impacto., que o distingue de outros tipos de material. Este revestimento endurece em meia hora, outros compostos de tinta e verniz não podem se gabar disso.

Principais recursos

Depois de aplicar a tinta em pó não permanece resíduo. O revestimento de polímero tem uma propriedade protetora e decorativa, portanto, a aparência permanece apresentável por um longo tempo. Este material é usado para processar metal, vidro, cerâmica e vários tipos de plástico. Meios baseados em substâncias que permitem a formação de um filme protetor na superfície contra mudanças de temperatura e outras influências externas estão em grande demanda. Inicialmente, a gama incluía formulações em pó de acrílico, epóxi e poliéster.Só então as variedades híbridas aparecem.

A fluidez é uma obrigação em tais produtos. Este indicador desempenha um papel importante. É influenciado por várias características, incluindo a temperatura de transição vítrea, suavidade da superfície, composição química e também umidade. Ao comprar, é importante prestar atenção ao prazo de validade do produto para se certificar de que encontrou material de qualidade. Voltando à fluidez, deve-se notar: se estiver baixa, a tinta será distribuída de maneira desigual.

A composição do pó afeta a densidade a granel. Isso inclui o grau de polidispersividade com a forma das partículas. Em materiais pigmentados, isso geralmente é alto devido a cargas. Os produtos devem ter a capacidade de eletrificar.

É melhor prestar atenção ao polivinil, epóxi, tintas em pó de polietileno. A carga durará mais, mas se a umidade atingir 70%, esse número cai. Devido à eletrificação, as propriedades físicas do material mudam, conforme evidenciado por uma diminuição na fluidez e na densidade aparente. Isso não deve ser permitido se você quiser prolongar a vida útil do revestimento.

Propriedade de fluidização

Os especialistas prestam atenção especial a este indicador. Se o tingimento é realizado de acordo com a tecnologia de “leito fluidizado”, esta característica é importante durante o sopro de ar. Pós feitos de polipropileno, polietileno ou policloreto de vinila têm baixa taxa de fluidização. Materiais de dispersão fina podem não ser adequados para a tecnologia. Durante o trabalho eles usam equipamentos profissionais.

Como escolher?

Escolhendo tinta em pó, você deve ser guiado por certos critérios, estudar cuidadosamente as características técnicas do material. Uma rica variedade se abrirá antes de você, você pode procurar ajuda de especialistas qualificados que entendem esta área e podem dar recomendações úteis. Assim, a compra atenderá às suas expectativas.

Primeiramente, leve em consideração as condições em que a superfície a ser pintada está localizada. Como as tintas são quimicamente resistentes, à prova de intempéries e para revestimentos de isolamento elétrico, este momento desempenha um papel importante.

Os produtos estão sujeitos a uma determinada classificação, cores diferentes, textura da superfície.O comprador sempre tem a oportunidade de escolher entre as variedades brilhante e fosca, variantes de revestimento sob a pele, mármore, granito.

Na variedade de tintas oferecidas para venda são divididos em dois tipos: termoplástico e termoendurecível. A presença de formador de filme é inerente a cada tipo. Cada uma das variedades tem suas próprias características, vantagens, um método de formar uma camada protetora, eles diferem em características de desempenho.

Espécie

O intervalo disponível é variado. As formulações de poliéster formam um revestimento a uma temperatura de 170 graus. É necessário aplicá-las com uma pequena camada, indicada nas instruções de uso. Eles são distinguidos por uma massa de características qualitativas: eles têm uma alta resistência ao ataque químico, lascando, eles são sólidos, eles fazem um excelente trabalho com condições climáticas.

Este é um dos melhores materiais que é adequado para cobrir o corpo do veículo, vários produtos de metal. Tal composição é freqüentemente usada para acabamento de barras horizontais, estruturas de móveis de metal, autopeças.

As tintas de poliéster são preparadas utilizando poliésteres contendo carboxilo, que formam a base.Superfície pintada com tal composição, resistente à luz brilhante, resiste à corrosão. Esse tipo de tinta é adequado para o processamento de dispositivos de gramado, transformadores, cercas e até mesmo pneus de carros. Algumas variedades não são resistentes a produtos químicos.

Acabamento incolor

Estes incluem tintas de poliacrilato, que formam um revestimento a temperaturas acima de 180 graus. Eles lidam com efeitos químicos e atmosféricos. Especialistas consideram as características deste material poliéster-uretano superior. No entanto, eles não conseguem lidar com a estabilidade mecânica. Durante o tingimento, obtém-se uma superfície lisa mesmo com uma pequena espessura.

O poliacrilato é criado a partir de misturas de resina, com a adição de glicidil, pode solidificar rapidamente. O revestimento é transparente, cria uma superfície limpa, essa coloração é adequada para trabalhar com latão e produtos cromados. A tinta epóxi tem uma função de proteção contra corrosão, bem como isolamento elétrico. Tais produtos são oferecidos a um preço acessível, adequado para trabalhar em um ambiente agressivo. O material tem alta resistência ao calor e adesão, a superfície é resistente ao choque.

Híbrido

As formulações híbridas não ficam amarelas após a aplicação, por isso são melhores que as anteriores. Eles não podem ser usados ​​em condições onde exista uma exposição direta à luz do sol. Eles se assemelham a contrapartes de epóxi devido às suas propriedades mecânicas e baixa resistência a produtos químicos. Essas ferramentas são usadas para acabamento de prateleiras, móveis de escritório feitos de metal, filtros de óleo e várias ferramentas elétricas.

Termoplástico

As matérias-primas são polímeros para os quais altas temperaturas são necessárias. O revestimento tem uma ligeira aderência, por isso é importante pré-preparar a superfície. Isso requer jateamento fracionário ou de areia e, em algumas situações, preparação.

Tecnologia de coloração

Antes do trabalho, você precisa estocar materiais apropriados, preparar a superfície, escolher uma opção de revestimento. Você deve examinar cuidadosamente esse problema se decidir fazer o trabalho sozinho, sem a ajuda de especialistas. Se estamos falando de aplicar o material na parte danificada do corpo, é necessário endireitá-lo primeiro. Então o metal é limpo de ferrugem, se houver.

Depois disso, é necessário usar um primer que prepare a base para a pintura. O solo precisa usar um que seja adequado para esse tipo de superfície.

Depois que o primer estiver seco, você pode aplicar a tinta da cor desejada. Alguns tipos de material apresentam um requisito separado - resistência ao calor (se estamos falando de produtos que estão em condições adequadas). Muitos fabricantes e especialistas embalam o produto em latas. O uso de tais tintas é adequado para processar superfícies com uma pequena área.

Se você decidir terminar um objeto grande, deverá selecionar uma opção em outra forma de lançamento (por exemplo, uma lata).

O que mais a considerar?

Para comprar realmente o que você precisa, você deve considerar vários fatores. Um papel importante é desempenhado pelas condições em que a pintura será realizada, o tipo de superfície, a cor do revestimento. Ao escolher um material, é necessário ter cuidado para que no processo de tingimento de fatores externos (por exemplo, frio) não afetem as características de durabilidade e desempenho.

Selecionando o material para a superfície de metal da mobília, você precisa correlacionar a tonalidade do corante com o design de cor existente da sala: a cor escolhida de forma inadequada irá interromper a harmonia da situação.

Ao fazer uma compra em uma loja, vale a pena escolher entre várias variedades. Para não duvidar da escolha, você deve primeiro examinar as informações sobre cada pintura, rolando revisões em fóruns de construção. Isso permitirá que você conheça melhor os indicadores de qualidade do material. Você não deve pegar a primeira coisa que você gosta no balcão da loja: a arte de vender é colocar o material que você precisa vender em um bom lugar.

O processo de pintura com tinta em pó pode ser visto abaixo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto