Como escolher uma tinta de polímero?

Antes de pintar esta ou aquela superfície, muitos se perguntam que pintura é melhor escolher. Até à data, uma das mais populares é a tinta de polímero, que tem muitas vantagens em comparação com outras composições de coloração e um número de características. Considere as principais características distintivas dos corantes poliméricos.

Conceito e funcionalidades

Polímero ou tinta plástica é uma mistura à base de polímeros (agentes formadores de filme), pigmentos de coloração, endurecedores e plastificantes. Substâncias adicionais afetam as qualidades básicas do revestimento - espalhamento, adesão à superfície do objeto e outras. Esta tinta é produzida em duas formas - seca (em pó) e líquida, onde o solvente é adicionado.

As tintas poliméricas na forma de pó diferem significativamente dos tipos de líquidos nas suas propriedades: eles não são suscetíveis à dissolução na água, mas o ambiente para sua dissolução é o ar. Eles também não têm cheiro, mas diferem em uma enorme paleta de cores. Esses corantes são fáceis de transportar e armazenar. Para a aplicação deste tipo não há necessidade de pré-preparação da superfície, e não há emissões de vapor, o que os torna uma aparência ecológica e econômica.

Apesar de muitos fatores positivos, as tintas em pó têm uma desvantagem significativa - esta é a técnica de aplicação. Para aplicá-lo à superfície, são necessários equipamentos caros, que nem todas as organizações podem pagar, ou um pulverizador especial.

Mesmo para fixar o efeito da tinta, será necessário um forno especial. Esses fatores complicam significativamente o trabalho com essa visão em casa.

Benefícios

Independentemente da consistência da tinta, ela possui muitas vantagens.

  • Alta capacidade de penetrar até a menor camada da superfície. Devido a isso, uma camada protetora contra a água e a corrosão é criada no objeto.
  • Alta resistência à luz solar.Essa qualidade permite que você proteja a superfície da queima e da cor apagada.
  • Resistência a danos mecânicos e químicos, uma vez que os polímeros criam uma camada bastante espessa no objeto.
  • Resistência a mudanças de temperatura.
  • Preço razoável.
  • Eficiência. Essa tinta pode ser aplicada em uma única camada, portanto, uma lata é suficiente para uma grande área.
  • A variedade de espécies e ampla gama de cores. Devido a isso, esta tinta é amplamente utilizada para a decoração de instalações residenciais e antiguidades.
  • Versatilidade Absolutamente todos os tipos de superfícies, incluindo metal, madeira e vidro, sofrem polimerização.

Devido às suas peculiaridades, essa tinta é um concorrente digno no mercado de matéria corante. Uma diversidade de espécies e matizes permitirá ao comprador escolher a opção desejada.

Tipos e propósito

As tintas poliméricas podem ser divididas em dois grandes grupos - uma tinta para uso externo e interno.

Para uso externo, poliéster, produtos de poliuretano são usados. Eles geralmente cobrem a fachada do prédio, móveis e suas partes, carroceria. Essas tintas são altamente resistentes à temperatura e precipitação.Ao mesmo tempo, eles têm boas propriedades de fixação em qualquer superfície, portanto, são usados ​​para decorar móveis. Uma grande seleção de cores desta tinta permitirá que você encontre a substância necessária que irá organicamente parecer com o design geral da sala.

A tinta de poliuretano ainda pode ser usada como base para outro tipo de agente corante.

Para uso interno usado principalmente tintas epóxi, acrílico e poliéster em forma seca.

As principais propriedades de tais produtos são:

  • boa aderência com qualquer tipo de superfície;
  • alta resistência a danos mecânicos e químicos;
  • boa tolerância a ácidos, óleos, álcalis;
  • resistência a mudanças de temperatura e umidade;
  • resistência à luz solar: portanto, a aparência original do produto, pintado com tinta acrílica, tem a aparência original por muitos anos;
  • tempo de secagem rápido;
  • composição ecológica.

Tintas de poliéster em forma de pó são uma excelente opção para a decoração de móveis, produtos de metal e concreto. Muitas vezes, este tipo de aparelhos de cobertura (geladeira, fogão, forno de microondas) e o corpo do carro.

Dependendo da superfície usada, a tinta é subdividida nos seguintes tipos: tinta para metal, madeira, concreto.

A tinta para metal também é chamada de plástico líquido e cria uma película invisível, mas forte, na superfície.

Esta superfície permite proteger objetos contra corrosão, mudanças de temperatura, luz solar e alta umidade. Portanto, ele é escolhido para a pintura de acessórios de metal na varanda, porta da garagem ou cerca de metal no país. Muitas vezes é usado para acabamento de tubos e peças para a piscina, instalações residenciais e industriais, tubos de aquecimento.

Plástico líquido também é usado para superfícies de madeira, protegendo-os de apodrecimento e envelhecimento prematuro.

Para a árvore, a tinta de poliuretano à base de acrílico é escolhida principalmente, o que permite que ela seja usada com segurança dentro e fora da sala. Uma paleta rica pintará lindamente a fachada de uma casa de verão ou uma cerca de madeira, inserções de madeira no apartamento.

Também pode ser usado para terminar o piso tanto no apartamento como no campo. Essa tinta protege a superfície de danos químicos e mecânicos, de precipitação e adversidade de insetos.Produtos de madeira tratados com esta tinta não têm medo de mudanças na temperatura e umidade, bem como o desbotamento da cor do sol.

Para superfícies de concreto, você deve escolher plástico líquido, como:

  • tem um alto grau de resistência a danos mecânicos;
  • possui uma boa propriedade de adesão, por isso não é necessário preparar o concreto antes da pintura;
  • resistente a vários abrasivos e produtos químicos;
  • permite criar e mate e superfície brilhante;
  • tem muitos tons.

A tinta é usada para terminar o piso de concreto na garagem, armazém de produção e porão. Ela pode pintar as paredes em instalações residenciais e industriais.

Mais sobre venda pode ser encontrada: tinta de poliuretano monocomponente e bicomponente.

O primeiro tipo é uma composição de solvente orgânico com componentes de acrílico e poliuretano. Isso permite usá-lo em ambientes fechados e tornar a superfície mais densa e protegida.

O segundo tipo é obtido pela mistura de dois ou mais componentes. A peculiaridade deste tipo reside no congelamento instantâneo, na criação de figuras e inserções independentes.Designers gostam de usar esta substância no projeto de paisagismo, para cobrir a fachada de casas e pequenas estruturas arquitetônicas. Ele pode ser usado para terminar móveis, móveis, paredes e tetos no banheiro, no banheiro e até mesmo na varanda ou terraço.

Para escolher o tipo certo de tinta e obter o resultado desejado, você deve seguir algumas regras.

Dicas para escolher e usar

Tinta de polímero é um tipo bastante popular, já que seu escopo é bastante amplo - desde a pintura de carros até pisos de concreto e cercas de madeira. A este respeito, ao escolher este tipo é conhecer as regras básicas.

  • Primeiro de tudo, é necessário determinar a superfície e o local de coloração. Para alterar a cor da superfície dentro da sala, você precisa de uma tinta segura e ecológica. É aconselhável escolher uma composição de secagem rápida. E para trabalhos externos, você deve escolher uma tinta que seja resistente a mudanças de temperatura e umidade. Além de ter boas propriedades protetoras.
  • Material de superfície. Assim, para objetos de metal vale a pena tirar tinta com propriedade anticorrosiva, e para madeira uma mistura com proteção contra insetos.
  • Obtendo a superfície desejada - mate, brilhante. A superfície brilhante é mais prática de usar e fácil de limpar. Outro brilho permite aumentar visualmente o espaço e adicionar luz. Haze dá sofisticação aos objetos e um visual nobre. E em alguns objetos parece incomum. Por exemplo, o corpo do carro quando ele é cortado sob o veludo. Outro efeito mate permite-lhe mascarar riscos e pequenos defeitos.
  • Pense na paleta de cores com antecedência. Como o poliuretano tem muitas cores e tons, ele pode se adaptar a qualquer interior. Se a escolha da cor é difícil, então você deve escolher as opções clássicas - branco, preto, cinza, marrom.
  • É importante verificar a data de validade e o fabricante. Preferência é melhor para dar uma marca familiar e comprovada.

Como se inscrever?

      Depois que a tinta é escolhida, é necessário aplicá-la corretamente à superfície. Neste caso, você deve seguir o conselho de especialistas.

      • Quando pintar dentro de casa, especialmente residencial, deve criar uma boa ventilação. Para fazer isso, abra as janelas e portas.Para substâncias seguras e não tóxicas, você só pode usar uma máscara e deixar a sala para arejar após o trabalho.
      • Observe as precauções de segurança. Use uma máscara ou respirador, roupa protetora ou indesejada - em caso de tinta, luvas.
      • Prepare em um só lugar todas as ferramentas necessárias - rolo, pincel, palete, tinta.
      • Se necessário, preparar a superfície com antecedência - aplicar o primer, nivelar a superfície, selar as rachaduras e rachaduras, remover a tinta velha ou massa de vidraceiro.
      • Ao aplicar a segunda camada, deixe a primeira camada secar completamente. Em alguns casos, esse tempo pode chegar a 24 horas.

      A tinta de poliuretano é um material comum e multiespécie para a decoração de instalações residenciais e não residenciais, cuja escolha e aplicação devem seguir determinadas regras.

      Dicas para escolher tinta - no próximo vídeo.

      Comentários
       Autor
      Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

      Sala de entrada

      Sala de estar

      Quarto