Tinta fosca: prós e contras
Começando o trabalho de reparo em um apartamento ou em uma casa particular, qualquer proprietário quer trazer um pouco de entusiasmo ao interior. Hoje, a pintura fosca para vários planos está se tornando cada vez mais procurada, o que, ao interagir com outros materiais decorativos, torna possível incorporar as ideias de design mais ousadas.
Lados positivos e negativos de tintas foscas
As tintas foscas são usadas no interior pelo menos como brilhantes. É impossível dizer qual deles é melhor em composição, uma vez que cada um é projetado para incorporar certas funções decorativas.Contudo pode ser notado um número de vantagens de composições opacas:
- cor saturada;
- boa densidade de revestimento, graças à qual a camada anterior pode ser facilmente pintada com 2-3 novas camadas;
- nenhum brilho de artificial e luz do dia;
- estrutura áspera que permite esconder pequenas falhas visuais nas paredes e estruturas do teto;
- em conjunto com aviões de cetim permite que você adicione o volume da sala.
Entre os aspectos negativos das tintas foscas estão os seguintes:
- a poeira se acumula em uma superfície áspera;
- requer cuidados diários cuidadosos com o uso de ferramentas especializadas;
- sobre o revestimento acabado, quaisquer defeitos são claramente visíveis: esfregando, arranhões.
Apresenta composições de pintura
Existem 7 tintas principais para decoração de interiores, que na forma acabada são uma superfície mate.
- Tintas baseado em emulsão de água. Usado para processar os planos de teto e parede de gesso cartonado e matérias-primas minerais. As principais vantagens de tintas deste tipo: preço razoável, secagem rápida.
- Tintas minerais. O cal ou o tijolo slaked são usados como sua base.A estrutura é semelhante à cal branca, então as tintas minerais são usadas principalmente como revestimentos de teto. O preço é razoável, mas a solução não tolera a umidade e é lavada com água pura.
- Tintas de silicato. A composição é semelhante ao tipo anterior de revestimento de tinta, mas sua base é o vidro líquido. Devido a isso, as tintas de silicato possuem um coeficiente de resistência à umidade aumentado.
- Tintas com PVA. A base para eles é uma emulsão de acetato de polivinila. Tais composições são usadas para processar paredes e tetos em ambientes quentes e secos. Depois que a solução seca, um filme permeável ao vapor homogêneo aparece no plano.
- Tintas acrílicas. Feito de resinas acrílicas poliméricas. Resistente à umidade, tem boa resistência à abrasão. Usado para pintar aviões de diferentes materiais: metal, drywall, madeira, tijolo, concreto.
- Tintas de látex. Produzido a partir de resina acrílica e látex artificial. Possuem altos coeficientes de resistência à umidade, podem ser usados para pintar banheiros, salas de banheiro e outras salas onde a umidade se acumula.
- Pinte com silicone. O mais caro de todos os revestimentos de pintura acima. Resinas de silicone são usadas para sua produção. As tintas distinguem-se pela sua durabilidade, elasticidade, resistência à humidade, são capazes de repelir a sujidade, pelo que são frequentemente utilizadas para a casa de banho, para a cozinha, bem como para outros espaços com um elevado nível de humidade.
Todas as composições descritas secam rapidamente, quase inodoras, são ecologicamente corretas (não contêm substâncias tóxicas).
Para pintar peças pequenas, superfícies de uma área pequena e elementos plásticos, recomenda-se a utilização de tintas em spray nas latas. Eles contêm um solvente que torna a camada superior da superfície mais macia e, assim, proporciona boa adesão.
Onde aplicar
A tinta fosca é ideal para salas que são frequentemente operadas: instituições públicas (hospitais, escritórios, cafés, lojas, auditórios de instituições educacionais), bem como para espaços habitacionais (quartos, corredores, crianças). É melhor usar tinta fosca quando a condição da superfície a ser revestida estiver longe do ideal (especialmente importante para portas de salas, paredes e teto).Devido à capacidade da tinta fosca para espalhar a luz caindo sobre uma superfície pintada, você pode facilmente esconder todas as falhas e irregularidades.
As tintas foscas são usadas pelos designers para criar um interior de apartamentos com muito mais frequência do que os lustrosos. Eles são Eles parecem elegantes, adequados para qualquer sala, incluindo uma sala de estar espaçosa e bem iluminada.
Tintas foscas padrão da categoria de preço médio têm um baixo limiar de resistência à abrasão, portanto, para salas com alta poluição, você deve escolher opções de revestimento caras.
Preparação de superfície para pintura
Antes de aplicar tinta na superfície, é necessário eliminar defeitos visuais.
- Se houver danos óbvios na superfície e uma curvatura de proporções geométricas fortemente perceptível, é necessário nivelar a superfície com uma massa de partida, cuja espessura da camada deve ser de pelo menos 30 mm.
- Rachaduras e amolgaduras podem ser escondidas com a ajuda de uma massa de acabamento, que deve ser aplicada uniformemente com uma camada fina em toda a superfície.
- Quando todo o trabalho no nivelamento da superfície for concluído, pequenas rugosidades podem ser eliminadas com uma lixa de grão fino.
Antes de usar massa em materiais de matérias-primas minerais, estes devem ser tratados com um primer para fechar os poros e garantir uma adesão de alta qualidade.
Basecoat ou terra pode ser usado como um primer.
O primer protegerá a superfície do pó, melhorará a adesão, não exigirá a aplicação de várias camadas, assegurará a absorção uniforme da tinta, o que significa cor uniforme e longa vida útil do revestimento aplicado.
Estágios de coloração
Desenhar revestimentos opacos de tinta e verniz sobre a tecnologia não difere do trabalho com outros tipos de tintas. Pintar a superfície pode ser feito manualmente - com uma escova larga ou rolo para trabalhos de pintura, bem como com o uso de meios mecânicos - um compressor ou pistola.
As superfícies que não precisam ser pintadas devem ser cobertas com polietileno, jornais ou fita adesiva.
A prioridade é necessária para pintar lugares inacessíveis. Em seguida, ande em círculo, começando no canto mais distante da sala.
É melhor cobrir as aberturas para empregadas domésticas e janelas com um pincel estreito. Para não estragar o vidro, é necessário colá-lo com fita de papel ou cobrir com uma solução de sabão.
É melhor pintar superfícies de uma área grande (tetos, paredes) com um rolo aveludado em uma longa alça.
Depois de terminar a pintura, você deve lavar imediatamente as mãos e pintar as ferramentas em água morna com um agente de limpeza.. Qualquer tipo de tinta fosca (opaca, semi-fosca) de todas as cores (preto, vermelho, azul, branco, cinza) na forma de um aerossol ou aplicada com uma escova é bem lavável até secar.
Para obter mais informações sobre como pintar corretamente as paredes com tinta fosca, você aprenderá com o vídeo a seguir.