Como remover a tinta velha das paredes?
Qualquer reparo, mais cedo ou mais tarde, entra em desuso e há necessidade de atualizá-lo ou refazê-lo completamente. Se a colagem do papel de parede não exigir muito de sua força na preparação do processo em si, a coloração será muito mais complicada. O processo de desmontar a tinta antiga das paredes é muito difícil, mas conhecendo alguns truques, você pode lidar com esse trabalho de maneira mais rápida e eficiente.
Recursos do processo
O trabalho de reparo para remover tinta da superfície da parede dependerá do seu objetivo final. Se você quiser apenas repintar a parede, uma nova camada de matéria corante pode ser aplicada sobre o que era anteriormente. Esta opção é possível se a parede for plana e a camada anterior não rachar, não borbulhar e não se deformar de nenhuma forma.
Se houver alguma alteração na superfície, você precisará limpar a superfície. Isso é especialmente importante se, em vez de paredes pintadas, você quiser colar papel de parede e alterar drasticamente o ambiente da sala. Neste caso, será simplesmente necessário remover a tinta antiga da parede. Este trabalho não é fácil e requer conhecimento e treinamento físico.
Será mais fácil remover a camada antiga se ela for grossa, tingida várias vezes, mas se for aplicada pela primeira vez, e mesmo em concreto, será necessário um longo e árduo trabalho. Para que o processo se mova mais rapidamente, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo. Estes podem ser:
- Equipamento de Proteção Individual: luvas, óculos de proteção, máscara respiratória;
- Ferro de solda ou secador de construção;
- Espátula com bordas afiadas, cinzel, faca ou raspador;
- Pincel removedor de tinta;
- Um machado ou algo semelhante para criar uma serifa;
- Perfure, perfure, moedor com bicos.
Assim que estiver pronto, a próxima coisa que você deve prestar atenção é o tipo de tinta que você está lidando. Dependendo disso, você precisará selecionar opções para a ação e escolher uma determinada maneira em que o trabalho será feito para remover a tinta antiga da parede.
Tipos de revestimentos
Dependendo de qual tinta você tem que trabalhar, você vai pegar o seu inventário e a opção de lidar com isso. Se é sobre tinta à base de água, é importante conhecer seus detalhes. Este revestimento seca rapidamente, é inodoro e, após a secagem, deixa um filme que é difícil de remover de qualquer superfície.
Para remover essa tinta, você precisa preparar ferramentas, incluindo: luvas, roupas de trabalho, um respirador, fita adesiva, espátula, um rolo felpudo. Começando o trabalho, você precisa se preparar e a própria sala. Para trabalhar confortavelmente, é necessário liberar espaço dos móveis e colocar polietileno no chão. Para remover a tinta à base de água, é importante umedecer a superfície com água comum. Uma alternativa seria uma solução de iodo.
Tudo isso permitirá que a tinta encharque e possa ser limpa com uma espátula. Se você conseguir isso, então você está no caminho certo. Quando a umidade ou o iodo não são absorvidos pelas paredes e o trabalho falha, você precisa se aproximar do outro lado. Para tintas à prova d'água, você precisará de uma espátula e um martelo; essas ferramentas funcionarão da mesma maneira.Se é difícil para você trabalhar dessa maneira, você pode usar um secador de cabelo no prédio.
Ao trabalhar com ele, é importante proteger o rosto e o trato respiratório com um respirador. Usar um secador de cabelo aumenta o risco de inalar vapores de tinta nocivos das paredes e pequenas partículas. Se você trabalha com uma espátula, mas não limpa a tinta, mas simplesmente desliza sobre ela, então você precisa pegar um martelo e bater na própria parede, e só depois disso usar uma espátula.
Se o trabalho é feito na superfície do teto, então para remover a tinta à base de água, você precisa usar o removedor da loja, que em sua composição tem substâncias potentes que podem efetivamente lidar com as camadas de tinta antiga. Para tal trabalho, é importante abrir as janelas e portas para que a sala tenha ventilação natural.
Se você precisar remover tinta a óleo, é importante conhecer as características deste revestimento. Muitas vezes é usado para decorar o espaço. Muitas vezes não é fácil limpar a tinta a óleo e às vezes você tem que aplicar toda uma gama de atividades.
Para trabalhar você precisa das seguintes ferramentas: algumas espátulas com diferentes tamanhos, trapos, removedor com uma forte composição química, moedor, lixa, ferro de solda.
Usando a lavagem, a primeira coisa que você precisa para abrir as janelas e portas, criando um bom projecto na sala.
As mãos são protegidas com luvas e um respirador é colocado no rosto. O agente químico deve ser aplicado na parede e deixado lá pelo tempo que a instrução sugerir.
Remova a lavagem com tinta será com a ajuda de trapos. Se de uma só vez você não puder remover toda a camada de tinta, será necessário repetir o procedimento novamente. Quando a tinta já está velha e começou a rachar, sua remoção é feita com uma espátula, cujo tamanho é selecionado de acordo com a situação. Em locais difíceis de limpar, é melhor trabalhar com uma pequena espátula.
No caso em que a espátula não ajudou, então você pode tomar um secador de construção. Eles vão aquecer uma pequena porção da parede, após o que deve ser limpo imediatamente. O trabalho de duas pessoas será o mais eficaz - de modo que um aquece e o segundo suaviza a superfície da parede.
Trabalhar com a retificadora, a maneira mais fácil de remover a antiga camada de tinta a óleo, além de usar uma espátula além da máquina. Na máquina, você precisa usar um bocal com um grande papel de esmeril e começar a polir a parede.Quanto menos camadas houver, mais fina a lixa precisa ser usada. Esta opção, embora eficaz, é muito poeirenta.
No caso de você ter que limpar tinta texturizada, então você pode usar qualquer método do anteriormente listado. Um revestimento irregular não dará a oportunidade de trabalhar confortavelmente com uma espátula, porque é melhor para ele destacar um papel de apoio. O uso de emulsão de água também pode estar no acabamento de parede texturizada, que deve orientá-lo imediatamente sobre como e o que você estará removendo o revestimento antigo.
Quando remover tinta acrilicaentão o processo será um pouco mais fácil e rápido. Você precisará de uma escova com uma pilha metálica ou uma lixa e remover ativamente a camada de tinta das paredes. Neste caso também haverá muita poeira, por isso é importante proteger os olhos e os órgãos respiratórios.
Métodos de remoção
Para se livrar da pintura antiga no apartamento, você precisa escolher o caminho certo para lidar com isso. Na cozinha ou no banheiro, a maioria usa tintas a óleo, que são impossíveis de lavar, porque são resistentes à umidade. A melhor ferramenta neste caso é limpar a superfície com uma ferramenta elétrica e o bocal apropriado.
Uma opção para combater a tinta antiga pode ser o uso de uma stripper - uma substância que pode remover a camada de tinta de qualquer superfície. O processo de limpeza ocorre muito rapidamente, mas também há desvantagens. As substâncias têm um alto nível de toxicidade, por isso é importante ter cuidado e aderir a todas as medidas de segurança necessárias.
Outra opção que permite limpar rapidamente paredes pintadas, envolve o uso de tratamento térmico da superfície. Esta tarefa irá lidar com um secador de cabelo de construção ou um ferro soviético. O principal princípio de ação é o amolecimento da tinta, após o que é possível limpar a camada desnecessária de tinta usando um raspador.
Outra opção que pode ser usada é limpar a parede de concreto da tinta usando um moedor ou triturador. Superfície pintada pode ser removida camada por camada sem qualquer grande esforço ou dano à saúde. Esta é uma opção ecológica, segura para os seres humanos, mas tem uma desvantagem significativa - uma enorme quantidade de poeira no processo.
Se você tem que trabalhar com o teto e lavar branco, é melhor usar um líquido e um rolo de lã, que pode ser embebido no teto.Dependendo da espessura da camada de gesso e da duração de sua aplicação, o tempo de imersão pode ser diferente. Assim que a camada superior ficar encharcada, ela pode ser raspada com uma espátula.
Cada opção tem seus prós e contras.
Alguns carregam o risco de envenenamento químico, mas evitam que você lave a poeira. Outras maneiras são diferentes atitude poupadora para a saúde, mas muito mais sujo. Estes foram os principais pontos que você precisa saber ao escolher o tipo de trabalho durante o reparo.
Mecânico
Essa opção envolve o trabalho com qualquer ferramenta para obter um bom resultado. Você pode trabalhar a partir de qualquer ponto da parede, limpando gradualmente tudo o que está nela. Búlgaro ou perfurar com um pincel são as opções mais eficazes neste trabalho.
O trabalho deve ser empoeirado, portanto não pode ser iniciado sem um respirador. A fim de reduzir de alguma forma a quantidade de lixo no futuro, você precisa limpar a parede de trabalho umedecida com água com um pano. É melhor ter um assistente que não trabalhe com ferramentas elétricas, o que reduz o risco de situações perigosas. Além disso, a segurança envolve o uso de luvasde modo que a ferramenta esteja firmemente fixada na mão e não deslize.
Em locais inconvenientes, como tomadas e interruptores, o trabalho é feito com um cinzel. Se ela não limpar muito a pintura, isso significa que ela precisa ser afiada, o que precisa ser feito de tempos em tempos. Se, após a limpeza, você não planeja nivelar a superfície da parede, pode limpá-la com um papel abrasivo e nivelá-la com uma massa.
Quando todo o trabalho estiver concluído, é necessário aspirar bem na sala, tanto no chão como na parede onde a tinta foi removida. Depois disso, uma limpeza úmida completa é realizada para evitar que substâncias nocivas da tinta entrem no corpo humano.
Químico
Para remover rápida e eficazmente a tinta da parede de concreto, você precisa usar um removedor especial que seja aplicado à superfície e envelhecido por um tempo. Esta opção é adequada para tinta a óleo e acrílica. Assim que a camada superior é suavizada, você pode começar a limpá-la.
Com toda a simplicidade de trabalho e esta opção tem desvantagens. O primeiro deles é o alto custo dos medicamentos desse tipo. O segundo envolve uma disposição especial de resíduos, porque eles contêm uma enorme quantidade de toxinas, que, por sua vez, faz sentir-se um cheiro terrível.Além disso, esta opção está disponível para as superfícies que são pintadas apenas uma vez. Caso contrário, para cada nova camada, uma nova solução será aplicada e a tinta antiga será removida, e assim por diante até a própria base.
Para reduzir de alguma forma o custo de uma solução química e reduzir seu dano, você mesmo pode preparar uma mistura semelhante. Para fazer isso, você precisa de um pouco mais de um quilo de cal viva, 0,5 kg de cálcio e água. Todos os componentes são misturados e depois aplicados na parede. Após doze horas, será possível remover facilmente a antiga camada de tinta.
Por aquecimento
A opção mais simples e eficaz seria terminar a parede onde você deseja remover a tinta com um secador de construção. Quando aquecido a uma temperatura elevada, a tinta amolece e é facilmente removida. Assim que o secador de cabelo tiver trabalhado na tinta antes da formação de bolhas, você pode começar a remover a camada desnecessária de tinta com uma espátula. É muito conveniente, portanto, trabalhar em locais próximos a interruptores e tomadas.
Das desvantagens desse método, é possível observar uma pequena área que pode ser aquecida de cada vez e, consequentemente, um fluxo de trabalho lento; não trabalhe perto dos fios e da fiação para que não derreta sob a influência da temperatura.
É importante trabalhar com muito cuidado, porque por sobreaquecimento, a tinta pode pegar fogo e começar um incêndio.
Quando exposto a altas temperaturas da tinta e substâncias nocivas evaporarem, não se esqueça do respirador.
Dicas úteis
A fim de limpar as paredes da pintura antiga foi fácil, você precisa escolher a versão correta do trabalho. Com o impacto certo na parede ou no teto, a tinta cairá rapidamente, e a superfície da parede não será danificada e você não precisará colocar massa e nivelá-la.
Se a camada antiga for suficientemente lisa e não houver sinais de rachaduras, você pode simplesmente atualizá-la e a sala terá uma nova aparência.
Neste caso, é importante prestar atenção às manchas gordurosas que podem estar na parede. Se houver, é importante reduzi-los, caso contrário, eles aparecerão em tinta fresca. Para evitar isso, você terá que limpar o local com uma mancha, massa-lo e pintá-lo novamente.
Alternativamente, você ainda pode usar o giz. Se você esfregar um ponto com um pedaço de giz limpo, a mancha gordurosa será gradualmente absorvida nele. Repita o procedimento até a mancha desaparecer completamente.Você pode tentar lavar a mancha gordurosa com detergente, que luta com todos os tipos de manchas nas superfícies.
O trabalho com tinta deve ser realizado levando em conta o tipo de revestimento. Para alguns, você precisa de um impacto difícil, para outros - um delicado. O mesmo princípio funciona durante a limpeza de tinta antiga das paredes. Com base no que exatamente você deseja obter, há o uso desses ou de outros métodos e métodos que eventualmente lhe darão o resultado desejado.
Para aprender a remover corretamente a tinta a óleo das paredes, veja abaixo.