Como remover tinta velha de uma árvore?
A pintura desbotada ou rachada na moldura de madeira, apesar de dar à casa uma safra, mas não é de forma alguma sua decoração. Claro, se apenas não é uma ideia de design. Como remover tinta antiga de uma árvore corretamente, leia este artigo.
Características especiais
Removendo tinta velha de uma moldura de janela, porta, móveis antigos e outros revestimentos de madeira requer certos conhecimentos e habilidades. Como determinar que tal procedimento é realmente necessário?
- Tudo depende do número de camadas na madeira. Se a pintura anterior foi aplicada em uma camada, você pode continuar a pintar sem remover o revestimento. Será suficiente passar pela lixa no sistema de pintura até que o brilho não desapareça e o revestimento antigo funcione como um primer.É importante que o produto esteja livre de manchas de tinta e falhas na textura, então uma tinta fresca irá para uma camada lisa e bonita.
- Um papel enorme é desempenhado pela cor do revestimento anterior. Se você quiser aplicar uma tinta clara em uma camada escura, lembre-se de que a sombra provavelmente não resultará em nada do que você deseja. Neste caso, a melhor opção é aplicar duas ou mais camadas de tinta.
Por favor, note que se o produto foi pintado mais de 5 anos atrás, então, provavelmente, já formou rachaduras e inchaços. Além disso, os materiais modernos diferem dos análogos anteriores, não apenas na qualidade e solidez da cor, mas também na textura. Em uma situação semelhante, o revestimento terá que ser completamente removido.
Tipos de revestimentos
Existem vários tipos de tintas para madeira. Antes de remover a tinta antiga da árvore, é necessário determinar a que tipo de revestimento ela pertence. Isso permitirá que você escolha a melhor maneira de removê-lo.
O meio mais popular para pintar superfícies de madeira era e ainda é tinta à base de água. É caracterizada por cores opacas, propriedades repelentes de água, uma ampla paleta de cores e valor acessível. Tinta de emulsão aquosa é à prova d'água e não-impermeável.O primeiro é bastante difícil de remover de qualquer superfície.
Para determinar qual revestimento à base de água é coberto com o produto, umedeça com água e deixe por um tempo. Se a ocorrência de fissuras e delaminações for observada, significa que a árvore está coberta com tinta não impermeável.
Não menos populares são as tintas de dispersão de água (ou látex). Eles são mais comuns na indústria da construção, e todos graças aos muitos benefícios. As tintas látex são absolutamente inofensivas, possuem uma rica paleta de cores, à prova de fogo. Diferem na alta durabilidade de uma cobertura, são a proteção eficaz contra a ignição.
Tintas acrílicas são frequentemente usadas para pintar elementos decorativos de madeira. Existe até um acrílico colorido especial que pode ser aplicado em vidro, madeira, plástico e até tecido. A composição das tintas acrílicas inclui água, um pigmento de coloração, ácido acrílico e um formador de filme, contribuindo para o rápido endurecimento da camada.
O revestimento acrílico pode suportar geadas severas e o brilho da cor é mantido mesmo depois de muitos anos.
Anteriormente, as tintas a óleo eram as líderes nas tintas a óleo, mas hoje elas estão lentamente se tornando obsoletas.Sua falta de demanda é devido à toxicidade, cheiro desagradável, complexidade de aplicação. Se a árvore estiver coberta com tinta a óleo, nenhuma outra ficará em cima.
Freqüentemente, o branqueamento, que em todos os momentos foi considerado um excelente anti-séptico, é frequentemente usado como um revestimento para madeira. Reabilitação protege bem as paredes e desinfecta o ar. Hoje ele é usado principalmente para o processamento de peças de madeira escondidas: vigas de chão, traves de chão, vigas.
Tecnologia de processo
Existem três maneiras de remover tinta antiga da madeira:
- mecânico;
- químico;
- térmica
O método mecânico de remoção de tinta de produtos de madeira pode ser realizado manualmente ou com a ajuda de ferramentas especiais. Todos os materiais e ferramentas necessários para o trabalho, por exemplo, como lixa ou colher de pedreiro, você pode encontrar facilmente na loja de ferragens mais próxima.
Deve notar-se que os materiais oleosos aderem rapidamente ao revestimento abrasivo, pelo que um método mecânico para remover esse revestimento seria muito dispendioso.
Ao escolher lixar papel, preste atenção ao seu grão.Bocais grossos contribuem para a formação de cavidades e arranhões na madeira. É melhor usar esse papel se o revestimento consistir em várias camadas de tinta. Troque o bocal assim que a árvore começar a ser vista. Lembre-se de que esse trabalho deve ser realizado em uma superfície seca, seguindo necessariamente as precauções de segurança.
O processamento químico envolve o uso de ácidos e solventes especiais., que deve ser selecionado com base no tipo de tinta antiga. Empresas de manufatura afirmam que esses fundos fornecem a dissolução de qualquer tinta, independentemente de sua prescrição. No entanto, como mostra a prática, esses líquidos são capazes de lidar ativamente apenas com o revestimento fresco (até 2 anos de idade).
Os reagentes químicos são ideais para a remoção de tintas e vernizes acrílicos e à base de água.
Usando agentes químicos, a superfície do produto é coberta com uma fina camada de líquido. É necessário aguardar uma certa quantidade de tempo indicada na embalagem - isto permitirá que a tinta velha amoleça e pode ser rapidamente arrancada da madeira com uma espátula normal.
Trabalhando com compostos químicos é necessário cuidar de arejar a sala ou envolver-se na remoção do revestimento na rua. Você precisa trabalhar em macacão, respirador, óculos e luvas de borracha.
O método de tratamento térmico é adequado para remover tintas com base em óleos ou óleos de secagem. A julgar pelo nome, torna-se claro que o tratamento implica um aquecimento do revestimento por si próprio até que as camadas de tinta amolecem. Aquecimento é geralmente realizado usando um secador de cabelo de construção ou ferro.
A exposição ao calor é ideal se a tinta tiver sido aplicada durante anos. Com o aquecimento prolongado, mesmo o revestimento muito endurecido amolece.
Vale a pena notar que, quando aquecidas, substâncias tóxicas começarão a emitir, portanto, durante o trabalho, colocar um respirador e abrir as janelas.
Preparação
Se o teto e as paredes forem pintados com uma emulsão não resistente à água, a sala deve ser preparada antes do trabalho:
- cobrir o chão, móveis, itens de decoração e até o teto suspenso com filme ou jornais;
- Prepare roupas de proteção, óculos de proteção, luvas, respirador;
- preparar um recipiente com água morna, se necessário, pelo método de tratamento;
- Prepare antecipadamente todas as ferramentas que você pode precisar.
Ao remover a antiga camada de tinta de plástico, deve ser pré-aquecido a 60-70 graus. É melhor adiar essas operações para o horário de verão, a fim de eliminar a deformação plástica devido a diferenças de temperatura.
Para aquecer a superfície durante o tratamento térmico, muitas vezes usam um secador de construção. Sob a influência do ar quente, formam-se bolhas no revestimento, o que facilitará o processo de remoção do revestimento.
Ao pintar caixilhos de janelas de madeira, as gotas de tinta caem frequentemente no vidro, de facto, não é tão fácil removê-las. Remover tinta de uma superfície de vidro requer habilidade especial. Normalmente, pequenos contaminantes podem ser simplesmente raspados, mas isso requer cuidado. Você pode aquecer ligeiramente o vidro com um secador de edifício, isso ajudará a suavizar a tinta já congelada.
Alguns especialistas usam papel alumínio: eles aplicam uma camada de papel alumínio no vidro e cuidadosamente passam o topo com um ferro aquecido. Este método removerá até mesmo grandes manchas.
Muitas vezes, durante a pintura, as gotas de tinta caem em superfícies de metal.Remover tinta de metal também requer preparação antecipada. Primeiro, a superfície deve ser limpa de poeira e sujeira, caso contrário, o processo pode diminuir significativamente. Além disso, antes de realizar esta operação, é desejável desmontar elementos que possam ser danificados durante a limpeza.
O que pode ser processado?
Normalmente, a madeira é tratada com vários compostos químicos que retiram a camada superior do revestimento. Se a madeira for coberta com goma-laca, será mais eficiente usar a metanfetamina convencional.
As formulações líquidas tratam bem um único revestimento. Mas as ferramentas de pó são adequadas para processar grandes áreas.
Dica: para limpar a tinta da superfície, use uma espátula, anteriormente arredondando suas bordas com um moedor - há um risco de danificar a árvore com bordas afiadas durante o procedimento.
A usinagem de revestimento é uma das maneiras mais eficazes de remover tinta. Pode ser atribuído à limpeza com lixa à mão ou com uma máquina de moer (taça de diamante).
Como remover
Além dos agentes acima, são frequentemente usadas lavagens químicas especiais, que incluem cloreto de dimetilo, ácido fórmico e outras substâncias orgânicas.Tais reagentes são caracterizados por um rápido processo de decomposição, portanto, são considerados praticamente inofensivos.
É importante! O removedor químico faz um bom trabalho com uma emulsão à base de água: se o produto for coberto com uma ou duas camadas, será fácil lavá-lo com um reagente de armazenamento.
Existem várias maneiras de remover a pintura usando ferramentas que você pode fazer com suas próprias mãos.
A emulsão de água pode ser facilmente removida usando uma pasta ou pasta de papel de parede. Toda a superfície do produto é revestida com cola e jornais colados. Depois que a cola secar, o papel é removido com uma espátula, juntamente com a tinta que será removida da madeira.
Usando métodos mecânicos de remoção de tinta é melhor dar preferência a uma broca com um bocal especial. Como bocal, utiliza-se uma escova com cerdas de metal, que lida bem com o tratamento de um revestimento de emulsão de água multicamada - não pode ser rasgado com uma espátula. A única desvantagem deste método é uma grande formação de poeira no apartamento, portanto, ao realizar tal trabalho na cozinha, você precisa cobrir os móveis com um filme.
Dicas e truques úteis.
Conhecendo algumas das nuances da remoção de tinta de madeira, plástico, concreto, vidro, você pode facilmente e simplesmente lidar com essa tarefa:
- esfregar o revestimento com uma espátula é necessário com movimentos suaves, caso contrário, há o risco de danificar a madeira;
- se houver uma possibilidade, é melhor mover todo o trabalho para lavar ou remover tinta para a rua;
- Certifique-se de usar óculos de segurança, roupas, luvas e um respirador;
- para reduzir o risco de lesões, cuide da iluminação adequada;
- o processamento com produtos grandes é melhor feito em uma mesa estável;
- use um torno ao processar ripas, barras, partes da estrutura.
Para formas de remover tinta antiga, consulte o vídeo abaixo.