Como fazer uma tinta brilhante em casa?

O pedido mais frequente de pessoas que querem transformar seu espaço e pensar em reparos cosméticos é a pintura luminosa. Muitos já ouviram falar sobre o que é e o usam ativamente em suas casas.

Aplica-se às paredes, teto ou coisas no interior, acrescentando individualidade à sua casa. Assim, durante o dia a sala parece normal, mas à noite se transforma em uma verdadeira casa de conto de fadas com estrelas no teto ou belas flores localizadas nas paredes.

Benefícios

A tinta tem várias vantagens: é durável, despretensiosa no cuidado e fácil de aplicar, e o efeito é impressionante. Esta é uma ótima alternativa para as luzes da noite. É econômico: a tinta está ganhando energia da luz do dia e, à noite, ela desiste e, portanto, brilha.

É especialmente popular quando usado em quartos infantis., porque você pode criar conforto, uma sensação de conforto e segurança. As crianças, em regra, têm medo do escuro e, com belos padrões luminosos, é mais fácil adormecer, sentem-se calmas.

Considerando vários desenhos, a criança rapidamente se acalma e adormece, o que influencia muito sua imaginação e o desenvolvimento de habilidades criativas.

Esta pintura é popular não só na construção, mas também em vários tipos de criatividade - seja a criação de uma pintura ou a decoração de vários objetos.

Isso adicionará um toque de mágica a qualquer assunto ou processo.

Que pintura maravilhosa?

Tinta que irá transformar qualquer objeto devido à luminescência é de dois tipos - luminescentes (também chamados de luminosos) e fluorescentes. Eles são freqüentemente confundidos por cometer um grande erro.

Considere as características que os distinguem:

  • Tinta fluorescente é capaz de brilhar apenas sob a influência direta dos raios ultravioleta, razão pela qual requer lâmpadas especiais.
  • Tinta fluorescente pode brilhar em si.

É sobre o último que será discutido agora - esta é a maneira mais fácil de transformar o espaço. Nenhuma fonte adicional é necessária.

Funcionamento

O nome da tinta vem da palavra "luminescência", que significa a capacidade de uma substância específica de brilhar com sua própria energia. Pigmentos especiais, chamados de “fósforos”, são responsáveis ​​por este processo. São eles que acumulam em si mesmos energia durante o dia, do sol ou da iluminação artificial, e à noite encantam nossos olhos com sua radiação.

Esse processo de receber luz durante o dia e retribuir à noite é como uma máquina de movimento perpétuo, que pode funcionar por muitos anos. Tudo o que é necessário é aplicar tinta à superfície e, em seguida, os processos são ativados independentemente.

Curiosamente, a energia é produzida não apenas a partir da luz solar brilhante, mas também de qualquer outra fonte (lanterna, lâmpada, luz da lua).

Quanto à duração de ação, 15 minutos de "recarga" em uma fonte de luz artificial dão energia para 10 horas de trabalho no escuro com uma diminuição gradual no brilho.

O fósforo é uma substância estável tanto física como quimicamente., capaz de resistir na fachada de um edifício por mais de 30 anos, o que falar de superfícies internas. Você pode ajustar o brilho do brilho aumentando ou diminuindo a concentração de pigmentos.

A escolha do tipo de tinta entre fluorescente e fluorescente é sua. Por princípio, eles são semelhantes, diferem apenas na independência do brilho. Preste atenção ao fato de que este último contém em sua composição fósforo, que é perigoso para a saúde humana. Se eles são usados, então apenas para trabalho fora do prédio. Os materiais de fósforo são quase completamente seguros.

Por que isso é necessário?

Essa pintura é necessária na decoração de quartos, elementos interiores ou até mesmo um guarda-roupa - você só precisa aplicá-lo à superfície. Além do fósforo já conhecido, o verniz transparente é incluído em sua composição. É a base do material. Dependendo de suas propriedades, existem tintas para qualquer superfície - seja papel de parede, metal ou plástico, cerâmica ou vidro, madeira ou gesso - há muitas opções.

Tinta fluorescente é usada ativamente nas seguintes áreas:

  • ao pintar um revestimento interno;
  • ao decorar itens interiores individuais;
  • em roupas (roupas profissionais, decoração de guarda-roupa);
  • nas marcações rodoviárias;
  • na melhoria de carros;
  • na fabricação de produtos publicitários e decorativos (lembranças, fotos, canecas, camisetas, chaveiros, crachás, ímãs);
  • na indústria da mostra (telas para shows de luzes);
  • na indústria da beleza (esmaltes, sombras de pigmentos);
  • nas obras (para criar decoupage, areia brilhante, pedras, pinturas, jóias e presentes).

Além disso, é possível aplicar esta composição mesmo em flores frescas ou no rosto ao aplicar uma maquiagem. Imagine o que é uma plataforma para criatividade.

Tipos principais

Todas as composições de coloração são divididas em duas categorias:

  • Tintas incolores, que são feitas com base em um verniz completamente incolor. Eles podem ser aplicados com segurança sobre qualquer padrão no assunto.
  • Tinta colorida, tendo em sua composição um pigmento colorido adicional - como Kohler. Durante o dia, eles não podem ser distinguidos da pintura comum, e à noite eles aparecem e começam a brilhar.

Além disso, emitem mais tipos de tintas, dependendo das propriedades e características:

  • Emulsões acrílicas. Eles estão completamente seguros e secos rapidamente. Eles podem ser usados ​​tanto em florística e ao aplicar maquiagem.
  • Esmaltes de poliuretano e minerais. Usado principalmente para plástico.
  • Pintura resistente ao calor - pode aquecer até 500 graus, pelo que são adequados para vidro e metal.
  • Tintas impermeáveis - criar um filme especial à prova d'água, devido ao qual eles são usados ​​ativamente em banheiros e piscinas.

Como se fazer?

Para obter uma tinta brilhante, não necessariamente correr para a loja. Nós podemos criar nós mesmos. Existem duas opções - você pode preparar a tinta ou a partir do fósforo acabado ou completamente a partir do zero. Vamos começar com a primeira opção.

Produção de Fósforo

Você pode comprar um fósforo em uma loja de ferragens ou encomendá-lo on-line. Não é barato, mas precisa de muito pouco: 100g da substância é capaz de pintar 8 metros quadrados de superfície. Basicamente, o preço depende apenas da cor selecionada. Pigmentos claros (bege, verde claro) são um pouco mais baratos e mais brilhantes (azul, verde) - mais caros.

Também vale lembrar que o verniz deve ser selecionado sob a superfície que vamos pintar.

Método de preparação de tinta:

  • Despeje o verniz no recipiente.
  • Adicione o pó de fósforo com base na proporção de 70% de verniz para 30% de pigmento de coloração.
  • Não esqueça de adicionar um solvente - não mais do que 1%.
  • Misture bem.
  • Se necessário, adicione cor para nos dar a tonalidade desejada.

A tinta acabada pode ser usada com segurança e armazenada da mesma maneira que os vernizes desse tipo.

Fazendo tinta fluorescente a partir do zero

Se você não encontrou o fósforo da tonalidade desejada ou se deseja conduzir uma experiência independente, deve ser paciente. O processo será mais complicado e longo. Será necessário pôr mais esforço, tempo e também encontrar reagentes especiais. Mas o resultado não demorou a chegar.

Aqui o componente principal será o extrato de coníferas, dependendo da sua concentração, obteremos o efeito de brilho desejado.

Para criar tinta, precisamos:

  • pratos resistentes ao calor com um fundo largo;
  • extrato de coníferas;
  • ácido bórico.

Método de fabricação em casa:

  • Em um recipiente separado, diluímos o concentrado de coníferas com água na proporção de 1:50 e a solução resultante deve ser uma tinta amarela.
  • Despeje 3 g de ácido bórico em um bakeware.
  • Colocamos em pó 10 gotas da solução conífera resultante.
  • Misture bem a mistura resultante e distribua de acordo com o dia da louça, para que a camada não seja mais espessa do que 4 mm.
  • Coloque a louça no fogão e acenda uma pequena fogueira.
  • A água começará a evaporar e a mistura irá derreter, e pequenas bolhas aparecerão na superfície - nós as perfuramos.
  • Depois que a mistura estiver completamente derretida, remova-a do fogo e deixe-a esfriar completamente à temperatura ambiente.
  • Crosta picada congelada em pó - este é o fósforo resultante. Nós misturamo-lo com um verniz e solvente de acordo com a receita dada acima.

Como você vê, não é muito difícil fazer tinta brilhante você mesmo, o principal é o desejo e a diligência.

Tintura fluorescente - uma maneira fácil de mudar um design chato, atualize coisa e traga mudança. Além disso, é uma maneira moderna e incomum de auto-expressão, perfeitamente adequada à criatividade, à decoração e a outras necessidades.

Para aprender a fazer uma tinta brilhante em casa usando uma nova receita, veja o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto