Como escolher tinta para móveis de madeira?
Para atualizar o interior não é necessário organizar uma grande reforma e gastar muito dinheiro para comprar móveis novos. Se a casa está mobilada com mesas de madeira, mesas laterais e armários que estão em excelente estado, você pode pintá-los, escolhendo qualquer sombra, e refrescar o design interior de tal forma.
Pintura de móveis de madeira
A escolha do material de acabamento pode demorar um pouco, se você souber com que finalidade ele será comprado. Existe uma vasta gama de tintas de diferentes fabricantes no mercado, mas elas têm propriedades e vantagens diferentes. É necessário estudar todas as características e entender as características para encontrar algo que atenda aos requisitos estabelecidos.
Para dar a vida de móveis antigos, que é no berçário ou em outra sala, recomenda-se usar ferramentas com as seguintes qualidades:
- durabilidade;
- resistência à umidade;
- segurança ambiental;
- facilidade de cuidar de superfícies pintadas;
- resistência ao estresse mecânico;
- resistência ao fogo;
- qualidades decorativas;
- cobrindo habilidades de ingredientes.
Características especiais
Um forte odor é observado apenas em materiais à base de solventes orgânicos, portanto, composições à base de água são freqüentemente usadas para o interior doméstico. Além da ausência de um forte odor, as tintas apresentam outras vantagens. Eles são feitos de ingredientes naturais e, portanto, são um produto ecologicamente correto.
Adequado para qualquer tipo de superfície, capaz de secar rapidamente e oferecido a preços acessíveis em uma ampla gama de cores.
Claro, é impossível não notar pequenos inconvenientes que você pode simplesmente ignorar. Por exemplo, composições de coloração à base de água são de curta duração, embora com o manuseio cuidadoso de móveis, você pode ignorar isso.É necessário usar esse material em salas onde a umidade mínima, como tinta branca ou colorida, é facilmente lavada. Mas isso é uma boa notícia para aqueles que fizeram um trabalho mal-sucedido, porque o erro pode ser eliminado. Você também pode encontrar produtos que não cheiram, mas é adequado para salas com alta umidade.
O que procurar?
Para fazer uma barganha, você precisa prestar atenção às características do produto:
- de grande importância é a composição do corante, na qual deve haver partículas de pigmento da tonalidade desejada;
- um dos principais critérios é o aglutinante, pois representa a base e cria uma proteção de filme na superfície a ser processada;
- confiabilidade e durabilidade também desempenham um papel na apresentação e segurança do mobiliário;
- propriedades especiais do revestimento fornecem aditivos adicionais que devem ser indicados na descrição detalhada do produto;
- alguns produtos são duráveis, portanto adequados para pisos;
- para obter propriedades decorativas, brilho e confiabilidade, é necessário ter cargas especiais seguras na composição da matéria corante;
- É importante considerar o tipo de material que será pintado: para móveis que ficam em uma sala infantil aquecida, a pintura deve suportar uma temperatura alta;
- a composição de coloração deve secar rapidamente;
- a composição da pintura deve ser resistente ao fogo;
- Também é necessário prestar atenção à espécie e textura da madeira da qual o produto é feito.
Tipos de tintas
Na aparência, a tinta para madeira pode ser dividida em três tipos:
- revestimentos transparentes (verniz, vernizes transparentes, impregnantes);
- esmaltes opacos;
- composições de coloração de dispersão.
O líder entre uma ampla gama pode ser chamado de tinta acrílica, que difere na taxa de secagem e não possui um cheiro tóxico e, portanto, é completamente seguro para os seres humanos e o meio ambiente. É adequado para qualquer tipo de revestimento e diferentes espécies de madeira. A principal vantagem reside na boa aderência, pelo que esta composição pode cobrir placas de aglomerado, DVA, contraplacado e OSB.
O material é oferecido na cor branca e, para obter a tonalidade desejada, você pode usar um esquema de cores especial, que é adicionado em uma proporção apropriada.
Tintas à base de água
As tintas à base de água, que são à base de látex, penetram na estrutura de uma superfície de madeira e criam um filme que protege contra a umidade. Portanto, o produto é fácil de cuidar e poeira sem danos. Neste caso, a ferramenta tem boa respirabilidade, o que significa que as bolhas na mobília não aparecerão. Há um menos insignificante, o que é melhor considerar antes de pintar. Este material não é adequado para uso em uma sala com baixa temperatura, pois pode rachar.
Tintas à base de silicone
Este revestimento difere das variedades anteriores nas seguintes características:
- não exposto à umidade e resistente à abrasão;
- se, durante a restauração, forem encontradas fissuras no mobiliário, então, devido à elasticidade do material, elas são facilmente seladas;
- no caso do uso de tinta branca não terá que se preocupar com o fato de ficar amarelo, pois isso não é afetado;
- muitos consumidores são atraídos pelo fato de que, na superfície, pintada com um agente de emulsão de silicone, não haverá muita poeira acumulada;
- este revestimento é considerado um dos mais duráveis;
- durante o trabalho você não pode se preocupar com o cheiro forte;
- pode ser usado para pintar fachadas - isso prolongará a vida útil da superfície;
- Tais produtos são oferecidos a um preço alto, embora sejam justificados pelo excelente desempenho e melhor qualidade.
Tintas de dispersão de água
Com o aparecimento nas prateleiras de tais produtos, esmalte e vernizes comuns deixaram de ser tão relevantes. Essa classificação inclui tinta alquídica, que é adequada para aqueles que estão cansados do mobiliário antigo, e você quer atualizar alguma coisa. Esta opção é ótima para restauração, também oferecida por um preço acessível.
Tais agentes têm uma elevada hidrofobicidade e o filme que é criado durante o tingimento não penetra na madeira. Os materiais alquídicos são adequados para produtos que estão em uma sala com alta umidade, por exemplo, banheiros ou cozinhas.
Dicas para escolher
Para atualizar o berço é melhor usar tipos seguros de tintas e vernizes.
O material deve atender aos seguintes requisitos:
- sem toxicidade;
- falta de cheiro;
- revestimento durável que pode ser lavado;
- solidez da cor;
- facilidade de operação.
É importante prestar atenção se a tinta não causa alergias. A principal característica para a restauração de móveis antigos no quarto das crianças é o material à base de água. Se você usar tinta acrílica, que é oferecida em cores diferentes, então antes de aplicá-la é necessário usar um primer. Os produtos de látex também são adequados porque atendem aos requisitos. Eles são considerados mais duráveis e resilientes.
Resumindo, podemos dizer que, para instalações residenciais com crianças, recomenda-se a utilização de materiais de pintura apenas inodoros e não colocar em risco a saúde de todos os membros da família. Dar preferência a produtos que incluam ingredientes naturais. Também é necessário levar em conta o tipo de sala onde a pintura será realizada e, graças à grande variedade, você pode atualizar o mobiliário no estilo que é necessário.
Comprando produtos dos principais fabricantes, você pode se proteger de materiais de baixa qualidade.
Antigamente, muitas vezes as pessoas davam móveis para a restauração, especialmente se fossem valiosos e significassem muito para os proprietários.Assim, tendo uma cômoda preta ou cadeiras da avó, que é incrivelmente cara, você não precisa jogá-las fora por causa de sua inadequação. Para começar, você pode repará-los e, em seguida, fazer o acabamento. Escolhendo tinta para produtos de madeira, você deve seguir as regras descritas acima para obter um resultado positivo.
Veja o vídeo a seguir para dicas sobre como escolher tinta para móveis de madeira.