Tintas acrílicas brancas: regras de escolha
As tintas acrílicas brancas são consideradas uma das mais versáteis e populares para o acabamento de várias superfícies. Adequado para cobrir paredes, tetos, baterias, tubos de comunicação, encaixar bem no papel de parede, painéis de madeira, plástico. Usado para fachadas de edifícios, concreto exterior, estruturas de concreto armado.
As misturas acrílicas não têm um odor forte, não são tóxicas e não contêm substâncias inflamáveis.
As principais características incluem:
- resistência à umidade - adequado para ambientes com alta umidade;
- imunidade a temperaturas extremas - elas não são deformadas, não alteram suas propriedades;
- resistência ao desgaste - a camada externa é resistente a influências externas;
- rentabilidade - tem um consumo menor em comparação com outras tintas e vernizes (materiais de pintura).
Composição e propriedades
Tintas acrílicas produzem à base de água - dispersão de água e à base de água. Dispersões aquosas são dissolvidas exclusivamente por água, as emulsões são um solvente orgânico, elas contêm espírito branco. O tempo médio da secagem de uma camada está dentro dos limites - de 40 minutos a uma hora.
As misturas consistem em vários materiais de coloração.baseado em sólidos e polímeros. O valor de "moagem" (dispersão) determina a qualidade da tinta, afeta a suavidade da superfície pintada, a saturação de cor e a opacidade.
Consumo, com sobreposição total da cor antiga com uma nova composição, é de 200 a 400 ml por 1 metro quadrado.
De acordo com a brancura original, distinguem-se: branco, branco, leitoso e algumas outras tonalidades. A pureza da cor é determinada pelo grau de purificação dos elementos principais - giz, talco ou farinha de mármore.
Quanto maior o grau de purificação, ou seja, vários ciclos são realizados, mais brilhante e brilhante a cor. É especialmente importante prestar atenção a essa informação ao escolher a tinta para tetos.
Para dar propriedades especiais, a mistura é preenchida com substâncias especiais.Por exemplo, para aumentar a velocidade de secagem adicionar sikkativa, e com um aumento nas características de combate a incêndios do revestimento - retardadores de chama, que impedem o processo de queima.
Capacidade lavável da parede é fornecida pela presença de tinta acrílica. Mas você não deve usar abrasivos fortes para a limpeza, a força do revestimento envolve o uso de apenas uma solução de sabão.
Espécie
As tintas acrílicas são produzidas sob a forma de esmaltes, vernizes, tintas e aerossóis. Aplicado a todos os tipos de superfícies, exceto o piso. Muitas vezes esmaltes brancos resistentes ao calor cobrem tubos, fogões e baterias. Os aerossóis são usados para pintar superfícies de pequena área.
A classificação é extensa:
- para destino - para trabalho interno ou externo na rua;
- por tipo de superfície - para madeira, alvenaria, metal, concreto, etc .:
- em propriedades - universal, repelente de água, resistente ao calor;
- como a camada externa - brilhante, fosca;
- na composição - acrílico-silicone (fosco, para uso externo), estireno-acrílico para pintura de fachadas, vinil-acrílico (super-branco, universal).
Mistura de emulsão popular,que é feito de resinas acrílicas especiais. É ideal para pintar paredes em edifícios públicos ou em áreas molhadas. Bem se encaixa em diferentes tipos de superfícies: concreto, gesso, drywall. Tem um baixo grau de desgaste.
Tinta interior - o líder entre as misturas universais. Muitas vezes cria uma camada externa fosca.
Fácil de aplicar:
- em paredes já rebocadas;
- concreto ou tijolo;
- drywall resistente à umidade;
- Aglomerado, fibra;
- base de óleo ou alquídica;
- tubos de metal.
Não negligencie as recomendações dos fabricantes.
Marcação "para paredes" ou "para tetos" implica uma composição e características técnicas diferentes do produto.
Um grupo especial consiste em tintas estruturais. Receba-os misturando uma base dispersa ou de emulsão com pastas ou pós especiais. Aditivos não afetam a mudança de propriedades, apenas dão um relevo ou textura da superfície. As paredes podem parecer lixa, porque as partículas especiais têm um efeito fluorescente ou cintilante.
Regras de seleção
Selecionando a tinta desejada, primeiramente, foque no propósito da sala e no aspecto da superfície.Alguns compostos são adaptados para alta umidade, outros, resistentes ao calor, projetados apenas para baterias. Para misturas brancas, um indicador importante é a reação à exposição à radiação ultravioleta, quando se trata de consertar uma sala localizada no lado ensolarado.
Efeito de brilho
Geralmente usado para aumentar a iluminação do quarto e das crianças. O brilho cria leveza e uma pequena refletividade aumenta o espaço da sala. Paredes brilhantes na cozinha e no banheiro ajudam a esconder os vestígios inevitáveis de spray e facilitam a limpeza úmida. Não se esqueça que a composição das tintas para estas instalações deve incluir componentes antifúngicos e à prova de umidade.
A principal condição para criar um efeito radiante é um estado perfeitamente suave da superfície pintada.
O brilho torna visível a menor rugosidade e irregularidades. As mesmas condições são necessárias ao usar lacas acrílicas, esmaltes com brilho perolado ou metálico.
Acabamento fosco
Esconde pequenas imperfeições na estrutura das paredes e tetos. A cor branca permite aumentar visualmente o tamanho da sala.Infelizmente, a estrutura de revestimento revela vestígios de contaminantes que são mais difíceis de lavar.
Tintas foscas são amplamente utilizadas para decoração de salas de estar, escritórios. Para os quartos, eles também são selecionados com uma maior absorção de umidade - permeabilidade ao vapor.
Antes de começar a pintar, certifique-se de estudar cuidadosamente as instruções. Apesar do fato de que a tinta é segura para a pele, é melhor usar luvas de proteção.
Você aprenderá sobre os recursos da tinta acrílica no vídeo a seguir.