Tapetes artesanais

Características de conforto e design do apartamento são frequentemente fornecidos com tapetes. As pessoas usam carpetes há mais de dois mil anos, tais produtos foram descritos nas obras de historiadores gregos antigos e, durante escavações arqueológicas no leste, foi encontrado um tapete que serviu até mesmo às tribos dos citas. Tapetes antigos sempre foram caros, como eles foram tecidos à mão, de fios naturais - lã e seda.

Especialistas dizem que hoje o artesanato está em 15º lugar em termos da popularidade de investir dinheiro. Depois de ler este artigo, você vai aprender como escolher o tapete certo e não se deixar enganar pelas expectativas.

Características especiais

Hoje, os tapetes são usados ​​para decorar o apartamento e aquecer o chão. Este destaque na sala tem muitas vantagens:

  • belo elemento de decoração;
  • isolamento acústico;
  • criando conforto no quarto;
  • um indicador de proprietários de riqueza.

Tapetes podem variar em diferentes formas e ser feitos de diferentes segmentos. Especialmente apreciado, claro, tapetes feitos à mão. É claro que eles são muito caros. No entanto, ao adquirir um tapete oriental refinado, você pode ter certeza de que fez uma compra bem-sucedida: esses produtos durarão muito tempo e estarão sempre na moda. Tais tapetes sempre encantam o olho com padrões incomuns, é agradável e morno andar neles.

Hoje, os fabricantes oferecem tapetes que variam em forma e qualidade: oval e quadrado, redondo e em forma de passarela. Tapetes podem ser colocados na sala e no quarto, eles podem ser pendurados na parede ou decorar o espaço no corredor.

Em pequenos quartos pela cadeira ou cama você pode organizar pequenos tapetes feitos à mão.

Como determinar?

Se você decidir decorar o seu quarto com um tapete feito à mão, você precisa se lembrar de algumas das características para não ser enganado e não comprar um falso, embora feito praticamente como gostaríamos.

Escolhendo um produto, decida qual papel ele vai desempenhar na sala.Aqui são importantes e o esquema de cores das paredes e o estilo do interior e dos móveis.

É muito importante lembrar o próximo momento. Tapetes "manuais" são diferentes da fábrica de várias maneiras:

  • Se o seu produto tiver uma franja, observe atentamente como ele está preso à tela principal - se for costurado, o carpete foi feito na máquina. Tapetes de mão franja são uma continuação do produto em si.
  • Para modelos retangulares ou quadrados, o enrolamento lateral não é perfeitamente formado. Em produtos de trabalho de máquina tal enrolamento é plano e liso.
  • Na base da pilha de tapetes feitos à mão há sempre nós.
  • A falta de marcação no lado obscuro também sugere que o tapete é feito à mão. Em produtos de fábrica, essa etiqueta é necessária.
  • Alguns defeitos podem estar presentes nos produtos artesanais: os artesãos podem simplesmente pular um pequeno detalhe no enfeite.
  • Os produtos feitos à mão são sempre feitos de fibras naturais e produtos feitos de fábrica - a partir de produtos sintéticos.
  • A cor do fio no artesanato também pode ser irregular.

Os verdadeiros produtos do "autor" são facilmente dobrados - ao contrário dos de fábrica, já que neste último a base de cola é sempre usada.

Os tapetes feitos à mão são feitos de vários materiais:

  • Na maioria das vezes - da lã das ovelhas. A escolha certa de lã, fabricação de fio de alta qualidade permitirá que você obtenha um excelente produto que pode servir seus proprietários por mais de uma dúzia de anos.
  • Também produtos são tecidos de lã de cabra ou camelo. Tais tapetes são geralmente feitos em cores escuras, já que esta lã não é muito fácil de tingir. Ao escolher a lã, é muito importante se ela é cortada de um animal jovem ou de um animal antigo. No primeiro caso, o fio é macio e elástico.
  • O algodão é um material que também faz belos tapetes artesanais. O fio de algodão é muito durável, não é sujeito a deformação, pois é menos elástico que a lã.
  • Tapetes feitos de seda. O fio obtido do casulo do bicho-da-seda é muito fino, é usado se houver elementos complexos do padrão no padrão do tapete.

Como fazer

Técnica de fabricação de obras de arte por muitos anos não mudou. A regra principal: a necessidade de calor das mãos humanas, no mundo não há dois produtos absolutamente idênticos feitos à mão.

Você precisa saber que inicialmente existem três tipos de artesanato: com um cochilo, uma pilha e feltro.

Os tapetes feitos à mão são tecidos e tecidos. Nos tapetes tecidos existem nós nos fios da base. Em tais tapetes, a franja e a pilha são de diferentes comprimentos.

Se a costureira tecer o carpete na máquina, esses produtos não terão pilha. Os produtos de pilha são os mais difíceis de fabricar. Este produto requer três threads:

  • rosca para a base;
  • patos - nó de tapete;
  • rosca de fixação.

Alguns modelos precisam trabalhar simultaneamente em vários modelos de uma só vez.

Os produtos de pilha são amarrados e tufados. Nodular exige maior eficiência, mas como resultado esses produtos são mais bonitos e brilhantes.

Existem vários tipos de nós:

  • duplo turco;
  • Berber;
  • Single persa - usado para temas de plantas ornamentais;
  • Espanhol (4 tópicos);
  • Tibetano.

Produtos sem fiapos, que também são tecidos à mão, não exigem tantas sutilezas. Em sua produção usando apenas dois segmentos.

Em qualquer caso, tecer tapetes à mão não é uma tarefa fácil. Imagine, cada vilo do tapete precisa ser enrolado com uma mão, o resto do fio é cortado, então o próximo vilo deve ser enrolado, em um tapete pode levar 2 meses de trabalho.

Espécie

Hoje todos podem escolher qualquer produto de que gostem. Tudo depende das suas capacidades financeiras - você pode decorar sua casa com tapetes antigos, antigos ou feitos à mão.

Os produtos persas distinguem-se por um padrão elegante e uma gama de cores incomparável. Geralmente são feitos de lã de ovelha, que é tingida com corantes naturais - de casca de noz, de madeira de árvores, folhas de videira, até de leite azedo.

A escolha do padrão de um antigo tapete persa é uma história completa, mestres nunca escolhem uma trama aleatória. Normalmente, o ornamento de tais produtos de design - uma homenagem à cultura islâmica. Por exemplo, em várias fraturas de plantas, pode-se ler suratas do Alcorão, linhas irregulares e onduladas - isto é, água, o que para os muçulmanos significa um símbolo de paz e vários círculos - a infinitude do universo.

Revestimentos antigos - produtos que sempre foram valorizados. Isso, naturalmente, implica em alto preço e desgaste da pilha, mas em alguns casos até dá ao produto um charme especial. Tente descobrir se todo o tapete ou durante a parte de restauração do produto "diligentemente" cortou.

Para não se deparar com golpistas que tentam lhe oferecer uma falsa bem restaurada, entre em contato com os especialistas que entendem os nódulos e as cores.

Materiais

Como mencionado acima, os tapetes são tecidos de lã, seda e algodão. Requisito obrigatório - todos os fios devem ser naturais, sem materiais sintéticos.

Além dos “oásis” chiques (como os tapetes persas são chamados em diferentes cores e formas), também é importante focar paláciosEste é o tipo mais barato de produtos similares.

Normalmente, os tapetes eram tecidos em cores sólidas, às vezes em listras. Externamente, o carpete assemelha-se a um pano, essa aparência é criada por um entrelaçamento especial de fios.

Nos tempos antigos, as pessoas decoravam suas casas com tapetes de feltro. Também é feito de lã de ovelha, um material natural. Tal produto perfeitamente mantido quente em yurts nômades.

O feltro serviu como excelente material isolante, não permitindo que a umidade penetre na casa. By the way, esses tapetes foram substituídos e um cobertor. A fabricação de produtos de feltro à mão é muito trabalhosa. Os padrões eram de dois tipos - feltro e mosaico.

Formulários

Graças às várias formas de tapetes, pode decorá-las com qualquer interior do seu quarto. Os produtos podem ser retangulares, redondos, ovais:

  • Naturalmente, os mais comuns são as tampas retangulares ou quadradas. Eles vêm em tamanhos diferentes, dependendo disso - têm nomes diferentes. Na Pérsia, os menores tapetes 60 × 80 foram colocados em frente à porta de entrada, eles foram chamados "Padari".
  • Os tapetes também são muito populares neste momento. Tal produto pode ser um elemento de decoração e, em alguns casos, seu elemento principal.
  • Produtos redondos são muito menos comuns que retangulares. O mais antigo dos tapetes, hoje conhecido e vendido por milhões de dólares, foi feito no século XVI no Egito.
  • Modelos ovais diversificam muito a sua casa. Verdade, esse modelo artesanal é muito caro. O principal elemento de tal produto é um medalhão central emoldurado com padrões extravagantes.
  • Tapete artesanal quadrado ideal é muito difícil de encontrar. Nos produtos "manuais" há sempre um leve desvio das dimensões exatas.

Fabricantes

Naturalmente, os fabricantes de produtos artesanais de luxo são agora muito. Se você decidir comprar um produto de qualidade, é melhor recorrer àqueles que fazem isso há mais de doze anos:

  • Os produtos turcos feitos de lã da Nova Zelândia são altamente profissionais e belos. Cores tradicionalmente usadas: azul, verde, tons de vermelho. A peculiaridade dos tapetes turcos é a tecelagem de dois fios.
  • As empresas do Azerbaijão também podem ser atribuídas aos fabricantes modernos que ganharam o mercado de tapetes. Tais produtos são caracterizados por alta densidade. Vários produtos são feitos no Azerbaijão: palácios e assim por diante.
  • Os tapetes afegãos são conhecidos há muito tempo por conhecedores de artigos artesanais. Os afegãos tecem lã na base de tecidos dos produtos. Produtos afegão de seda também são populares. De maneira alguma inferior e modelos de lã de astracã. Cores tradicionais: vermelho e preto.
  • A rica tradição de carpetes e artesãos da Sibéria. Tyumen artesãs conhecidas desde o século XVI. Seus produtos modernos têm impressionante brilho de cores, mas o "chip" principal é um campo preto no qual flores brilhantes florescem.

Como escolher?

Ao escolher um produto de carpete, é preciso lembrar que o mais importante não é apenas o design e a forma, mas também o material do qual é tecido. E a densidade não é de forma alguma um indicador, o principal é a lã, a seda e sua qualidade.É importante, de que animal a lã é cortada, que foi adicionada. Daí depende da elasticidade do material. Se você pisar em um produto, não deverá haver uma impressão visível nele.

Um dos momentos importantes - o custo do produto. O trabalho manual não pode ser descontos ou inicialmente preços baixos.

Se a loja onde você ficar, trabalhar apenas com profissionais, será oferecido um certificado de qualidade. Tapetes caros exclusivos caracteriza e incapacidade de quebrar - quando torcendo, eles não devem perder a aparência.

Bem, a última dica - os produtos de seda podem ser verificados separando cuidadosamente um pedaço de fio e ateando fogo. O cheiro de cabelo queimado indica a alta qualidade do produto.

Opções no interior

Se houver algum móvel em seu quarto, um grande tapete ficará perfeito nele.

Se você decidir colocar a tampa na sala de jantar, ela deve ficar mais larga e mais comprida do que a mesa da cozinha. O carpete na sala de estar deve ser colocado na frente do sofá, porque mesmo nele você pode sentar-se confortavelmente em noites frias.

Tapetes ovais podem repetir a forma do mesmo teto - isso criará uma imagem harmoniosa em seu interior.

Produtos de piso redondo podem suavizar cantos afiados e criar uma pequena área aconchegante no seu quarto.

Pendure o revestimento feito à mão na parede da sala de estar - esta solução é adequada tanto para o estilo clássico como para a decoração no espírito do Oriente.

Você aprenderá mais sobre os recursos de tapetes feitos à mão no vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto