Tijolo cerâmico oco: característico e aplicação

Tijolos usados para a construção de várias estruturas desde os tempos antigos. Tais estruturas diferem em durabilidade e confiabilidade. O mais comum é um tijolo, que é feito de certos tipos de argila, o que determina suas características operacionais enquanto observa o processo tecnológico durante a produção.
Fabricação de tijolos e tipos
Um tijolo é feito de acordo com uma tecnologia complexa, e o processo em si é realizado em várias etapas. Hoje eles usam dois métodos de fabricação.
- A formação de pedra a partir da massa de barro com um teor de água. Para o fabrico de prensas usadas para produtos de moldagem, o tarugo é seco nas câmaras e subsequentemente queimado.
- A tecnologia de prensagem é usada sob pressão máxima, que atinge 15 atmosferas.
Todos estes processos são realizados de acordo com o GOST 7484-78. Para a preparação da composição utilizou-se máquinas especiais que garantem a uniformidade da estrutura dos produtos.
A secagem é feita pelo método tonal ou de câmara, como resultado do qual os espaços em branco são colocados em um ambiente com uma certa umidade e temperatura. Depois disso, a queima ocorre a uma temperatura de até 1500 graus e o tempo de queima é de duas a três horas, de modo que não haja umidade na estrutura. Isso permite alta resistência.
As matérias-primas são usadas na fração de finos e geralmente são extraídas pelo método aberto. Em seguida, é peneirado e, se necessário, esmagado. É aconselhável usar a mesma matéria-prima para a produção de um lote, para que os produtos não sejam marcados pela sua composição mineral e cor.
Desta forma, tijolos comuns e de frente são feitos.
A partir do uso de um determinado processo, esses tipos de produtos podem ser obtidos:
- em forma;
- frente;
- vidrado;
- encaracolado.
Além do fato de que um tijolo é oco ou sólido, sua superfície pode, em alguns casos, se livrar de sulcos sulcados, o que permite que ele seja segurado com mais firmeza na alvenaria.
Características
Estes são os principais parâmetros com os quais a pedra de construção deve corresponder. Ao comprar, você deve determinar inicialmente o tipo de alvenaria e escolher o melhor tipo de tijolo para o trabalho. Considere os requisitos que são apresentados para este tipo de material de construção.
Densidade
Parâmetros de tijolo são determinados por sua estrutura. O principal indicador é densidade. É influenciado pela composição da matéria-prima e sua fração. Dependendo da densidade, a classe do produto é determinada, que é 1,8-2,4. Informações sobre a densidade são necessárias para produzir trabalho de projeto e determinar a carga na fundação, bem como para entender o grau de resistência do próprio edifício e seus elementos de suporte.
Vazio
Para aumentar a condutividade térmica e reduzir a massa de tijolos, podem ser feitos vazios de várias formas. Tal tijolo acontece de frente ou comum. A profundidade e a forma dos vazios são determinadas pela tecnologia. Além disso, a localização dos vazios determina a força do produto.
Para melhorar o desempenho da pedra de construção dupla ou do material oco, a porosidade do tijolo é por vezes aumentada. Para fazer isso, durante a preparação, palha ou outros componentes orgânicos são adicionados à composição, que, como resultado de queima, queimam dentro do tijolo e deixam vazios para trás. Isso permite que o tijolo “M150” retenha o calor dentro do prédio erguido a partir dele.
Condutividade térmica
É determinado pela estrutura interna do produto. Os indicadores são diferentes, o que afeta o custo dos tijolos. Tais indicadores são importantes na construção de paredes externas, dependendo de sua espessura.
Tijolo único sólido tem características de isolamento térmico baixo e é normalmente usado para estruturas de suporte de carga. Tais paredes no futuro exigirão isolamento adicional. Se você usar uma pedra oca, isso reduzirá a perda de calor, mas este tijolo não será capaz de suportar muito peso, e, portanto, apenas prédios baixos são feitos dele.
Absorção de água
Desde argila é usada na fabricação de tijolos, este material pode absorver água. O coeficiente é determinado por vários fatores e depende principalmente da densidade do produto.A absorção de água pode variar de 6 a 14%, e esta é a norma. Porque qualquer edifício que é feito de tijolo, pode ficar por um certo período até o começo da destruição.
Por exemplo, se houver uma grande diferença de temperatura dentro e fora das paredes, isso contribuirá para a formação de umidade, que penetrará nos poros e se acumulará na alvenaria ou nos tijolos. Em baixas temperaturas, a água congelará e afetará negativamente a estrutura. Portanto, durante a construção de uma estrutura, é necessário levar este momento em conta. Especialmente este item se aplica a banheiros, banhos.
Resistência ao gelo
Os produtos cerâmicos são amplamente utilizados em várias zonas climáticas e podem suportar o frio extremo. De acordo com as normas, cada produto deve suportar uma certa quantidade de gelo / degelo. Isso contribui para o cálculo correto ao escolher materiais.
A resistência ao congelamento é determinada pelo valor literal de "M" e o valor numérico que vem depois dele. Com a escolha certa de pedra para uma determinada zona climática, a estrutura da mesma pode durar até 100 anos.
Resistência a altas temperaturas
A segurança contra incêndios de cada edifício é determinada pelo tipo de material a partir do qual é feito. Produto cerâmico não queima. Tem uma alta resistência ao fogo e pode suportar altas temperaturas durante 5 horas. Esta pedra é resistente ao fogo e pode suportar temperaturas de até 1000 graus. No entanto, a construção de uma chaminé ou lareira ainda não é recomendada, uma vez que o efeito constante do calor irá gradualmente destruir o material.
A aplicação envolve o uso para a construção de:
- instituições de ensino;
- edifícios residenciais;
- café, cantinas;
- instalações de produção e assim por diante.
Tijolos cerâmicos competem neste parâmetro com madeira maciça natural, estruturas de concreto monolíticas e pedras naturais. Nos edifícios que são construídos a partir dele, um ambiente positivo é formado, onde as pessoas podem viver.
Precisão geometria
Na produção de tijolos, é importante seguir as regras de fabricação e parâmetros, que é controlado pelo GOST No. 530.
Tijolos atualmente produzidos de tais formatos:
- Euro;
- normal;
- modular;
- engrossado.
Esses padrões são obrigatórios e devem ser observados em qualquer setor.Em alguns casos, desvios são permitidos, mas não mais que 4 mm. Tais requisitos permitem a colocação de várias estruturas com pequenas variações. Além disso, os padrões permitem a produção de tijolos com outros indicadores e tamanhos, mas isso geralmente é feito por encomenda especial, e após todos os pontos são acordados entre as partes do contrato.
Armazenamento e transporte
O transporte deste tipo de material é permitido por vários modos de transporte em conformidade com certas regras. Para garantir a segurança dos materiais durante o transporte, eles são colocados em paletes. Transporte em massa não é permitido, o que pode causar danos.
Se necessário, certifique-se de que o armazenamento a longo prazo do tijolo seja colocado em áreas com piso duro. Colocá-lo pode ser em pilhas ou paletes. As operações de carregamento / descarregamento são realizadas usando transporte mecanizado ou manualmente.
Colocando recursos
Tijolos cerâmicos são dispostos em ordem, o que garante sua ligadura. Recomenda-se reforçar a cada 5-6 linhas de tijolos, a fim de reforçar as paredes. Ao colocar, os cordões são tensionados, o que garante a uniformidade da base e facilita o trabalho.A colocação começa a ser feita de cantos com estrita observância da posição horizontal.
Vamos nos deter em algumas dicas de pedreiros:
- para evitar diferenças na cor das pedras de construção, você precisa comprá-las para atender a ordem de construção inteira de um lote;
- recomenda-se molhar o tijolo oco antes de colocar com água, a fim de obter maior resistência da base;
- ao assentá-lo, é necessário garantir que a argamassa não seque rapidamente na parede, e outros fatores externos não a afetem até que ela se agarre;
- é melhor fazer a colocação em uma temperatura não mais baixa do que +10 graus;
- ao colocar paredes no inverno, plastificantes devem ser adicionados à solução para que ela não congele e nenhuma rachadura apareça na base;
- recomenda-se ordenar o volume de tijolos para o trabalho em 10% a mais do que o requerido pelos cálculos;
- Antes de comprar, você precisa verificar os certificados de qualidade dos produtos.
Na produção e colocação de tijolos cerâmicos, você aprenderá com o vídeo.