O que devem ser tijolos cerâmicos de acordo com o GOST?
Tijolo é um dos materiais de construção mais antigos, que é durável e durável. Atualmente, a fim de cumprir todos os parâmetros, sua produção é regulamentada pelo GOST No. 530, que regula recomendações e instruções para consumidores e fabricantes.
Se tal informação estiver disponível, você pode se proteger de comprar um produto de baixa qualidade, bem como escolher o melhor produto para essas ou outras necessidades.
Tipos de tijolos
Todos os tijolos cerâmicos, tanto de frente como de construção, são fabricados de acordo com a norma.
Tal material difere em composição:
- características de alta resistência, o que lhe permite suportar cargas pesadas e possibilita a construção de fundações a partir dele;
- resistência a fatores externos negativos;
- capaz de suportar altas temperaturas.
Atualmente, existem os seguintes tipos de tijolos.
- Solteira privada. Um tijolo comum, que não tem vazios, é barato e não é decorado de forma alguma. É o mais comum.
- Encorpado. Pode ter um ou mais vazios.
- Oco. Tem muitos vazios de várias configurações e tamanhos.
- Fachada. É feito de quaisquer formas e geometrias.
- Clínquer. Material durável que é usado em paisagismo e como material decorativo. Os parâmetros correspondem ao padrão, mas, se necessário, podem ser produzidos em várias outras formas.
- Facial. Pertence a materiais decorativos e tem características semelhantes às do tijolo comum. Tem força e ao mesmo tempo tem uma base decorativa.
- Bloco cerâmico. Tem vazios no interior, é grande. Projetado para paredes de alvenaria.
Definição e rotulagem
O tijolo é um material cerâmico, pois é feito de argila, seguido de queima. Geralmente tem a forma de um paralelepípedo com ângulos retos e suas dimensões padrão são 250x120x65 mm. Além disso, tijolos adicionais são rotulados de acordo com a força, que é indicada pela letra "M".
Para a construção de pequenas estruturas ou dependências geralmente usados marca de tijolos "M100", e para arranha-céus - "M1000".
Para materiais de revestimento, é importante não apenas a qualidade, a resistência e a conformidade com os padrões, mas também uma aparência bonita. Portanto, tais produtos podem ter as seguintes superfícies laterais: texturizadas, envidraçadas, com um relevo.
Tais requisitos não são impostos a um tijolo comum e, portanto, ele geralmente tem superfícies lisas e a cor pode ser diferente, dependendo do tipo de aditivo usado.
De acordo com o GOST, os tijolos também têm requisitos para suportar um certo número de ciclos de congelamento / descongelamento. Este parâmetro é denotado pela letra F e o valor numérico após ele.
Pontos fortes e fracos
Materiais cerâmicos, como qualquer outro, são caracterizados por suas forças e fraquezas.
Os benefícios incluem:
- propriedades de alta densidade e resistência;
- resistência à geada;
- resistência ao fogo;
- simpatia ambiental;
- grande variedade;
- a capacidade de fazer com as próprias mãos;
- qualidades estéticas.
Contras:
- fragilidade;
- aparecimento de eflorescência;
- a necessidade de habilidades ao colocar.
Armazenamento e transporte
Os tijolos são embalados em um filme ou outro material que protege o produto de fatores externos e intemperismo. O tijolo é colocado em paletes e é marcado dependendo do número de unidades em um pacote. Também permitiu o armazenamento em áreas abertas, levando em conta a sazonalidade.
O transporte é feito por qualquer veículo em conformidade com os requisitos regulamentares. Nesse caso, os produtos são fixados adequadamente para evitar que eles caiam.
Regras de seleção e admissão
Ao comprar ou encomendar tal material, você precisa levar em conta algumas regras.
Aqui estão as condições mais necessárias:
- tijolos devem estar em conformidade com GOST e ter certificados;
- a qualidade da pedra de construção deve ser refletida nos documentos de acompanhamento necessários;
- a parte não pode ser produtos defeituosos;
- documentos devem incluir o endereço do fabricante, o número do lote, bem como a marca de resistência, densidade, nível de absorção de água, resistência ao congelamento e outros parâmetros;
- o tijolo é testado no processo de produção, cujos resultados são indicados no certificado.
Para evitar erros e não comprar material de baixa qualidade, recomenda-se prestar atenção ao escolher:
- olhar de tijolo e uniformidade de cor;
- a presença de dano mecânico;
- a presença de irregularidades e chips;
- a presença de um certificado.
Âmbito de aplicação
É necessário abandonar a compra de tijolos artesanais, pois o baixo custo pode ocasionar a operação de curto prazo dos edifícios e acarretar a necessidade de compra de um lote adicional de tijolos.
Como você pode ver, o GOST for brick é útil não apenas para fabricantes, mas também para compradores. Se você tiver as informações acima, você pode se proteger de comprar produtos de baixa qualidade e adquirir o tipo ideal de tijolo, que é adequado para determinados fins.
Em alguns casos, de acordo com o GOST, o desvio dos parâmetros geométricos é permitido, mas eles não devem exceder a norma, que é de 1-2 mm.
É importante, ao escolher também prestar atenção à possibilidade de absorção de água pelo produto, para isto é imerso em um recipiente com água e deixado lá por um dia, então pesado.
Estes números são comparados com o peso dos tijolos em uma forma seca e são registrados nos documentos.
Se necessário, a construção de edifícios de vários andares deve prestar atenção à força do tijolo. Para fazer isso, ele é colocado sob uma prensa e exerce uma certa carga, até sua destruição. Quanto mais peso um tijolo aguentar, mais durará e permanecerá deitado..
Também é importante ao projetar objetos onde o tijolo na forma de material de construção será usado, determinado inicialmente com resistência à congelação, densidade e outros parâmetros de produtos, o que os ajudará a permanecer mais tempo na parede e não entrar em colapso. Todos esses pontos são registrados na documentação do produto e os requisitos devem ser rigorosamente seguidos pelos fabricantes.
Como escolher um tijolo de cerâmica, veja o próximo vídeo.