Tijolo comum: o que é e quais características são diferentes?
O tijolo comum é aplicado hoje para realizar diferentes tipos de obras. É feito de argila e posteriormente queimado sob a influência de altas temperaturas. Tijolo comum convencional é usado para a construção de paredes internas e externas em edifícios para diversos fins. A alvenaria é formada usando composições de cimento e areia.
Recursos do produto
Um único tijolo de tijolos completos após a instalação requer acabamento adicional ou reboco da base com outros materiais, uma vez que não possui uma superfície ideal. Marca e força são geralmente indicados na pedra e para a construção de edifícios no 1-2 andares utilizados pedras marca M100 ou M150. Se o edifício tiver mais de 3 andares, a colocação de tijolos comuns não será realizada.
É produzido sob a forma de produtos retangulares e é:
- oco;
- corpulento.
Estes tipos de produtos diferem em espessura, tamanho, resistência a baixas temperaturas, resistência, textura e peso.
A força de tal produto é indicada pela letra M com valores digitais e a resistência ao gelo pela letra F com um valor digital.
- Força Por exemplo, a marca de pedra M50 é geralmente usada para divisórias de alvenaria, ou usada para estruturas baixas, que não são de grande porte. A marca de tijolos M100 pode ser usada para a construção das paredes principais. Os produtos da marca M175 são utilizados para a construção de fundações.
- Absorção de água. A absorção de água também é considerada importante, o que indica a capacidade do produto de absorver a umidade. Este valor é determinado como uma porcentagem e indica a quantidade de umidade que um tijolo pode absorver como uma porcentagem. Os testes são geralmente realizados em condições de laboratório, onde um tijolo é colocado em água por 48 horas. Tijolo padrão tem uma absorção de água de 15%.
- Resistência ao congelamento. Determina a capacidade de um produto suportar ciclos de congelamento / descongelamento e o nível de absorção de água também afeta este indicador.Quanto menos umidade um tijolo absorver, mais resistente a baixas temperaturas. Sob condições padrão de construção, recomenda-se usar um tijolo da marca F25 e para bases de rolamentos - F35.
- Condutividade térmica. Este também é um indicador importante, que pode variar dependendo do tipo de tijolo. Para um produto padrão, a condutividade térmica é de 0,45-0,8 W / M. Para garantir um bom isolamento térmico da estrutura ao usar este tipo de pedra, recomenda-se colocar paredes de até um metro de espessura. Mas isso raramente é usado e, portanto, geralmente usa uma camada adicional de isolamento para a base.
Além disso, ao escolher, é preciso atentar para a cor do produto, que indica a composição da argila utilizada em sua produção. Todos esses indicadores são determinados pelo GOST e o produto em si deve atender aos parâmetros aprovados pelo fabricante.
Dimensões
A pedra de uma colocação ordinária faz-se em tais tamanhos:
- single - 250x120x65mm.
- um ano e meio - 250x120x88 mm.
- Dual - 250x120x140 mm.
Produção
O material principal do qual são feitos o silicato e outros tipos de tijolos é a argila.É extraído em pedreiras e depois limpo e amassado. Em seguida, misturado com água e adicione, se necessário, outros componentes. Então a mistura é formada e misturada, e depois decomposta em formas de acordo com as dimensões de um tipo particular de pedra. Em seguida, a peça entra no forno, onde é processada a uma temperatura de 1400 graus. Tal material acaba quente e eco-friendly. Quando disparada, a cor do tijolo fica vermelha.
Normalmente, os locais de produção de tijolos estão localizados perto de depósitos de argila, o que permite reduzir os custos de produção e usar matérias-primas homogêneas.
Também é importante monitorar a exatidão da adição de componentes e sua mistura. A quantidade de argila é determinada dependendo da sua composição mineral.
Vantagens e desvantagens
Características de um tijolo comum bastante alta e apreciada:
- força;
- baixa absorção de água;
- incombustibilidade;
- longa vida útil;
- custo pequeno.
Contras:
- grande peso;
- o trabalho deve ser feito com experiência;
- processo de colocação laborioso.
Produto oco e sólido
Dependendo das necessidades, este tijolo pode ser feito encorpado, o que é feito sob a forma de uma barra sólida sem furos.Este material tem um bom isolamento acústico e pode reter o calor no edifício. É resistente a água e outros ambientes agressivos. O peso de um tijolo é de 3 kg. Use-o para os seguintes propósitos:
- arranjo de fornos;
- fundações de alvenaria;
- construção de paredes de suporte;
- partições de fabricação.
Tijolo oco tem buracos. Eles podem ser quadrados ou redondos. A presença dessas células melhora a qualidade do isolamento térmico e reduz o peso do produto. Mas, ao mesmo tempo, a força de um tijolo se deteriora. O peso de tal produto é 2-2,5 kg.
Aplique-o para tais trabalhos:
- a construção de edifícios com altura não superior a 3 andares;
- construções de vários desenhos decorativos;
- a construção de edifícios, o que não afetará a alta carga.
Espécie
Existem diferentes tipos de tijolos comuns. Todos eles são usados ativamente para trabalhos de construção de qualquer complexidade.
Produto cerâmico
Este é um tipo de construção de tijolos. Tem dimensões padrão, o que simplifica seu uso na construção. Para as fachadas deste material é necessário terminar ou aquecer a base.
Silicato e clínquer
Esses tijolos são subespécies de cerâmica e são produzidos por uma tecnologia especial. Utilizados para a fabricação de argila refratária, que são sobrepostas na forma de camadas e misturadas. O cozimento de tal produto é realizado a uma temperatura de 1200 graus, e o processo de exposição a altas temperaturas continua até que ocorra a sinterização das camadas, como resultado do qual uma barra indivisível é obtida. A cor do material pode ser diferente e depende do tipo de argila.
A vantagem é a alta condutividade térmica e um menos - muito peso. As desvantagens incluem o alto custo e a complexidade da fabricação. Este tipo de tijolo é normalmente usado para o dispositivo:
- passos;
- cólon;
- pilares;
- faixas e outras coisas.
O tijolo de silicato é usado como material de revestimento ou comum. É feito de areia de quartzo, cal e aditivos. Para obter o material da cor desejada, são adicionados pigmentos que melhoram as características e também alteram a cor. Como resultado, verifica-se:
- branco;
- azul;
- verde
- roxo e outras coisas.
Estes produtos diferem em força e têm bom isolamento acústico, mas ao mesmo tempo podem absorver umidade, além disso, são instáveis a baixas temperaturas.
Este tipo de tijolo é distinguido por uma aparência atraente, porque muitas vezes pode ser usado como um tijolo de frente. Desde que este produto é feito encorpado, ele pesa bastante, o que exclui a possibilidade de construção de arranha-céus, por isso é frequentemente usado para a construção de edifícios baixos. Além disso, o uso desse tipo de tijolo requer a criação de uma base poderosa e sólida.
Colocando recursos
Para tornar a construção deste tijolo durável e de alta qualidade, É necessário seguir as seguintes regras:
- não use tijolos com defeitos;
- determinar inicialmente o tipo de postura;
- preencha os vazios entre os tijolos com argamassa;
- use linhas de prumo e cabos para determinar a verticalidade e a alvenaria horizontal;
- garantir a integridade da estrutura com a ajuda de materiais de reforço;
- dar a oportunidade de agarrar a solução ao colocar, de modo que a base não se mova;
- Faça costuras de pelo menos um centímetro de espessura para evitar rachaduras.
Para a construção, você pode usar tanto tijolos de cerâmica como silicatos, escolhendo-os dependendo do tipo de construção.Também é importante transportar e descarregar / carregar cuidadosamente esses produtos para que eles não sejam danificados ou divididos.
Do vídeo abaixo você aprenderá sobre os erros dos pedreiros iniciantes na obra de tijolos.