Como calcular a quantidade de blocos de concreto?
Construtores iniciantes são frequentemente confrontados com o problema do cálculo correto da quantidade necessária de material. Para não ser confundido com os números, é necessário levar em conta as dimensões do material e a estrutura futura, o estoque de corte necessário, detritos e outras características. Nosso artigo é dedicado às sutilezas do cálculo de tal material de construção como um bloco de concreto.
Prós e contras do material
O aparecimento de blocos de concreto está diretamente relacionado ao desejo humano natural pela produção de não-resíduos. Na URSS, nos anos do pós-guerra, a produção desenvolveu-se em ritmo acelerado. Plantas metalúrgicas literalmente cobertas de montanhas de escória. Então foi decidido usar este lixo para criar materiais de construção.
Escória serviu como um enchimento para a mistura de cimento e areia. A massa resultante foi moldada em grandes "tijolos".Os blocos acabados eram muito pesados - pesavam entre 25 e 28 kg. Para reduzir o peso, eles ficaram vazios. Peças ocas eram um pouco mais fáceis - de 18 a 23 kg com dimensões padrão.
O nome de blocos de concreto é usado hoje, embora não apenas escória, mas também outros componentes são usados como enchimentos. Em blocos modernos, você pode encontrar triagem de granito ou entulho, cascalho de rio, quebra de vidro ou argila expandida, massa vulcânica. O lançamento de blocos de concreto é mais frequentemente envolvido em pequenas empresas. Pequenas empresas privadas produzem blocos de construção em vibromachines, preenchendo várias formas com mistura de cimento de uma só vez. Após moldagem e compactação, os “tijolos” ganham força por pelo menos um mês.
Blocos de escória são dotados de certas vantagens e desvantagens.
- A vantagem de um material de construção de bloco, em primeiro lugar, é o seu baixo custo. É por isso que o material está em grande demanda.
- Este material de construção tem outras características positivas. Por exemplo, os blocos não mudam de tamanho após o layout. A estrutura não será reduzida, o que significa que o cálculo do projeto não será ajustado durante a construção.
- A força e a dureza do “tijolo grande” determinam sua vida útil. Isso não é nada menos que 100 anos! A durabilidade não é calculada, mas testada pelo tempo. Há muitos edifícios do meio do século passado, "firmemente em pé". As casas não esbugalharam e desmoronaram, apenas as fachadas exigem redecoração.
- Os blocos reagem mal às baixas ultravioletas e à temperatura. O material não é comestível para roedores e insetos.
- Devido ao tamanho aumentado, a construção ocorre em um ritmo rápido. Muito menos alvenaria é usada para colocar blocos do que, por exemplo, uma parede de tijolos de dimensões similares.
- Atrás de uma parede de blocos de concreto, o barulho da rua barulhenta é ouvido, porque é capaz de absorver sons.
- Finalmente, com equipamentos e desejos simples, os blocos podem ser feitos em casa, o que tornará a construção ainda mais cara.
As desvantagens de um material de construção não são inferiores aos méritos.
Estes incluem as seguintes características.
- Aparência simples.
- Problema de fixação para as paredes por causa dos vazios no corpo do bloco.
- A necessidade de revestimento para tornar a estrutura atraente e proteger o material de construção da exposição à umidade externa.
- FragilidadeSe a unidade cair durante o trabalho, durante o transporte ou carregamento, a unidade pode quebrar.
- Alta condutividade térmica. Sem isolamento adicional, a estrutura retém o calor insuficientemente.
- Limites de tolerância ampla. Os tamanhos podem diferir significativamente do nominal.
Dimensões
As dimensões dos blocos de concreto dependem diretamente de seus tipos.
Os blocos de escória padrão são produtos com os seguintes parâmetros, medidos em milímetros:
- comprimento - 390;
- largura - 190;
- altura - 188.
Devido à pequena diferença entre a largura e a altura, ambos os valores são geralmente considerados iguais, 190 mm.
Tamanhos semelhantes têm produtos ocos e corpulentos. Os primeiros, como mais leves, são usados exclusivamente para colocar paredes. Este último pode servir como material de origem não apenas para paredes, mas também para fundações, colunas ou outros elementos estruturais de edifícios sujeitos às maiores cargas.
Os semi-blocos de escória são sempre vazios. As dimensões totais podem diferir apenas na espessura (largura). O comprimento é constante e permanece igual a 390 mm, altura - 188 mm.
Os semi-blocos mais grossos têm uma largura de 120 mm e mais finos - apenas 90 mm. Estas últimas são por vezes referidas como blocos de escória longitudinais.O escopo dos semi-blocos é paredes internas, partições.
Disponível na família de escória "gigante" - um bloco de construção, ampliado em tamanho. Suas dimensões são 410x215x190 milímetros.
Cálculo
Para a construção de qualquer objeto (casa, garagem ou outra estrutura auxiliar) requer informações sobre o número de blocos de concreto. O excesso de material de construção é inútil, e uma deficiência pode levar a tempo de inatividade e custos adicionais para carregar, transportar e descarregar o bloco de concreto. Além disso, diferentes lotes, mesmo do mesmo fabricante, podem diferir ligeiramente. O que dizer sobre comprar os blocos que faltam de outro fornecedor!
Problemas com a construção do edifício devido à falta de material básico é garantido para não ser, se você pré-executar o cálculo da necessidade de pedras de escória com precisão máxima. Claro, você terá que comprar mais. Em primeiro lugar, porque sempre precisa de um estoque. E em segundo lugar, os blocos não vendem pela peça. Os fabricantes os empilham em paletes e os prendem para que, na entrega ao comprador, o produto não quebre e seja conveniente carregá-lo no transporte.
Se necessário, você pode comprar o material e a peça.No entanto, a falta de fixação confiável é repleta de lascas e até destruição completa. Para calcular a necessidade de blocos de construção, por exemplo, para uma casa, você precisa conhecer as dimensões deste edifício.
Primeiro de tudo, você precisa se lembrar do currículo escolar, mais precisamente, a definição de áreas e volumes. A tarefa é simples, acessível a todos e não requer nenhum conhecimento de engenharia.
O número de blocos de concreto necessários pode ser calculado de duas maneiras.
- Por volume. O volume das paredes do edifício é determinado, o número de tijolos em 1 m3 é calculado. O volume do edifício em metros cúbicos é multiplicado pelo número de blocos em um cubo. Acontece a quantidade necessária de tijolos de escória para toda a casa.
- Por área. Calcula a área das paredes da casa. O número de blocos por 1 m2 de alvenaria é encontrado. A área das paredes da casa é multiplicada pelo número de peças de bloco de concreto em um metro quadrado.
Se você precisa contar o número de blocos padrão em um metro quadrado, dois tamanhos são levados em consideração: comprimento (390 mm) e altura (188 mm). Nós traduzimos ambos os valores em metros e multiplicamos juntos: 0.39 mx 0.188 m = 0.07332 m2. Agora vamos descobrir: quantos blocos de concreto caem em cada metro quadrado. Para isso, 1 m2 é dividido por 0,07332 m2. 1 m2 / 0,07332 m2 = 13,6 peças.
Cálculos semelhantes são realizados para determinar a quantidade de material de construção em um cubo. Somente aqui todos os tamanhos de bloco estão envolvidos - comprimento, largura e altura. Calcule o volume de um bloco de concreto, dadas as suas dimensões não em milímetros, mas em metros. Obtemos: 0,39 mx 0,188 mx 0,190 m = 0,0139308 m3. O número de tijolos em 1 cubo: 1 m3 / 0,0139308 m3 = 71,78 peças.
Agora você precisa encontrar o volume ou a área de todas as paredes da casa. Ao calcular esses parâmetros, é importante não esquecer de levar em conta todas as aberturas, incluindo portas e janelas. Portanto, cada construção é precedida pelo desenvolvimento de um projeto ou pelo menos um plano detalhado com portas, janelas, aberturas para colocação de várias comunicações de engenharia.
Considere o cálculo da necessidade do material em casa "volume" método.
- Suponha que uma casa seja planejada para ser construída de forma quadrada, com um comprimento de cada parede de 10 metros. A altura de um edifício de um andar é de 3 metros. A espessura das paredes externas é a espessura de um bloco de concreto, ou seja, 0,19 m.
- Encontre o volume de todas as paredes. Duas paredes paralelas terão comprimento igual a dez metros. Os outros dois serão mais curtos em comprimento pela espessura das paredes já gravadas: 10 m - 0,19 m - 0,19 m = 9,62 m O volume das duas primeiras paredes: 2 (número de paredes) x 10 m (comprimento da parede) x 3 m (altura da parede) x 0,19 m (espessura da parede) = 11,4 m3.
- Vamos calcular o volume de duas paredes “encurtadas”: 2 (número de paredes) x 9,62 m (comprimento da parede) x 3 m (altura da parede) x 0,19 m (espessura da parede) = 10,96 m3.
- Volume total: 11,4 m3 + 10,96 m3 = 22,36 m3.
- Suponha que a casa tenha duas portas com uma altura de 2,1 me uma largura de 1,2 m, bem como 5 janelas com dimensões de 1,2 m x 1,4 m. Precisamos encontrar o volume total de todas as aberturas e subtraí-lo do valor anteriormente obtido.
O volume de portas: 2 unidades x 1,2 m x 2,1 m x 0,19 m = 0,9576 m3. O volume de aberturas de janela: 5 unidades. x 1,2 m x 1,4 m x 0,19 m = 1,596 m3.
O volume total de todas as aberturas nas paredes: 0,9576 m3 + 1,596 m3 = 2,55 m3 (arredondado para duas casas decimais).
- Por subtração, obtemos o volume necessário de blocos de concreto: 22,36 m3 - 2,55 m3 = 19,81 m3.
- Encontramos o número de blocos: 19,81 m3 x 71,78 pcs. = 1422 unidades (arredondado para valor inteiro).
- Dado que existem 60 peças na palete de blocos de concreto padrão, você pode obter o número de paletes: 1422 unidades. / 60 peças = 23 paletes.
O mesmo princípio é usado para calcular a necessidade de material de construção para paredes internas. Com outras dimensões, por exemplo, uma espessura diferente das paredes, os valores calculados precisam ser ajustados. Deve ser entendido que o cálculo dá um número aproximado de blocos de concreto, um fato quase sempre difere do cálculo em uma direção ou outra, mas apenas ligeiramente.O cálculo acima é feito sem levar em conta as costuras, que representam de 8 a 10 mm e uma margem de aproximadamente 10-15% do valor calculado.
As informações sobre a quantidade de material necessária são úteis para determinar os custos relevantes de aquisição e construção, bem como para a alocação de território para seu armazenamento.
Como calcular quantos blocos de concreto em 1 m3, veja o vídeo abaixo.