Fumador de tijolo DIY
Muitos de nós simplesmente adoram todo tipo de produtos defumados - carne, peixe e até vegetais. No entanto, às vezes não é apenas os preços nas lojas que assustam você, mas também a qualidade. Há muito tem sido provado que muitas vezes nas lojas eles não vendem produtos defumados, mas imitações de tais produtos. Misturas especiais permitem que você dê o mesmo sabor e sabor de peixe defumado. Infelizmente, a qualidade deixa muito a desejar.
Então, por que não fazer seu próprio fumeiro? Encontrar produtos realmente bons para fumar não é difícil, e o processo de cozimento em si não é nada complicado. Mas você terá certeza de que sua carne defumada ou cavala favorita para cerveja será natural e segura.Mas o mais importante é incrivelmente saboroso.
Mas primeiro você precisa construir esse mesmo fumeiro. É com isso que vamos conversar hoje.
O que você precisa considerar antes da construção
Considere os seguintes pontos:
- Localização É necessário encontrar o lugar ideal onde você pode colocar um fumeiro. Não deve trazer desconforto para você ou seus vizinhos. O cheiro de carne defumada é, naturalmente, agradável, mas nem todo mundo quer senti-lo 24 horas por dia.
- Material Agora o fumeiro pode ser feito de qualquer coisa, até a velha geladeira. No entanto, a melhor opção é um tijolo. Considere apenas tijolos exclusivamente à prova de fogo.
- Tipo de fumar Há dois deles - frios e quentes. O tipo de dispositivo em si depende do tipo escolhido. Porque pense com antecedência o que exatamente você quer obter como resultado.
- Produtos Você provavelmente já pensou que fosse fumar. Diferentes produtos têm seus próprios requisitos para isso. A construção do fumeiro depende em grande parte disso. Para alguns produtos, você precisa adaptar o dispositivo. Tenha isso em mente.
Tipos de fumar
Fumar é uma maneira muito antiga de cozinhar.Ele permite que você use efetivamente os recursos da árvore. Quando uma certa temperatura é atingida, a madeira queima lentamente, emitindo a fumaça necessária, devido à qual ocorre a formação de espuma.
Fumar em si é de dois tipos:
- mais quente;
- frio
O frio é um método mais caro, mas o prato cozido em si é armazenado por mais tempo.
Fumar quente não permite tanto tempo para armazenar o prato depois de cozinhar, mas os produtos são perfumados e mais saborosos.
A principal diferença entre eles está no design. Então, se os fumódromos quentes têm um centro de ignição diretamente sob a câmara, então o frio significa colocar a lareira para o lado, e um dispositivo especial é levado para a câmara onde ocorre o fumo - fornecimento de fumaça.
Seleção de localização
Fumeiro de tijolos é estacionário. Portanto, não pode ser movido de um lugar para outro. Isto sugere que o local deve ser escolhido com cuidado especial.
Para começar, escolha uma área conveniente localizada a uma certa distância da casa. Você estará lidando com muita fumaça, e é indesejável cair no espaço vital.Além disso, essa fumaça pode prejudicar as árvores e suas plantações. Portanto, encontrar o lugar certo não será tão fácil.
Tudo depende de cada casa individualmente. Mas você já conhece os principais pontos de escolha de um lugar.
Construção
Como já observamos, o fumeiro do nosso tempo é feito de quase tudo que estará à mão. Mas os dispositivos de tijolos podem ter esquemas diferentes, dependendo do tamanho, tipo de fumar e assim por diante.
De qualquer forma, os principais elementos estruturais permanecem inalterados:
- Lareira;
- Grate;
- Firebox;
- Malha ou suportes (em que produtos são fumados);
- Capa;
- Os tijolos.
Se estamos falando de fumo frio, um suprimento de fumaça é necessariamente adicionado à estrutura, e a própria câmara de fogo não está localizada sob as grades, mas ao lado, a fim de evitar a influência direta da madeira incandescente nos produtos localizados acima.
Estágios de construção
Decidindo fazer seu próprio fumeiro, você deve distribuir claramente o trabalho planejado, dividindo-o em estágios na sequência correta. É melhor se preparar completamente, em vez de agir instintivamente de um passo para o outro. Então você pode perder os pontos importantes e cometer erros graves.
A construção do fumeiro pode ser dividida em várias etapas principais:
- Eventos preparatórios.
- Seleção de ferramentas e materiais.
- Estabelecendo a base para o design futuro.
- Alvenaria
- A organização de um suprimento de fumaça (se estamos falando de um fumeiro frio).
- A introdução do dispositivo no trabalho.
Trabalho preparatório
Sem medidas preparatórias para fazer um fumeiro realmente de alta qualidade e eficiente é bastante problemático.
A preparação consiste principalmente em escolher o tipo de dispositivo. O que quer que se possa dizer, o fumo quente do frio é diferente não apenas pelo resultado do cozimento, mas também pelas características de design do próprio dispositivo.
Depois de ter decidido sobre o tipo de fumar, você deve considerar cuidadosamente o local para acomodar a estrutura. Nós já lhes falamos sobre as regras de escolha, então não deve haver problemas.
Não se esqueça da importância de materiais de qualidade. Quanto melhor for o tijolo e os itens relacionados, maior e mais confiável será o seu dispositivo milagroso.
Tendo preparado os desenhos, bem como fazendo anotações passo a passo para futuras construções, você facilitará sua própria tarefa.Então você pode agir estritamente de acordo com o plano, não se desvie de nossos planos. Como resultado, menos erros, melhores resultados.
Como exemplo, oferecemos um dos desenhos do fumeiro quando combinado com um forno e fogão para cozinhar - a opção mais popular.
Fumeiro de desenho com churrasco.
Ferramentas necessárias
Naturalmente, sem as ferramentas e materiais apropriados para iniciar o trabalho, não faz sentido. E para a fabricação de fumeiro, você deve ter:
- Tijolo (cerâmico ou refratário especial, mas não silicato);
- Argila (pode ser substituída por misturas secas prontas);
- Pá;
- Capacidade de solução;
- Portas de madeira para o fumeiro;
- Grelha ou barras de metal em que os produtos serão localizados;
- telhado de metal (se um pequeno dispositivo for fabricado);
- Martelo;
- Nível de construção;
- Colher de pedreiro e colher de pedreiro;
- Um conjunto de componentes para a fundação.
Fundação
Sobre a fundação você precisa conversar separadamente. Para sua organização, você pode usar uma grade de metal com concreto, cascalho e areia, ou uma laje de concreto.
Se você decidir fazer um bloco de concreto, a sequência de suas ações será a seguinte:
- Primeiro, cave um buraco de profundidade necessária.
- Depois disso, o fundo do buraco resultante derramou areia com escombros. Tente apertar essa camada, deixe-a suave.
- Em seguida, uma grade de metal é colocada na cava e o concreto é derramado.
Tudo o que resta é esperar que o concreto se estabeleça e a própria construção possa começar.
Se for possível usar uma laje de concreto armado em vez de vazar, não deixe de usá-la. É muito mais fácil e rápido, além de não haver necessidade de trabalho adicional.
Alvenaria
Os pastéis, colheres e potes de tijolos são indicados na figura a seguir.
Após a conclusão da fundação, começa a colocação de tijolos.
- Para começar, a base deve ser aplicada usando uma espátula. Deve ser um pouco maior que a área de cor pastel. Depois disso, o tijolo é aplicado. Ele não deve alcançar a articulação.
- Agora cutucou, o que permitirá preencher as costuras verticais. A pedra deve ser pressionada, o que permitirá "esmagar" a solução que está sob ela. Mova-o para a junção.
- Se, como resultado da prensagem, a solução sai da costura, o excesso é removido com uma espátula.A fim de garantir a posição correta do tijolo, você pode apenas bater um pouco com um martelo de borracha. Tente monitorar regularmente o ângulo da alvenaria usando o nível do edifício. Isso pode ser feito ao colocar cada linha. Não se esqueça de medir a parede com um prumo ou nível.
- As costuras verticais e horizontais devem ter cerca de 12 milímetros de espessura. Esse é o ideal.
- Um ponto importante é a sobreposição das costuras verticais da fileira inferior com tijolos ao colocar os cantos. Devido a isso cria uma ligadura. Lembre-se, postura é melhor começar do canto, para que depois não haja problemas.
- O estágio final da postura será grouting. Isso dará ao design uma aparência mais atraente.
Entrada de fumaça
Se o seu fumeiro é fumado a frio, então o seu fornecimento será um must-have para o fumo.
Para construir tal chaminé, é necessário fazer uma trincheira especial. Sua largura é de cerca de 0,5 metros, profundidade - 0,3 metros e comprimento - cerca de 2 metros.
Tijolos são colocados nas bordas da parede da trincheira. A solução para esta área é escolhida na proporção de argila para areia 3 a 1. A estrutura resultante é coberta em cima com um elemento de metal,ou amianto derramado.
Comissionamento
Experimentando fumeiro:
- O produto correspondente é derramado no compartimento de serragem. É melhor escolher a serragem de cereja ou damasco.
- Acenda a fornalha.
- Coloque produtos selecionados dentro do fumeiro. É melhor testar o dispositivo em carne ou peixe.
- Na tampa, o tubo de escape fecha e aguarda até que o dispositivo aqueça, o espaço interno é preenchido com fumaça. Então você pode acompanhar o que está acontecendo lá dentro, você pode instalar um termômetro.
- Quando o termômetro atingir 600 graus, abra a saída. Está localizado no telhado.
- O próximo passo é esperar 30 minutos. O dispositivo deve funcionar.
- Agora abra a porta e pegue seus produtos. A cor deve sair dourada, a própria carne ou o peixe quente.
Durante o teste, é bastante evidente que a fumaça sai do dispositivo. Isso significa que algumas das lacunas não foram densamente cobertas. O teste permite encontrar erros, eliminá-los rapidamente e iniciar o funcionamento total do fumeiro.
Características da construção de um pequeno fumeiro
Fazer um pequeno dispositivo para fumar não é difícil nem mesmo por si mesmo.Basta seguir as recomendações e prosseguir passo a passo.
- Para começar, encontramos um local para instalar uma chaminé no solo. A seção intra-canal deve ter aproximadamente 30 centímetros de tamanho ou ser um pouco menor, sua largura - 0,35 me altura - 0,25 m O material ideal é o tijolo de barro.
- A câmara de combustão está localizada na parte extrema do canal que está sendo criado. Note que a altura da câmera não deve ser superior a 1,5 m, e os tijolos devem ser empilhados nas nervuras.
- Para colocar o canal, você precisa de uma trincheira. Sua profundidade é de cerca de 0,35 m, e sua largura é de 0,55 m, não coloque a fornalha acima da câmara. Se você colocar o dispositivo em uma colina, nenhum evento adicional será necessário. Se não, então a chaminé é melhor feita com uma inclinação de cerca de oito graus. Comprima o fundo e faça uma alvenaria.
- A nova etapa é a colocação das paredes no canal da chaminé. A parede é montada em uma fundação disposta de tijolos. Elementos também são colocados nas costelas. Certifique-se de que a ligação é a mesma em todos os lugares. A parede resultante deve incluir várias fileiras de tijolos, isto é, sua altura é de cerca de 0,25 m.
- Depois disso, você precisa bloquear a parte superior do canal usando um tijolo. A sobreposição deve ser feita como uma casa, uma vez que uma construção plana não funcionará.
- No final do duto resultante da chaminé criada, câmeras são instaladas onde o fumo ocorrerá. Monte-o de tal forma que o canal fique mais profundo, não mais do que 0,3 m.
- O estágio final é o curativo da camada do solo até o nível da câmara. Note que a altura dessa camada deve ser de aproximadamente 0,15 m.
Características da construção de um grande fumeiro
Se você quiser fazer um grande fumeiro, então ele é construído como uma pequena casa.
Durante o processo de construção, certifique-se de estabelecer os elementos sobre os quais, de fato, o fumo de seus produtos escolhidos ocorrerá. No topo da chaminé é montado, complementado por uma válvula. Esta válvula ajudará a regular a temperatura, bem como a velocidade do fluxo de fumaça.
No design do fumeiro pode incluir capacidade adicional, onde você irá armazenar lenha. Eles devem estar sempre à mão em grandes máquinas de fumar.
Além disso, não se esqueça da panela, que será drenada toda a gordura gerada durante o processo de cozimento. E a porta precisa ser coberta com argila, como outros elementos estruturais feitos de madeira. Isso evitará incêndios súbitos.