Como pintar uma superfície de tijolos?

 Como pintar uma superfície de tijolos?

O tijolo é um material ecológico muito popular para uso interior e exterior. Muitas vezes a sua forma original não satisfaz nossos requisitos. Então surge a pergunta sobre a decoração deste material de construção. Como e como isso pode ser feito? Nós analisamos abaixo.

Como escolher uma tinta?

No mercado de materiais de construção hoje é uma enorme gama de cores. Eles diferem em composição, base, escopo e preço. Escolhendo a tinta de qualidade certa - a chave para uma cobertura de serviço longa.Para comprá-lo você precisa se aproximar muito bem.

Primeiro de tudo, você precisa responder a pergunta, qual parede você vai pintar? Será interior ou exterior?

Opção para trabalho ao ar livre

Escolhendo tinta para pintar as paredes de sua própria casa de campo ou qualquer outra estrutura, preste atenção a vários parâmetros.

  • Permeabilidade ao vapor. Este indicador é de importância fundamental se toda a parede for feita de tijolo. Pintando a fachada firmemente com tinta, você privará as paredes da oportunidade de "respirar". Construtores competentes para esses fins fornecem espaços especiais de ventilação. Neste caso, você pode escolher uma tinta que não tenha alta ou média condutividade de vapor. A mesma regra se aplica aos edifícios cuja fachada é apenas decorada com tijolos, eles só fizeram o revestimento.
  • Você notou que muitas vezes a tinta nas costuras é a primeira a quebrar. Isso se deve à seleção de material analfabeto. O fato é que a composição da mistura de concreto inclui álcali. Nem todas as pinturas são resistentes a ela, portanto, ao escolher, vale a pena prestar atenção a esse aspecto.
  • Resistente à água. Diferentes tipos de tijolos têm sua própria taxa de absorção de umidade, então o material deve ser protegido. Pintar lida bem com isso.Não deve passar nem absorver água.
  • É necessário levá-lo com alta adesão. A tinta deve aderir bem à superfície em que é aplicada. Ao mesmo tempo, o tijolo é um material de construção poroso. Isso deve ser levado em conta. Para reduzir o consumo de tinta, ele deve ter um alto poder de cobertura (para cobrir a camada anterior).

Tipos de tintas para decoração ao ar livre

Existem vários tipos que são adequados para pintar tijolos do lado de fora. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  1. Acrílico. Um dos materiais mais populares para pintar paredes. Embora a permeabilidade ao vapor não seja alta, isso é o suficiente. A principal vantagem é a sua capacidade de prevenir a ocorrência de estrias de sal. Este é um dos principais problemas dos materiais decorativos de acabamento.
  2. Silicone. Uma das principais regras para a pintura de paredes de tijolos é a exposição anual depois de projetada. Parede de tijolos é pintada apenas um ano após a construção. Esse tipo de tinta permite que você faça isso depois de uma semana. Tal vantagem lhe confere elasticidade.Mesmo se a alvenaria encolher, o revestimento permanecerá inalterado. A desvantagem óbvia é o alto custo.
  3. Silicato. Este esmalte agradavelmente o surpreenderá com um preço, mas suas características deixam muito a desejar. Muito provavelmente, a parede terá que ser atualizada em 2 ou 3 anos. O fato é que o material de pintura não é muito resistente aos efeitos agressivos do meio ambiente.

Trabalho interno

Em interiores modernos e elegantes, muitas vezes você pode encontrar alvenaria. É bastante aceitável para estilos como loft, rústico ou industrial. A escolha da tinta é um passo importante. Dependerá disso o resultado final e a estética do interior.

Os principais critérios que devem estar subjacentes à escolha são os seguintes:

  • simpatia ambiental;
  • efeito decorativo.

Todos esses requisitos são atendidos por uma forma como tinta de dispersão de água, caso contrário, também é chamado de base de água. A base pode ser acrílica, então a tinta vai durar muito tempo. Pode haver minerais.

Se você precisa pintar a parede no banheiro ou em outra sala com alta umidade, então escolha a tinta da composição acrílica com a presença do látex.Isso ajudará a evitar rachaduras e várias manchas quando em contato com a água.

Ferramentas necessárias

O material que você precisa comprar primeiro é um primer. Como a tinta, pode ter uma base diferente. A opção ideal seria a seleção de tinta e primer com base idêntica.

Das ferramentas mais simples que você precisa levar:

  • rolo ou escova com cerdas duras;
  • pano de esmeril para colher superfície crua ou criar um efeito desgastado sobre um revestimento já aplicado;
  • luvas para proteger suas mãos;
  • óculos especiais de segurança (se houver);
  • pistola de pulverização (opcional);
  • Raspador de tinta.

Se você decidir pintar uma parede de tijolos, então precisará de um conjunto de ferramentas não tão grande. Para os profissionais, essa escolha é muito mais ampla.

Se houver tais amigos entre seus amigos ou conhecidos, você pode pedir emprestá-los.

Preparação de superfície

Uma das etapas mais importantes em que depende a qualidade do trabalho e a durabilidade do revestimento. Neste esquema não será drasticamente diferente, que para o interno, que para o trabalho ao ar livre. Então, abaixo listamos todos os outros estágios.Seu número pode variar, pois consideraremos a opção mais difícil.

O revestimento antigo deve ser completamente removido do tijolo. Isso não será fácil, mas necessário. Para fazer isso, use um diluente especial. Encharcado como a tinta restante deve ser facilmente removida usando um raspador.

  • Lixe toda a superfície com uma lixa grande. Isso ajudará a pintura a ficar plana.
  • Se houver falhas visíveis na forma de rachaduras ou falhas, elas são seladas com uma massa. Não esqueça! Depois é necessário processar os dados "feridas" de gesso.
  • Pontos também requerem atenção especial. Se esta é uma postura nova, então não deve haver problemas com elas. Nas paredes antigas, eles geralmente exigem atualização. Concreto é o mais adequado para isso.
  • Atravesse a superfície com cerdas duras. Ele irá fornecer uma oportunidade para remover poeira, resíduos de tinta e outros contaminantes do plano da parede.
  • Às vezes, manchas gordurosas podem aparecer em uma parede de tijolos devido ao uso descuidado. Eles também precisam se livrar. Se isso não for feito, os pontos aparecerão em uma cor nova. Limpe-os com detergente ou sabão.Certifique-se de enxaguar esses locais com água pura para que não haja estrias.
  • Deixe a parede secar completamente e só então aplique selante. Você também pode usar um verniz especial.
  • Já escrevemos sobre a importância do primer. Então, o estágio final será sua aplicação. Esta ferramenta ajuda a tinta a aderir bem à superfície e prolongar significativamente a vida útil da camada de base.
  • Como o tijolo é bastante poroso, o primer deve ser aplicado várias vezes.

Processo de pintura

Não é menos importante pintar a parede corretamente do que preparar bem a superfície.

Dentro de casa

Tendo decidido pintar a parede em um apartamento ou casa, você deve decidir antecipadamente o efeito que deseja obter no final. A coloração interior é mais decorativa do que protetora.

Atenção especial deve ser dada apenas aos ambientes com alta umidade. Aqui é melhor proteger a tinta com uma camada adicional de verniz especial.

  • Novas alvenarias com perfeita qualidade de execução exigem um mínimo de esforço para pintá-las. Não há recursos ou dificuldades. Por causa de sua aparência atraente, muitas vezes é deixado em bom estado.Neste caso, você só deve cobri-lo com óleo de clínquer para proteger contra o mofo.
  • A paleta de tons disponíveis permite que você escolha qualquer cor ou tom. No entanto, ele não precisa repetir o esquema de cores do interior. Sotaque de cor brilhante na forma de uma parede de tijolo contrastante definitivamente não será ignorado e se tornará um destaque.
  • Qualquer alvenaria tem costuras. Eles podem ser completamente invisíveis ou bastante profundos. Que eles podem ser emitidos em uma cor diferente. Esta embreagem ficará mais texturizada.
  • Colorir em tom branco. Você pode fazer um preenchimento completo de cores ou o efeito da cal envelhecida. Este resultado não é muito difícil de conseguir com uma tinta e um pincel diluídos. Este último deve ter uma barba rara e ser duro. Não esqueça de cobrir o chão e outras superfícies com uma película protetora para que você não precise lavá-las por muito tempo.
  • Fortalecer o efeito do envelhecimento pode estar usando papel abrasivo abrasivo comum. Passe pela tinta seca, mas apenas em alguns lugares. Para criar uma superfície mate e proteger a parede com o mesmo verniz.
  • Abordagem criativa. A superfície da parede pode ser arbitrariamente diferente.Tudo depende da sua imaginação e desejo. Se você criar um interior no estilo industrial, então padrões e graffiti incomuns serão apropriados. Eles podem ser feitos com a ajuda de latas especiais de tinta e estênceis.
  • Às vezes você quer obter o efeito de uma parede fuliginosa. Tinta comum não é adequada para isso. Mas é muito bom lidar com esta mancha de madeira tarefa. A escolha de tons é bastante ampla, para que todos possam encontrar o tom certo. Não pinte a superfície completamente. Deixe alguns tijolos não processados, para que o efeito seja o mais natural possível.

Fora da casa

Após a superfície ter sido preparada e o primer ter secado, você pode começar a pintar. Se você tem uma pistola de pintura ou toma emprestado de construtores familiares, então esta seria uma opção ideal para pintar superfícies texturizadas. Trabalhar com ele requer uma certa habilidade, então primeiro pratique na superfície, o que não é uma pena.

A principal condição para a pintura de alta qualidade será o clima quente e seco. A temperatura exterior não deve ser inferior a 5 graus. Para algumas tintas, este indicador pode mudar para cima ou para baixo, por isso leia atentamente as informações contidas na embalagem.

Se a área da fachada não é muito grande, é melhor aplicar a primeira demão sem interrupção. Você evitará o aparecimento do divórcio. Claro, com grandes dimensões do edifício, será difícil de fazer. Tente pelo menos terminar uma parede e, depois do intervalo, comece a pintar a próxima.

Limpar o pincel toda vez é muito desconfortável. Envolva-o com polietileno durante pequenas pausas para evitar a secagem.

Selecionando a cor para a fachada da casa, preste atenção ao fato de que ela está bem combinada com a base. Eles devem olhar em harmonia um com o outro. Se a cerca em seu site também é feita de tijolos, então, para a integridade da imagem, recomendamos pintá-la em um tom idêntico.

Exemplos de design

O interior no estilo de um loft com uma parede de tijolos com a sua simplicidade parece muito interessante. A tarefa dos designers é criar um efeito de incompletude. Estética enquanto sofre não deveria. A parede parece velha, mas muito original.

Tijolos multicoloridos na varanda criam um clima alegre mesmo em um dia nublado. Sua varanda pessoal certamente se destacará das paredes monocromáticas cinzentas dos vizinhos.

        Alvenaria de fachada, tratada com tinta cinza, dá aristocracia e severidade à casa.Esse esquema de cores é prático.

        Mais dicas sobre como pintar uma superfície de tijolos podem ser encontradas no vídeo a seguir.

        Comentários
         Autor
        Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

        Sala de entrada

        Sala de estar

        Quarto