De que é feito o tijolo e como?

Há muitas vantagens que tornam o tijolo um dos materiais de construção mais populares. Além de tamanhos padrão e formas simples, esta pedra artificial pode se orgulhar de força, durabilidade e beleza, razão pela qual tem sido usado por um tempo muito longo e quase todos os lugares.

As tecnologias pelas quais eles fazem tijolos merecem atenção, como uma combinação de processos que tornam possível obter material com todas as características necessárias ao cliente.

Composição dependendo do tipo

Entre todos os tipos de tijolos, dois dos mais populares são cerâmica e silicato, também referidos como vermelho e branco, respectivamente.

Eles são diferenciados pelos seguintes recursos.

  • O principal componente do tijolo cerâmico produzido por torrefacção é a argila.Este material tem uma aparência estética, extingue o ruído e armazena perfeitamente o calor dentro de casa.
  • A composição do tijolo de sílica, fabricado sob a ação de alta pressão e vapor, proporciona a presença de areia e cal. A conformidade com a tecnologia permite obter produtos duráveis ​​e baratos que suportam quedas de temperatura e umidade.

Também é necessário alocar um tijolo refratário, feito de refratário com a adição de coque ou grafite - componentes que aumentam significativamente a sua força.

Outra variedade real está sendo enfrentada, cuja produção envolve o uso de cimento, calcário e o ingrediente pigmentado. Um tijolo desse tipo, fabricado por tecnologia de prensagem, tem não apenas uma aparência estética, mas também um recurso operacional impressionante.

Dado o maior significado das variedades vermelha e branca, elas devem ser consideradas com mais detalhes - o que será feito mais tarde.

Cerâmica

O ingrediente principal deste tipo de tijolo é a argila comum. É uma massa mineral que:

  • torna-se plástico quando a água é adicionada a ele;
  • mantém a forma no processo de secagem;
  • endurece como resultado do disparo, encontrando-se comparável à força da pedra natural.

Especial atenção é dada à origem do barro usado. Dependendo da profundidade, pode ter propriedades diferentes - ambas adequadas para a produção de tijolos e não atendendo aos requisitos estabelecidos.

Se você selecionar o componente que mais frequentemente forma a base da argila, essa caulinita é um dos silicatos aquosos do alumínio. Também na composição das matérias-primas utilizadas podem incluir montmorilonite, illite, quartzo e outros ingredientes menores.

Além de argila, tijolo cerâmico é composto por outros componentes, que são aditivos. Eles são usados ​​para transmitir certas propriedades dos produtos manufaturados, e principais entre eles são os seguintes.

  • Espanto - cinza, areia, escória. Promove melhor formação de massa e menos encolhimento.
  • Burnout - serragem, pó de carvão ou turfa. Aumentar a porosidade do material, o que naturalmente reduz sua densidade.
  • Tintura - Por via de regra, óxidos metálicos. Dê ao produto a cor ou a tonalidade desejada.

Além disso, vale a pena mencionar os minérios de ferro e arenito, cujo uso permite regular efetivamente a temperatura de queima.

Plastificantes também podem ser usados ​​- aditivos que minimizam a chance de rachadura do material cerâmico. A quantidade específica de cada um dos ingredientes listados é determinada pelos requisitos do cliente e / ou pela política do fabricante.

Silicato

A produção de tijolo branco envolve o uso de três componentes obrigatórios, cuja lista é a seguinte.

  • Areia. Pode ter origem natural e artificial. É desejável que os grãos utilizados sejam homogéneos e tenham um tamanho de 0,1 a 5 mm. Não menos importantes são as características da superfície dos grãos de areia (na presença de cantos agudos, proporcionam melhor aderência). Pré-requisito é pré-limpar o material de inclusões estrangeiras.

A proporção recomendada de areia na composição do tijolo de silicato é de 85 a 90%.

  • Cal. Para obter este componente, são utilizadas matérias-primas que se distinguem pelo alto teor de carbonato de cálcio (90% ou mais) - principalmente, calcário e giz.Antes da torrefação a uma temperatura de cerca de 1150 ° C, a rocha preparada é esmagada até um tamanho não superior a 10 cm Após a conclusão dos procedimentos acima, a cal é introduzida na composição do tijolo de silicato (o valor ideal é 7%).
  • Água. Este ingrediente é necessário para resolver dois problemas principais - o cal hidratante e conferir plasticidade à massa moldada. É aplicado em todas as etapas da fabricação de tijolos de silicato.

Muitas vezes a produção dos produtos descritos envolve o uso de componentes adicionais necessários para dar ao produto as características desejadas.

  • Compostos químicos. Um exemplo é o dióxido de titânio, devido ao qual os tijolos de silicato permanecem brancos pelo maior tempo possível.
  • Componentes que aumentam a resistência ao gelo. Na maioria das vezes, para resolver este problema, são utilizados produtos de processamento industrial, que permitem reduzir a condutividade térmica do material em 10-12%.
  • Corantes. Usado em situações em que o fabricante precisa dar aos produtos uma tonalidade ou tom específico.

Vale a pena mencionar e expandir a areia de argila - um aditivo que pode resolver simultaneamente dois problemas de uma só vez.Além de um notável aumento na eficiência térmica dos produtos de silicato, dá a eles uma linda cor de café, graças à qual eles parecem mais sólidos.

Tecnologia de produção

Dependendo do tipo de tijolos fabricados, sua produção possui características próprias. Isso se deve às especificidades dos ingredientes utilizados, exigindo o uso de vários processos tecnológicos.

Vermelho

Existem dois métodos principais de produção de tijolos cerâmicos - moldagem semi-seca e plástico. O último, mais popular, envolve a solução passo a passo das seguintes tarefas.

  • Preparação do componente principal - argila. É permitido incluir aditivos na mistura - não mais do que 1/3 de sua quantidade total. Neste caso, a fração do ingrediente principal não deve exceder 1,2 mm.
  • Mova a massa preparada para moldagem adicional.
  • A divisão do array total em tamanhos.
  • Secagem de tijolos cerâmicos.
  • Perfuração de produtos (relevante em situações em que os produtos precisam ser ocos).
  • Torrefacção Este tipo de tratamento envolve uma mudança suave na temperatura do forno (primeiro para cima e vice-versa).Seguir esta regra permite evitar o aparecimento de rachaduras nos tijolos devido a mudanças bruscas de temperatura.

Quanto à produção de tijolos cerâmicos por moldagem semi-seca, implica o seguinte procedimento:

  • preparação de matérias-primas e sua moagem;
  • secagem e re-esmagamento;
  • leve umedecendo com vapor;
  • re-secagem;
  • remoção dos últimos traços de umidade da cerâmica.

É razoável mencionar a produção de tijolo vermelho em casa: desta forma, é perfeitamente possível fazer uma variedade "crua" deste material.

Para resolver este problema é necessário:

  • faça uma bola fora de um pedaço homogêneo de barro, pre-umedecido com água;
  • examinar cuidadosamente a amostra após 4 dias - para a presença de contração desigual e rachaduras;
  • sujeito à ausência de defeitos visíveis, a bola deve cair no chão;
  • se a amostra não passar no teste de resistência, sua composição deve ser reforçada com aditivos apropriados.

Após a conclusão de todos os procedimentos preparatórios, a mistura deve ser distribuída em formas feitas de madeira.Os produtos cerâmicos acabados permanecerão secos à sombra, após o que poderão ser utilizados para a construção de edifícios de um andar.

Para tornar a superfície mais durável, é desejável cobri-las com tinta ou argamassa de cimento de alta qualidade.

Branco

Uma das principais características do fabrico de tijolos de silicato é a complexidade que não permite resolver este problema em casa. Em particular, isso se deve à impressionante lista de equipamentos necessários - transportadores e transportadores, britadores e dispositivos de medição, misturadores e autoclaves, guindastes e carregadores.

Os principais métodos de produção dos produtos em questão são dois - tambor e silagem.

A tecnologia de fabricação de tijolos de sílica envolve as seguintes etapas:

  • inspeção e preparação dos componentes principais - areia e cal (o primeiro é separado das grandes inclusões, e o segundo é triturado);
  • misturar os componentes, seguido de se instalar no bunker;
  • moer a mistura e adicionar água a ela;
  • cal apagado em tambor ou silo (determinado pelo método de produção escolhido);
  • remover a umidade da areia;
  • moldagem por pressão;
  • tratamento a vapor em autoclave (temperatura recomendada - 180-190 ° C, pressão - 10 atmosferas).

Na fase final, a temperatura e a pressão são gradualmente reduzidas. Após a conclusão de todos os procedimentos previstos pela tecnologia, os tijolos de silicato acabados são embalados e enviados para o cliente.

Tipos de disparo

A consideração separada é merecida pelo processo de tratamento térmico de tijolos cerâmicos, chamado de queima. Representa a fase final de produção destes produtos e prevê a presença de 3 etapas - aquecimento, torrefação e arrefecimento em si.

  • Os tijolos são aquecidos a 120 ° C para remover a água residual.
  • Para eliminar as inclusões de origem orgânica e os últimos traços de umidade, a temperatura é aumentada para 600 ° C e depois para 950 ° C, o que confere aos produtos resistência adicional.
  • Após a conclusão do endurecimento, os tijolos são resfriados, reduzindo gradualmente a temperatura.

Sujeito à conformidade com a tecnologia, será obtido um produto com uma estrutura uniforme e uma tonalidade laranja-avermelhada.

Eu também gostaria de mencionar dois tipos de dispositivos usados ​​para resolver o problema descrito acima.

  • Túnel. É um longo forno hermético, constituído por 3 câmaras, no interior do qual são colocados trilhos para o transporte de tijolos cerâmicos. Na primeira câmara, os produtos são secos, no segundo, usando queimadores, e no terceiro - resfriamento.
  • Ring. O projeto deste forno assume a presença de um grande número de seções individuais, tendo sua própria fonte de calor e colocado na forma de um anel. Sua peculiaridade é que os tijolos passam por todas as etapas de disparo, sem deixar os limites de uma câmara. Assim, o compartimento adjacente fornece aquecimento inicial, a calcinação é realizada devido à sua própria fonte de calor e o produto esfria sob a influência da próxima seção.

Assim, o conhecimento da tecnologia de produção de tijolos torna possível obter um material forte, estético e resistente ao desgaste a partir de matérias-primas frágeis e dúcteis, que inicialmente não têm valor para o construtor.

As complexidades da produção moderna de tijolos são descritas em detalhes no vídeo abaixo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto