O que é um tijolo flexível e como usá-lo?
Para todos que apreciam as qualidades estéticas dos tijolos, os chamados tijolos flexíveis podem ser um material interessante não apenas para fachadas, mas também para decoração de interiores. Este material moderno é conveniente no trabalho e abre grandes oportunidades para decorar várias superfícies.
O que é isso?
Em seu núcleo, um tijolo flexível é uma variedade de telhas que, ao lado, se assemelham notavelmente ao tijolo. A tecnologia de fabricação de tal produto envolve o uso de areia fina de quartzo e resinas especiais com a inclusão de vários pigmentos que dão ao produto uma tonalidade específica. Cada telha tem uma camada protetora laqueada que não permite estragar sua aparência sob a influência do impacto ultravioleta e mecânico.
Tal material de acabamento se dobra bem, o que torna possível usá-lo em superfícies curvas. Graças a isso, você pode lindamente terminar vários nichos e saliências, colunas e outros elementos do edifício. Existem vários padrões de blocos que diferem em tamanho. Estes são 240 × 71, 240 × 65, 210 × 50 milímetros. A espessura do produto é de 4 milímetros.
Você pode escolher um "tijolo" de doze cores. Estes são branco, amarelo, tijolo, marrom, laranja, rosa e assim por diante. Os fabricantes também oferecem a possibilidade de fazer material em uma cor que é exigida pelo cliente. Para acabamento, você pode comprar não apenas telhas individuais, mas também o material na grade. O tijolo flexível é pré-montado em seções inteiras, que durante a instalação podem ser rapidamente coladas na parede, o que acelera significativamente o processo de trabalho.
Pontos fortes e fracos
Os tijolos flexíveis externos têm muitas vantagens.
- É bem resistente à luz solar. Graças aos pigmentos usados quando a coloração não queima.
- Mantém cargas mecânicas. Não forma rachaduras e chips.
- A umidade não passa pelo tijolo flexível.
- Ecologicamente seguro.
- Silenciosamente aguenta grandes quedas de temperatura de mais de oitenta e cinco graus para menos trinta e cinco.
- Tem uma baixa condutividade térmica.
- A vida útil desses acabamentos é de um quarto de século.
Além dos méritos, esse material tem suas desvantagens. As críticas dos consumidores indicam que esse acabamento na fachada é difícil de limpar a partir da sujeira que inevitavelmente aparece como resultado de precipitação, poeira e assim por diante.
Tal telha é lavada com dificuldade, enquanto os detergentes à base de alcalino podem estragar a camada protetora de tijolos flexíveis. Este material para decoração de interiores é semelhante à dignidade da fachada.
- Este tijolo flexível é resistente ao atrito, choque e outras tensões mecânicas.
- Seguro para a saúde humana.
- Tem uma aparência interessante que permite ao designer do interior realizar plenamente as suas ideias criativas.
- Não se desvanece.
- Serve por muitos anos.
- Suporta altas temperaturas.
- Fácil de instalar porque é simplesmente cortado. O acabamento não requer elementos especiais para organizar a superfície nos cantos.
- Você pode "colocar para fora" tal tijolo rapidamente e sem problemas.
- O preço do tijolo flexível "não morde".
Entre as deficiências, bem como com um tijolo de fachada flexível, vários problemas podem ser identificados.
- Esta é a dificuldade no cuidado associada ao uso de detergentes alcalinos.
- O acabamento sob um tijolo não pode ser usado no registro em muitos estilos modernos.
- Há um tijolo flexível a um preço excessivamente alto. Ao mesmo tempo, por uma pequena taxa, você pode facilmente encontrar material barato que desaponta rapidamente.
- "Tijolos" da mesma cor de diferentes lotes, por vezes, diferem na aparência, o que viola a qualidade do acabamento.
Âmbito de uso
Se falamos de um tijolo flexível para a fachada, este material tem suas vantagens sobre os revestimentos cerâmicos testados pelo tempo, já que o peso do material é muito menor. Não é terrível terminar com este “tijolo”, mesmo uma fachada antiquada. O material é bem unido com pedra, gesso, concreto ou base de madeira, removendo rachaduras e solavancos dos olhos.
No interior dos edifícios, os tijolos flexíveis são mais utilizados para revestimentos de corredores, corredores, varandas e cozinhas. É também um excelente material para decoração de lareiras e elementos arquitetônicos curvilíneos incomuns.É possível cobrir a parede inteira com tal material, e é possível decorar, por exemplo, só esquinas. Para acabamento, muitas vezes escolher azulejos com diferentes tonalidades. Isso permite que você crie um design incomum nos quartos.
Como escolher?
Ao escolher um tijolo flexível para decorar a sala, você precisa seguir algumas regras. Material de acabamento deve caber bem no estilo geral da sala. Ao escolher cores, você precisa levar em conta o esquema geral de cores escolhido para criar uma imagem do espaço.
Escolhendo um tijolo flexível, você precisa avaliar com precisão sua qualidade. É necessário estudar cuidadosamente a documentação de acompanhamento do material, que mostra todas as características de um tijolo flexível. Você não deve comprar por um preço baixo. Você também deve se certificar de que o material de acabamento não contém substâncias nocivas, o que é extremamente importante quando se trata do design dentro do prédio.
Como decorar o quarto?
Colocar tijolos flexíveis não pertence à categoria de procedimentos complexos. Uma pessoa sem formação especial ou muitos anos de experiência neste campo pode lidar com o trabalho de terminar esse material. Uma ferramenta especial cara também não é necessária aqui.Cola especial para tijolos flexíveis será necessária. Pode ser um pó que precisa ser diluído em uma certa quantidade de água, ou pode ser uma mistura pronta para uso.
Começando, primeiro você precisa preparar a superfície em que irá colocar um tijolo flexível. Para fazer isso, terá que nivelar e limpar a poeira. Para alinhamento, é utilizada a solução usual destinada a tais finalidades. Então a parede é preparada com antisséptico. O acabamento por um tijolo flexível é feito a uma temperatura não inferior a cinco graus de calor. Se a sala estiver muito fria, o material de acabamento normalmente não grudará na superfície.
A marcação é aplicada na parede, coberta com uma solução adesiva com uma espessura de cerca de dois milímetros. Para fazer isso, use uma espátula com dentes, permitindo distribuir o adesivo na parede em uma camada uniforme. Então as telhas são colocadas em linhas. O primeiro pode ser iniciado com o todo, na segunda linha - primeiro cola a metade. Para cortar todo um tijolo flexível, basta usar uma tesoura bem afiada. Graças a este método de formar um "padrão", é possível imitar alvenaria.
É importante observar a precisão no trabalho para que as lacunas entre as peças sejam as mesmas. Se as costuras forem desiguais, todo o visual ficará estragado. Ao encurralar, o ladrilho se dobra, o que o torna belamente projetado. Se é difícil trabalhar com cada elemento individual ou não há tempo para isso, você pode recorrer ao uso de tijolos flexíveis na grade. Isso simplificará muito o caso e o resultado poderá ser mais valioso. Para dar uma aparência bonita às costuras, não precisa de argamassa. A cola neles é alinhada com o uso de uma fina escova molhada, que remove o excesso.
Como se importar?
A conveniência de um tijolo flexível é que é fácil de substituir. É possível lavar tal cobertura com um trapo úmido habitual ou uma esponja, mas sem fanatismo. A pressão forte é capaz de deformar os elementos da "alvenaria". Para não fazer esforços, o processamento por via úmida deve ser realizado sistematicamente. Então, na superfície, não será capaz de acumular uma grande quantidade de poeira, o que será difícil de limpar. Graças a procedimentos simples, esse revestimento pode servir por um longo tempo e agradar aos olhos.
No próximo vídeo você encontrará uma master class sobre a colocação de tijolos flexíveis.