Rejuntamento de juntas de tijolos decorativos - todos os detalhes do procedimento

 Rejuntamento de juntas de tijolos decorativos - todos os detalhes do procedimento

Após a conclusão dos trabalhos de acabamento da fundação, é necessário o rejunte de tijolos decorativos ou outro material, o que permitirá dar uma aparência final à alvenaria e garantir sua exclusividade. É fácil fazer esse tipo de trabalho sozinho e você não precisa de educação ou habilidades especiais. Você pode preparar a mistura sozinho ou comprar pronto em uma loja de ferragens. Com um trabalho adequado, a decoração durará muitos anos na parede e não perderá a aparência.

Recursos de grauteamento

Para preencher as lacunas entre os materiais de construção individuais após a instalação, você pode aplicar diferentes composições.Ao escolher tal composição, é necessário levar em conta a cor do produto decorativo, o espaço entre seus elementos individuais, a espessura dos tijolos e outros momentos. Você pode esfregar as misturas que diferem em diferentes tons, dependendo da cor do material de acabamento. E também é possível misturar várias soluções na cor, conseguindo a sombra necessária.

Ao preparar tal composição com suas próprias mãos, você deve levar em conta as características da alvenaria e a localização da própria parede. Se esta for uma sala com alta umidade, é necessário usar compostos para selar costuras, o que impedirá a possibilidade de umidade entre os tijolos. Para isso, você pode usar vários aditivos para soluções.

A vantagem da argamassa de gesso é que o material endurece rapidamente, mas o trabalho deve ser feito com cuidado para que não haja solução na face do tijolo. Caso contrário, será difícil esfregá-lo ou lavá-lo mais tarde.

Em alguns casos, esfregar após o tijolo é feito com selante de silicone, que geralmente não tem cor, mas os corantes podem ser adicionados a ele.Uma tal argamassa após a conclusão do trabalho permitirá enfatizar a cor natural do material de acabamento e suavizar as irregularidades das costuras, se as houver.

Quantidade de composto para preencher as costuras

Todo o trabalho na argamassa deve ser realizado somente após a conclusão da instalação dos materiais de acabamento. Limpe de forma confiável e bonita a distância entre os elementos individuais, se você seguir as regras e regulamentos. É também importante que a colocação seja realizada à mesma distância entre os tijolos individuais, caso em que será mais fácil encher as costuras.

Dependendo da largura da costura e da profundidade da própria colocação, é possível calcular a quantidade de material necessária para preenchê-las. Para costuras de tijolo até um centímetro de largura, é necessário gastar 7-8 kg da mistura por metro quadrado. Mas estes parâmetros podem variar dependendo das características da postura.

Tecnologia de argamassa

Para fazer todo o trabalho, você deve ter uma ferramenta, entre as quais a principal é a espátula e uma bolsa especial onde a composição é colocada. Mas também trabalhar em preencher as costuras pode ser feito com uma seringa. O uso destas ferramentas ajudará a tratar rapidamente as costuras e não contaminar a superfície da alvenaria.

Dependendo de qual método de grauteamento será usado, é necessário preparar uma ferramenta adicional:

  • capacidade de solução;
  • colher de pedreiro;
  • nível;
  • misturador

É importante preparar inicialmente a superfície e limpá-la do excesso de solução e poeira. A mistura é cuidadosamente colocada nas costuras e compactada, e seu excesso é apagado imediatamente após a aplicação, para que não sequem.

Você precisa escolher uma mistura dependendo das características de seu uso e diluir de acordo com as instruções na embalagem. Muitas vezes tais composições são vendidas em forma seca, elas só precisam ser diluídas com água e agitadas. É melhor preparar uma quantidade de mistura que o mestre possa usar durante o período de tempo para o qual a argamassa não será capaz de congelar. Além disso, uma solução obsoleta pode prejudicar a impermeabilização das juntas e as rachaduras se formarão quando secarem.

A partir deste ponto, é necessário decidir sobre o estágio de colocação de tijolos, dependendo de por que o método de colocação de tijolos em si será escolhido. Cada uma das tecnologias de argamassa tem sua própria técnica de execução e, portanto, deve ser respeitada durante todo o tempo de trabalho. Normalmente, o reboco é feito de várias maneiras.

  • Flush Esta é a opção mais fácil e é realizada com uma mistura semi-seca. Pode ser feito à mão. A composição é aplicada entre os tijolos com uma espátula, e seu excesso é removido. No final do trabalho, é necessário limpar a superfície com um pano duro ou com uma escova para remover o excesso.
  • Dentro Toda a argamassa, que permanece quando o tijolo é colocado entre elas, é socada e, se necessário, são feitos recessos adicionais. Isso criará uma concavidade das costuras e os tijolos se projetarão para fora.
  • Convexo Para fazer isso, use uma espátula especial, que é realizada na costura preenchida com argamassa. Graças a este método, as costuras saem. Mas o processo requer certas habilidades, nem todos podem lidar com isso.
  • Triângulo Um processo bastante complicado e muitas vezes é usado para rejuntar dentro de casa. Para realizar o trabalho, é necessário remover uma pequena quantidade de argamassa entre tijolos e distribuir a composição restante com um triângulo. Essa tecnologia requer uma certa experiência do mestre.
  • Sob o bisel. Este método é simples e não requer habilidade.É necessário mover a espátula ao longo da costura e remover parte da solução, fazendo uma pequena depressão até 4 mm em um determinado ângulo.

Recomendações de especialistas

Para que durante o trabalho não haja defeitos e erros, precisa ler as recomendações dos mestres.

  • Ao preparar a composição para o rejunte, é necessário usar ingredientes peneirados para que eles não tenham grandes frações.
  • Depois de preparar a solução, deixe repousar durante 10 a 15 minutos e depois misture novamente para melhorar a ductilidade.
  • Ao rebocar, evite aplicar a argamassa nos tijolos.
  • Se a solução ficou no acabamento decorativo, deve ser imediatamente removida, não permitindo a secagem.

O SNiP indica que a espessura da costura deve ser de até 1 cm e, portanto, recomenda-se fazer pequenos espaços entre os tijolos, ajustando o valor dependendo das condições climáticas no local de trabalho. Não há necessidade de iniciar o rejunte em dias quentes, pois a solução endurecerá rapidamente, o que pode levar a uma interrupção no processo. E também vale a pena se recusar a trabalhar em clima úmido.É necessário amassar a solução em pequenas porções para produzir rapidamente e não congelar.

      Como pode ser visto, a argamassa é uma maneira responsável, mas eficaz para melhorar a aparência da cerâmica ou outro revestimento após as obras de acabamento, e também dará a oportunidade de criar uma completude de trabalho. Argamassa produzida profissionalmente melhorará a aparência da base e protegerá a parede contra danos. Além disso, aumentará as propriedades isolantes da alvenaria, o que permitirá que ela permaneça por muito tempo e não requeira reparos anuais. Para fazer isso, você só precisa executar todo o trabalho de acordo com as recomendações e as regras capitalizadas.

      Um exemplo de graute você pode ver no vídeo abaixo.

      Comentários
       Autor
      Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

      Sala de entrada

      Sala de estar

      Quarto