Tipos e métodos de usar tijolos decorativos para decoração de interiores
Design de habitação moderna é representado pelo acabamento de vários materiais, entre os quais o tijolo decorativo é muito popular. Alvenaria belamente feita originalmente transforma o interior de qualquer sala. Para criar a atmosfera de uma casa de aldeia ou de um castelo principesco, basta escolher a cor e a textura certas dos tijolos.
O que é isso?
Tijolo de revestimento (decorativo) é um material de construção único que apareceu recentemente no mercado,mas já ganhou uso generalizado. É escolhido para decoração de interiores de apartamentos e casas de campo. Trabalhar com esse tipo de tijolo é fácil, portanto, muitas vezes é realizado de forma independente, sem recorrer à ajuda de especialistas. Devido ao fato de que este produto de revestimento tem alta resistência, durabilidade e respeito pelo meio ambiente, recomenda-se usá-lo na decoração de qualquer instalação, incluindo quartos de crianças. Painéis decorativos estão disponíveis em várias paletas de cores, variando de branco delicado a amarelo brilhante e marrom.
Quanto à textura, o material imita realisticamente a alvenaria. Portanto, é chamado de universal e é facilmente selecionado para qualquer design estilístico de salas. O acabamento decorativo pode ser realizado em superfícies de cimento, tijolo, gesso cartonado e concreto de espuma. Apesar do fato de que o forro deste material parece desconfortável, porque cria a sensação de não estar dentro de casa, mas na rua, muitos proprietários escolhem em vez de decorar paredes com madeira, gesso e papel de parede. Isto resulta do facto de o tijolo permitir criar uma transição de contraste entre superfícies, peças de mobiliário e têxteis que está muito na moda no design moderno.
Em sua estrutura, tijolo decorativo se assemelha a uma certa combinação de telha com pedra artificial. Hoje, os fabricantes produzem este material, usando argila, cimento e gesso como componente principal. Ao contrário de uma pedra artificial, um tijolo de frente é caracterizado por uma superfície de relevo. Tem uma forma retangular, também existem modelos com cantos ligeiramente arredondados.
As principais vantagens do produto incluem:
- instalação fácil;
- durabilidade e confiabilidade na operação;
- alta resistência ao desgaste;
- ausência de componentes nocivos à saúde humana;
- excelente isolamento acústico;
- resistência ao fogo;
- ampla gama de gama de modelos.
Quanto aos defeitos, eles não são, exceto pelo alto custo. Mas os fabricantes começaram recentemente a produzir opções de materiais orçamentários que não são inferiores em qualidade e estão disponíveis para compra para famílias com renda financeira média. Além disso, uma enorme variedade de formatos de material permite que você economize no trabalho de acabamento. Tradicionalmente, o produto tem as dimensões de um tijolo comum, mas sua altura pode ser de 6 a 15 cm, e o comprimento é 16-24 cm, a espessura das telhas é inalterada e igual a 2,5 cm.
Uma variedade de tamanhos facilita o processo de instalação e o revestimento é muito rápido. Se o projeto das paredes é planejado para ser um tijolo que imita pedra de rocha, então é necessário levar em conta que as dimensões das placas, neste caso, são outros - 210 × 102 × 48 mm. Sua altura é menor e a espessura é maior. Para colocar tal material requer não apenas uma certa experiência, mas também custos de tempo.
Espécie
O mercado de construção é representado por uma ampla gama de tijolos de revestimento, cada gama de modelos que diferem não só pelo preço, design externo, mas também pelo material de fabricação. Considerando o último indicador, os seguintes tipos de produtos são os mais comuns à venda.
Gesso (cimento)
É produzido por moldagem, em que a mistura de gesso ou cimento é vertida em formas especiais. Depois disso, a pintura é realizada (se a cor não for previamente colocada em solução) e o processamento. Esta tecnologia de libertação é largamente semelhante à produção de pedra decorativa, difere apenas na forma de relevo das placas. Ao mesmo tempo, o material obtido do cimento é caracterizado por maior resistência à resistência e à umidade do que aquele feito com base no gesso. Tal tijolo eles podem terminar os quartos com umidade alta.
As principais vantagens de tais placas também incluem custo acessível e segurança ambiental. A desvantagem do produto é que sua instalação requer o uso de cola especial e rejuntamento. Além disso, para paredes de revestimento em ambientes onde existe uma diferença constante de temperatura e condensação, é necessário usar placas resistentes à umidade. Para fazer isso, leia atentamente a rotulagem do produto.
Clínquer
Este é o tipo mais caro de tijolo, que melhorou as propriedades físicas. Solte o material de revestimento de argila usando uma tecnologia especial, por exposição a altas temperaturas. Portanto, o produto é durável e resistente a influências externas. Pode ser usado para interior e exterior. Devido à estrutura sólida e variedade nas cores da placa ideal para o design de áreas de lareira, cozinhas e corredores. A largura dessas placas varia de 160 a 190 mm, altura de 60 mm e espessura de 20 mm.
Tijolo de clínquer tem uma grande demanda devido ao seu baixo coeficiente de absorção de umidade, resistência a mudanças de temperatura e durabilidade.Além disso, o produto é inerte em relação a produtos químicos que facilitam a limpeza e a lavagem. A variedade de cores, formas e tamanhos abre enormes oportunidades para a implementação de idéias de design. As paredes são revestidas com azulejos de vidro, fosco ou relevo. A única coisa que tal qualidade e produto bonito é caro.
Acrílico (poliuretano)
Este tipo de produto possui boas propriedades de desempenho, já que as chapas são duráveis e muito leves. Tijolo de acabamento está disponível em design de cores ricas de componentes de poliuretano e acrílico. Originalmente decorar o interior com tais chapas, não leva muito tempo e dinheiro. Além disso, recentemente à venda você pode encontrar produtos que imitam o acabamento do efeito 3D. Placas de poliuretano são ideais para superfícies de frente na casa de banho, cozinha, na varanda e varanda, como eles são caracterizados por alto ruído e isolamento térmico e não têm medo de umidade.
Cerâmica
Este tijolo decorativo é considerado clássico, já que é utilizado na decoração de interiores há mais de doze anos.Em seus indicadores físicos e químicos, é muito semelhante aos revestimentos cerâmicos. Na maioria das vezes é instalado nos banheiros e nas cozinhas. Eles fazem um produto de revestimento de baixos graus de fusão de argila, com a adição de corantes, carbonatos e areia de quartzo. Devido a essa composição, o material é durável e pode adquirir diferentes tonalidades, variando de branco-neve a preto.
Devido à rica paleta de cores, os designers de tijolos cerâmicos recomendam comprar para salas de decoração no estilo de antigos clássicos e loft. Já que no processo de produção do material é equipado com aparas decorativas, é caracterizado por um efeito incomum, e o acabamento parece “envelhecido”. As vantagens deste produto incluem inércia ao sol e umidade, alta resistência a danos mecânicos, durabilidade, estética e respeito pelo meio ambiente. Quase não há falhas no produto.
Grés Porcelanato
Em contraste com os tipos acima, este tijolo tem a maior resistência. Isto é devido às suas tecnologias de produção especiais, nas quais o material não é produzido a partir de um lote de argila, mas uma solução especial é preparada, consistindo de uma migalha de pedra natural.Além disso, as chapas são duplamente tratadas termicamente, o que aumenta sua durabilidade. A desvantagem do tijolo de granito cerâmico é o seu alto preço.
Recentemente, muitos fabricantes, a fim de satisfazer as necessidades dos consumidores de baixa renda, também começaram a fazer tijolos decorativos a partir de espuma de plástico e espuma de poliestireno. Naturalmente, este tipo de produtos é inferior em qualidade, mas permite que você realize de forma rápida e econômica o acabamento das instalações. Essas placas não devem ser instaladas em salas com alta umidade e mudanças de temperatura. Eles são presos à superfície das paredes com unhas líquidas e depois pintados em qualquer cor selecionada.
Métodos de estilização
Recentemente, a maioria dos proprietários prefere colocar tijolos decorativos dentro das instalações com suas próprias mãos, já que o fluxo de trabalho é simples e não requer habilidades especiais. Neste caso, tais métodos de colocação como colheres (as placas são colocadas com uma borda longa), a extremidade ou o puxão (quando o material é colocado com uma borda curta) são mais frequentemente usados para superfícies de acabamento. Além dos métodos clássicos de postura, também aplicar o seguinte.
- Gótico. A peculiaridade do revestimento decorativo é que as placas em cada linha alternam, os lados curtos são substituídos por longos ou vice-versa. Ao mesmo tempo, entre as linhas, é necessário fazer um pequeno deslocamento.
- Silésia A colocação dos elementos, neste caso, assemelha-se a um padrão gótico, onde uma linha é formada em 1 puxão e 2 colheres, mas as costuras ao longo da vertical através de cada linha devem coincidir idealmente.
- Cruz É um tipo complexo de revestimento, em que é necessário em primeiro lugar pôr um tychkovy, e logo uma série de colher.
- A pista. O acabamento é necessário para executar o lado comprido do tijolo, deslocando cada linha em 1/2 ou 1/4 do bloco.
- Dutch Uma variante similar do revestimento está em grande demanda na Holanda. A primeira fileira é formada por colheres e buttings alternados, e no segundo eles usam apenas um butting.
- Brandemburgo. Paredes colam, alternando dois longos e um lado curto da laje. Em cada linha subseqüente, eles devem ser alterados na posição.
- Bávaro. Uma opção de design interessante da superfície, onde os lados longos e curtos do tijolo são colocados de forma irregular. O resultado final é uma decoração original e um padrão de cores incomum.
Além disso, o tijolo decorativo pode ser colocado de forma sutil ou contínua.Para enfrentar lindamente olhou no interior da sala, designers recomendam cuidadosamente selecionando um ou outro método de colocação de placas. Depende do tamanho da sala e do seu estilo. Após a conclusão do trabalho de acabamento, a decoração deve receber uma aparência finalizada usando os detalhes dos cantos. É possível obter uma colocação atraente e harmoniosa com a ajuda de aplicar o material de embalagem diferente. É interessante observar o interior da alternância de tijolos, diferentes texturas, tamanhos, tonalidades e espessuras.
Como escolher?
Antes de começar a decorar as paredes com tijolos, você precisa considerar cuidadosamente o design geral da sala e, em seguida, pegar o material. O principal critério na escolha de um produto não é apenas sua aparência, mas também suas características de qualidade. A sala deve ficar bonita, elegante e cheia de conforto. O tijolo escuro não é recomendado para varandas e paredes em quartos pequenos, pois os torna visualmente escuros. Isto é especialmente verdadeiro para espaços estreitos, nos quais é necessário alternar alvenaria com papel de parede ou gesso.
Tijolo branco ou cinza, pelo contrário, dará à sala um design interessante e frescor.Lindamente decorado "antigo" ou no estilo de um loft. Se o orçamento familiar é limitado, você pode comprar um tijolo de espuma para pintar e facilmente escolher uma sombra para terminar. Para enfrentar a cozinha e o banheiro, é desejável escolher painéis feitos com base em cimento, eles são de tamanhos diferentes, têm baixo peso e vêm em uma textura interessante. Nas salas de estar e nos quartos, o acabamento pode ser feito com tijolos de gesso, que parecem expressivos e elegantes, mas tem medo de umidade.
Quanto aos indicadores de desempenho, ao comprar, você deve dar preferência a produtos com tais características.
- Durabilidade e durabilidade. Um produto de qualidade pode durar mais de uma década. O mais forte é o tijolo de granito cerâmico, e o mais suscetível a cargas mecânicas é o gesso.
- Amizade ambiental. Apesar do fato de que na maioria dos casos apenas componentes naturais são usados para a fabricação de tijolos decorativos, existem modelos que adicionam impurezas nocivas.
- Recursos de estilo. Para placas com peso significativo, são necessários boa preparação de superfície e cola com uma composição reforçada.Tijolos leves são fáceis de instalar, porque são facilmente colados às paredes e têm alta aderência.
- Preço. O mercado da construção é representado por tijolos decorativos de vários custos. Neste caso, a opção de orçamento é o gesso e o clínquer mais caro.
Um papel enorme na escolha do material de revestimento desempenha sua textura. Por exemplo, painéis com uma imitação de montanha rochosa, buta e seixos são bem adequados para decorar paredes perto de uma lareira e em uma área de lazer, onde podem ser combinados com papel de parede e gesso. Para decorar o avental da cozinha, é melhor escolher um tijolo com uma textura suave, é fácil de colocá-lo de uma forma perfeita, e a superfície envernizada adicional é fácil de limpar. Painéis esmaltados e polidos são ideais para decoração de paredes perto de escadas, e também são usados para revestimentos de portas e aberturas de janelas, colunas e arcos.
Belos exemplos no interior
Decoração de interiores dentro de casa usando tijolos decorativos tornou-se popular nos últimos tempos. Isto é devido à coloração de cor rica do material, sua aparência bonita e facilidade de instalação.Além disso, as placas de revestimento podem decorar não apenas superfícies lisas, mas também elementos arquitetônicos não padronizados, destacando a forma de aberturas de janelas e arcos no design. Para a decoração de paredes em áreas residenciais, recomenda-se a utilização de um tijolo de cores naturais e discretas. Parece boa alvenaria em creme, branco, cinza, preto e bege. Além disso, para cada sala, você pode escolher um design especial.
- Sala de estar. As paredes, revestidas com tijolos, neste caso, serão uma adição original ao interior e serão o cenário perfeito para colocar a TV. Além disso, os painéis podem dispor as composições individuais na forma de painéis. Uma decoração semelhante é mais frequentemente escolhida para salas de estar decoradas no estilo grunge, moderno e loft. Dependendo do que as cores prevalecem na sala, você pode fazer uma exibição interessante das paredes como um tijolo branco-neve e marrom escuro. A principal coisa é que o verniz está em harmonia com os têxteis, pisos e móveis.
- Cozinha ou sala de jantar. Nesta sala, a decoração deve desempenhar não só a função estética, mas também prática. Maçonaria, você pode organizar um avental de cozinha ou decorar uma das paredes.Uma excelente escolha é o tijolo para cozinhas em estilo clássico e moderno. O folheado branco estará em harmonia com a superfície brilhante do fone de ouvido e a tecnologia. Também é interessante olhar para a cozinha e marrom claro ou acabamento bege, neste caso, você pode enfatizar a beleza da textura com cortinas de luz e elementos decorativos feitos de madeira.
- O quarto. Para projetar esta sala, que deve criar uma atmosfera de romance e privacidade, você precisa escolher as cores claras dos tijolos. Neste caso, a sala terá que colocar objetos de vidro e madeira. Laminado cinza será adequado para o piso, para o teto - estrutura suspensa de tons pastel, e é aconselhável comprar móveis de uma matriz natural. Um ótimo complemento para o interior será uma cama grande com numerosos pendentes feitos de cristal ou dossel. Além disso, o quarto deve fornecer uma boa iluminação, graças à luz de fundo brilhante, será vantajoso enfatizar os desenhos e cores da alvenaria.
Você aprenderá sobre os tipos de decoração de parede de tijolos no vídeo abaixo.