Primer for exterior: critérios de selecção
Sendo engajado no acabamento das fachadas dos edifícios, atenção especial deve ser dada à preparação da superfície para futuras manipulações. Antes de aplicar um acabamento, é recomendável preparar o substrato. Isso protegerá o exterior dos efeitos de vários fatores negativos relacionados às condições climáticas. Na maioria das vezes, o tratamento do primer base será usado para o trabalho externo.
Características especiais
Para começar, vale a pena entender o que é uma cartilha para o trabalho externo. Tais compostos são usados para fortalecer a base e ao mesmo tempo protegê-la de várias influências atmosféricas. Além disso, o primer exterior prolonga a vida útil da fachada por um longo período.
Os compostos para o tratamento da base permitem fixar firmemente os materiais de acabamento.
As impregnações para o trabalho externo distinguem-se pelas seguintes características:
- Composições de fachada executam uma função isolante;
- as propriedades da base externa não mudam;
- alguns tipos de primers são aplicados nos estágios finais do acabamento superficial.
Vale a pena prestar atenção ao fato de que esses materiais de construção têm um efeito penetrante. Primers são introduzidos nos poros pequenos e, assim, preenchem completamente os vários vazios e rachaduras, mesmo os menores, localizados na superfície. Estes materiais contêm cargas e certos pigmentos que fornecem uma função isolante. Além disso, a fundação é reforçada.
Uma vez que após a aplicação do primer os poros são preenchidos, a absorvência da superfície externa diminui. Devido a isso, o trabalho não precisa gastar uma grande quantidade de material de acabamento. Ao utilizar um primer no tratamento superficial deste último, o índice de higroscopicidade se normaliza em toda a área, o que permite que a tinta seja distribuída uniformemente, sem a formação de defeitos.
Tipos e características
Hoje, os fabricantes produzem diferentes tipos de primers que podem ser usados em aplicações externas. Escolhendo a opção apropriada, você precisa decidir antecipadamente sobre a composição. Diferenças entre primers usados para trabalho externo, estão no componente de ligação. Impregnações acrílicas e alquídicas são as mais populares.
Ambas as opções são totalmente consistentes com os padrões estabelecidos. No entanto, deve-se dizer que cada uma das espécies é usada para processar certas superfícies. Primer penetrante alquídico aplicado à madeira. As composições acrílicas serão a escolha ideal para betão celular e gesso.
Particular atenção deve ser dada aos componentes que formam a base das misturas. Uma solução de resina de polímero coloidal é incluída na impregnação acrílica. A água é outro componente importante do primer. Para a composição possui as qualidades de desempenho necessárias, a impregnação é complementada com componentes vegetais. Primers acrílicos contêm areia, partículas abrasivas e vários corantes.
Quanto às propriedades técnicas das misturas de fachada, tudo depende de componentes adicionais. Tais aditivos afetam o coeficiente de absorção, qualidades repelentes de água, muitas vezes adicionam um componente resistente ao congelamento.
Muitas vezes, para a preparação da superfície para acabamento, o contato com o concreto é usado. Tais misturas não se diferenciam pelo alto consumo, além de impedirem que a superfície absorva umidade. Para nivelar a base em tais composições, adicionar componentes auxiliares - cimento e areia.
Normalmente, um primer de penetração profunda é aplicado em várias camadas. Na maioria das vezes isso acontece quando se trabalha com superfícies irregulares. Ao usinar uma parede externa, a adesão e outras características de desempenho podem ser melhoradas.
Compostos para diferentes superfícies
Ao decidir sobre um primer adequado para o trabalho externo, considere o tipo de superfície. Como mencionado acima, os compostos alquídicos são usados para madeira. Além disso, primers podem ser usados para o tratamento de metal, concreto e aço galvanizado. Isso se deve ao fato de que essas composições são caracterizadas pela versatilidade.
Ao usar impregnações alquídicas para estruturas metálicas e estruturas industriais, o material pode ser permanentemente protegido contra ferrugem. Após o tratamento com a composição, uma tinta alquídica é aplicada à superfície. Graças a esta combinação de materiais, as estruturas metálicas têm boa resistência à corrosão.
Os primários alquídicos são mais usados antes de aplicar gesso ou tinta. Se uma superfície de madeira é tratada com a ajuda de impregnação, você pode criar uma camada protetora usando papel de parede líquido. Essa combinação de materiais fornece uma base durável.
Em relação ao primer acrílico, pode-se dizer que também é muito versátil. É usado para processar madeira, pedra e concreto. Mas, em contraste com a versão anterior, o consumo da mistura durante a operação é um pouco menor, o que pode ser observado como uma vantagem.
O aglutinante em tais formulações é resina acrílica. Estes primários para a fachada têm propriedades de reforço e melhoram a adesão durante o trabalho preparatório.
Vale a pena prestar atenção ao fato de que o trabalho com impregnações acrílicas deve ocorrer sob certas condições.O tratamento de paredes externas deve ocorrer a uma temperatura não inferior a -15 graus.
A composição é permitida para usar não apenas para concreto ou tijolos. Primers de acrílico são excelentes para processamento de aglomerado e concreto aerado.
Fabricantes
Ao escolher um primer para o trabalho de fachada, atenção especial deve ser dada ao fabricante da mistura do edifício. Uma das opções mais populares entre os compradores modernos é a impregnação "Profi". As misturas acrílicas são de baixo custo e baixo consumo durante a operação, o que muitos consumidores notaram. Além disso, o fabricante é uma penetração profunda de primer de alta qualidade, que é adequada para o fortalecimento de diferentes superfícies.
Composições acrílicas nivelam a absorvência da base. Impregnações funcionam especialmente bem em revestimentos minerais. Após o processamento, a adesão é significativamente melhorada, os materiais de acabamento são fixados com segurança na fachada e não são deformados por um longo período.
Quanto ao consumo, a média é de cerca de 100-200 g por m². Demora 2 horas para secar a superfície.Deve-se notar que o primer é aplicado em apenas uma camada.
Também entre os compradores estão alta demanda por produtos da marca Glims. O primer de fachada é usado como uma camada intermediária durante a execução de trabalhos de acabamento. Além disso, as composições melhoram as propriedades das soluções de cimento e gesso, o que é importante. A vantagem de um primer desta marca é que ele pode ser usado para diferentes superfícies. Pode ser concreto, drywall e até mesmo telha.
Outra boa opção para o trabalho é o primer penetrante Tifengrund. A vantagem desta composição é a secagem rápida. Além disso, não há solventes no primer, o que é importante para o tratamento de superfície de alta qualidade. Essa impregnação fortalece a superfície e tem um efeito positivo na durabilidade do material de acabamento.
Como escolher?
Se você planeja comprar um primer para terminar o trabalho, você deve primeiro decidir alguns pontos importantes. O primeiro e mais importante fator é o material do qual a superfície é feita para processamento.Os fabricantes produzem misturas, enfocando as características das bases.
As superfícies de concreto e alvenaria são altamente duráveis em comparação com muitas opções. Com base nisso, pode-se concluir que essas bases não requerem reforço adicional. Não devemos esquecer que o concreto e o tijolo têm uma superfície densa, que é lisa, e esse fator afeta a aderência ao acabamento. Isso sugere que é melhor dar preferência à composição com altas qualidades adesivas.
Quanto ao metal, essas superfícies são mais suscetíveis à corrosão. Neste caso, é melhor escolher composições em que haja areia de quartzo. Os especialistas recomendam dar preferência a primers com aditivos anticorrosivos. Isso fornecerá à superfície uma textura áspera e melhorará a aderência aos materiais de acabamento.
Edifícios de madeira são particularmente propensos a decadência. Além disso, o material é frequentemente suscetível a danos por várias pragas de insetos. Não esqueça que a árvore é fácil e rapidamente acesa. Portanto, os especialistas recomendam dar preferência às composiçõesem que retardadores de chama e anti-sépticos são incluídos. Primers contendo resinas reduzem as propriedades de absorção do material.
Devida consideração deve ser dada a formulações universais. Isto sugere que eles podem ser usados para processar diferentes motivos. Mas não se esqueça das propriedades dos componentes de ligação.
Dicas de Aplicação
Trabalhar com primers frontais não é difícil, mas é melhor se familiarizar com as instruções passo a passo.
- Antes de aplicar a composição, a base deve ser limpa de contaminação. Muitas vezes, a poeira das superfícies é removida por um jato de pressão de água, o que facilita muito o trabalho com uma grande área. Após a limpeza, espere até que a base esteja completamente seca.
- Na próxima etapa, o primer deve ser diluído de acordo com as proporções indicadas. Para fazer isso, você precisa preparar o recipiente e despeje o concentrado nele. Depois que a mistura é completada com a quantidade necessária de água, concentrando-se nas instruções do fabricante.
- A mistura é agitada e prossegue para a aplicação. Recomenda-se usar uma escova larga ou rolo. Em relação à segunda opção, deve-se dizer que uma ferramenta com uma pilha longa é escolhida para trabalhar com um primer.
- A mistura preparada do edifício é cuidadosamente distribuída na parede externa, não deixando vazamentos e vestígios. Na maioria das vezes, uma camada é suficiente para o processamento completo. Mas se a superfície tiver propriedades de alta absorção, é melhor repetir o procedimento várias vezes para obter o resultado da mais alta qualidade.
- A superfície deve ser deixada por várias horas. Em geral, o período de secagem é indicado pelo fabricante na embalagem. Então você pode aplicar o material de acabamento na fachada. Preste atenção para que nenhuma poeira chegue à superfície durante a secagem. Recomenda-se também que não limpe a área. Na batida do pó o primer perde as qualidades operacionais.
Sobre os critérios para escolher um primer para trabalho externo, veja o seguinte vídeo.