Móveis para o guarda-roupa
Escolher móveis para um vestiário não é uma tarefa fácil. Difere significativamente em seu design, nos materiais de que é feito, assim como no preenchimento interno. As características de um determinado sistema de armazenamento serão discutidas neste artigo.
Recursos e Benefícios
Entre as características do mobiliário de um vestiário, existem vários:
- Com organização adequada, terá melhor ergonomia do que o armário. Isso ajudará a economizar espaço e a não carregar a sala com armários e gavetas extras - eles roubam espaço separadamente, especialmente ao abrir portas ou gavetas.
- A presença de secções fechadas para proteger o conteúdo do pó e abrir, proporcionando a circulação de ar necessária.Compartimentos abertos são necessários para produtos feitos de pele, couro e outros materiais naturais que precisam de ar para manter a aparência. Eles também melhoram a visibilidade e a usabilidade.
- Todas as seções, suportes e prateleiras podem ser de metal. Dentro do vestiário, eles estão escondidos de olhares indiscretos e, portanto, é possível não aderir aos requisitos estéticos e consistência com o design geral de um apartamento ou casa.
O camarim também pode ser inserido no interior com a ajuda de uma cortina, que é mais barata do que um guarda-roupa, que deve ter a aparência apropriada.
Assim, todos os recursos ao mesmo tempo são vantagens. Esta é uma maneira moderna e conveniente de armazenar uma variedade de coisas.
Espécie
Existem três tipos principais de móveis para vestiários, eles também podem ser combinados entre si:
- Independente - o mais comum. Consiste em um conjunto de elementos do corpo presos juntos. O resultado é um design que se parece com um guarda-roupa. Faz-se, por via de regra, de um papelão. Em casos raros, de madeira tingida.
Uma das vantagens sobre outros tipos de estruturas é a possibilidade de usar painéis laterais.Eles podem prender vários suportes para roupas, cintos, gravatas e tábuas de passar roupa, bem como pendurados ou prateleiras de sapatos.
- A estrutura do painel, além de armazenamento, também executa uma função decorativa. É feito de madeira natural, por exemplo, pinho e também de placas folheadas. Devido a estas características, a colocação compacta e numerosa de prateleiras, gavetas e roupas em cabides será inadequada, e também tecnicamente difícil de fazer. Para que esse camarim seja espaçoso e bonito, você precisa de muito espaço. No entanto, devido às propriedades estéticas, pode ser usado em pequenas salas no formulário aberto.
Note-se que o custo de tal sistema de madeira natural é bastante alto, e o uso de painéis folheados pode degradar a estética.
- Mobiliário modular (quadro) consiste em prateleiras montadas em trilhos de metal ou prateleiras. O material é de alumínio ou aço. Peças de alumínio são tratadas por anodização, cromagem, polimento, pintura ou revestimento. O aço é pintado ou laminado. A principal vantagem deste design é a facilidade de montagem, desmontagem e modificação.Assim, os módulos podem ser facilmente desmontados e instalados em uma nova sala, alterar a altura das prateleiras ou adicionar outros.
Se necessário, você pode comprar uma variação de mobília sobre rodas para maior mobilidade dentro do vestiário.
Mobiliário modular de móveis depende do tipo de quadro. Para a fixação de prateleiras, cestos e cabides em prateleiras, guias (estacionárias ou deslizantes) são utilizadas, sobre trilhos - suportes, aos quais, se necessário, elementos deslizantes são fixados.
Em móveis de gabinete, os mesmos sistemas são usados para extensão, como no quadro. Eles podem trabalhar em mecanismos de bola ou rolo. Existem novos dispositivos avançados - tandems. Eles são equipados com fechos automáticos, o que permite que a caixa se mova independentemente até o final. Outra vantagem deles é o funcionamento sem ruído e suave.
Em um camarim completo, além do próprio armazenamento de móveis, geralmente há dois espelhos, iluminação adequada, um pufe ou cadeira.
Se houver falta de espaço para o equipamento de tal sala, ela pode ser organizada no corredor. Então o complexo de armazenamento será fechado por portas de correr com espelhos,e no corredor você pode pendurar outro espelho na parede oposta, a iluminação necessária e colocar os móveis: uma mesa e um pufe.
Tipos de móveis
O interior do vestiário inclui muitos elementos diferentes. Prateleiras, gavetas, cestos e cabides são colocados nos armários.
As prateleiras podem ser instaladas em diferentes alturas para melhor classificação de itens empilhados ou para caixas específicas. Gavetas podem ter divisores para itens pequenos: gravatas, cintos, roupas íntimas e meias. Caixas especiais também estão disponíveis em que você pode armazenar convenientemente bijouterie.
Para colocação de pantógrafos de roupa, barras estacionárias e deslizantes são usadas. A escolha de um dispositivo depende da ergonomia geral do vestiário. Isto é, em alguns casos, será mais eficiente e conveniente usar uma barra retrátil, e em outro - um elevador suspenso (também chamado de pantógrafo). Se houver muitas roupas que precisam ser armazenadas em cabides, pode ser melhor usar uma barra estacionária. Carga admissível pode chegar a 22 kg. A haste retrátil pode suportar até 16 kg.
O peso que um pantógrafo pode suportar é fortemente dependente do seu tamanho.Assim, com um comprimento de 0,8-1 m, pode colocar até 15 kg e, num elevador suspenso superior a um metro, poderá colocar apenas 7-8 kg.
Com base no fato de que o compartimento para outerwear deve ter uma altura de pelo menos 1,2 m, e para camisas e jaquetas - 0,85 m, o uso de um pantógrafo ajudará a distribuir tudo corretamente. Se as jaquetas e casacos forem colocados em um compartimento com um haltere estacionário e o pantógrafo for pendurado em outro compartimento, o espaço restante sob as camisas pode ser deixado sob as gavetas ou prateleiras.
De um modo geral, a distribuição de compartimentos para cabides é uma tarefa responsável e difícil. Deve-se ter em mente que a distância entre outerwear deve ser de 10 cm, a diferença entre camisas e jaquetas deve ser de cerca de 7-8 cm, e entre vestidos de 9 cm.Portanto, é necessário proceder de necessidades pessoais e considerar diferentes combinações de todos os três dispositivos.
Para o armazenamento compacto de calças e saias são projetados dobráveis pendurados com barras transversais na forma de tubos dentro do quadro. Esses dispositivos vêm em larguras diferentes. Eles podem ser conectados à parede lateral do gabinete.
Caixas para roupas podem ser sólidas, perfuradas ou estar na forma de uma grade.As duas últimas opções fornecem melhor ventilação do conteúdo.
Prateleiras para sapatos podem ser colocadas no armário e separadamente. Eles são:
- estacionária e deslizante;
- plano ou inclinado com um suporte de calcanhar;
- com divisores laterais;
- com fundo fechado ou ventilado.
Dicas para escolher
Antes de escolher um tipo particular de mobiliário, é necessário primeiro avaliar o volume, peso e natureza do conteúdo do vestiário. Em seguida, determine o local onde ele será localizado. Se for um nicho que pode ser cercado por portas, tanto um gabinete quanto um sistema modular servirão. Se o espaço para o vestiário precisar ser cercado, o gabinete será mais adequado para reduzir custos de material e outros. Sua parte externa pode ser decorativa.
Em um apartamento pequeno, com falta de espaço, uma construção de painel aberto pode se tornar uma saída. Para preservar a estética, as roupas podem ser embaladas em capas idênticas e, para outras coisas, você pode usar caixas decorativas, caixas e cestas. O sistema modular se encaixa perfeitamente em um apartamento alugado. É facilmente desmontado quando em movimento. Você pode isolá-lo de olhares indiscretos com a ajuda de uma tela dobrável.
Ao escolher um determinado tipo de estrutura, também é necessário levar em conta o peso do que será armazenado nele. Os mais confiáveis a este respeito serão os sistemas de casco.
Também deve ser lembrado que todos os tipos de estruturas podem ser combinados entre si, dependendo das condições de moradia, capacidades materiais e necessidades pessoais.