Construção de uma fundação monolítica: recomendações de especialistas

Solos móveis saturados de água, bem como alívio com diferenças de altura, fazem com que os construtores busquem novas tecnologias para organizar a fundação. Um deles é o sistema monolítico, que permite a construção em áreas móveis e propensas a excessos sazonais, inchaço dos solos.

Características especiais

A fundação monolítica é uma laje de profundidade rasa, que é uma estrutura inseparável de gaiola e concreto de reforço. Formando um todo, o reforço e o concreto fornecem confiabilidade e alta carga.

Esta base é adequada para solos instáveis ​​e saturados de água., porque acaba por ser bastante móvel, mas ao mesmo tempo fornece uma distribuição de carga uniforme.Em outras palavras, mesmo experimentando algumas flutuações e hesitando junto com o solo, tal laje salva a casa de subsidência e violação de geometria.

Isto é conseguido graças à unidade da estrutura e sua profundidade rasa. Se você abaixar muito a laje no chão, suas paredes laterais serão excessivamente fixas. Neste caso, o inchaço do solo sob a ação de temperaturas negativas exercerá pressão negativa sobre a placa.

Prós e contras

A principal vantagem da base monolítica é a possibilidade de construir solos móveis com pequena capacidade de carga. Ele economiza se a construção de uma casa particular em uma fundação de pilha ou faixa for impossível ou não rentável nesse tipo de solo. Isso só pode ser determinado pela análise do solo, inclusive durante as mudanças sazonais.

Uma opinião errônea é que a base da laje é adequada para todos os tipos de solo. Isso não é verdade, embora a placa seja capaz de nivelar uma certa instabilidade do solo.

Esta fundação não é adequada para a construção de uma casa enorme em solos fortemente pantanosos. Neste caso, é melhor escolher a opção de pilha, tendo reforçado os suportes em terra dura, ignorando os macios.

A fundação em laje flutuante é indispensável com flutuações significativas no solo. Move-se em uma pequena amplitude (imperceptível para os ocupantes da casa) com ela. No entanto, se forem observadas mudanças significativas no movimento do solo sob e próximo da fundação da laje, isso significa que a carga no solo é irregular, o que é perigoso para o objeto. Para evitar tais fenômenos, repetimos, apenas uma análise minuciosa da composição e das propriedades do solo ajudará.

A vantagem da base monolítica é a possibilidade de erguer estruturas massivas de vários andares.

No entanto, desde que este tipo de solo seja adequado para a instalação da placa, e todos os cálculos sejam feitos com alta precisão.

A base da laje não tem costuras, pelo que, quando o solo se move, mantém a fiabilidade e a solidez.

Muitas vezes, entre as vantagens de um sistema de fundação monolítico, há uma pequena quantidade de terraplanagem. Esta afirmação é verdadeira quando se trata da base típica da placa. No entanto, em alguns casos, é necessário aumentar a espessura da camada de areia, portanto, é necessário cavar um poço mais profundo, o que leva a um aumento no volume de terraplenagem. Uma situação similar é observada com o porão do dispositivo.

A vantagem do monólito do porão é a facilidade de instalação do piso, devido à capacidade de usar a laje como subpavimento. Se a instalação for realizada de acordo com a tecnologia sueca, que envolve o isolamento da placa, não é necessário nenhum isolamento adicional. Por um lado, isso simplifica o processo de organização do piso; por outro lado, exige uma abordagem responsável e profissional da organização de cada camada da laje.

Os dois últimos fatores causam uma maior velocidade de trabalho. Essa fundação, na verdade, está sendo construída rapidamente. Muito tempo tem que ser pago apenas para amarrar o vergalhão.

Em geral, a fundação de laje é adequada para todos os tipos de edifícios, incluindo formas incomuns. É suficiente cavar um buraco do tamanho necessário e obter a configuração necessária usando cofragens para construir, por exemplo, uma casa com janelas salientes.

Entre as deficiências deste sistema estão a necessidade de atrair equipamentos e equipamentos especiais, o que leva a um aumento nas estimativas. Ao construir grandes edifícios, é problemático fazer uma adulteração de solo de alta qualidade com suas próprias mãos, você deve obter um compactador de gasolina ou elétrico.

O reforço deve ser colocado em um determinado ângulo.portanto, para obter a forma desejada dos galhos, é desejável ter uma máquina especial. Finalmente, a laje deve ser derramada em um único passo sem interrupção, o concreto deve ser alimentado uniformemente por toda a área. Naturalmente, sem um misturador ou bomba de concreto, isso não pode ser feito.

Uma das desvantagens desse sistema é a necessidade de nivelar a área sob o ladrilho. Naturalmente, isso não significa que esse tipo de fundação não seja viável - as diferenças de altura precisam ser niveladas, o que, em alguns casos, pode exigir despesas financeiras significativas. Em alguns casos, é mais rentável recorrer à instalação da base em pilhas.

Uma característica da fundação da laje é que todas as suas partes devem estar uniformemente no chão. Quando aparecem vazios, a confiabilidade de tal construção está fora de questão, o que torna impossível organizar porões sob um monolito. No entanto, isso não significa que ele terá que ser completamente abandonado. Este problema é resolvido organizando um poço mais profundo e fazendo uma adega diretamente na laje.

É impossível chamá-lo de menos, uma característica - a necessidade de planejar cuidadosamente as formas de colocar e distribuir as comunicações no estágio de planejamento.Isso se deve ao fato de que a maioria das comunicações é colocada na espessura da placa. Se ocorrer um erro ou o desejo de mudar alguma coisa, será problemático.

A desvantagem deste tipo de sistema é o alto custo de instalação. Isso se deve à necessidade de preencher uma grande área com concreto, bem como um aumento no número de reforços necessários em comparação ao número da base da tira.

Espécie

Existem várias variedades da base monolítica.

  • Ribbon. É uma laje de concreto armado, que é montada ao redor do perímetro do prédio, bem como sob as estruturas de parede de suporte dos objetos. Este sistema é adequado para solos com capacidade média de suporte.
  • Laje Monólito de concreto armado, derramado sob toda a superfície da casa. Na forma clássica é uma única placa sem costuras. No entanto, há também uma versão desmontável montada a partir de partículas. Em contraste com o monólito, essa estrutura tem uma capacidade de carga menor, portanto, não é recomendada para edifícios residenciais. Adequado para solos fracos propensos a flutuações sazonais, bem como em áreas propensas a terremotos.
  • Pile grillage. É uma fundação de concreto, escavada no solo e conectada entre si por uma única placa.

Apesar do fato de que todos esses tipos de bases têm uma placa de base, o monolítico é geralmente entendido como a base da laje (a segunda opção na lista).

Finalmente, as fundações monolíticas também incluem fundações monolíticas para sinais de trânsito, designadas FM 1. Elas são bases redondas de concreto armado.

Dependendo do tipo de fundação, a laje é de dois tipos.

  • Profundidade rasa É imerso no solo por não mais de 50 cm, o que requer uma "almofada" de areia espessa para nivelar o inchaço do solo. A base rasa é usada principalmente em solos não-rochosos para pequenos edifícios com paredes feitas de madeira ou blocos de construção leves.
  • Recesso A profundidade da colocação da laje pode chegar a 150 cm.A profundidade exata da cama é determinada pelo ponto de congelamento do solo - a fundação deve ser 10-15 cm mais profunda do que o ponto de congelamento e, ao mesmo tempo, confiar em camadas sólidas.

Esta última condição é primordial, isto é, se o nível de congelamento estiver a uma profundidade de, por exemplo, 1,2 me as camadas sólidas estiverem a uma profundidade de 1,4 m, então a placa é colocada a uma profundidade de 1,4 m.

Geralmente usado na construção de objetos maciços na laje ou edifícios acima de dois andares.

Dispositivo

Como já mencionado, a fundação laje não requer muita profundidade, sob ele cava uma pequena profundidade do poço de tamanho correspondente à laje. Em seguida, o fundo do poço é preenchido com uma camada de terra compactada, que é adicionalmente esmagada e nivelada.

A próxima camada é uma "almofada" de areia, que ajuda a distribuir a carga de maneira correta e uniforme. As características do material (pequenos grãos de areia) impedem que a base se incline e caia, assim como nivelam os efeitos do levantamento do solo. A areia limpa também pode ser substituída por uma mistura de areia e cascalho ou várias camadas de cascalho de diferentes frações.

No topo da camada de areia são colocados geotêxteis que desempenham função de reforço e impermeabilização.

Se você se recusar a usar este material, então você deve estar pronto para um rápido assoreamento da camada de areia, especialmente durante a construção em solos saturados de umidade. Dependendo das características do solo e do objeto, os geotêxteis podem ser empilhados em várias camadas.

Há também a opção de pré-impermeabilização, quando a instalação de geotêxteis é realizada imediatamente pelo poço - é colocado diretamente no solo compactado. Sobre ele, o "travesseiro" de areia fica lá dentro. Uma versão similar do dispositivo é relevante para solos pantanosos instáveis. Em alguns casos, os geotêxteis podem se encaixar entre as camadas de areia e cascalho. Normalmente, cascalho ou cascalho grosso é derramado, e geotêxteis em que a areia é derramada são colocados no topo. Para a estabilidade da camada inferior de cascalho, uma certa quantidade de areia também pode ser despejada sob ela. Esta tecnologia de construção permite uma melhor drenagem do local sob a fundação.

A próxima camada nem sempre é colocada mesmo construtores profissionais por causa do desejo de reduzir a estimativa e acelerar o tempo de instalação. No entanto, isso não significa que essa camada não tenha sua própria funcionalidade. Esta é uma fina camada de concreto, cuja solução é derramada sobre as balizas. A pré-concretagem permite alcançar o nível ideal e, portanto, a precisão da geometria de toda a estrutura. Além disso, a camada de concreto é mais fácil de manter o isolamento e impermeabilizar o piso.

A próxima camada está acabando com a impermeabilização, que é realizada usando materiais betuminosos laminados. Eles são colados ou fundidos em várias camadas e sobrepostos. O mastique de betume pode ser aplicado sob a camada de material de teia.

Depois de realizar trabalhos de impermeabilização, é montado monolito de concreto armado. Reforço padrão é conduzido em 2 níveis com entrelaçamento por meio de elementos de reforço verticais.

Quando derramar, deve-se tomar cuidado para assegurar que cada lado da rede de reforço esteja completamente coberto de concreto, cuja largura nesses locais seja de pelo menos 5 cm, o que impedirá a penetração de umidade pelo método capilar e protegerá o metal da destruição.

Em alguns casos, o esquema típico de uma fundação monolítica pode variar. Assim, com a coincidência do nível do concreto com a linha do solo, recorreu-se ao aumento da espessura da chapa ou ao uso de enrijecedores. Ambos os métodos permitem que você proteja o concreto da umidade, mas o primeiro custará muito mais. A este respeito, mais frequentemente recorrer à instalação de reforços, que são despejados sob as paredes internas e de suporte de carga.Além de proteção contra umidade, este projeto permite que você organize um porão em uma base de concreto armado monolítico.

Para dependências, você pode usar a fundação pré-fabricada de placas. Não é uma placa monolítica, mas é montada a partir de "quadrados", que se encaixam bem na base preparada. Este projeto é caracterizado por uma instalação menos trabalhosa, porém, é inferior a uma contrapartida monolítica em sua confiabilidade e, portanto, não é recomendada para instalações residenciais.

Cálculo

A construção de qualquer fundação começa com cálculos preliminares, que fazem parte da documentação do projeto. Com base nos dados obtidos, são obtidas informações sobre os tamanhos e características de cada elemento de base, um plano para o “bolo” da placa é elaborado, a espessura de cada camada é selecionada.

O indicador mais importante da resistência estrutural é a espessura do monólito. Se for insuficiente, a fundação não terá a capacidade de carga necessária. Com espessura excessiva, há um aumento não razoável na intensidade de trabalho e nos custos financeiros.

Cálculos corretos podem ser feitos apenas com base em levantamentos geológicos - análise do solo. Para isso, os poços são geralmente feitos em diferentes pontos do local, a partir dos quais o solo é coletado. Este método permite determinar os tipos de solo presentes, bem como a proximidade das águas subterrâneas.

Cada tipo de solo é caracterizado por uma resistência variável à carga, o que significa quanta pressão (em kg) pode ser uma base para uma unidade específica de área do solo (em cm). A unidade é kPa. Por exemplo, a resistência variável de brita e cascalho de uma grande fração à carga é de 500-600 kPa, enquanto que para solos argilosos esse valor é de 100-300 kPa.

No entanto, os cálculos devem ser feitos com base nos valores não da resistência específica do solo, mas da pressão específica sobre um determinado tipo de solo. Isto deve-se ao facto de, com uma ligeira resistência, a fundação afundar no solo. Se a pressão é insuficiente, é impossível evitar o inchaço do solo sob a fundação e sua deformação.

Os valores da pressão ótima são constantes, eles podem ser encontrados em SNiP ou acesso livre.A pressão específica é medida em kgf / cm kV e é individual para diferentes tipos de solo. Por exemplo, a argila plástica tem uma pressão específica de 0,25 kgf / cm kV, enquanto o mesmo indicador de areia fina é de 0,33 kgf / cm kV.

Curiosamente, se compararmos os dados da tabela de resistividade e pressão dos solos, verifica-se que a segunda tabela (pressão) conterá menos tipos de solo. Assim, disto o cascalho e a pedra esmagada "terão desaparecido". Isto é explicado pelo fato de que a fundação da laje não é a única opção possível para a construção deste tipo de solo. Talvez, seria mais racional usar uma contraparte de fita.

Os fatos acima indicam a necessidade de calcular a carga total do monólito, que atua no solo. Conhecendo este indicador, será possível tomar uma decisão sobre aumentar ou diminuir a espessura do monólito, e também (se não for razoável reduzir a espessura da laje) usar materiais mais leves para suportar estruturas de parede. Por exemplo, em vez de tijolos mais pesados, use blocos, erguendo paredes de concreto aerado.

O ideal para a maioria dos edifícios é uma espessura monolítica de 30 cm.A capacidade de suporte da estrutura, neste caso, será suficiente, e o projeto - custo-benefício.

Se no decorrer dos cálculos se torna óbvio que a espessura requerida da base excede 35 cm, faz sentido considerar outras tecnologias das bases. Você também pode usar reforços adicionais, o que reduzirá o consumo de material, mantendo a espessura da placa.

Para paredes de tijolo, recomenda-se aumentar ligeiramente a espessura da base - deve ser de 30 cm Para materiais mais leves, espuma e blocos de gás, este valor pode ser reduzido para 20-25 cm.

Depois de obter os dados sobre a espessura requerida do monólito, prossiga para o cálculo da quantidade de solução de concreto. Para fazer isso, de acordo com o desenho, é necessário calcular a altura, espessura e largura da laje e fazer um pequeno estoque de solução de 10% para o número resultante. A marca de cimento não deve estar abaixo de M400.

Preparação

A etapa preparatória pode ser dividida em duas partes - realizar pesquisas geológicas e criar um projeto, preparando diretamente o local para a fundação.

A área precisa ser limpa de lixo, para preparar entradas para equipamentos especiais. Depois deve proceder para a marcação.É realizado por meio de pinos e uma corda. É suficiente descrever o perímetro externo da fundação futura.

É importante garantir que as linhas perpendiculares formem ângulos retos.

Após a marcação (ou mais convenientemente antes dela), a camada superior do solo é removida sob a fundação, junto com a vegetação. O próximo passo é cavar um buraco.

Como construir?

Devido à pequena quantidade de terraplanagem e tecnologia de construção clara, a organização de uma fundação monolítica pode ser feita à mão. Verdade, sem o envolvimento de equipamentos especiais ainda não pode fazer.

Instruções de instalação passo a passo são apresentadas abaixo.

  • Preparação do local, marcando a localização da futura fundação.
  • Execução de trabalhos de escavação - escavação de um poço de fundação. É mais conveniente fazer isso com uma escavadeira. A profundidade do poço deve ser suficiente para acomodar todas as camadas do "travesseiro", bem como parte do monólito. Não podemos esquecer que a outra parte (10 cm é suficiente) deve subir acima do solo. As paredes resultantes e a parte inferior do recesso devem ser mecanicamente alinhadas.

A profundidade do poço corresponde ao desenho e é determinada pelas características do solo e do edifício.Por exemplo, em solos altamente móveis, recorreu-se à organização de uma laje embutida, portanto, o poço está cavando mais fundo. Ações semelhantes são realizadas se você precisar de um porão ou porão.

  • A vala preparada é coberta com geotêxteis. O material é colocado sobreposição de peças. Evitar sua propagação sob o peso da “almofada” permite o dimensionamento das juntas com uma fita resistente à umidade. Geotêxteis são colocados no fundo e nas paredes do poço.
  • Adormecer no poço de areia ou entulho.

Se areia é usada, ela é imediatamente preenchida com uma camada incompleta. Em outras palavras, toda a espessura da areia é preenchida em vários estágios, mas ao mesmo tempo uma camada deve preencher imediatamente toda a superfície do poço. Se ignorarmos essa recomendação e imediatamente preencher todo o volume de areia, seu peso será distribuído de forma desigual.

  • Simultaneamente com o enchimento da camada arenosa, é realizada a organização do sistema de drenagem, graças à qual o excesso de umidade será removido do monólito. Uma trincheira é cavada ao redor do perímetro do poço, na qual um tubo de plástico é projetado, projetando um canal de drenagem.Seus elementos individuais são montados em um único sistema, que está localizado em um ângulo para remover a umidade no local designado para isso. As perfurações são feitas no tubo e o espaço ao redor é preenchido com entulho.
  • Vamos voltar para a “almofada” de areia, cuja espessura deve ser de pelo menos 20 cm, após o preenchimento a camada é comprimida, e o nível da camada deve ser verificado o tempo todo. Isso ajudará a fazer alguns pinos, marcados em pontos diferentes dentro do poço.
  • A próxima camada (com cerca de 15 cm de espessura) é preenchida com entulho, que irá drenar a umidade debaixo da laje. Ele também deve ser socado, observando o nível horizontal da camada.
  • Após o aterro de entulho, inicia-se a construção da cofragem lateral, que deve ser bastante durável, pois terá cargas significativas. Ao isolar a laje em torno do perímetro, a cofragem é feita não removível de placas de espuma de poliestireno de alta rigidez. Em outros casos, cofragem removível de tábuas ou compensado.
  • Para reduzir os riscos de penetração de umidade na camada de concreto, uma membrana de polímero é colocada sobre os escombros. Ele também se sobrepõe, é importante colocar a membrana do lado direito para os escombros.A membrana é colocada com uma sobreposição e na cofragem.
  • O próximo passo é inserir uma betonilha de concreto, que normalmente tem de 5 a 7 cm de espessura.
  • Depois que a fundação de concreto ganhar força, você pode prosseguir para terminar a impermeabilização. Para este fim, a superfície da mesa é coberta com um primer de betume, que permite melhorar as qualidades adesivas dos materiais. Em seguida, prossiga para a fusão do primeiro material de rolo para impermeabilização em base de betume. Depois que a primeira folha é colada, a próxima folha é colada da mesma maneira sem lacunas. Normalmente a impermeabilização é colocada em 2 camadas, enquanto é importante colocar a segunda com um deslocamento de modo que as juntas da primeira camada não coincidam com as costuras entre os materiais da segunda camada.
  • Após a impermeabilização, proceder ao isolamento da fundação, que é geralmente usado material de espuma de poliestireno placa. Tal como acontece com a impermeabilização, o isolamento é colocado em várias camadas com um deslocamento. Placas de poliestireno têm uma espessura diferente, no entanto, onde uma camada espessa é suficiente para alcançar o desempenho térmico desejado, é melhor usar duas placas mais finas.
  • O próximo passo é o reforço.Não pode ser colocado diretamente no isolamento, deve ser colocado sob os tijolos de armação de reforço ou usar pernas especiais. Entre a camada de reforço e o isolamento deve permanecer um espaço de pelo menos 5 cm.O torneamento não deve ser soldado, ele é conectado por fio.
  • Colocando as comunicações, porque depois de encher o chão isso será impossível. Se um piso quente é organizado, os tubos estão ligados à caixa de metal. Ao mesmo tempo, são montados coletores que conectam todos os canos. Você deve certificar-se de que todos os condutores estão sob pressão, isso ajudará a identificar rapidamente o buraco em caso de danos durante o vazamento.
  • O estágio final é o derramar da mistura de concreto, diante da qual a qualidade da fôrma é cuidadosamente verificada mais uma vez. Não deve ter lacunas através das quais o concreto possa fluir. A solução deve ser derramada de uma só vez em toda a área. Para alinhar a camada usando bombas ou esfregões de madeira. O uso de estacas vibratórias é obrigatório, o que eliminará a aparência do ar na espessura da solução. Depois disso, a superfície é igual à regra e deixada para "descansar" até que a força seja estabelecida.

Eliminar o impacto negativo do meio ambiente no concreto solidificado permite sua proteção com material de cobertura. No inverno, o cabo de aquecimento é colocado sobre toda a sua superfície. Além disso, no processo de fundição a temperaturas negativas, recomenda-se adicionar impurezas especiais para o concreto, acelerando o processo de fixação, e também para usar escudos de aço com função de aquecimento para a cofragem.

Em caso de calor forte, é necessário evitar que a superfície do concreto seque, portanto, é periodicamente umedecido nas primeiras 1,5 a 2 semanas após o vazamento.

Você aprenderá mais sobre os recursos da construção de uma fundação monolítica assistindo ao seguinte vídeo.

Dicas

Um dos fatores que afetam a força do monólito é a qualidade do reforço. O número de níveis de reforço é determinado pela espessura da laje. Se uma laje com uma espessura de no máximo 15 cm for usada, um nível de reforço é suficiente, e as barras de aço são amarradas com arame e colocadas exatamente no centro da base.

Quando a espessura da laje de 20 cm é usado reforço de dois níveis. A distância entre os elementos de reforço, em média, é de 30 cm.

Em áreas não sujeitas a cargas constantes e altas, é possível colocar barras com um grande passo. Da borda da laje até a borda da gaiola de reforço, deve-se deixar 5 cm de cada lado.

A resistência e a durabilidade da placa dependem em grande parte da qualidade do concreto.

Deve atender aos seguintes requisitos:

  • indicadores de densidade - na faixa de 1850 - 2400 kg / m3;
  • classe de concreto - não menos que B-15;
  • grau de concreto - não menos que M200;
  • mobilidade - P3;
  • resistência ao gelo - F 200;
  • resistente à água - W4.

Quando a auto-preparação da solução, em primeiro lugar, deve prestar atenção à força da marca de cimento. Recomenda-se escolher a sua marca para cada tipo de solo, bem como com base nas características estruturais do edifício. Assim, em solos fracos para edifícios pesados ​​(por exemplo, com paredes de tijolos), recomenda-se o cimento M 400. Para casas de concreto com espuma, o cimento com força de marca M350 é suficiente para concreto de madeira M250 e para casas de estrutura M200.

Finalmente, é importante como o concreto é alimentado e fundido. Não é recomendado fornecer concreto a partir de uma altura de mais de 1 m, e também movê-lo a uma distância de mais de 2 m (é necessário mover periodicamente o misturador de concreto ao redor do perímetro e também usar uma bomba).O recheio precisa de ser feito durante uma sessão, não se recomenda preencher em sítios, é ótimo - em camadas.

Quando o nivelamento, bem como no momento da solidificação da camada de concreto, é inaceitável andar sobre ele, porque ele viola a estrutura do reforço e leva à solidificação desigual da camada de concreto.

As condições ideais para a cura do concreto são: temperatura - pelo menos 5 ° C, nível de umidade - pelo menos 90-100%. Para proteger o concreto neste estágio, você pode usar polietileno ou lona regular. É importante que o material de cobertura se sobreponha e as juntas sejam coladas. Caso contrário, o sentido de tal proteção não será.

O pacote de proteção ideal é aquele em que o material cobre não apenas a camada de concreto, mas também a cofragem, e suas bordas são fixadas no chão com pedras ou tijolos.

      Quando o concreto é irrigado, é necessário distribuir a umidade e não o fluxo. Para evitar a formação de ranhuras em uma nova camada de concreto ajudará a colocar na superfície de serragem ou estopa, que são fechados com um filme. Neste caso, a água é vertida sobre serragem ou estopa, uniformemente absorvida no concreto.

      Comentários
       Autor
      Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

      Sala de entrada

      Sala de estar

      Quarto