Recomendações para a seleção e instalação de parafusos de fundação
Durante a construção ou revisão, a força e a estabilidade da estrutura que está sendo construída são fundamentais. Através do uso de parafusos de fundação, é possível apertar firmemente as colunas de suporte no edifício, bem como fixar com segurança o equipamento necessário. O princípio de funcionamento de tais fixadores de âncora com base na "âncora".
Apesar do fato de que cada tipo de fundação é um sistema durável e confiável, recomenda-se conectá-la às paredes usando fixadores especialmente projetados. Eles são parafusos de fundação. Eles são inseridos na estrutura antes do concreto ser derramado ou depois dele. Neste artigo vamos descrever em detalhes as nuances de sua instalação.
Características especiais
Na construção, para a fixação de estruturas de concreto armado ou aço à base, são usados fixadores especiais - chumbadores. A sua utilização permite aumentar significativamente a estabilidade da própria estrutura do edifício. Mas também os parafusos de fundação permitem fixar com segurança as colunas de rolamento e outros elementos necessários do objeto que está sendo construído. Seu princípio de operação é baseado no tipo de âncora embutido na construção do próprio material de construção, firmemente preso a ele. É muito importante escolher os fixadores de âncora corretos.
A produção destes produtos de fixação é realizada de acordo com um documento especial. - é conhecido por todos os construtores profissionais GOST 24379.1-80. Batendo nas fundações de um edifício, os parafusos de ancoragem criam uma junta forte que pode suportar cargas pesadas (dinâmicas e estáticas). Mas isso está sujeito à tecnologia de construção. Para garantir tudo isso, na fabricação de materiais aplicados exclusivamente de alta qualidade. Em cima dos parafusos são adicionalmente cobertos com uma camada de zinco, que protege contra influências ambientais.
Espécie
A ancoragem é usada para a construção da fundação de vários tipos. Portanto, esses produtos podem ser diferentes: tamanho, grau de aço, peso e comprimento. Hoje, no mercado interno desse segmento, esses produtos são apresentados de 15 a 5 metros.
Quanto aos tipos de parafusos de fundação, eles são classificados em vários tipos.
- Curvo Eles são realizados na forma de uma haste de metal, uma extremidade da qual tem uma forma curva. Externamente, parece um gancho. Pretende instalação no subsolo de betão armado e ligação do equipamento de grande porte.
- Composto Seu comprimento pode atingir vários metros. A estrutura consiste de elementos como uma haste roscada, placa de ancoragem, acoplamento, porca e pino de metal. Estes fixadores são usados no caso em que há necessidade de executar os dois elementos estruturais da mesa. Uma extremidade está no concreto e a outra está enroscada na manga. O diâmetro do parafuso composto é diferente (M16, M20, M24, M28, M30, M36 e outros). Você pode escolher de uma tabela especial.
- Linhas retas O design do parafuso é semelhante a um pino de metal comum. Existe um fio em uma extremidade.Seu comprimento pode ser de 140 centímetros. Uma característica distintiva aqui é o fato de que o parafuso reto pode ser montado em uma fundação pronta. Para sua fixação confiável, é usada uma composição adesiva especial ou cimento.
- Com uma placa de ancoragem especial. O fabrico de tais fixadores baseia-se no atual GOST 24379.1-80. Uma parte do parafuso é fixada antes que a fundação seja justificada. Isso é feito através de soldagem ou conexão roscada. Uma característica deste fixador é o tamanho. Pode atingir até 5 metros.
- Tipo removível. Existe um sistema de ancoragem especial. Com sua ajuda, é realizada uma fixação confiável em uma fundação de concreto armado, tijolo ou pedra. Graças a este fixador, é possível instalar diferentes estruturas de engenharia. O grampo inferior do parafuso é colocado na fundação, e o pino superior com rosca é montado após a conclusão da concretagem.
- Com uma ponta cônica. O parafuso de pinça é montado diretamente na fundação. A área de destino - fixação de caldeiras à parede, móveis e muito mais.Graças à pinça especial do tipo de expansão, encravada durante o aperto, é assegurada uma fixação forte e fiável.
Instalação
Antes de proceder à instalação deste tipo de montagem, é necessário calcular os parafusos necessários de acordo com a documentação do projeto. Isso é feito para determinar seu desempenho. Considere a distância da borda da fundação, bem como a profundidade do buraco. Os parafusos de ancoragem são mantidos devido a características como colagem, suporte e fricção. Quanto à parada, esta é a carga que o fixador assume e compensa devido às suas características estruturais. Carga fornece atrito. Mas a colagem é a compensação dessas cargas devido a "tensões tangenciais".
Mas também vale a pena prestar atenção ao fato de que o tamanho da âncora junto com a profundidade de encaixe não deve ser maior que a altura da fundação em si. Isto é muito importante, caso contrário, no momento de apertar o parafuso, ocorrerá uma violação da fixação. Você não atingirá a confiabilidade necessária de tal ancoragem.A conexão ao fogão deve ser rígida e durável.
Antes de instalar o parafuso na fundação, é necessário realizar sua inspeção visual para possíveis defeitos na estrutura.
Ancoragem não é um procedimento complicado. Isso pode ser feito de forma independente, sem o envolvimento de uma equipe de profissionais.
No entanto, para isso, você precisa seguir várias regras básicas.
- Completamente estudar o plano do canteiro de obras e determinar a localização exata para a instalação de chumbadores.
- Controle a profundidade de imersão deste anexo na fundação já formada. Não deve ser maior que sua espessura.
- Certifique-se de considerar a distância entre os fixadores adjacentes. O cálculo é bem simples: esses são dois valores da profundidade de incorporação.
- Os parafusos de fundação devem ser estritamente verticais.
- A formação do bloco deste tipo de anexo. Depois que o concreto estiver completamente seco, é necessário prender todas as extremidades dos parafusos com uma chapa ou placa de ferro com furos pré-perfurados. Devido a isso, a confiabilidade de toda a estrutura será alta.
- Se você fixar fixadores de âncora antes de encher a fundação, então também vale a pena calcular antecipadamente sua localização mais precisa de acordo com o projeto do edifício.
Dicas
Se você duvida de suas habilidades, então a instalação de chumbadores é melhor confiar a esses profissionais em seu campo. Isso não só irá poupar sua força, nervos, tempo, mas também dinheiro para a reparação de toda a estrutura.
Se você quiser escolher a ancoragem da mais alta qualidade, então, para isso, você deve levar em conta as seguintes características principais:
- a carga que o parafuso é capaz de suportar;
- comprimento requerido;
- tipo de anexo, com base nos recursos de design da fundação;
- tipo, força e estrutura da própria base;
- a distância entre os buracos;
- incômoda e design de volume que você precisa para pendurar.
Se você tem um design removível, o reforço da âncora é montado antes da concretagem. Studs são instalados na conclusão da fundição da fundação. Quanto ao tamanho do fixador, ele é selecionado com base no peso e tamanho da própria estrutura. Quanto maior, mais tempo o parafuso de ancoragem deve ser. Seu tamanho sempre pode ser determinado com base na marcação. O primeiro dígito aqui mostra o diâmetro externo, o segundo - o diâmetro interno e o terceiro, o comprimento total.
Quanto à instalação de chumbadores, é o mesmo em todos os lugares. A exceção é o hardware da unidade. Não há necessidade de virar a porca e martelar a âncora com um martelo.
Recomendações para a fundação e instalação dos parafusos fundamentais no próximo vídeo.