Esmaltes de piso: classificação e escolha
O piso desempenha um papel enorme no interior da habitação, mas com o tempo pode perder o seu apelo original. Para atualizar os andares e dar-lhes uma nova vida, existem muitas maneiras, a mais popular delas é a pintura com esmalte. Hoje, o mercado de construção é representado por uma enorme variedade de tintas, que diferem entre si não apenas em preço, mas também em características.
Características especiais
O esmalte, que é usado para pintar pisos, é uma suspensão que consiste em coloxilina, resina alquídica e solventes orgânicos. É adequado para uso interno e pinta perfeitamente qualquer superfície.
As características do esmalte do piso incluem os seguintes pontos:
- alta resistência a mudanças de temperatura: suporta temperaturas de -12 a +60 С;
- proteção contra umidade;
- a possibilidade de polimento e moagem;
- facilidade de uso: a tinta seca rapidamente, é aplicada em uma camada uniforme e dá à superfície uma textura fosca ou semi-fosca;
- uma enorme seleção de cores;
- transporte disponível.
Para melhorar as propriedades do esmalte, os pisos antes da pintura devem ser completamente limpos de sujeira., remova a escala e o pó. Se você pretende pintar em superfícies de madeira, elas são pré-polidas, preparadas e secas. Além disso, o trabalho pode ser realizado apenas em uma área bem ventilada - isso ajudará a evitar o acúmulo de odor prejudicial e acelerar o processo de secagem.
Espécie
O esmalte é feito de uma variedade de cargas, que são combinadas com pigmentos e vernizes coloridos.
Dependendo dos componentes que compõem a tinta, há misturas de água e base orgânica.
Além disso, o esmalte pode diferir em sua estrutura: é dividido em primer, martelo, acrílico, nitro-esmalte, poliuretano e alquídico. Para pintar pisos, muitas vezes, escolha os seguintes tipos de esmaltes:
Alquídico
Alquídico É feito de vernizes pentáftálicos e alquídicos com a adição de chips antissépticos e de mármore. Este esmalte é dissolvido por “espírito branco”. O agente corante possui características técnicas elevadas, que incluem elasticidade, resistência à água e durabilidade. Misturas alquídicas também não têm medo de mudanças de temperatura, elas mantêm sua cor original por um longo tempo, portanto, são ideais para acabamento de pisos em várias salas.
Poliuretano
Poliuretano. Este corante contém muitos aditivos e tem boa adesão. Pode resistir não apenas à baixa temperatura, mas também ao estresse mecânico.
O esmalte de poliuretano, como regra, é usado para pintura de pisos de concreto, bem como revestimentos em garagens e armazéns.
A tinta semibrilho é extremamente popular. - Protege os pisos da abrasão e exposição a produtos químicos.
Acrílico
Acrílico. É uma mistura universal inodora que forma uma camada elástica na superfície do revestimento, impedindo que a superfície tratada seja danificada.
Os esmaltes de secagem rápida PF-266 merecem atenção especial - eles não desbotam ao sol, são resistentes à umidade e são facilmente aplicados no piso com um pincel.
Esta tinta é produzida em uma paleta de cores diferente. Para pisos em apartamentos e casas recomendados esmalte castanho-dourado PF-226. Ela originalmente enfatiza a beleza natural da madeira e preenche o interior dos quartos com uma atmosfera acolhedora.
Fabricantes
Hoje, o mercado de construção é representado por uma gama chique de esmalte de piso, com cada fabricante tentando fazer seus produtos o mais alto possível e acessível. Bem comprovada Pintura VGTque é projetado para trabalhos internos e externos.
Ele pinta perfeitamente o piso de madeira e concreto, dá-lhes uma bela textura e brilho.
Além disso, este tipo de material de acabamento é caracterizado pela alta resistência à luz, à água e à precipitação.
Feedback positivo recebido e produção de esmalte Lacra. Devido às suas propriedades universais e adesão duradoura à superfície, a tinta é amplamente utilizada em pisos.
É fácil de aplicar na base, resistente a água e soluções químicas, não requer solventes adicionais.
Para pintar um piso de cimento, concreto ou madeira com alta qualidade, ele deve primeiro ser completamente limpo, desengordurado e coberto com um primer acrílico. O acabamento pode ser aplicado apenas em revestimentos secos.
Atenção especial também merece produção de esmalte "Prestige" e "Tex". Geralmente é escolhido para pintar pisos de madeira. O esmalte decora lindamente a madeira, dando-lhe uma textura e relevo incomuns. Além disso, esta tinta é produzida em vários tons e seca rapidamente.
Como escolher?
O esmalte é considerado um agente corante ideal para pisos, pois permite que você atualize sua aparência e proteja os fundamentos contra efeitos negativos e danos mecânicos. Mas para que o chão pareça bonito no final da pintura, é importante escolher o tipo apropriado de esmalte, que depende do tipo de superfície.
Para um piso de madeira, muitas vezes escolher esmaltes em uma base de acrílico, óleo e alquídica. A superfície da árvore precisa de uma boa preparação. Para fazer isso, ele é nivelado e coberto com um primer de proteção.
Na observância de todas as tecnologias da pintura tais esmaltes preservam perfeitamente a estrutura do material natural e originalmente transformam o interior de um quarto sem exigir grandes despesas financeiras.
Os pisos das tábuas são frequentemente pintados com esmalte de óleo, pois é barato e impregna bem a matriz.No entanto, essa composição seca por muito tempo e tem um odor forte, portanto o trabalho colorido deve ser feito em uma sala ventilada. Para salas em que há uma grande multidão de pessoas, recomenda-se escolher a tinta de poliuretano, pois os pisos precisam de proteção contra arranhões, arranhões e danos.
Tal esmalte não requer renovação por 5 anos.
Quanto aos corantes acrílicos, eles não dão à árvore um brilho brilhante e impedem a formação de fungos e fungos. Este tipo de esmalte é muito popular porque tem um espectro de cores chique e é caracterizado pela alta qualidade. Na maioria das vezes, misturas acrílicas são usadas para pintar revestimentos em supermercados, shoppings e lojas.
Às vezes, em áreas de convivência, há pisos de concreto. Eles são considerados duráveis, mas para prolongar sua vida útil, é necessária proteção adicional contra abrasão e umidade. Além disso, o concreto pode rachar e estar sujeito a danos mecânicos.
Para evitar isso, os mestres recomendam a pintura de concreto para a obtenção de esmalte epóxi e acrílico.
Ao mesmo tempo, o corante acrílico prevalece sobre a variante epóxi, já que após sua finalização o piso torna-se brilhante e bonito.
Os revestimentos de concreto precisam ser pintados em duas camadas, portanto, é necessário prever esse fato quando for comprar esmalte e comprá-lo com uma pequena margem. Um bom corante para concreto também será uma mistura de epóxi, pois pode suportar mudanças de temperatura. No entanto, esse material é produzido em uma pequena variedade de cores.
O que e como pintar um piso de madeira, veja o seguinte vídeo.