Fechadura de encaixe para a porta: características de escolha e instalação
Mortise Locks são os dispositivos mais populares que protegem vários objetos e residências privadas de intrusos. Esses mecanismos ganharam fama merecida em todo o mundo, são confiáveis, não estragam a aparência da porta. Travas de mortise também são combinadas com sucesso com outros mecanismos de travamento. Eles estão no mercado em grande variedade. Uma pessoa que está longe da tecnologia, é difícil entender todas as complexidades de sua escolha.
Dispositivo
A folha da porta, feita de madeira maciça, tem excelente resistência, também possui excelentes características de isolamento acústico. Para superar essa barreira não é fácil, portanto, ladrão, para entrar no apartamento, muitas vezes preferem "resolver problemas" com o bloqueio, usando várias chaves mestras.
A trava de encaixe, se instalada corretamente, pode servir como uma proteção confiável contra entrada não autorizada em casa. Muitos acreditam que a violação da integridade da folha da porta ao inserir uma trava a priori viola a força da porta. Esta afirmação é um mito. O dispositivo de bloqueio é uma construção metálica resistente que tem um corpo sólido, pelo contrário, pode reforçar adicionalmente a porta.
Prós e contras
A vantagem do método de instalação da fechadura da porta no final da porta:
- o dispositivo mecânico é protegido de forma confiável contra areia e poeira;
- não estraga a imagem como um todo, a porta permanece plana e lisa.
A falta de travas mortise é que, se o mecanismo for quebrado, você terá que:
- remova-o removendo a folha da porta de suas dobradiças;
- conserte a porta.
Tipos e tamanhos de mecanismos
Existem apenas quatro tipos de eclusas, diferenciadas pelo critério de confiabilidade. O mais popular deles - o terceiro, o mais caro - o quarto. O tipo mais comum é um cilindro, é também um dos mais resistentes ao desgaste. Também muitas vezes usado dispositivos suvaldnye que têm proteção adicional contra a entrada não autorizada em casa. Existem também mecanismos com acionamento elétrico especial.
Travas de cilindros e alavancas são comuns em todos os continentes. Distingue sua alta proteção da possibilidade de abrir com chaves mestras. Um fecho de cilindro interno de perfil estreito, por exemplo, tem um bom recurso - mais de 50 mil ciclos para abertura-fechamento. É fácil calcular que, se a porta for aberta 8 vezes por dia, o mecanismo pode durar um quarto de século. A durabilidade do dispositivo depende das guias, que devem ser feitas de aço de qualidade. Se esta condição for atendida, o mecanismo servirá por um longo tempo sem qualquer interferência.
O bloqueio de nível é considerado um dos mecanismos de travamento mais confiáveis. Os suvalds são placas de formato especial, das quais normalmente existem 3 a 5 peças. Abrir esse bloqueio é possível, se apenas a chave corresponder a um perfil específico.
Nos últimos anos também se tornaram cada vez mais dispositivos especiais de bloqueio eletromagnético. O mecanismo de bloqueio eletromagnético é instalado na porta e conectado à unidade de controle eletrônico. Frequentemente, esses mecanismos de bloqueio combinam-se.Essa unidade de sistema duplo possui um maior grau de confiabilidade. O bloqueio eletromagnético pode, por exemplo, trabalhar em conjunto com o mecanismo de alavanca, o que aumenta significativamente o grau de proteção do ambiente.
Na fechadura mecânica também montou sensores especiais que rastreiam o número de voltas da chave. Também pode haver um imã, que é acionado se o cilindro for parcialmente girado por um ângulo que não corresponda a um determinado parâmetro. Neste caso, existe um dispositivo de travamento especial e, se em poucos segundos a porta não for aberta, os parafusos de travamento funcionarão automaticamente. Eles também fixam a folha da porta. O atacante para encontrar a sua localização no final da folha da porta é muito difícil. Se os parafusos de travamento funcionaram, a chave mestra se torna inútil.
Existem modelos mais caros com dois parafusos, seis ou mais (pode haver até dez no total), eles estão localizados ao longo de todo o perímetro, o que garante um alto nível de proteção.
O número de suvald é diretamente proporcional à confiabilidade do bloqueio. Seis alavancas possuem mecanismos com cerca de um milhão de combinações.Há também proteção adicional, que é feita usando cortes figurados, que são combinados com ranhuras de chave e slots falsos. A vantagem do mecanismo suvaldny é uma proteção fiável contra a quebra mecânica. Tais dispositivos são melhor instalados em portas de metal, então o nível de proteção aumenta ainda mais.
Entre as deficiências, deve-se mencionar que o mecanismo de alavanca possui um orifício de entrada excessivamente grande, o que possibilita “experimentar” com chaves mestras. Há também uma chance de olhar através dela dentro da sala. Os odores desagradáveis penetram através de um orifício de grande diâmetro se a sala estiver adjacente à cozinha.
As fechaduras mortise são frequentemente equipadas com sistemas eletrônicos que podem reconhecer uma tentativa de entrada não autorizada. Em tais circunstâncias, o bloqueio automático da porta ocorre com um mecanismo especial girando em 90 graus. Na fechadura de cilindro, em vez de placas de metal, são usados pequenos nós alongados redondos, lembrando cilindros. Eles são classificados por altura com base em uma determinada combinação. Os dispositivos são bastante confiáveis - mesmo com uma discrepância microscópica entre a localização de um dos elementos, o dispositivo está bloqueado, a porta não abre.
Elementos cilíndricos são fabricados com tolerâncias mínimas, que é a principal característica da qualidade da fechadura. Para portas externas, muitas vezes é recomendado usar um “mix”, isto é, uma combinação de diferentes tipos de travas. Esta combinação aumenta o nível de proteção do proprietário. O número de combinações possíveis de fechaduras de cilindro:
- simples - de 11 a 10 mil;
- média - de 5 mil para 5 milhões;
- complexo - de 5 a 5 bilhões.
O último também pode ser aberto com um cartão especial, é quase impossível cortá-los. As fechaduras eletromecânicas são divididas em três partes:
- persistente;
- agregado familiar;
- econômico.
O primeiro tipo é o mais caro e possui um grande número de níveis de proteção. Essas fechaduras podem ser usadas tanto em cofres de bancos como em apartamentos comuns. Fechaduras mortise são:
- eletrônico;
- código;
- fechaduras inteligentes.
Forma eletromagnética funciona a partir desses dispositivos:
- mecanismo de tipografia;
- cartão magnético.
O mecanismo que garante o fechamento confiável da porta é a presença de 4 a 8 barras transversais. Entre suas vantagens, é importante notar:
- Você pode controlar esse dispositivo à distância;
- instalação fácil;
- As fechaduras podem ser colocadas em qualquer porta.
As travas eletromagnéticas fornecem o grau máximo de proteção proporcionado pela rápida troca de combinações de código, a dificuldade de detectar as vigas principais. Entre as deficiências, é necessário mencionar o alto custo do mecanismo de travamento. Também requer uma fonte de alimentação constante. Nos últimos anos, os blocos inteligentes tornaram-se cada vez mais populares. Uma unidade eletrônica especial que pode ser operada a partir de um celular é conectada a uma fechadura convencional. Os Smartlocks são compactos, confiáveis, com o crescimento de sua popularidade seu preço diminui diretamente proporcionalmente.
Como escolher?
É melhor comprar fechaduras nas lojas da empresa e elas devem estar acompanhadas de todos os certificados de qualidade. É melhor levar fechaduras originais de marca, que recentemente apareceram no mercado. Encontrar as chaves para tais mecanismos é bastante difícil.
Ao comprar em primeiro lugar, você deve prestar atenção ao nível de proteção. Pegue um produto que tenha pelo menos um terceiro nível de resistência ao roubo. O número de combinações nesse caso deve ser grande o suficiente. Também é desejável que o bloqueio possa ser reprogramado.Ao comprar, certifique-se de que ele pode trocar os cilindros (se a trava do cilindro). Um bloqueio de nível para uma folha de porta de madeira é melhor escolher uma espessura média, para uma porta de metal que um mecanismo mais massivo fará.
Como colocar?
Primeiro de tudo, você deve decidir onde o mecanismo em si estará localizado. Por norma, a distância do castelo ao chão não é superior a um metro. O mecanismo é cortado na madeira, que é fornecida pelos fabricantes das portas para esse fim. Não há restrições rígidas para uma porta de metal, você pode instalar um bloqueio em qualquer lugar. O bloco de bloqueio é cuidadosamente medido. Estes parâmetros são transferidos para a folha da porta e colocados com um marcador ou lápis. Então você deve esclarecer o diâmetro da broca, que deve ser um milímetro menor do que o valor calculado. A marca é feita com um marcador na broca, levando em conta a largura do mecanismo. Então vários buracos são perfurados. A área tratada é removida com um cinzel e um martelo. A ranhura deve ser furada até que a fechadura entre nela sem qualquer dificuldade.
Para determinar com precisão o local da larva e do cabo, você deve prender a trava na porta (na maioria das vezes isso é feito em relação ao lado de fora). Depois de determinar os pontos de controle, os furos são feitos. Depois disso, a larva é instalada e fixada com a ajuda de parafusos. Então você precisa verificar o quão bem o mecanismo funciona. Deve funcionar sem dificuldade. Depois que tudo é montado com sucesso, as alças são inseridas, o revestimento é feito.
Tal algoritmo de instalação é apropriado para montar uma trava em quase todas as portas. - de fogo de metal no centro comercial para o carvalho de entrada no apartamento. Além disso, esses dispositivos ajudam a proteger a porta de PVC com uma base de plástico ou perfil de alumínio no interior. Portas de madeira geralmente são vendidas com fechaduras já instaladas, mas às vezes há circunstâncias em que você precisa fazer um trabalho similar com suas próprias mãos. Primeiro, você deve marcar tudo corretamente. A altura deve ser tomada aproximadamente 100 centímetros do chão. Um furo é perfurado, o que excederá ligeiramente o diâmetro da unidade principal (1-2 mm é suficiente).O trabalho baseado no design do corte é feito usando moedores.
Furos separados no local onde deveria haver uma alça e uma larva.
Depois que todas as ranhuras e furos corresponderem ao tamanho especificado, a trava será instalada, protegida e testada. Se não houver perguntas, o mecanismo funciona sem falhas e, em seguida, ele pode ser corrigido completamente. Incorporar o bloqueio - este é um trabalho que exige um mestre de alta qualificação, experiência prática. Também é necessário preparar a ferramenta apropriada:
- roda abrasiva;
- broca;
- Búlgaro;
- cinzel;
- martelo;
- brocas;
- formões;
- chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes.
Na moldura da porta são furos para parafusos (se forem necessários) é muito simples. Parâmetros de barras transversais são tomadas, as marcações são feitas no batente da porta, em seguida, a perfuração é realizada nas marcações. O diâmetro dos furos em 1 mm deve ser maior que o diâmetro do parafuso. Mortise bloqueios perfeitamente ajudam a preservar a propriedade. Para que o dispositivo funcione sem falhas por muitos anos, você deve seguir todas as regras para instalar este mecanismo, montá-lo corretamente e tomar medidas preventivas a tempo.
Como instalar uma fechadura para a porta, veja o próximo vídeo.