Fechaduras para portas de entrada: tipos, classificação, seleção e instalação

 Fechaduras para portas de entrada: tipos, classificação, seleção e instalação

Cada proprietário está tentando proteger de forma confiável seu “ninho familiar” contra a entrada não autorizada de ladrões instalando vários dispositivos de trava nas portas de entrada. Hoje o mercado é representado por uma chique escolha de fechaduras, mas ao escolhê-las, é necessário levar em conta a estrutura do mecanismo, a complexidade de sua abertura e o grau de proteção. Além disso, antes de fazer uma compra tão importante e executar sua instalação, também é importante prestar atenção às características das portas e do local de instalação.

Tipos e suas características

Fechaduras de portas, que são oferecidas em uma enorme variedade de fabricantes nacionais e estrangeiros, têm o mesmo propósito, mas dependendo dos modelos e estruturas de engenharia, elas podem diferir fundamentalmente umas das outras e fornecer um nível diferente de proteção. Por exemplo, à venda, você pode encontrar dispositivos com a presença ou ausência de alças e travas. Os principais componentes de qualquer dispositivo de travamento são o caso, o elemento de travamento e travamento. Além disso, o pacote inclui necessariamente um conjunto de chaves. De acordo com as características de design distinguir os seguintes tipos de dispositivos.

Articulada

Esse é o tipo de trava mais fácil e acessível, cuja classe de proteção é mínima, geralmente é instalada nas portas da frente das dependências. A instalação do produto é rápida e fácil: as orelhas são inseridas nos braços especialmente soldados e a fixação ocorre na posição fixa nas abas. Quanto aos detalhes adicionais de proteção, eles estão faltando. Cadeados são feitos em vários pesos, tamanhos, níveis de sigilo e material do casco.Produtos Plus - uma ótima escolha e o preço mínimo, menos - insegurança.

Sobrecarga

Ideal para instalação em portas de madeira e metal, eles são anexados ao interior da faixa. Devido a isso, o mecanismo do dispositivo se move o mais longe possível da parte externa da folha da porta e garante maior confiabilidade. Esses bloqueios também diferem em design, segurança e material de fabricação. As vantagens dos produtos incluem facilidade de instalação (até mesmo um especialista iniciante pode facilmente lidar com isso), a possibilidade de abrir a porta a partir do interior sem chave, a instalação não requer amostragem da moldura da porta (em uma tela de madeira). Desvantagens: restrição no uso, a presença de um patamar duplo, com efeito de força nos retalhos, sua divergência é possível.

Mortice

Esses modelos são considerados os mais versáteis, pois a instalação não estraga a aparência das portas e é instalada de forma oculta. Além disso, as fechaduras não são vendidas apenas com uma chave, mas também com uma alça de decoração original, o que facilita a escolha de qualquer design de porta. Mas a principal desvantagem dos produtos mortise é que é difícil montá-los, o trabalho de instalação é volumoso e exigem cálculos precisos.

Dispositivos de bloqueio também podem diferir nos recursos do mecanismo interno. Dependendo dos esquemas deste mecanismo, os bloqueios são dos seguintes tipos.

Parafusos

Eles são os produtos mais simples com baixa proteção. Eles são freqüentemente chamados de rack, porque a parte de travamento se parece com uma barra de metal, decorada com pequenos slots. O parafuso é controlado com uma chave, que deve cair exatamente nas ranhuras da barra. Por via de regra, tais modelos preferem instalar-se nas portas de entrada de instalações não residenciais.

Cilindro

Esses bloqueios são caracterizados por uma construção mais complexa do mecanismo interno, portanto, recomenda-se que sejam instalados em qualquer porta. A principal vantagem dos produtos é a alta proteção e dificuldade de selecionar a chave. A desvantagem é o alto preço.

Unidades de disco

O grau de proteção e confiabilidade de tais bloqueios é determinado pelo número de discos no mecanismo. A abertura da porta ocorre somente quando a exata coincidência de todas as partes internas. Não há desvantagens para esta espécie.

Pin

Tais produtos são conhecidos sob o nome "Inglês" castelo. O princípio do seu trabalho se assemelha muito ao modelo de disco, apenas o mecanismo, neste caso, está localizado dentro de uma larva especial.Apesar do preço acessível, há uma desvantagem nesses bloqueios - a possibilidade de danificar o cofre. Por isso, os especialistas recomendam ainda equipar o sistema com protetores.

Suvaldnye

A principal diferença entre esses dispositivos do pino é que os elementos da trava que trancam a porta são placas. A abertura do mecanismo é realizada quando a protuberância da chave coincide com os cortes nas alavancas. Para proteger a fechadura, placas de blindagem também são instaladas adicionalmente, proporcionando portas com alta resistência a arrombamentos. Não há desvantagens para esses bloqueios.

Elétrico (biométrico)

Eles representam uma visão inteligente especial do mecanismo, o pacote do qual inclui todos os elementos da trava, mas a chave está ausente. O dispositivo está disponível com controle remoto, código ou cartão magnético. Além disso, o produto pode ser equipado com um scanner especial que pode ler linhas nos dedos. A desvantagem das impressões digitais é que você pode facilmente abrir a porta usando fotos dos dedos dos proprietários.

Eletromagnético

Considerado uma das variedades de dispositivos elétricos.A fechadura invisível abre a porta usando um elemento eletromagnético especial, que é controlado pelo controlador. Muitas vezes, tais mecanismos são usados ​​nas portas na entrada das casas quando instalam intercomunicadores. Eles também têm um sensor de fechamento de botão. Ou seja, a chave é equipada externamente com uma placa magnética e dentro dela - um painel com um botão. Para abrir a porta da rua, você precisa de um código especial ou uma chave única magnética, e dentro da sala basta pressionar um botão.

Ao escolher um modelo eletromagnético, também é necessário fornecer outras opções para a proteção da caixa, uma vez que tais dispositivos são desligados e não funcionam na ausência de eletricidade. Esta é a sua principal desvantagem. Para evitar isso, é necessário colocar pelo menos dois tipos diferentes de bloqueios.

Classificação dos melhores fabricantes

Hoje, o mercado impressiona com sua enorme variedade de dispositivos de travamento. Todos eles diferem não apenas em design, peso, tamanho, nível de proteção, mas também no fabricante. Entre as marcas estrangeiras, as seguintes marcas se mostraram bem.

  • Cisa (Itália). Este é o líder mundialmente famoso na produção de fechaduras nas portas de entrada. Além dos modelos padrão, o fabricante também introduziu uma fechadura inteligente e dispositivos eletrônicos que podem ser usados ​​para qualquer tipo de folha de porta. Mais no pacote do produto inclui fechadores, alças anti-pânico e placas blindadas. Todas as fechaduras são caracterizadas por um alto grau de proteção contra roubo, mas seu preço é bastante alto.
  • Mul-t-Lock (Israel). A empresa produz não apenas mecanismos com sigilo confiável, mas também cilindros, máquinas para a fabricação de dispositivos de travamento. Todas as partes móveis e chaves são feitas de material de prata níquel durável, que fornece produtos com resistência a hackers não autorizados e influências ambientais negativas. Os produtos são caracterizados pela alta qualidade e preço razoável.
  • Kale Kilit (Turquia). O fabricante fabrica todos os tipos de cadeados, mortise e fechaduras com um mecanismo de abertura diferente. Fechaduras de cilindros turcos com alarmes e efeitos sonoros ao selecionar uma chave, quebrar ou puxar um cadeado são muito populares. Tais dispositivos podem pagar qualquer família com rendimentos médios.
  • Evva (Áustria). A empresa possui muitos escritórios de vendas em toda a Europa e é especializada na fabricação de fechaduras de cilindros, equipados com sistemas especiais de proteção. Ao instalar esses produtos, você pode ter certeza de que copiar a chave e quebrar a porta é impossível. Além disso, produtos de alta qualidade são baratos e possuem todos os certificados relevantes.
  • Abus (Alemanha). O fabricante em uma enorme variedade produz fechaduras mortis que são duráveis, alta resistência ao impacto e excelente qualidade. Os dispositivos são fornecidos com segurança adicional de perfuração, hacking e knocking out, mas as chaves em todos os modelos não podem ser copiadas.

Atenção especial merece as fechaduras chinesas Xiaomi. Tais produtos são destinados principalmente para habitação, em que o sistema "smart home" é instalado. O dispositivo de bloqueio permite ativar alarmes de roubo, enviar e receber notificações. Há um chip especial nas chaves, cujo código é definido pelo dono da casa ou apartamento. Esta tecnologia moderna é incomparável, mas é muito cara.

Quanto aos fabricantes nacionais, empresas como “Mettem”, “Polyvector” e “Elbor” receberam boas críticas.Seus produtos são produzidos em uma relação agradável de qualidade e preço. A escolha dos produtos é representada por travas de alavanca e mortise, que podem ser montadas tanto em portas de madeira quanto em portas de metal.

Qual deles escolher?

Para muitos proprietários, o principal problema é encontrar um bom bloqueio nas portas de entrada para um apartamento ou uma casa particular. Antes de fazer uma compra tão importante, você precisa prestar atenção às características dos mecanismos internos. Além disso, vale a pena notar que para portas de metal e madeira podem ser instalados diferentes tipos de dispositivos. Para adquirir bloqueios confiáveis, você deve considerar as seguintes opções.

  • Classe de segurança Produtos com 1 e 2 classes de proteção são considerados os mais fracos e fáceis de quebrar, pois seu design pode ser aberto em minutos. Quanto às fechaduras das classes 3 e 4, são fiáveis ​​e absolutamente seguras, não podem ser abertas mesmo com equipamento especial.
  • Nível de sigilo Indica o número de combinações disponíveis para o mecanismo no bot. Quanto mais eles forem, mais difícil será realizar um hack. Baixa proteção tem 5 mil.combinações, a média é de 1 milhão e alta - mais de 4 milhões. Para portas de ferro, os especialistas recomendam a compra da última opção, já que é considerada a melhor.
  • Local de instalação. Para as casas de campo, é desejável escolher os castelos de fabricantes estrangeiros, uma vez que, em muitos aspectos, excedem as características dos domésticos. Seu custo é alto, mas a proteção é confiável. Quanto aos apartamentos, eles podem pegar o dispositivo mais fácil, isso é devido ao fato de que muitas entradas estão equipadas com portas de metal sólido, interfone, e há vizinhos nas proximidades.
  • A possibilidade de fazer chaves duplicadas. Normalmente, o pacote inclui de 3 a 5 chaves, mas muitas vezes pode mudar, especialmente se houver crianças pequenas na casa. No caso em que a configuração do mecanismo é complicada, é difícil fazer uma cópia da chave e, alternativamente, a trava terá que ser removida, substituindo-a por uma nova. Portanto, comprando produtos, é importante se concentrar não apenas na forma bizarra da chave, mas também na sua praticidade.
  • Custo Muitas vezes, dispositivos baratos atraem com o seu baixo preço, e muitos proprietários, querendo poupar dinheiro, fazem uma escolha a seu favor.Mas há sempre o risco de comprar uma fechadura feita a partir de matérias-primas de baixa qualidade. Antes de comprar, você precisa especificar o tipo de aço, porque o metal de segunda qualidade durante a operação pode causar rachaduras e causar quebra posterior dos suportes e molas.

Dicas de instalação

Recentemente, a maioria dos proprietários de apartamentos e casas prefere instalar as fechaduras nas portas de entrada por conta própria. Claro, esse processo é complexo e requer uma certa experiência, mas se você quiser lidar com isso, todos podem fazê-lo. As seguintes recomendações de especialistas experientes ajudarão os mestres iniciantes nisso.

  • Antes de começar a instalar um novo dispositivo, você deve remover e desmontar o bloqueio antigo, bem como realizar uma marcação precisa. Cortar o buraco é melhor com a ajuda de um moedor com pequenos discos. Ao mesmo tempo, a perfuração deve ser iniciada nos cantos do "futuro retângulo", isso ajudará a tornar o corte uniforme. Como o moedor produzirá apenas linhas verticais, você precisará derrubá-las horizontalmente com um martelo ou cinzel. No final do trabalho, o orifício resultante ao longo das bordas deve ser processado com um arquivo, suavizando cantos e entalhes agudos.
  • Para bloquear não quebrou e serviu muito tempo, deve ser fixado nos parafusos. A instalação deve ser realizada de tal forma que a larva caia exatamente no buraco previamente preparado. Um pino é enfiado no dispositivo e um parafuso é preso.
  • O parafuso descansa firmemente na caixa se for manchado com uma fina camada de tinta à base de água antes de montá-lo.
  • Às vezes, a instalação do dispositivo de travamento não pode ser realizada sem analisar a folha da porta. O processo será especialmente trabalhoso se a folha da porta for de metal. Para fazer o trabalho corretamente e não danificar o parafuso, é importante fazer medições precisas e levar em consideração a localização das guias.
  • Nas portas de entrada nos quartos dos fundos, é melhor instalar os cadeados. Para realizar a instalação na parede de um edifício, é necessário fixar ilhós com antecedência na caixa com parafusos fortes.

Como ajustar?

O principal motivo que faz com que o dispositivo de bloqueio falhe é um problema na porta. Isto deve-se ao facto de, durante o funcionamento prolongado da lâmina, o seu rebaixamento ser possível, além disso, os puxadores das portas e a fechadura podem desgastar-se.Como resultado, o mecanismo interno começa a agir e a língua entra e sai do orifício na moldura da porta. Para eliminar tais problemas, é necessário ajustar o bloqueio.

Para isso, a origem do mau funcionamento do mecanismo é determinada primeiro. Placas de metal são removidas, desmontadas e penetram no interior da fechadura. Em seguida, a chave é inserida e tentativas são feitas para abrir e fechar o dispositivo, observando o que exatamente impede seu funcionamento. Muitas vezes, para ajuste, é suficiente corrigir a coincidência exata da maçaneta da porta e da lingueta da fechadura com o revestimento de metal. Além disso, se a folha da porta tiver sido entregue recentemente e o período de garantia não tiver expirado, você poderá ligar para os representantes do fabricante. Eles vão lidar rapidamente com o problema.

Se a causa do mau funcionamento é a fricção ou o bloqueio dos elementos do mecanismo, recomenda-se lubrificá-los com óleo do motor ou uma composição especial na forma de um aerossol. Depois de cobrir as partes móveis com óleo, você deve tentar girar a fechadura várias vezes, isso ajudará a distribuir melhor o lubrificante.No caso em que a trava lubrificada funciona sem falhas, você pode prosseguir suavemente com a instalação da alça e da barra.

Em alguns casos, você pode notar que o fechamento normal da porta de entrada é dificultado pela falta de comprimento da língua. Este é um pequeno problema e, para eliminá-lo, basta remover o mecanismo de travamento da porta, instalar a junta e colocar a trava no local original. Além disso, o comprimento da língua pode ser ajustado com uma chave de fenda, aumentando o comprimento da saída na maçaneta da porta.

Bastante muitas vezes, quando a automontagem de fechaduras por artesãos inexperientes, o problema da penetração insuficiente do mecanismo de mortise aparece. Como resultado, a barra de metal, colocada na lateral da tela, começa a tocar a própria caixa. Para remediar a situação, você precisa remover a trava, refazer o recesso em profundidade e colocar o dispositivo em seu local original. Um problema similar surge quando há torção insuficiente dos parafusos auto-roscantes que prendem o trilho lateral e o mecanismo de travamento. Neste caso, você só precisa parafusar o suporte.

Como instalar fechaduras para portas de entrada, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto