Como fazer uma porta?
Zonar uma habitação usando uma porta é algo familiar e necessário. Uma porta fechada ajuda a economizar espaço pessoal ou proteger contra o ruído.
Mas às vezes uma sala ou um corredor é tão pequeno que a porta interfere, e em outros casos a porta é tão grande que a folha da porta é incômoda e não há necessidade disso. Em casas com paredes grossas, a porta não parece interessante por causa das largas encostas vazias.
Nesses casos, surge a questão do apelo estético de tal arco, o que significa que precisamos pensar em como arrumar a porta.
Características especiais
Em um apartamento típico, muitas vezes as paredes entre os quartos, portanto, as portas estão localizadas abaixo da junção do teto. Essas paredes são chamadas de portadores. Eles não podem ser movidos ou demolidos.Neste caso, a abertura deve ser cuidadosamente reforçada com vigas.
A situação é mais simples em um estúdio. Rolamento são paredes externas ou aquelas que dividem o banheiro. No resto das partições espaciais pode ser colocado arbitrariamente.
Na casa particular durante a construção já foram identificadas vagas necessárias. Se a casa passar por reconstrução, sua localização também dependerá das telhas do teto, vigas e paredes de sustentação.
- Assim, a primeira característica do desenho das portas será o ajuste às estruturas de suporte.
- A segunda característica está associada à presença ou ausência da unidade da porta na abertura.
- A terceira é com o desejo de mesclar visualmente ou dividir salas vizinhas.
- A quarta característica é uma grande variedade de materiais, formas geométricas no design do espaço sem portas.
- O quinto está associado à falta de necessidade de cuidar da folha da porta no espaço sem portas.
- Sexto - com economia em dinheiro para a compra e instalação da unidade de porta.
- Ao mesmo tempo, nem todas as portas podem ser removidas. E esta é a sétima característica - a necessidade de preservar o espaço pessoal, um banheiro fechado com a ajuda de uma porta fixa.
Isso significa que as portas podem ser equipadas com um bloco de porta ou podem ser livremente percorridas. Deste fator depende da escolha de material e iluminação durante a decoração e decoração.
Decoração
Para fazer uma abertura, use várias opções para materiais de construção e decoração. O primeiro dará uma nova forma, melhorará o espaço, o segundo ajudará a decorá-lo.
- Gesso. É aí que o trabalho bruto começa ao criar uma nova abertura ou reparo de uma existente. Pode ser a base para um revestimento futuro ou pode tornar-se um design decorativo com a ajuda de gesso texturizado.
- Drywall é a base da beleza futura. Com ele, você pode criar qualquer forma, esconder falhas nas paredes e encostas. Folhas de drywall podem ser dobradas de formas inesperadas.
- Painéis de plástico - material muito conveniente e prático das flores mais diferentes. Para sua instalação não precisa de especialistas. Enfrentar é feito rapidamente e facilmente. Sim, e eles exigem cuidados mínimos.
- Tapume. Estabelecer um tal desconto não é difícil, e em termos de dinheiro é uma opção muito econômica.É conveniente para aparar o grupo de entrada com tapume, desde que é fácil de cuidar dele, é resistente à umidade e não congela.
- Painéis de madeira - não menos bonita, mas mais cara. As ripas podem ser horizontalmente, verticalmente, diagonalmente, espinha de peixe. Para maior segurança e beleza da árvore coberta com laca de móveis. Essa decoração ficará linda em uma casa de madeira, onde a própria árvore é um elemento de decoração.
- Painéis de MDF ganhando mais e mais popularidade por causa de sua aparência, baixo custo, facilidade de instalação. Enfrentar esse material pode ser feito de forma independente.
- Pintar. O caminho mais acessível. A maneira mais fácil de trabalhar com tinta acrílica à base de água. Nitro-pintura é aplicada com um aerógrafo (e isso é inconveniente para fazer em uma área residencial). Tinta a óleo é usada cada vez menos. O esmalte dará durabilidade e brilho a uma abertura.
- Estuque de poliuretano é uma grande variedade de molduras, colunas e semicolunas, platibandas para armação de portas e arcos. Peças leves e instalação simples com cola tornam o estuque muito popular. Ele vem em branco, mas é fácil de colorir.
Graciosas sandriks, suportes, ornamentos em combinação com um mosaico farão da porta uma obra de arte.
- Estuque natural - coisas não baratas. Será muito mais difícil trabalhar com ele, já que é muito mais pesado que o poliuretano.
- Pedra artificial ou natural. Em casas particulares no sul da Rússia, onde arenito, rocha de casca, calcário praticamente se encontra sob seus pés, este é um material prioritário. Mas nos mercados de construção você pode comprar pedras de imitação (ardósia, granito, granito, mármore, telhas de clínquer). A escolha mais rica de pedras decorativas ajudará a decorar qualquer parede.
- Papéis de parede de várias texturas e cores - Uma das maneiras mais simples de projetar uma porta. Cobrir a parede das encostas e paredes adjacentes podem quase todos.
- Filme de laminação. A maior variedade de cores e tipos permite que você rapidamente e barata decorar a abertura. Mas as encostas devem ser lisas.
- Cortinas - Uma ótima opção para abertura de folga têxtil. Uma seleção infinitamente grande de tecidos, gama de cores, faixa de preço permitirá que você execute qualquer projeto de espaço interior com uma porta ou sem ela.
Lambrequins pode complementar cortinas ou ser auto-descontar.
- Macrame ou outra tecelagem. Pode ser executado em qualquer cor e qualidade de um thread. Tal quadro pode ser feito do mesmo comprimento ou na forma de um padrão multinível.
- Kisey ou cortinas-pingentes, cortina - Outra opção para o design da abertura. E esta é uma ótima maneira de demonstrar suas habilidades, porque o kiseyu pode ser feito com as próprias mãos. Tal cortina pode ser de bambu, madeira, plástico, contas, contas de vidro, contas, conchas e assim por diante.
Como refinar?
Há muitas maneiras de melhorar as portas interiores. O principal é escolher o formulário certo.
Existem vários deles:
- retangular,
- trapézio
- arqueado
- pseudoarochnaya,
- assimétrico.
A maneira mais fácil de fazer uma entrada retangular. Se for feito no local de uma porta antiga, o bloco da porta, juntamente com o revestimento e as encostas, deve ser desmontado. Uma abertura sem porta pode ser terminada com qualquer material mencionado acima. Okosyachka aberturas em uma casa de madeira é realizada para fixação confiável de troncos e chapas.
Portanto, suportes adicionais e suportes para os cantos da estrutura podem ser instalados aqui.que pode ser interessante para decorar.
Para entrada trapezoidal, qualquer desconto também pode ser usado. Depois de moldar o trapézio, a abertura terá mais ângulos e, portanto, levará mais tempo para instalar inclinações feitas de materiais duros. E esta é a única diferença séria.
Arcos são diferentes: clássica, elíptica, gótica.
A escolha de uma forma particular depende do estilo e propósito da sala, os materiais desejados para decoração.
- Arco de MDF pode ser comprado em forma acabada. Isso levará cerca de 3.000 rublos. Além disso, cerca de 200 rublos. na espuma de montagem.
- O arco pode ser feito não de uma única folha de MDF, mas de dobor e platbands. Este método permite desenhar uma abertura de qualquer largura. Em termos financeiros, essa é uma opção muito lucrativa. Além disso, tal estrutura é fácil de usar em paredes de tijolos e concreto, já que a espuma é usada para instalação e não em cavilhas com parafusos.
- A placa de gesso arqueada (GCR) é um espaço em branco para qualquer decoração adicional. Nesse caso, você não precisará alinhar a parede na abertura: ela ficará oculta sob o GCR.
- Recomenda-se a aplicação de revestimento de PVC, aquecido com um secador de cabelo para construção ou casa.Isso deve ser feito rapidamente para manter a cobertura intacta. Se você tem dúvidas sobre suas próprias habilidades, então é melhor convidar um profissional.
- Usando materiais macios, é muito mais fácil refinar as formas arqueadas semicirculares.
Construção pseudo-arqueada é um retângulo com ângulos de gesso cartonado arredondado. Esse arco realmente parece mais um retângulo do que um semicírculo.
Placa de gesso ajudará a dar uma forma assimétrica à abertura. Com ele, você pode criar qualquer design: com inserções, rendilhado e qualquer outro.
De frente para a abertura da porta de ferro
Portas de entrada exigem decoração especial. Eles devem ser quentes, não marcantes, resistentes à abrasão, seguros. Isto é especialmente verdadeiro para a porta de metal, como a mais fria.
O MDF enfrenta perfeitamente essa tarefa. O acabamento deste material ajudará a estabelecer o pagamento por conta própria. O levantamento telescópico é considerado a maneira mais fácil devido à facilidade de instalação. É feito sobre o princípio de revestimento: por um lado, é fornecido com um sulco e, por outro - com um pente. Ao inserir um pente na ranhura, você pode fazer uma proteção de qualquer largura.
Outra opção de design - estofamento, por exemplo, leatherette. De antemão, é necessário calcular bem se não impedirá o movimento da própria porta. Além disso, ao criar uma camada espessa pode reduzir significativamente a abertura. Portanto, em salas estreitas para usar esta opção é impraticável.
Mas descontar com um tijolo artificial ou pedra fará a abertura bonita e não roubará espaço. É fácil ficar com as próprias mãos.
O revestimento é ideal para enfrentar o grupo de entrada, pois o folheado é forte e durável.
Tipos de montagens
Dependendo do material escolhido, os tipos de anexo serão diferentes. Na construção moderna, a espuma é usada não apenas como selante, mas também como fixador. Portanto, painéis de MDF, por exemplo, são colocados em espuma. Após a secagem completa, os restos são cortados com uma faca afiada.
Especialistas usam unhas de acabamento para descontar em aberturas de madeira. Sua conveniência reside no fato de que, depois de dirigir, as tampas são praticamente invisíveis no material. Para paredes de tijolos e concreto, é conveniente usar unhas líquidas. Esta substância adesiva é aplicada no lado reverso do material sólido, após o que é fixada na inclinação e pressionada firmemente contra a parede.
Você precisa fazê-lo com cuidado, pois as unhas líquidas se agarram muito rapidamente, e as tiras e painéis são desmontados de maneira difícil.
Os painéis podem ser montados em parafusos. Nas aberturas de madeira primeiro você precisa fazer pequenos furos com uma broca, e só então apertar o parafuso. Caso contrário, a árvore pode rachar. Nas paredes de tijolo e betão terá de conduzir buchas (pré-perfuração de furos para eles), e já nos parafusos parafusos.
O método de fixação mais fácil é uma trava do tipo “bico”. É neste princípio que as platibandas telescópicas estão ligadas. A desvantagem deste método é a separação do próprio invólucro com desmantelamento frequente. Mas a porta é instalada apenas uma vez. E se chegou a hora de seu desmantelamento, isso significa que não é necessário, assim como a guarnição antiga.
Portanto, não tenha medo da perda prematura da aparência do pagamento.
Como nivelar a superfície para o trabalho?
Tendo decidido sobre o material e a forma, você precisa preparar a inclinação para o projeto. Se para a decoração adicional de vários tipos de painéis não é tão importante, então sob o papel de parede, pintura, superfície laminada deve ser perfeita. O alinhamento pode ser feito com gesso ou drywall.
Gesso
Você precisa começar com a remoção da camada de gesso antigo. Quanto melhor este trabalho for feito, menos haverá problemas com a inclinação. Em seguida, você precisa selar os buracos e rachaduras com argamassa de cimento. Pequenos espaços são esfregados com a massa e a distância entre a moldura da porta e a parede é preenchida com espuma de montagem.
No processo de preparação, é necessário remover os montículos de cimento antigo e o excesso de espuma endurecida da parede. Depois disso, a superfície é tratada com um primer, o que aumentará a aderência do gesso e da parede.
As inclinações de reboco podem ser uma argamassa de cimento (cimento, água, areia) ou gesso (cimento, areia, solução de cal). As lojas vendem argamassa pré-fabricada, bem como composição de cimento, que você só precisa adicionar água.
Existem várias maneiras de aplicar a solução na parede, mas com qualquer uma delas para tornar a superfície suave, você precisa instalar balizas verticais. Podem ser ripas que prendem o alabastro ao declive. Depois que as balizas secaram, uma solução é aplicada à parede e nivelada com uma espátula. Para engessar de tal maneira encostas convenientemente verticais, com o teto é mais difícil fazer.Após a secagem completa do gesso é decorado de qualquer forma.
Drywall
Este material pode melhorar as aberturas de qualquer configuração. E esta é a vantagem do GCR. Talvez nenhum outro material possa lidar com a forma assimétrica.
Após selecionar a forma da estrutura, é necessário criar um padrão escalado no papel. Sobre ele em uma folha de papelão ou outro papel duro fazer um modelo de tamanho natural, que é transferido para o drywall parede. O número de cópias depende se o formulário é simétrico.
Em seguida, na porta, coloque o perfil de metal. Para dar ao perfil uma forma arqueada, ele precisa ser cortado com uma tesoura especial para metal a cada dez centímetros. O perfil de metal é anexado à abertura. Para criar o arco do arco, você precisará de um teto GCR - ele é mais fino e pode ser dobrado de acordo com um padrão.
Isso é feito com um rolo de agulha especial. Tábua de gesso cartonado humedecida com água e enrolada com rolo. O tarugo é amolecido, é dado o formato desejado e deixado secar por dez horas.
Após a secagem, todos os elementos do arco são fixados com parafusos auto-atarrachantes à estrutura dos perfis metálicos.Em seguida, usando a fita serpyanka, feche as juntas das folhas, e as ranhuras dos parafusos são esfregadas com massa de gesso. Quando esta camada secar, coloque toda a estrutura e lixe-a com uma lixa. Neste estágio preparatório de trabalho, o design aguarda o acabamento.
Ao criar um design multi-componente assimétrico, pode haver mais detalhes. E nem todo mestre de casa vai lidar com esse trabalho. Para obter um design confiável e de alta qualidade, é melhor confiar o trabalho a profissionais.
Dimensões
A medição mais confiável da porta na qual a porta será instalada deve ser confiada a um especialista. Mas, devido às circunstâncias ou ao próprio desejo, às vezes é necessário medir esse espaço por conta própria.
Como fazer certo:
- Meça a largura, isto é, a distância entre as paredes. Ao mesmo tempo, na abertura da entrada, a largura na porta será menor do que no interior da parede. Além disso, devido a um defeito de construção, a distância em diferentes pontos também pode ser diferente. É importante encontrar o gargalo.
- Meça a altura, isto é, a distância do limiar ao ponto mais baixo da abertura acima da cabeça.
- Meça a profundidade, isto é, a espessura da parede.Isso deve ser feito na parte inferior, no meio e no topo da abertura.
O GOST define as dimensões típicas de portas e aberturas. Você pode vê-los na tabela abaixo. Isso é feito para simplificar os cálculos ao projetar apartamentos. Em casas particulares nem sempre são usados esses tamanhos. Mas neste caso, o projeto da unidade de porta será individual, o que aumentará significativamente seu valor.
Medidas da abertura sem porta são importantes para calcular corretamente a necessidade de materiais. Muitas vezes, um erro de 5 ou mesmo 10 cm não é fundamental, mas quanto mais as medições forem feitas, menos surpresas haverá durante a instalação.
Como transferir?
Movendo a porta - talvez a questão mais difícil. Especialmente se se trata de um apartamento em um prédio de apartamentos.
Para evitar erros fatais, considere o seguinte:
- de que material a parede é feita;
- qual é o layout da habitação;
- é este rolamento de parede;
- como as dimensões da abertura se relacionam com a parede do mancal;
- qual é o estado de sobreposição;
- Qual é a espessura e condição das paredes?
Tendo decidido sobre o projeto, você precisa realizar um conhecimento técnico, em seguida, coordená-lo em vários comitês.Isto é seguido pelo recebimento de especificações técnicas, permissão de projeto e aprovação do próprio projeto. Para resolver todos esses problemas, existem organizações especiais ou o proprietário as resolve de forma independente.
Possíveis opções para a transferência da abertura:
- A porta, tendo os tamanhos padrão, na parede do rolamento. Pode ser perfurado do zero. Como há uma redistribuição da carga nos pisos e paredes, é importante decidir a questão: a passagem anterior permanecerá ou será colocada?
- Opção mais demorada - o arco. Se for serrado em uma parede de concreto, uma tecnologia mais sofisticada é usada na parede de tijolos, que somente um profissional pode manipular.
- Uma ligeira mudança ou alargamento da abertura no mesmo local é a opção mais segura. O jumper aumenta ou muda. Desnecessário parte da passagem deve ser revestida com drywall ou colocar um tijolo. Por outro lado, eles cortam parte da parede das dimensões necessárias.
Exemplos e opções de sucesso
O valor deste arco em sua funcionalidade. Este não é apenas um exemplo de design bonito, mas também uma combinação com prateleiras que nunca são supérfluas.
Esta opção de design é possível em quartos amplos com tetos altos.Um exemplo maravilhoso de espaço de zoneamento usando estuque natural.
O uso de materiais modernos manterá essa abertura por muito tempo, e a iluminação embutida ajudará com isso.
O design do grupo de entrada e passagem do corredor no mesmo estilo é a solução perfeita para o corredor. Pedra decorativa ajudará a preservar a aparência.
Este arco de madeira pode ser feito por você mesmo. É perfeitamente zoneamento e destaca o espaço.
Graças à iluminação embutida, essa corneta vítrea tornava a passagem estranhamente bonita.
Apesar das cores incomuns, este arco assimétrico parece ótimo e esconde as dimensões do quarto não-padrão.
O vídeo a seguir é sobre como fazer uma porta com suas próprias mãos.