Revestimento de portas MDF: os prós e contras
O painel de revestimento da porta em MDF é usado principalmente na porta da frente, para torná-lo mais harmoniosamente encaixado no interior do corredor. Este método ganhou grande popularidade devido às muitas vantagens inerentes a ele, no entanto, esta solução tem suas desvantagens.
O que é isso?
Painéis de MDF são placas de serragem comprimida coladas com lignina, que foi separada durante o aquecimento da madeira. Este material é completamente natural e, ao contrário de placas de fibra similares, as placas de MDF são completamente seguras para a saúde.
Recursos de acabamento
Os painéis de MDF permitem que você transforme uma porta de metal comum e chata em uma interessante versão de madeira.
Isto é especialmente verdadeiro nos casos em que o salão é decorado em um dos estilos tradicional ou clássico.
Dependendo do tipo de painéis para o revestimento foi escolhido, este ou aquele efeito incomum é obtido.
Estofamento da porta da frente a partir do interior permite melhor ajuste para o interior, e também contribui para o isolamento. Um entreferro é formado entre os painéis MDF e a estrutura metálica, que para apartamentos em edifícios altos é suficiente para um bom isolamento. Se você precisar deixar a porta mais quente (por exemplo, quando ela leva à rua), o material de isolamento é colocado na abertura.
Voltando novamente ao lado estético da questão das portas em MDF, vale a pena dizer que você pode obter o efeito de não apenas painéis de madeira comuns. Agora inserções de madeira entalhada que terminam o interior das portas são muito populares, adicionando assim preços chiques e altos a elas.
Se você terminar com a ajuda do MDF, não só a porta em si, mas também a abertura sob ela, você poderá torná-la mais precisa e harmoniosamente combinada com a construção da porta. Assim, outro benefício pode ser o efeito da integridade.
Benefícios
Como cada um dos materiais existentes usados para embainhar uma porta, o MDF se destaca com uma série de vantagens:
Ampla gama
Existem vários tipos de revestimentos de MDF, cada um dos quais difere de todos os outros em suas características, incluindo a sua aparência. Assim, é possível criar uma composição absolutamente única, escolhendo um revestimento natural, imitação de madeira valiosa e opções similares.
Longa vida útil. O material é resistente ao desgaste e atenderá seus proprietários por mais de um ano.
O MDF tem uma alta resistência a influências ambientais, como a exposição prolongada aos raios ultravioleta, flutuações de temperatura e efeitos mecânicos.
Inofensividade
Não há compostos prejudiciais na composição dos painéis de MDF (ao contrário do DSP, que contém resinas de formaldeído). A colagem de serragem ocorre devido ao material natural liberado pelo material - lignina. É absolutamente inofensivo e não traz nenhum dano à saúde humana e animal.
Cuidado fácil
Ao contrário da madeira natural, tão semelhante ao MDF, o painel comprimido pode simplesmente ser limpo com um pano úmido para remover poeira ou sujeira mais grave.
Você não precisa comprar um polimento especial ou gastar um esforço extra com cuidado gentil.
Fácil instalação
Apesar do fato de que, quando se trabalha com MDF, todas as ações devem ser realizadas com cuidado e cuidado, o próprio processo geralmente não causa dificuldades. Além disso, você precisa de ferramentas que estão em quase todas as casas, assim você estará livre da necessidade de comprar ferramentas especiais.
As desvantagens dos painéis
Apesar da abundância de vantagens, os painéis de MDF apresentam uma série de deficiências, o que, para alguns, pode recusar os motivos para se recusar a usar este material:
- Baixa resistência ao impacto. Goste ou não, e romper o painel de MDF, caso em que você pode facilmente. A coisa toda está na estrutura do painel à base de madeira: sob a grande pressão diverge e, como resultado, uma cavidade é formada.
Não tenha medo de danificar o painel pressionando imprecisamente ou efeitos inocentes semelhantes. Para quebrá-lo, o golpe deve ser forte o suficiente e focado.
- Inflamabilidade MDF é a mesma madeira, mas em um design diferente. Não é de surpreender que ele queime facilmente. Para evitar um incêndio ligeiro, é aconselhável não colocar painéis deste material nas proximidades da fiação (por exemplo, se a porta estiver praticamente “cingida” por fios).
Espécie
No total, existem três tipos de painéis: folheados, laminados e anti-vandalismo:
Folheado natural
Painel de MDF coberto com verniz natural.
Apesar da semelhança externa completa com a madeira, os modelos folheados são muito mais baratos.
Isto deve-se ao facto de o próprio painel de serradura estar coberto com uma fina fatia de madeira, em resultado do que se obtém tal imitação naturalista.
Ao contrário do que os modelos folheados são os mais espetaculares e ambientalmente amigáveis, existem riscos significativos. Assim, o tipo de painéis de folheado é o mais caprichoso de todos os apresentados, pois não permite a limpeza com água comum, não suporta o estresse mecânico, é facilmente arranhado e não tolera a luz solar. É claro que é mais fácil cuidar de painéis MDF folheados do que de madeira, mas não muito.
Laminado
Painel de MDF revestido com laminação. A laminação ocorre colando um revestimento especial no painel, imitando a cor e, em alguns casos, a textura do material selecionado. Esta opção é a mais barata devido ao fato de ser fácil de produzir e não requer materiais particularmente raros.
Laminação oferece a mais ampla gama de soluções de design, aumenta o nível de isolamento de ruído, bem como é mais resistente ao desgaste do que o verniz, e pode durar várias décadas sem perder a aparência original.
O filme responde bem ao ultravioleta, no entanto, não é capaz de resistir a alta umidade ou a flutuações de temperatura severas.
Anti-vandalismo
Painel de MDF revestido com plástico (anti-vandalismo). A superfície anti-vandalismo é obtida pela aplicação de várias camadas de plástico, o que faz com que o painel de MDF ganhe muitas qualidades positivas adicionais.
Entre eles - extrema resistência a danos mecânicos, boa ou completa resistência a produtos químicos, insensibilidade a temperaturas extremas ou níveis de umidade.
A única desvantagem dessa variedade é seu custo. Nem todas as pessoas estão dispostas a pagar uma boa quantia pelo MDF, mesmo que estejam cobertas por um material tão maravilhoso. Mais deficiências dadas tipo não tem.
Opções no interior
Abaixo está uma galeria de fotos de imagens, mostrando parcialmente uma variedade de guarnições de MDF.
Apesar do fato de a porta em si ser de metal, a porta com painéis de MDF parece harmoniosa com ela. Superfície de painéis bonita atrai a atenção do tradicional, a cor do invólucro é selecionada alguns tons mais leves que as cores da tela de metal.
Na ausência de uma porta interna (segunda) para o apartamento, você pode aparar a porta de entrada com painéis de MDF laminado. Isto trará aconchego ao quarto, ao mesmo tempo permitindo combinar harmoniosamente a estrutura de entrada, que muitas vezes não é muito elegante, com o interior do corredor.
É interessante observar as estruturas das portas, decoradas com padrões complexos, esculturas. Para este modelo, uma cor profunda e saturada é escolhida, o que não distrai a atenção do fio, mas, ao contrário, mostra a profundidade e incomum do desenho escolhido. A porta parece sólida, elegante e cara.
Ao aparar a porta, não esqueça de prestar atenção ao meio ambiente. Assim, a opção parece boa quando a porta inteira ao longo do perímetro também é cercada por um painel de MDF, e não é de todo necessário que os painéis sejam os mesmos. Às vezes é suficiente apenas pegar cores harmoniosas.
Uma porta contrastante simples será um elemento interessante do corredor ou corredor, e os estofados do MDF permitirão um pouco de suavidade de nitidez e adicionarão à sala de conforto. A cor dos painéis é combinada com a cor do corpo do candelabro, que é um movimento de design separado.
Como o mestre bate a porta de metal com painel de MDF pode ser visto no próximo clipe de vídeo.