Fechos em portas corta-fogo: tipos, escolhas e requisitos
As portas corta-fogo têm várias características que fornecem propriedades resistentes ao fogo e proteção contra incêndio. Um dos elementos mais importantes desses projetos é o mais próximo. De acordo com a legislação, tal dispositivo é um elemento obrigatório de saídas de emergência e portas em aterrissagens. Closers em portas corta-fogo não precisam de um certificado separado, ele é emitido completamente para todo o conjunto.
O que é isso?
O mais próximo é um dispositivo que fornece portas com fechamento automático. Tal dispositivo é uma parte bastante importante das entradas / saídas em uma sala com um grande cruzamento de pessoas.Em um incêndio, em estado de pânico, a multidão avança, deixando a porta aberta. Quanto mais próximo, neste caso, vai ajudá-la a fechar sozinha. Impedindo assim a propagação do fogo para as salas vizinhas e outros andares.
No uso diário, o design simplifica o funcionamento das portas. Fechos especialmente convenientes em entradas de acesso. Graças a eles, a entrada para a escada estará sempre fechada, o que significa que nem geada, nem ar quente, nem corrente de ar não penetrarão no interior.
Dispositivos de fechamento automático vêm em várias formas.
- O topo, que é instalado no topo da folha da porta. Este é o tipo mais comum de instrumento. Sua popularidade é devido à facilidade de instalação.
- Piso montado no chão. Não é adequado para folhas de metal.
- Built-in, construído na própria porta.
Como o dispositivo funciona?
A essência da porta mais próxima é bem simples. Dentro dela há uma mola, que é comprimida quando a porta é aberta. Com a sua folha de porta endireitando gradual fecha suavemente e silenciosamente. Há closers que trabalham com alavanca e deslizam com um canal deslizante.
Alavanca de tração inerente aos fechos superiores.Seu mecanismo é uma caixa na qual a mola e o óleo estão localizados. Quando você abre a porta, ela empurra o pistão, então ele é comprimido. Quando a porta se fecha, a mola desenrola e pressiona o pistão. Ou seja, o trabalho ocorre na ordem inversa.
Além da mola, o mecanismo inclui:
- canais hidráulicos que regulam o fluxo de óleo;
- sua seção é controlada pelos parafusos de ajuste, quanto menor ela é, mais lento o óleo flui e a teia fecha;
- engrenagem ligada ao pistão e ao poste de amarração.
Externamente, esse sistema é um trilho convergente e divergente. Nos fechos inferiores e incorporados, localizados com um canal deslizante. Um mecanismo especial é preso à folha da porta que, quando aberta, atua no pistão. Comprime a mola e, quando se abre, a porta se fecha.
Critérios de Seleção
Fechadores de portas de incêndio devem atender a certos requisitos.
Caso contrário, sua instalação será contra-indicada.
- De acordo com os padrões europeus, os dispositivos de fechamento automático são divididos em 7 níveis: EN1-EN7. O primeiro nível corresponde à folha mais leve, 750 mm de largura.O nível 7 pode suportar lonas com peso até 200 kg e uma largura de até 1600 mm. A norma é o dispositivo correspondente à classe 3.
- O mais próximo deve ser feito de material anti-corrosão e resistir a temperaturas na faixa de -40 a + 50 ° C.
- O limite de exploração. O conceito inclui o maior número possível de ciclos (abertura - fechamento) das portas. Normalmente, é entre 500.000 e mais.
- Direção de abrir a folha da porta. A este respeito, existem dispositivos para portas que se abrem para fora ou para dentro. Se a porta tiver 2 folhas, o dispositivo é instalado em ambas. Para a faixa direita e esquerda, existem diferentes tipos de dispositivos.
- Ângulo máximo de abertura. Este valor pode atingir 180 °.
Opções adicionais
Além dos principais indicadores, o fechamento da porta é equipado com um sistema permitindo regular o seu trabalho.
- A capacidade de definir o ângulo de abertura da folha, além do qual a porta não abre. Isso vai salvá-la de colidir com a parede.
- A capacidade de definir a velocidade na qual a porta se fecha até 15 ° e seu fechamento final adicional.
- A capacidade de ajustar a força de compressão da mola e, consequentemente, a força de fechar a porta.
- O tempo para o qual a porta permanece aberta. Esse recurso permite que você evacue rapidamente durante um incêndio, sem segurá-lo.
Além disso, com a ajuda deste recurso, é conveniente transportar itens grandes.
Recursos adicionais incluem a presença de um sensor de fumaça, a sincronização das faixas para portas duplas e a fixação da tela em um ângulo selecionado. O preço dos fechos para portas corta-fogo varia muito, variando de 1000 rublos. Você pode escolher um modelo adequado de fabricantes nacionais e estrangeiros.
Entre estes últimos, a preferência é dada a essas marcas:
- Dorma - Alemanha;
- Abloy - Finlândia;
- Cisa - Itália;
- Cobra - Itália;
- Boda - Alemanha.
O mais próximo é um elemento pequeno, mas importante, no design das barreiras das portas corta-fogo.
Ao comprar um dispositivo, leve a sério. Afinal, a segurança das pessoas e a segurança dos edifícios dependem do seu trabalho.
Você pode descobrir como instalar uma porta mais próxima com suas próprias mãos no vídeo abaixo.