Isolamento térmico de dutos de ar: como ele é arranjado e o que é necessário?
Na Internet, você encontra muitos materiais dedicados à climatização de paredes e tetos, o piso e a fundação, edifícios residenciais e industriais. Mas nem uma única habitação, nem uma única instituição, oficina ou pavilhão de comércio pode ser operada sem ventilação. Portanto, é muito importante minimizar o calor que sai por ele.
Características especiais
O isolamento térmico de dutos efetivamente resolve essas três tarefas principais de uma só vez, se for feito corretamente, como:
- a condensação é impedida;
- custos de aquecimento reduzidos;
- operação de ruído reduzido de equipamento de ventilação.
O fluxo de ar jogado na rua no inverno é inevitavelmente mais quente que o exterior. Onde o duto passa por salas aquecidas, é seguro.Mas todas as áreas na zona fria sem proteção adequada serão congeladas no exterior e cobertas com gelo. À medida que a diferença de temperatura aumenta, o efeito é apenas mais forte. Como resultado, o lúmen do canal de ventilação pode estreitar drasticamente. Durante longos invernos gelados, o duto de ar pode parar completamente de funcionar.
A redução da perda de calor é especialmente importante para complexos de ventilação aquecida. O isolamento ajuda a evitar o resfriamento do ar na abertura, do ponto de aquecimento até a conclusão da sala. Tal movimento é ainda mais importante com um grande comprimento do duto de ventilação ou sua colocação através de salas sem aquecimento. Quanto ao isolamento acústico, em locais silenciosos, o ruído dos sistemas de ventilação pode ser muito desagradável.
Materiais
Os seguintes materiais podem ser usados para dutos de ventilação:
- material laminado;
- conchas cilíndricas;
- produtos em folha, se o duto for retangular ou quadrado.
Mesmo para sistemas quadrangulares, as opções de isolamento térmico de chapas raramente são usadas. A instalação é muito difícil e demorada. Além disso, temos que fazer muitas articulações, inevitavelmente enfraquecendo a estrutura como um todo.Um excelente substituto é o isolamento por rolo. Na maior parte, o isolamento é conseguido em rolos de lã mineral com uma espessura total de 40 a 80 mm.
O formato mais popular é de 50 mm. Só ocasionalmente eles aplicam uma lã mineral mais espessa do que 8 cm, é necessário para a construção de habitações de grande painel, mas não para a construção de um edifício residencial privado. A lã mineral com uma camada externa de folha torna a estrutura mais eficiente e protege-a puramente mecanicamente.
Mas, em qualquer caso, será necessário levar em conta que o algodão gradualmente entra em colapso e começará a desmoronar, e ao trabalhar com ele, é necessário cuidado.
A espuma de polietileno é mais barata porque sua eficiência térmica é menor. Devido à pequena espessura do revestimento de isolamento, o tubo precisará de várias vezes. Similar em suas características e espuma de borracha. Portanto, entre as opções laminadas, o isolamento de lã mineral ainda deve ser considerado como uma prioridade. O shell é feito de componentes como:
- lã mineral, borracha ou polietileno;
- espuma de plástico;
- poliestireno extrudido;
- PPU
Ela é formada de maneira monolítica - encostada nos tubos ao instalar a ventilação, ou desmontável - adequada para instalação em sistemas de ventilação já existentes.Conchas de isolamento ajudam muito em locais onde o tubo é conduzido através da parede. É fácil imaginar que dificuldades surgem quando enrolando um simples isolamento laminado. Resultados muito bons são alcançados em áreas abertas. Mas o ponto onde o duto gira, feche a parte externa do cilindro não vai funcionar. Somente tapetes isolantes caberão ali.
Tanto nos sistemas de ventilação de abastecimento como de exaustão, há muito ruído durante a operação. Quanto maior a seção transversal do tubo, maior o rendimento, mas ao mesmo tempo a resistência invariavelmente aumentará. O papel da decoração de interiores é criar a superfície mais suave possível, o que menos inibiria o fluxo de ar.
Atualmente, as soluções de isolamento combinadas são usadas com relativa raridade, pois existem maneiras mais práticas. O ruído pode ser reduzido com a ajuda de silenciadores.
Além da lã mineral, a lã de vidro também pode ser usada para o aquecimento. O uso de elastômeros de espuma é atraente,como eles desaparecem e não sustentam a combustão. Além disso, essas substâncias possuem as seguintes características:
- eles não permitem o desenvolvimento de colônias de fungos;
- nocivo para microorganismos;
- perca muito vapor sem causar dano a si mesmo;
- absorver quantidades significativas de umidade.
Juntamente com poliuretano e polietileno, poliisocianato, poliestireno e policloreto de vinila são considerados completamente não combustíveis. Estes materiais são fornecidos na forma de blocos, setores tubulares e placas. O principal escopo de aplicação é uma blindagem térmica interna de dutos de ar. As resinas expandidas à base de fenol não são apenas à prova de fogo, mas também toleram consistentemente a agressão microbiológica. Por esta razão, eles são freqüentemente colocados em dutos de ar de refrigeradores industriais.
Escolher o material certo para a proteção térmica do duto é bastante complicado, você terá que levar em conta o seguinte:
- a localização do tubo na rua ou no quarto;
- espessura;
- material de construção principal;
- diâmetro
Todas essas sutilezas podem ser reveladas como deveria apenas com a ajuda de especialistas. A ventilação doméstica é geralmente isolada com espuma de polietileno.É feito na fábrica totalmente acabada, assumindo a forma de tubos e isolando-os da hipotermia. A vantagem é a ausência de substâncias nocivas na composição deste material.
Se, ao mesmo tempo, for planejado isolar os canos da ventilação e do gasoduto, a melhor solução é a lã mineral simples.
Dispositivo
Condutas de ar no exterior instalações aquecidas, saída através da parede, isolada do ponto de saída para o defletor. O tubo de ventilação que passa pelo sótão e pelo telhado deve ser isolado em todo o sótão. Requisitos semelhantes se aplicam a toda a área que passa por quartos sem aquecimento. O sistema aquecido de entrada é equipado com proteção térmica por toda parte. Nos sótãos recorrem frequentemente ao uso de caixas (caixas) de espuma de polietileno.
A vantagem deste design pode ser considerada um preço acessível e a capacidade de comprar o produto certo em qualquer lugar. O invólucro deve caber exatamente ao tamanho do tubo. Deve-se notar que o polietileno espumado deteriora-se facilmente sob a ação da radiação ultravioleta. Para evitar este efeito negativo, é necessário cobrir a estrutura com folha de alumínio da cozinha no exterior. A sequência de trabalho é a seguinte:
- diâmetro medido e altura do duto externo;
- preparar o invólucro do tamanho requerido;
- o guarda-chuva é removido se for entregue;
- o invólucro é tensionado na base do duto;
- o guarda-chuva retorna ao seu antigo lugar;
- folha é enrolada no sistema de baixo para cima, o que ajudará a aumentar a vida útil;
- A fixação do enrolamento é feita de braçadeiras de aço inoxidável ou cobre.
Para a zona intermediária da Federação Russa, tal decisão se manifesta muito bem. Em uma zona climática mais severa, são necessários isoladores reforçados, como a lã mineral. Funciona igualmente bem em canais domésticos e industriais ventilados. Se desejado, pode ser usado até mesmo de dentro, mesmo do lado de fora. Um exemplo típico (as outras opções diferem ligeiramente) é o uso do revestimento Izover.
O trabalho exigirá as seguintes ferramentas:
- espátula com parte de trabalho de borracha;
- grampeador;
- faca de construção afiada;
- Scotch de alumínio com uma faixa de 7,5 cm;
- gon
- fita de metal;
- régua;
- marcador para marcação.
Ao calcular a largura desejada antes de cortar, vale a pena repelir o diâmetro do tubo.A espessura duplicada do isolamento escolhido é adicionada a ele, e a quantidade é aumentada em 3,14 vezes - este será o indicador desejado. Quando a figura é recebida, o rolo é desenrolado e a distância necessária é medida nele. Naturalmente, a medição deve ser feita de modo que o algodão não seja encharcado. Se estiver chovendo lá fora, até um pouco, é melhor adiar a preparação para depois perder um produto muito caro.
Depois de uma incisão na superfície, separe cuidadosamente a camada de algodão na própria folha. Cortando o rolo ao longo da marca preparada, enrole o tubo nele, assegurando que a folha da costura de conexão se feche na parte superior. A cada 10 cm, você precisa fixar essa costura com um grampeador e colar a seção unida com fita adesiva de alumínio. Imediatamente depois disso, a fita é levada com uma espátula de borracha, então a cola vai agarrar a superfície da folha exatamente.
Os canos que abastecem a casa com ar devem ser protegidos de vazamentos de calor também nas juntas.
Este problema é resolvido de forma simples: cortando peças curvilíneas. Seu comprimento é selecionado de acordo com os valores pré-calculados. Os fragmentos são expostos para que dupliquem completamente a curva do problema.Locais de juntar peças novamente devem ser bloqueados com fita de alumínio, que é alinhada com uma espátula. É mais fácil do que com outros tipos de isolamento trabalhar com o shell, ele é aplicado apenas no lugar certo e encaixado da maneira oferecida pelos projetistas.
Problemas graves são frequentemente causados pelo isolamento térmico da separação do ar. Em instalações industriais onde tais sistemas estão presentes, somente materiais que garantam a exclusão de queima ou detonação sob condições padrão são necessariamente usados. Mas a sensibilidade ao choque, pelo contrário, não é significativa. Importante: as áreas do duto de ar livre não poderão ser isoladas com espuma de montagem.
Mesmo se você não levar em conta o alto preço de tal cobertura, ela não será confiável e não será capaz de resolver o problema. É melhor entrar em contato com os profissionais com o equipamento certo e obter um serviço de qualidade.
Dicas e truques
Muitas vezes você pode encontrar afirmações de que apenas dutos de ar nas áreas mais frias são aquecidos. Mas isso não é mais que um mito: não é tanto a temperatura de pico que é decisiva quanto sua variação diária.Mesmo com um valor positivo, se o ar é muito mais frio à noite do que durante o dia, uma grande quantidade de condensado aparece inevitavelmente. Ao trabalhar com lã mineral, recomenda-se sempre usar roupas de proteção e ser extremamente cuidadoso. A fixação da isolação malograda pode fazer-se não só com elementos especializados, mas também com o arame ordinário.
Acredita-se que o duto com isolamento externo é melhor protegido contra incêndio do que a opção externa. Mas seria melhor cuidar de garantias adicionais de segurança. Eles são fornecidos pelo uso de válvulas de incêndio instaladas imediatamente após os sistemas de ventilação. Bons resultados, a julgar pelos comentários, dá o uso de izolona e K-Flex revestido de folha.
Mas penofol não se recomenda a usar, deixará de ficar depois de um tempo.
Se algum material com uma camada de alumínio for usado, ele deverá ser virado para fora. Isso ajudará e melhorará a qualidade térmica da estrutura, além de facilitar a fixação do produto nos tubos. Exaustores de isolamento localizados na espessura das paredes, raramente praticados.Mas para aumentar o seu aperto com espuma de 4-5 cm será fácil. Ao mesmo tempo, uma barreira de vapor é instalada antecipadamente dentro da casa e seu contorno é preso ao canal para que a espuma não se molhe com o vapor de água.
Recomenda-se equipar os sistemas de admissão com válvulas de ventilação isoladas termicamente. Tal mecanismo não congelará precisamente até mesmo nas geadas mais severas e impedirá a entrada de ar excessivamente frio no interior. O papel dos elementos de aquecimento não está no aquecimento das instalações, mas apenas na prevenção da formação de gelo nas válvulas de guilhotina.
Essencial para o design e os cálculos é o ponto de orvalho. Concentrando-se nele, você pode determinar os limites exatos da área isolada. Mas os profissionais recomendam que seja melhor cobrir a seção mais longa com isolamento térmico do que a que se segue dos cálculos.
Registros de temperaturas negativas e mudanças climáticas diárias podem ser superados a qualquer momento, e vale a pena se preparar antecipadamente para tais eventos. Se lã mineral for usada, você deve estar pronto para substituí-la a cada 24–36 meses devido à perda de calor. Ao isolar tubos quadrados, as quebras da placa são colocadas com pedaços de isolamento e vedadas por cima.Os dutos de metal não cobrem necessariamente a barreira de vapor, mas a camada hidrofóbica líquida é muito útil.
Se houver uma séria limitação nos meios, recomenda-se substituir o isolamento laminado de marca por lã mineral universal: em duas voltas, é enrolado em um canal e pressionado com grampos. Todas as áreas abertas devem estar do lado de fora para cobrir o material de cobertura ou a impermeabilização mais moderna usando betume e polímeros. Em alguns casos, é aceitável usar placas de ventilação do tipo PIR. Mas essa decisão é muito responsável, porque o material é relativamente novo e bastante caro.
É melhor fazer uma escolha somente depois de consultar engenheiros qualificados.
Importante: onde há corvos ou gaivotas, todas as áreas abertas dos dutos de ar após o isolamento térmico devem ser cobertas com metal. Só isso dará pelo menos a garantia mínima de uma paz de espírito duradoura. Na verdade, não importa qual material está localizado abaixo da galvanização - pode ser K-Flex, espuma de vidro, lã ou outros meios. No ambiente doméstico, não há nenhum sentido especial para dar preferência ao isolamento líquido.Eles são caros e exigem equipamentos especiais e não podem ser aplicados em qualquer lugar, e quase todos os dutos de ar têm áreas de difícil acesso.
Supressão de ruído devido a materiais de isolamento será muito mais eficiente se você definir as configurações corretas para o equipamento de ventilação. Além disso, no local onde o duto de ar e a base do ventilador, é aconselhável colocar uma junta de amortecimento para amortecer outros sons. Sinais de trabalho de baixa qualidade do ducto de ventilação, motivando-os a se envolverem urgentemente em seu isolamento térmico, são diversos. Razões para alarme são as seguintes:
- violação do aperto do sistema de ventilação;
- o aparecimento de vestígios de ferrugem nos canos;
- fluxo de ar reduzido;
- detecção de acumulações de umidade dentro de paredes e pisos.
Selecionar o isolamento interno ou externo do duto não é tão fácil quanto parece. Assim, a complexidade de criar proteção térmica a partir do interior compensa a proteção confiável contra temperaturas extremas e danos mecânicos. Mas, reduzir o diâmetro interno útil exigirá a expansão do projeto com as mesmas características.Isso nem sempre é possível por razões técnicas e puramente econômicas. Se é difícil tomar uma decisão final, então você deve consultar os especialistas para que eles entendam as circunstâncias específicas.
Conchas de poliestireno podem incisar com uma faca ou serra. Ao sobrepor o tubo, é perfeitamente permitido mover seus fragmentos em 20 mm para garantir uma ótima imposição. As pontes frias são um grande problema em muitos casos. É possível prevenir a sua ocorrência apenas com a mais estrita observância dos padrões tecnológicos.
A máxima atenção é sempre dada ao isolamento das juntas entre os dutos de ventilação e as estruturas principais do edifício. A despressurização dessas articulações instantaneamente desvalorizará o restante do trabalho.
Você pode aprender mais sobre como aquecer os tubos de ventilação na garagem com suas próprias mãos.