Belos projetos de casas térreas de concreto aerado
Casas de gazoblokov hoje - uma das opções mais populares para construção do país. Eles são adequados para residência permanente e para o verão - como um problema. Uma distribuição tão ampla é fácil de explicar - o concreto aerado é barato, fácil de usar e, ao mesmo tempo, tem boa qualidade de isolamento térmico.
É possível construir uma casa de um andar e de dois andares a partir de um bloco de gás, e até mesmo uma casa de “um ano e meio” com um sótão. Nas casas de betão arejado, a pedido do proprietário irá acomodar uma sauna, garagem e / ou porão.
Recursos de design
Concreto aerado é chamado concreto celular leve. É obtido a partir de uma mistura de cimento ou cal, areia de sílica, pó de alumínio e água. A reação química na qual o pó de alumínio e a cal penetram provoca a evolução dos gases, devido à criação de uma estrutura porosa dentro do bloco, distribuída em proporções iguais.
Por causa de sua estrutura porosa, os blocos de concreto aerados têm as seguintes propriedades:
- bom isolamento térmico;
- baixa inflamabilidade e alta resistência ao fogo - 70 minutos;
- excelente isolamento acústico;
- resistência ao gelo - de 50 a 100 ciclos;
- o acúmulo e a preservação do calor, mantendo assim uma temperatura constante do ar na casa;
- economia de material e argamassa para assentamento devido à superfície plana e lisa dos blocos de gás;
- longa vida útil - até 100 anos;
- manuseio fácil do material.
Além de projetos de outros materiais de construção, as casas de concreto aerado são divididas em edifícios de classe média, econômica e empresarial.
O primeiro grupo inclui as opções de baixo custo para construção. Como regra, nesta situação não estamos falando do segundo andar, o máximo que cabe no orçamento é o sótão.
A área desses edifícios é de cerca de 20-30 metros quadrados. metros Assim, em uma grande casa de veraneio, essa casa pode se tornar uma casa de hóspedes, juntamente com a casa “capital” em que os proprietários moram. Se o local é pequeno e o orçamento é limitado, a construção de concreto celular pode se tornar uma dacha onde os proprietários passarão o verão sem problemas.
Em média, o custo de tais estruturas varia de 300 a 400 mil rublos.
O sótão, embora não seja considerado um piso completo, pode expandir significativamente a área da casa. Na maioria das vezes é nele que eles têm um quarto, o que torna possível fazer a sala de estar no andar de baixo, combinado com uma unidade de cozinha, um banheiro espaçoso e um hall. Ao mesmo tempo, para a construção do sótão não requer tanto custo como para a construção do segundo andar, não precisa de uma fundação reforçada.
Os projetos de casas de concreto aerado da classe média (com um andar e nenhum sótão) estão sendo desenvolvidos com uma área não superior a 50 metros quadrados. metros Independentemente de haver um sótão ou não, o custo do projeto será de cerca de 900 mil rublos.
Novamente, se houver um sótão, é possível mover o quarto principal e o quarto das crianças para dentro (se houver crianças na família).
Quanto ao piso térreo, uma vez que a área é bastante grande, podemos considerar duas opções para o uso do espaço:
- dois ou três quartos grandes (sala de estar, cozinha, sala de jantar e quarto, a pedido dos proprietários - uma sala de bilhar, um ginásio, um estudo);
- quatro a cinco quartos pequenos.
Se você pretende morar na casa permanentemente, é necessário fornecer uma sala técnica (sala de aquecimento).
Não deve ser esquecido que uma varanda pode ser anexada à casa e uma sala de jantar pode ser trazida para ela. O que poderia ser melhor do que beber uma xícara de chá, olhando para um jardim florido?
Quanto às casas de concreto aerado de uma classe executiva, esses projetos são incomumente confortáveis, são casas de campo completas. Seu custo é de dois milhões de rublos e mais, e a área é de pelo menos 80-90 metros quadrados. m
Casas de luxo incluem quartos espaçosos:
- quartos;
- a cozinha;
- sala de jantar separada;
- bloco de instalações auxiliares (quarto de caldeira, despensa);
- uma sala de estar, possivelmente com uma janela de sacada;
- camarim;
- armário;
- banheiros e sanitários, possivelmente com sauna;
- térreo com altura de teto padrão;
- quartos adicionais, dependendo da vontade do proprietário, uma garagem para um ou dois carros, uma varanda aquecida, uma estufa com um jardim de inverno.
Um terraço ao ar livre com churrasqueira pode ser anexado à casa. Em suma, o vôo da imaginação do proprietário pode ser limitado apenas pelo seu orçamento. O resto - não há obstáculos para construir a cabana dos seus sonhos a partir de blocos de concreto aerados.
Este material permite que você construa casas de todas as classes de conforto listadas nas regiões do sul, na faixa do meio e no norte. Betão celular é compatível com qualquer tipo de aquecimento - fogão, lareira, caldeira.
Além disso, é forte o suficiente para construir casas de dois andares a partir dele. É por isso que é tão amplamente usado na construção de casas de campo.
Escolhendo uma fundação
Em comparação com outros materiais de construção, os blocos de concreto aerados são fáceis. É por essa razão que as casas de concreto aerado não exigem a construção de uma fundação complexa e cara. A única condição é que a fundação deva ser calculada corretamente. Como a parede de blocos de concreto aerados é uma construção rígida e não plástica, se a fundação for comprimida, ela irá rachar.
O tipo de fundação será determinado pela análise da qualidade do solo e dos parâmetros da própria casa. Casas de pequena escala são construídas a partir de betão celular - até 3.
Os tipos de fundação mais adequados para esses edifícios são:
- fita
- monólito;
- pilhas;
- colunar
O mais caro dos itens acima será o primeiro e o segundo. Eles exigem uma grande quantidade de reforço e concreto, e isso implica custos tanto para o financiamento quanto para o tempo de construção.
Portanto, se você não quiser investir uma grande quantidade de recursos financeiros e trabalhistas na construção da fundação, é melhor permanecer na versão da coluna de fita. Isso ajudará a economizar em fogões na base de sua casa.
No entanto, há situações em que apenas uma base de fita pode ser usada para construir uma casa. Por exemplo, se o solo é arenoso, pesado e propenso a mudanças. Além disso, a base da fita é necessária onde a colocação da base é considerada superficial - a partir de 60 cm.
Uma fundação monolítica é geralmente colocada onde a água subterrânea está localizada na superfície. Bases de laje são divididas em costelas e infinitas.
Se não houver reforços nas lajes, seu nível de resistência diminui, e essa fundação pode ser usada para uma pequena estrutura - uma despensa ou um galpão. Para estruturas de maior escala, é melhor tomar uma laje monolítica de profundidade rasa com nervuras de reforço.
Suas propriedades são as seguintes:
- quando o solo congela, preserva a integridade, não flacidez ou rachadura;
- alta capacidade de carga;
- resistente à deformação ao mover o solo.
Estas propriedades da fundação monolítica permitirão construir nele não só uma casa, mas dois e três andares de blocos de concreto aerados. Mas devemos ter em mente que este tipo de base não permite o equipamento do porão, além disso, não é orçamento.
As fundações de estacas e colunas são opções muito mais econômicas, já que o consumo de material é muito menor, é mais fácil de construir e ambos são adequados para solos difíceis.
A instalação de ambas as pilhas e pilares é realizada ao longo do perímetro do edifício de forma pontilhada. Recessos para os pilares são preparados com antecedência.
Além disso, que os pilares, que as pilhas no topo estão ligados por um grillage - um quadro horizontal integral de concreto armado. Funções do grillage - na distribuição uniforme da carga nas pilhas / postes e combinando-os em uma estrutura sem emenda. No grillage e na construção da casa.
Se o solo estiver fraco, congelado, cheio ou alagado, a fundação da estaca também pode ser usada, mas as estacas devem ser de um tipo especial - parafuso. Então você nem precisa nivelar a terra.
As vantagens das fundações de pilha e coluna são:
- a capacidade de colocá-los em qualquer época do ano;
- o esboço da casa em tal base é menos e ocorre de maneira uniforme;
- o grillage aumenta a estabilidade da estrutura.
A base de fita é mais adequada para casas de dois ou três andares.
Não é aconselhável colocar blocos de betão arejado para a fundação da casa, uma vez que este material é bastante frágil e não é à prova de água, a água subterrânea irá destruí-lo facilmente.O FBS (bloco fundamental de sólido), que pesa cerca de 3 cents, é adequado para fundações de tiras.
A base de fita com aprofundamento raso é adequada para casas sem um porão. Se for necessário um porão, então a base precisará ser embutida, com uma profundidade padrão de cerca de 150 cm.Como regra geral, a vala deve ser colocada 20 cm abaixo do nível de congelamento do solo.
A largura da vala é calculada em cada caso individualmente e depende do quanto o prédio pesa. A espessura da parede é outro parâmetro que deve ser considerado no cálculo da fundação. Portanto, a largura da base deve exceder a largura da parede em 10 cm, a parede está localizada no meio da vala e 5 cm de trincheira permanecem em cada lado dela.
Para descobrir a capacidade de suporte do solo na região em que a construção está em andamento, você pode entrar em contato com a Internet e com os especialistas da oficina de design. Se você sabe que tipo de solo onde a construção é planejada, é fácil descobrir.
Desenhos
O projeto de uma casa de concreto de um andar pode, se você tiver algumas habilidades, desenvolver-se ou pedir ajuda aos especialistas relevantes.
Se você planeja construir um edifício econômico ou de classe média com uma área de 8 por 10, o cálculo e o desenho podem ser desenvolvidos individualmente.
No caso quando você "balançou" em uma casa de luxo 10x10 com uma área de 100 sq. M. metros ou até mais - 150 metros quadrados. metros, é melhor ajudá-lo profissionais. Como a casa de tal área não é barata, você não deve tentar economizar em seu projeto, porque este é o plano com base no qual seu sonho será realizado.
De acordo com os regulamentos atuais, uma casa de blocos de concreto com uma altura de “um” deve ser erguida da seguinte forma:
- Blocos de parede devem ser usados em condições em que a umidade não exceda 75%;
- paredes externas devem ter grau de resistência ao congelamento - F25 ou superior, e para ambientes com alta umidade - não inferior a F;
- as costuras verticais e horizontais não devem ser mais grossas do que 1-2 mm;
- a solução adesiva usada para paredes de alvenaria deve ter uma capacidade de retenção de água de pelo menos 98%, bem como resistência à compressão - 10 MPa;
- paredes externas com suporte de carga devem ter uma largura recomendada de 600 mm e autoportantes - a partir de 300 e acima;
- os elementos de metal usados na construção são feitos de aço inoxidável ou anodizado;
- Lajes de piso na cave ou no segundo andar devem ter uma profundidade de pilar de 120 a 150 mm.
Dicas
Muitas vezes uma pessoa, tendo conhecido o anúncio de “casas de blocos de gás“ e vendo que o custo é baixo, está feliz e acredita que uma saída foi encontrada. Mas nem sempre é esse o caso, especialmente nos casos em que materiais de baixa qualidade são usados para a construção dessas casas.
Na maioria dos casos, essas empresas fabricam elas próprias blocos de concreto aerados, não cumprindo a tecnologia de produção. O material acaba por ser inconsistente com os requisitos para o betão celular, e muitas vezes até insalubre.
As condições de produção artesanal reduzem o custo do material, mas essa economia aparente pode resultar em reparos dispendiosos.
Portanto, em primeiro lugar, você precisa se interessar pela qualidade do material, pela presença de certificados de conformidade com o GOST, bem como pelos documentos que o desenvolvedor possui.
Um dos projetos de uma casa de um só andar com um sótão de concreto aerado, veja o seguinte vídeo.