Projeto apartamento de um quarto de 30 metros quadrados. m: exemplos de design
“Nossas casas são nossas prisões; mas nós encontraremos liberdade neles se pudermos decorá-los a nosso critério. ” Coco Chanel
Muitos proprietários de apartamentos de um quarto estão imaginando como um espaço tão pequeno - porque a maioria dos proprietários de apartamentos no "Khrushchev" tem apenas 30 metros quadrados. - Você pode colocar um quarto, estudo, sala de estar, área infantil e ao mesmo tempo criar um ambiente aconchegante e confortável para cada membro da família. O principal é otimizar corretamente o espaço por zoneamento e, em seguida, até mesmo por 30 metros quadrados. confortavelmente acomodar toda a família.
Por onde começar?
Antes de começar a reparar, você precisa fazer um projeto de design. Em vários fóruns na Internet, em artigos especializados sobre reparo e design, você pode aprender muitas idéias para decorar seu próprio apartamento.Ao elaborar um projeto, é necessário primeiro resolver a questão da necessidade de redesenvolvimento.
Combinação possível:
- cozinhas e quartos;
- corredor e sala;
- varandas e quartos.
Ao combinar várias salas em um único espaço, você terá um estúdio que agora é popular. Além do aumento real na área, este formato permite criar uma sensação de grande espaço, mesmo em uma área pequena.
Observe que antes de começar a trabalhar, familiarize-se com os decretos do Governo da sua cidade, o LCD da Federação Russa ou consulte um especialista, pois dependendo do tipo de trabalho, você pode precisar de permissão do órgão estadual para fazê-lo ou não precisa de permissão Registre somente as alterações feitas. Há reparos proibidos. Estes incluem, em particular, a demolição de paredes estruturais.
Pense também nos possíveis prós e contras da combinação de salas. Isto é principalmente a aparência de odores que inevitavelmente sobem no quarto quando combinados com a cozinha. Se muitas vezes você tem convidados, inconvenientes podem surgir se você quiser deixá-los durante a noite.
Distribuição adequada do espaço
Na próxima etapa, você precisa decidir a proporção de zonas. Alguém trabalha em casa, e é importante que ele tenha um local de trabalho confortável, alguém precise de uma área de armazenamento maior e alguém prefira o espaço máximo. Pense nos seus planos para os próximos 2 a 3 anos: se você pretende ter filhos, o planejamento deve ser planejado imediatamente, levando em conta essas mudanças.
Área de trabalho
Como uma mesa, você pode usar um peitoril largo, e colocar armários com gavetas retráteis sob ele lhe dará um local de trabalho completo. Nos novos edifícios, a loggia oferece um amplo espaço para a imaginação, já que sua área permite a você equipar uma área de trabalho, mover a área de jantar, economizando espaço na cozinha ou fazer um camarim - dependendo de qual das áreas você precisa mais. Para usar a loggia durante todo o ano, realizar trabalhos preliminares - é necessário aquecê-lo, instalar aquecimento (para aquecimento, você pode usar piso radiante, uma bateria) e esmalte.
Quarto
Uma cama pode ser separada usando um rack ou tela - isso criará um espaço mais privado.Se a altura do teto no apartamento permite, a cama pode ser localizada no segundo nível, e sob ela para organizar a área de trabalho. Em uma área pequena, é mais racional colocar sofás transformadores ou camas transformadoras.
Organização de armazenamento
Espaço de armazenamento deve ser escondido - você pode equipar um camarim ou usar um armário embutido na parede. Aconselhamo-lo a olhar para as opções com portas articuladas - isso permitirá que você esculpir centímetros adicionais, uma vez que o design das portas de correr é bastante amplo. Proprietários felizes de "Stalinok" têm pequenas despensas, perfeitas para o papel de vestiário.
Você também pode usar pódios para armazenamento. O espaço abaixo deles é adequado para cobertores, travesseiros e roupas não sazonais. Além disso, o pódio ajudará a concentrar-se na parte desejada da sala.
Use móveis multifuncionais - camas, sofás, bancos acolchoados com compartimentos de linho. Cama de bebé não é excepção - agora muitos modelos são apresentados que combinam um lugar de dormir e um sistema de armazenamento. Há berços transformadores que "crescerão" e mudarão com a criança e suas necessidades.
Dê uma olhada em outros modelos de transformação - pode ser um gabinete de transformador, que à noite se transforma em um local de dormir completo, e durante o dia economiza 4 metros quadrados. m quadrado; Um sofá com uma mesa embutida em vez de um descanso de braço vai aliviá-lo de comprar uma mesa de café. E, claro, os proprietários de pequenos apartamentos não devem esquecer a possibilidade de fazer móveis por encomenda. Assim, os móveis ocupam exatamente a parte da sala que você alocou, deixando assim espaço livre.
Técnicas de zoneamento
Os seguintes métodos de zoneamento podem ser distinguidos:
- construção de construções de drywall;
- a construção de unidades arquitetônicas decorativas - pódios, colunas;
- uso de teto em relevo;
- uso de várias texturas de piso;
- uma mistura de diferentes cores e texturas;
- criação de vários cenários de luz;
- arranjo de móveis;
Construções de gesso cartonado. Atualmente, os designers raramente usam materiais internos como drywall quando criam um interior. É usado principalmente para criar partições que são pequenas em comprimento e altura, que são semelhantes a uma barra ou unidade de prateleiras.Com a ajuda de construções de drywall, é possível separar uma área funcional de um pequeno estúdio de outro - por exemplo, para separar uma área de trabalho e um lugar para descansar: uma cozinha e uma sala de estar. A parede de gesso cartonado, além da divisão do espaço, pode se tornar um elemento independente da decoração - é o suficiente para dar uma forma incomum.
Usar o pódio no interior está se tornando cada vez mais popular. Este elemento do interior não só ajuda a focar na parte desejada do apartamento, mas também é bastante funcional. O pódio é capaz de separar as fronteiras do apartamento, enquanto ele não estragou a integridade da imagem.
O pódio também pode se tornar um substituto para um lugar para dormir - basta decorá-lo com um lindo colchão. O espaço sob este design, como mencionado acima, pode ser usado como espaço de armazenamento.
As colunas podem ser usadas para a separação visual da área de cozinha e sala de estar, a separação de um beliche, eles podem organizar a entrada para o apartamento. A principal coisa - para escolher o material da coluna. Usando colunas, você pode ocultar as estruturas de suporte, comunicações.
Tradicionalmente, as colunas são feitas de mármore, concreto, mas atualmente elas usam pedra artificial modificada, madeira e outros materiais.Designers aconselham a escolher o material para as colunas com base na funcionalidade das instalações - colunas de poliuretano são adequadas para o quarto, uma vez que executam apenas uma função decorativa.
Por favor, note que o pódio é contra-indicado em salas com teto baixo: ele irá esmagar, causar uma sensação de aperto. Se a altura do teto for suficiente, a altura do pódio é ideal de 10 a 15 cm Se você precisar aumentar a estrutura, é melhor adicionar o número de etapas proporcionais a essas dimensões.
Usando um teto levantado com saliências de diferentes alturas também ajudará você a delimitar o espaço. Por exemplo, para evitar a sensação de um “poço” em um corredor estreito, sua altura pode ser menor. O uso de tetos esticados é difundido devido a possíveis configurações e formas, a capacidade de usar soluções de cores. Assim, a área de jantar pode ser decorada com uma figura oval no teto. Este método é recomendado para ser usado em combinação com outros, já que por si só não é suficiente para um delineamento claro de zonas.
O revestimento multi-superfície também pode destacar zonas. Tapetes de diferentes cores e materiais podem lidar com esta tarefa, é permitido usar diferentes revestimentos para pavimentos.Por exemplo, na cozinha e no corredor você pode usar telhas, colocar laminado na área de hóspedes e separar a área de dormir com um pequeno tapete.
Ligação nas paredes de várias texturas, cores contrastantes - uma das formas mais fáceis e eficazes. Se você pintar uma parede em uma cor brilhante, torná-lo tijolo (ou decorá-lo), você pode alocar o espaço necessário no apartamento.
Cada zona deve ter sua própria fonte de iluminação - pode ser uma luminária de mesa no local de trabalho, luminárias suspensas na sala de jantar da sala de estar, instalação de iluminação na parte inferior dos armários pendurados na cozinha. Os scripts de luz ajudam a zona de um quarto e visualmente torná-lo maior.
Ao zonear usando itens de mobiliário, leve em conta que a altura mais ideal é de 75 cm a 120 cm - esta altura já é estimada como um obstáculo, mas ao mesmo tempo tal mobília não pesará adicionalmente o espaço.
Usar prateleiras e armários é uma das maneiras mais fáceis de dividir o espaço da sala. Dependendo do que você quer - uma pequena sala aconchegante ou apenas para dividir o espaço - você pode usar as prateleiras fechadas de um lado ou abrir dos dois lados.Os limites da zona que você deseja separar estão marcados de maneira clara e a pequena altura do rack, a parede do espelho não sobrecarregará o espaço.
Ao criar um design de apartamento, não se limite a apenas uma das formas, combine-as - por exemplo, separe a sala de estar da cozinha usando o balcão de bar, selecione a área de convidados com carpete contrastante e coloque os acentos usando a iluminação.
Aumento óptico no espaço
Ao criar o design de um apartamento de um quarto, você deve usar todos os tipos de métodos de crescimento óptico: use iluminação brilhante, cores brilhantes para decoração e espelhos. Várias cores são selecionadas para decoração: a mais leve delas é a principal, e as outras duas - que são uma sombra ou um tom mais escuro - executam a função de distinguir zonas e criar transições de contraste. Como a cor principal, é melhor escolher uma cor de uma paleta bege ou cinza. Materiais para acabamento do piso, tetos e paredes devem estar em harmonia entre si para criar um único espaço.
Não se esqueça do espelho - este móvel não só carrega a funcionalidade, como também ajuda a aumentar o espaço, mesmo que visualmente.Instale os espelhos na forma de janelas no lado oposto das aberturas das janelas - elas refletirão a luz do sol, enchendo o espaço com o calor solar. Coloque um grande espelho em toda a altura do chão do teto, ou vários pequenos - isso dará ao espaço uma certa complexidade. O uso de espelhos também cria uma sensação de leveza e leveza, o que é importante quando o espaço é limitado.
Estilos
Primeiro de tudo, escolha um estilo baseado no seu estilo de vida, preferências, porque você tem que viver neste interior! Ouça os membros da sua família para ver qual projeto está mais próximo de você - simplicidade rústica, sofisticação ou modernidade. Escolha o estilo Provence, vintage, high-tech, respectivamente.
E se você ama um país em particular ou sente saudades de sua terra natal, traga os elementos coloridos de seu país favorito. Ao mesmo tempo, leve em conta as peculiaridades do seu apartamento - alguns estilos parecerão fora do lugar com tetos baixos, outros colocarão pressão adicional no espaço, tirando valiosos metros quadrados sem ele.
Escolha um estilo e avalie seu orçamento.Alguns estilos exigem materiais naturais, como madeira, couro, pedra; alguns - móveis antigos ou de design. Os estilos mais populares para o design de um estúdio são o minimalismo, loft, oi-tech, estilo escandinavo. Todos eles têm um detalhe comum - simplicidade no design.
Conclusão
- O interior de um pequeno apartamento deve ser, antes de tudo, racional e funcional;
- Para finalizar, escolha cores claras, use diferentes soluções de iluminação para destacar áreas;
- O mobiliário deve ser multifuncional e de preferência de tons claros, de modo a não agravar ainda mais o espaço;
- Escolha estilos de design minimalistas;
- Faça as cores brilhantes no design vai ajudar elementos espetaculares da decoração.
Revisão do projeto de um apartamento de um quarto de 30 metros quadrados. Eu vejo no próximo vídeo.