Interior do apartamento: belas ideias modernas
O interior moderno não é apenas apartamentos meio vazios, com um mínimo de móveis e papel de parede branco nas paredes. Pode ser muito multifacetado, o que permite a todos escolherem por si mesmos a solução estilística ideal que atenderá às últimas tendências da moda.
Características especiais
Como regra geral, a palavra alta "moderno" refere-se a quase todas as opções de interiores, ao contrário do que foi criado anteriormente pelos designers. No passado vai rica decoração, uma abundância de pequenas coisas e decorações.
As pessoas modernas não precisam mais de ostentação de luxo, mas de máxima funcionalidade, e o próprio conceito de “luxo” agora tem um significado ligeiramente diferente.
Se antes a nobreza tentasse decorar as suas casas com roupeiros maciços pintados dourados, agora a presença do equipamento moderno na casa é apreciada.O design moderno, por via de regra, seleciona-se para necessidades individuais de uma pessoa que vive em uma casa ou apartamento.
É importante notar também que muitos confundem os conceitos de "estilo moderno" e "moderno". O design da sala no estilo Art Nouveau é mais rigoroso e limitado. Suas feições são reconhecíveis, enquanto o estilo moderno é algo mais flexível, capaz de se adaptar às solicitações do dono da moradia. As características gerais do estilo moderno também podem ser distinguidas em uma lista pequena, mas cada uma delas pode ser facilmente doada.
A característica mais importante desta tendência no mundo do design é uma enorme quantidade de espaço aberto. Como você pode ver, os apartamentos mais elegantes parecem que o designer começou a equipá-los e abandonou seu projeto no meio da estrada. Eles estão meio vazios, eles definem a quantidade mínima de móveis, quase sem bugigangas decorativas.
As paredes e o teto parecem se fundir em um só. Tudo isso é feito para criar a aparência de espaço livre, mesmo no menor apartamento. Cada detalhe do interior tem um lugar específico e é escolhido não aleatoriamente, mas após um planejamento cuidadoso.Estátuas, placas decorativas nas paredes e monogramas na mobília não são bem-vindos - é hora de esquecer tudo isso.
Os principais atributos são geometria simples e janelas e portas amplas. Também no quarto, decorado em estilo moderno, deve haver muitos espelhos. Isso é feito não apenas para que você possa se admirar de todos os ângulos, mas também para ampliar visualmente o espaço de até mesmo uma pequena residência. Quando parte de uma sala é refletida em um espelho, parece que há realmente o dobro de espaço livre. Se você seguir estas regras básicas, você será capaz de organizar a sala para que ela pareça bastante moderna.
Tendências de moda e novos itens
Interior moderno pode ser elegante e moderno ou perdeu sua relevância. Não é tão fácil manter o controle de todas as últimas e mais recentes tendências no mundo do design, mas você deve conhecer os principais pontos, especialmente se você quer que seu apartamento pareça moderno.
Estilos
A frase “estilo moderno” freqüentemente implica várias direções estilísticas similares de uma só vez.Você deve considerar as idéias principais que ajudarão a determinar o projeto de um apartamento ou estúdio comum, porque cada direção tem suas próprias características que a distinguem das demais.
Techno
Constantemente existem novas tecnologias que substituem obsoletas, e isso se reflete nos interiores das casas. O estilo techno, embora tenha sido fundado há relativamente pouco tempo, ganhou popularidade precisamente por causa de sua capacidade de enfatizar essas mudanças. Sua principal característica distinta está longe de linhas geométricas estritas, que também são encontradas em outras direções.
O estilo techno destaca a escolha da iluminação, que deve ser artificial e estilizada sob a luz de discoballs de boates. Além disso, deve ser observado e a funcionalidade máxima deste estilo. Mesmo os quartos mais estreitos devem parecer mais espaçosos. Você pode obter um resultado semelhante usando revestimentos de parede em tons pastel, papel de parede espelhado ou mesmo espelhos reais.
Alta tecnologia
Existem muitas semelhanças com o estilo techno e oi-tech. As instalações devem ser projetadas de forma que tenham tudo o que precisam, mas, ao mesmo tempo, todos esses detalhes não atraem muita atenção. Escolha móveis e acessórios de formas simples.Decorado no estilo de habitação de alta tecnologia adequado para uma variedade de pessoas: solteiros e casais jovens e famílias. Em um apartamento ou casa decorada desta maneira, haverá um lugar para um quarto razoavelmente confortável, para um estudo mobiliado e para uma sala de estar.
A alta tecnologia moderna distingue a presença de cores do espectro frio. Não há lugar para acentos coloridos brilhantes ou cores de uma paleta quente.
Na maioria das vezes, cores como cinza, preto e branco são usadas para decorar paredes e móveis. Eles são os que melhor incorporam a ideia que os designers originalmente colocam no estilo high-tech.
Art Deco
Esta direção definitivamente vai apelar para jovens indivíduos criativos. Entre todos os outros estilos de art déco destaca-se o brilho e o uso de uma decoração intricada: elementos étnicos, bugigangas decorativas de formas e cores inusitadas.
Dentro da estrutura de um apartamento ou até mesmo um quarto, você pode usar elementos “vindos” de culturas diferentes, por exemplo, lâmpadas japonesas refinadas decoradas com hieróglifos ou flores de sakura e colchas persas quentes. Estes detalhes diferentes são surpreendentemente combinados harmoniosamente no interior decorado no estilo art déco.
Minimalismo
É digno de nota uma direção como o minimalismo.Caracteriza-se por linhas retas simples e semelhança com os clássicos. Em uma sala decorada neste estilo, tudo deve ser pensativo, mas ao mesmo tempo muito simples. Não sobrecarregue o interior com uma decoração complexa e não se esqueça de que deve haver espaço livre suficiente na sala. Em uma sala estilizada como minimalista, móveis feitos de vidro temperado e metal cromado parecem bons. Superfícies boas e espelhadas, por exemplo, prateleiras ou armário de caixilhos.
Clássico moderno
Às vezes novo é chamado bem esquecido de idade. Os designers modernos não escondem seu amor pelas tendências do passado, muitas vezes inspiradas por alguns estilos particularmente interessantes dos últimos anos. Modern repensar dos clássicos também parece bastante interessante. É conciso e manufacturability combinado com sucesso com qualidade. Os clássicos modernos caracterizam-se pelo uso de materiais de acabamento caros: couro natural, lã, algodão de alta qualidade ou pedra.
É permitido usar acessórios interessantes, que nos estilos high-tech ou minimalismo, por exemplo, parecem supérfluos.
Você pode decorar a sala de estar com candelabros de bronze elegantes ou um lustre pesado com elementos de ferro forjado. Vai ser interessante olhar e espelho de luxo na parede em um metal pesado ou moldura de madeira. Por favor, note que tais detalhes devem ser muito menores do que no estilo clássico tradicional, um desses acessórios será o suficiente.
É importante notar também que os clássicos modernos são muito mais funcionais do que todas as tendências estilísticas do passado. Nos quartos deve haver não só mobília bonita e elementos decorativos requintados, mas também todo o equipamento necessário que não deve ser escondido, mas ao contrário, deve mostrar-se para o espetáculo. Se antes, o bem-estar de uma pessoa era julgado por uma foto de um artista famoso pendurado em sua casa, agora um "plasma" mais amplo ou um home theater causariam uma impressão maior nos convidados.
Finalmente, vale a pena notar que os clássicos modernos são um estilo mais adequado para decorar apartamentos espaçosos ou casas particulares do que salas pequenas, porque há a mesma monumentalidade que era tão apreciada no passado, por exemplo, enormes tapetes, tapeçarias de parede ou estuque.
Decoração de parede
O estilo moderno, como regra, é inerente às paredes simples, sem qualquer decoração especial, de modo que o melhor acabamento é um simples cal ou pintura leve.
Em alguns casos, as paredes são deixadas sem pintura, cobrindo apenas uma fina camada de gesso. Você também pode escolher materiais naturais para decoração de paredes. Olhe para os painéis de madeira ou papel de parede de bambu fino que ficará bem nas paredes de um apartamento ou casa moderna. Considere que esses materiais de acabamento são muito caros.
Se você não quer gastar dinheiro e quer que seu design minimalista também tenha um efeito mínimo sobre o estado do orçamento familiar, então você pode escolher um simples papel de parede simples. Adequado como revestimento de parede, estilizado como um material caro e luz simples.
Decoração de teto
Os mesmos princípios devem ser seguidos ao projetar o teto. Se você tem dinheiro suficiente e está pronto para gastar em reparos, pode decorar o teto com vigas de madeira ou tetos suspensos. A segunda opção é boa porque você pode literalmente criar um milagre dando estilo ao teto sob o pôr do sol ou o céu noturno.Particularmente impressionante é o teto tensionado com cores espaciais, decorado com LEDs. No entanto, você pode obter materiais muito mais baratos, por exemplo, para pintar ou branquear o teto.
Soluções de cor
Para o estilo moderno, o uso de cores claras é mais característico. Cores acromáticas clássicas são geralmente tomadas como base. Olhe bom e cores pastel. Em direções como os clássicos modernos ou o estilo escandinavo, todos os tons de marrom parecem favoráveis. Eles estão associados a uma sensação de calor e conforto, para que possam ser usados com segurança tanto como cores primárias quanto como complementares.
Para a colocação de acentos podem ser aplicadas e cores mais saturadas. Almofadas coloridas, panos de retalhos, gavetas, cestos ou porta-copos podem ser usados como detalhes brilhantes. Designers usam quase todas as cores, mas as mais populares hoje são tons de azul, violeta e amarelo. Além disso, eles são organicamente combinados com cinza, preto e branco, que também não podem deixar de se alegrar.
Têxteis
Conforto não é a coisa principal em um estilo moderno, mas eu ainda quero ter uma atmosfera relaxante e relaxante na casa.A maneira mais fácil de recriá-lo, usando todos os tipos de cortinas, tapetes, carpetes e outros produtos têxteis. Prefira materiais naturais. Eles não apenas parecem mais caros, mas também duram mais, e também são mais benéficos para a saúde do que os sintéticos. Quanto às cores, têxteis - isso é exatamente o que permite diversificar para o interior sólido de casas modernas.
Para que o seu apartamento não se pareça com uma caixa meio vazia, pegue um par de cobertores aconchegantes, cortinas e travesseiros adequados em uma cor. Essas ninharias serão suficientes para o apartamento "viver" e se tornar mais confortável.
Móveis
Ao planejar o interior do apartamento sempre tem que pensar sobre a seleção de mobiliário adequado. A funcionalidade deve ser primordial. A fim de liberar um máximo de espaço, os designers tentam arrumar os móveis ao longo das paredes - para que haja espaço suficiente no centro da sala.
Como os próprios quartos em estilo moderno, o mobiliário deve ser compacto e simples. Aqui, uma simples poltrona redonda de cor clara parecerá mais harmoniosa do que um sofá sofisticado com pernas curvas.
Quanto aos materiais, madeira natural e vidro ou plástico são igualmente valorizados.A madeira parece cara e está satisfeita com a sua qualidade, e o plástico é moderno e luminoso, então você pode escolher peças de mobiliário, dependendo das preferências pessoais e características do estilo em que a sala está decorada.
Zoneamento
Muitas vezes, em estilo contemporâneo, espaçosos estúdios são projetados. Para projetar adequadamente uma única sala, você precisa ser capaz de usar corretamente partições e colunas que ajudam a zona do espaço.
Na maioria das vezes, o zoneamento usa partições simples. Externamente, parecem uma meia parede feita de vidro temperado, madeira natural ou drywall barato.
A opção mais bonita é uma divisória de vidro, que é quase invisível na sala e não “pesa” o interior.
Outra versão moderna da partição - uma cortina de cristal translúcido, que parece um pouco pretensioso, por isso é mais utilizado no design de quartos no estilo dos clássicos modernos. O lugar de tal partição de cristal pode ser encontrado até mesmo em uma sala de tamanho pequeno.
Jovens ou apenas amantes da vida noturna e atividades ao ar livre vão adorar a ideia de dividir o espaço em zonas separadas com um balcão de bar. Pode separar a cozinha da sala de jantar ou sala de estar.Uma variedade de modelos de contadores de bar permite que você os encaixe em qualquer interior moderno. Tente instalar a barra perto do armário, armário ou peitoril da janela. Lá você pode guardar tudo o que precisa para fazer suas bebidas favoritas.
Outra solução funcional é o uso de uma ilha de cozinha para dividir um estúdio em duas zonas. Esta ilha está localizada no centro da sala e separa a cozinha da sala de estar ou sala de jantar.
Se você está projetando um quarto para uma criança ou uma sala de estar, em vez de uma partição, você pode usar uma estante baixa. Não só ficará bonita no interior, mas também servirá de lugar para guardar livros, documentos e todas as bugigangas necessárias. Para dividir o espaço em zonas é bastante possível usar a mobília uniforme. Esta mudança é particularmente relevante se não houver espaço suficiente no apartamento e não houver espaço suficiente para a instalação de partições.
Iluminação
Uma das principais características distintivas de um interior moderno são as janelas abertas. Não importa quão grandes sejam, a iluminação natural sempre não será suficiente, então você precisa escolher fontes de luz artificial de alta qualidade - lâmpadas, lâmpadas de assoalho e arandelas.
Nos apartamentos modernos, não é recomendado o uso de candelabros pesados com pingentes de cristal ou base forjada.
Preste atenção ao vidro leve ou teto de plástico ou construções de metal puro. Eles podem ser simples e decorados com esculturas ou decorados com pequenos detalhes. Muitas vezes, designers modernos usam pequenas lâmpadas de diodo, que são usadas para colocar acentos, por exemplo, para destacar uma imagem ou uma área de trabalho.
Nós projetamos sob a área
Independentemente do tamanho do apartamento ou da casa, o interior pode ser organizado de acordo com as últimas tendências da moda. Existem projetos para pequenos apartamentos de 40 metros quadrados. metros, e para instalações mais espaçosas de 120 metros quadrados. metros
Apartamento soviético
Apartamentos construídos durante a URSS eram semelhantes entre si. Eles tinham uma pequena cozinha (não mais de 10 metros quadrados. M) e um banheiro combinado. O número de outros quartos dependia do número de inquilinos. Mas mesmo uma área tão modesta pode ser transformada, por exemplo, combinando a sala principal com uma cozinha usando um arco ou desmantelando completamente a parede.Depois disso, a sala será pelo menos mais visualmente. Em tais quartos vale a pena usar mobília moderna: um sofá transformador na sala de estar e uma mesa modular na cozinha.
Um estúdio
É muito mais fácil fazer uma renovação moderna em um estúdio elegante. O tamanho deste apartamento pode ser diferente: de 15 a 50 metros quadrados. Tais premissas são especialmente populares entre os jovens, em particular, entre os estudantes. Todos os tipos de partições virão para o resgate, o que ajudará a separar as diferentes zonas umas das outras e criará uma sensação de privacidade enquanto estiver hospedado em qualquer parte do estúdio.
Belos exemplos da vida real
Há muitos exemplos interessantes de como os designers transformam espaços reais em apartamentos elegantes, que são agradáveis de se observar tanto para os proprietários quanto para os hóspedes.
Minimalismo japonês
Devido à falta de espaço livre nos países do leste, cada medidor gratuito é apreciado. É o Japão que inspira muitos designers modernos. Um quarto de estilo japonês é um quarto com cadeiras baixas, um tapete de bambu macio, uma cama estreita e um guarda-roupa. Preferência é dada aos materiais naturais: algodão fino, papel de parede de bambu, madeira clara e assim por diante.Cores primárias - branco, bege ou café. A base de luz pode ser decorada com pinturas requintadas na forma de caracteres japoneses, círculos vermelhos ou as cores encantadoras de sakura.
Estilo de rua
Os jovens sempre querem acrescentar algumas notas extravagantes a um interior simples. É bem possível fazer isso, com base no estilo loft, que agora é extremamente procurado.
Os apartamentos ou estúdios projetados nessa direção lembram armazéns ou instalações da fábrica. Eles não devem ser perfeitos, rigorosos e precisos, pelo contrário: em tal interior há um lugar de negligência leve. Furar fios, paredes de tijolos nus, mesas de madeira surradas e outros detalhes domésticos parecem bastante orgânicos aqui. As paredes da sala no estilo loft podem ser decoradas não com papel de parede entediante ou com uma camada de tinta clara, mas com uma pintura brilhante de uma lata. Se você gosta de grafites brilhantes nas fachadas das casas, então esse movimento de design definitivamente vai agradá-lo.
Motivos clássicos
Não menos populares são os motivos clássicos do interior moderno. Os clássicos modernos são um estilo que encanta os apreciadores da beleza e é popular entre os jovens e as pessoas maduras.
Fazendo um apartamento em um estilo clássico moderno é bastante simples. Combine papel de parede de luz simples com móveis de madeira de alta qualidade e as mesmas portas e janelas, enquanto você não deve decorar os arcos e a superfície do mobiliário com pinturas ou outros tipos de decoração. A mobília em um apartamento moderno também combina detalhes tradicionais e as últimas tendências da moda. Cadeiras de madeira são colocadas ao lado de elegantes mesas de metal e prateleiras de vidro.
Quando você cria um apartamento desse tipo, pode experimentar bastante, especialmente se tiver confiança em seu talento artístico.
O estilo moderno está constantemente mudando e melhorando, então você não deve seguir cegamente certas tendências específicas. Sempre faça algo de sua autoria. Assim, mesmo depois de muitos anos, seu apartamento permanecerá único e bonito, e não se transformará em um quarto desatualizado, precisando constantemente de reparos.
Um exemplo do design de interiores do apartamento, feito em estilo moderno, veja o seguinte vídeo.