Brinquedos de vidro para a árvore de Natal: características, história e produção
Brinquedos de vidro para a árvore de Natal é um tipo de clássico. Desde os tempos soviéticos, foram figuras feitas de vidro que eram símbolos tradicionais do Ano Novo. No entanto, a história desses brinquedos e as características de sua produção permaneceram pouco conhecidos. Mais tarde, quando as frágeis bolas de vidro substituíram os brinquedos de plástico, era completamente desinteressante para qualquer um. Agora, decorações de Natal de vidro estão passando por um renascimento, e muitos querem conhecer a história da ocorrência desses maravilhosos brinquedos.
Histórico de aparência
Os brinquedos de Natal de vidro surgiram pela primeira vez na Alemanha, na cidade de Lauscha, no século XIX. A maçã de vidro, a progenitora de todas as gerações subseqüentes de brinquedos de vidro de Ano Novo, foi criada em mil oitocentos e quarenta e oito.Esta forma do brinquedo não foi escolhida por acaso: o ano acabou por ser estéril, e artesãos experientes estouraram um lote de frutas de vidro, que foram instantaneamente esgotadas. Isso marcou o início da produção em massa.
No mesmo ano de 1848, a produção de enfeites de árvore de Natal de vidro foi aberta no Império Russo. A fábrica estava localizada na cidade de Klin, na região de Moscou. A empresa existe há muito tempo, produzindo brinquedos exclusivos de Ano Novo, até que durante a Segunda Guerra Mundial foi quase completamente destruída. Foi possível restaurá-lo somente nos anos cinquenta graças aos residentes locais.
Como fazer
Essas frágeis obras de arte - brinquedos de vidro para a árvore de Natal - são feitas à mão. Isso lhes dá um valor e encanto especiais, preservando o calor humano do mestre que produziu tanta beleza.
A fabricação é dividida em quatro etapas principais:
- brinquedos de sopro adequados;
- ela praticando;
- pintura e pintura;
- aparando a "cauda".
No primeiro estágio, um soprador de vidro sopra um brinquedo de um pré-aquecido a mil graus. O branco é um tubo de vidro com cerca de meio metro de comprimento.Decorações são sopradas pelo poder do feiticeiro da luz, nenhuma técnica especial é usada aqui. A maneira mais fácil de fazer uma bola simples, mais difícil - em forma ou ornamentos em forma.
O produto recebido no primeiro estágio ainda não é um brinquedo de Ano Novo no sentido pleno da palavra. Esta é apenas uma figura transparente, que precisa ser resfriada para passar os estágios restantes, o próximo deles é prateado. Sua essência reside no fato de que na "mistura de bolo" brinquedos despeje em uma solução especial, que consiste em prata, amônia e água destilada simples. Em seguida, a peça de trabalho é mergulhada em água fervente e agitada suavemente para cobrir uniformemente a parede de prata da figura. Depois disso, o produto é coberto com uma camada de tinta monocromática e deixado secar.
A terceira etapa é pintar os brinquedos. Claro, todas as operações, incluindo isso, são feitas manualmente. Figuras de uma forma simples durante a pintura podem ser simplesmente mergulhadas em um recipiente com tinta. Produtos mais complexos, como o Quebra-Nozes, casa, pingentes de vários formatos, brinquedos em forma de animais (coelhinho, coruja, ouriço) são pintados com um borrifador.
Quanto à aplicação do padrão, padrão,aqui só é permitido pintar à mão. Neste caso, apesar de toda a habilidade do artista, é difícil encontrar duas figuras completamente idênticas. É essa singularidade que dá valor a brinquedos de vidro.
A quarta etapa final de fabricação consiste em uma operação simples. Esta circuncisão da "cauda" do brinquedo é o restante do túbulo do qual o produto foi feito. Em seguida, um loop é anexado às figuras prontas, embaladas e enviadas para as lojas onde essas belas "peças de férias" estão esperando por seu comprador.
Fabricantes
Claro, as fábricas para a produção de decorações de Natal de vidro não são tão poucas. Não há necessidade de listar tudo, basta mencionar dois, cuja história remonta a mais de doze anos.
- A fábrica mais antiga da Rússia está localizada na cidade de Klin. Foi lá que, pela primeira vez em meados do século XIX, decorações natalinas foram feitas de vidro. Aconteceu por iniciativa do príncipe Alexander Menshikov, que abriu uma pequena produção na cidade. Os habitantes locais que aprenderam na fábrica posteriormente começaram a trabalhar para si mesmos, abrindo pequenas oficinas anexadas às suas casas.
Agora é a fábrica “Yolochka”, cujo trabalho é considerado de prestígio na cidade. Os produtos da fábrica são de alta qualidade e atendem a todos os padrões internacionais. Ele pode ser encontrado em feiras de Natal ao redor do mundo. Não é sem razão que a história desta produção remonta quase dois séculos, durante este tempo, toda a tecnologia de fabricação foi aperfeiçoada, o que é reconhecido pelos compradores, não só na Rússia, mas também no exterior.
- Outro "veterano" dos negócios de sopro de vidro é a fábrica da Ariel. Foi criado mais tarde, "Fir Trees", mas a qualidade de seus produtos não é inferior a ela. Além disso, esta empresa é um dos lugares favoritos para excursões. Não menos de dezesseis grupos passam pela planta por dia, o que indica um interesse genuíno nessa arte de longa data.
Os produtos desta empresa também possuem excelentes propriedades decorativas, o revestimento é de alta qualidade, dura muito tempo e não desmorona. As tintas são brilhantes, suculentas e resistentes. Não é de admirar que uma vez tenha sido esta fábrica que recebeu encomendas especiais para a produção de brinquedos dos Estados Unidos da América. Foi necessário retratar as bolas do presidente Barack Obama.
Os artistas decidiram que o cartão de visita do presidente (um sorriso largo) seria o mais apropriado e o retratou com um sorriso tão amplo. No entanto, os clientes achavam que Obama era muito alegre e precisava receber um pouco de rigor. Como resultado, balões com Obama discretamente sorridente voaram para os EUA, e nossos mestres ficaram com a lembrança de um sorriso aberto.
Uma história detalhada sobre a produção de decorações de Natal - no vídeo abaixo.