Impermeabilização à base de cimento: tipos e tecnologia de aplicação
No ramo da construção existem muitos fatores externos que causam a destruição de casas e outras estruturas. O mais comum e perigoso deles é a umidade. Cada vez mais, vários métodos de impermeabilização aparecem nos mercados, mas a impermeabilização à base de cimento é considerada a mais popular e acessível.
Características especiais
Impermeabilização à base de cimento tem várias vantagens sobre outros materiais que executam as mesmas funções.
- A mistura de cimento é obtida misturando as partes seca e líquida. Tal separação torna possível adicionar vários componentes às partes secas e líquidas, o que melhora a resistência à umidade e outras propriedades do produto final.
- A tecnologia de aplicação é semelhante ao uso de gesso, o que facilita o trabalho de reparadores inexperientes, e as camadas são mais espessas e, portanto, mais fortes.
- A barreira isolante contra a humidade tem cerca de 4 a 5 centímetros, o que ajuda a suportar as cargas pesadas da mistura de cimento de cinco ou seis atmosferas, dependendo da qualidade das camadas aplicadas.
- Categoria de preço acessível.
- Os materiais de polímero no cimento têm um alto grau de aderência, graças ao qual são perfeitamente adequados para qualquer material de construção orgânico.
- As conexões entre o isolamento e os materiais de construção que precisam de proteção são fortes e duráveis, graças ao uso de um líquido que, quando penetra em todas as aberturas e se resseca, cria um vínculo muito forte que repele a água.
- O uso de misturas de cimento para impermeabilização é seguro para a saúde. Na sua composição de substâncias naturais que não prejudicam o mestre. No uso a longo prazo, eles impedem a ocorrência de mofo em áreas residenciais.
Essas misturas são usadas para proteger fundações, porões, porões, piscinas, tanques de água e outras estruturas que têm uma conexão direta com a água contra a umidade.
Existem dois tipos de misturas impermeabilizantes:
- penetrante;
- obmazochny.
O primeiro tipo se distingue por um bom golpe no difícil de alcançar e escondido da fenda do olho, onde se conecta a fortes ligações cristalinas que são muito difíceis de destruir.
A segunda opção inclui um tipo de material rígido e flexível. O tipo duro é usado para selar juntas ou rachaduras, é rápido ajuste, mas é ineficaz antes de deformação e estresse mecânico. Este tipo de uso em edifícios antigos, cuja fundação já está resolvida. O tipo flexível é uma mistura de cimento à base de borracha que permite que o isolamento seja feito em superfícies deformáveis.
Entre as desvantagens das misturas impermeabilizantes à base de cimento, destacam-se:
- instabilidade a rachaduras e deformações;
- a necessidade de aplicar várias camadas, seguidas de reforço;
- a duração da aplicação de camadas;
- quando rachaduras aparecem na camada sobreposta, você precisa removê-la completamente e reaplicá-la;
- A mistura impermeabilizante, feita sem aditivos, quebra rapidamente e tem uma vida útil curta.
Espécie
Existem muitos tipos de misturas de cimento.
Impermeabilização de areia e cimento
Este tipo de isolamento é do tipo duro, deve ser umedecido duas ou três vezes por dia durante quinze dias. É aplicado automaticamente por um dispositivo especial que pulveriza a solução uniformemente sobre a superfície. Este tipo de isolamento é usado para cobrir uma base monolítica. Mistura três diferentes misturas de cimento. Existe a possibilidade de aplicação manual da mistura cimento-areia, podendo incluir diversos aditivos de vedação.
Depois de aplicar várias camadas da mistura isolante, toda a superfície é coberta com um acabamento para proteger contra danos durante o endurecimento da argamassa. A uniformidade da solução aplicada depende do grau de umidade da sala. Há situações em que as camadas depositadas na superfície são deformadas após a evaporação de toda a umidade.
Impermeabilização de cimento com adição de látex
Uma mistura de látex é adicionada à composição desta solução, devido à qual ela se torna semelhante em propriedades à borracha líquida. Ele pode ser adicionado à solução de concreto ou gesso, mas mais frequentemente é usado massa pronta, que é aplicada em uma superfície preparada.Esta mistura é aplicada por concreto projetado (sprinkling) e deve estar quente. A camada de borracha durável resultante, semelhante a um revestimento de borracha sem costura, é bem protegida contra umidade e danos mecânicos.
Impermeabilização de cimento com vidro líquido
A mistura impermeabilizante de vidro líquido e cimento é amplamente utilizada para a decoração de fundações e subsolos, na fabricação de superfícies refratárias, em alguns casos envolvidas no fortalecimento do solo. O vidro líquido é amplamente utilizado na construção, é devido a várias vantagens: resistência ao fogo, boa adesão com muitos outros materiais, propriedades anti-sépticas, segurança de uso.
Existem duas maneiras de usar o vidro líquido para impermeabilização:
- método de revestimento, que é adequado para costuras e fissuras, e envolve a imposição posterior de rolos de impermeabilização;
- adição direta à massa de concreto para preencher a fundação.
Tecnologia de aplicação
Existem regras básicas para aplicar a impermeabilização do cimento.
O processo é dividido em uma série de ações alternativas.
- Primeiro de tudo, é necessário limpar a superfície de trabalho (parede, piso, base de concreto,fundação ou outra superfície horizontal ou vertical) de poeira, sujeira, resíduos de materiais antigos.
- Além disso a superfície de trabalho é abundantemente umedecida com a água habitual.
- Enquanto aguarda a secagem da umidade da superfície de trabalho, você pode preparar uma solução de impermeabilização, ou seja, misturar a parte de cimento seco com um líquido especial nas proporções especificadas nas instruções do fabricante.
- A solução resultante é aplicada à superfície de trabalho manualmente ou mecanicamente. No primeiro caso, uma espátula é usada e a solução deve ser aplicada de maneira uniforme e cuidadosa. No segundo caso, o método de projeção é usado e uma ferramenta de pulverização especial é usada, enquanto a última camada é distribuída e nivelada manualmente.
- A primeira camada é mantida por um certo tempo especificado pelo fabricante da mistura que você comprou. Normalmente, são 2-3 dias de humidificação constante da primeira camada, a fim de evitar a secagem e o aparecimento de fissuras e a abertura de costuras.
- Em seguida, a segunda e terceira camadas são aplicadas, mas não na superfície seca da primeira camada, o método deve ser "molhado em molhado".
O consumo médio de material é de 3-4 ou 5-7 kg por m2, dependendo do tipo de impermeabilização flexível ou rígido.A espessura das duas camadas varia de 3 a 5 mm, é necessário resistir a cada camada por cerca de um dia em uma sala com uma temperatura acima de 5 graus.
Fabricantes
No mercado uma grande variedade de fabricantes e tipos de impermeabilização de cimento.
Ceresit CR 65
A popularidade da Ceresit CR 65 ocupa o primeiro lugar, é adequada para salas com qualquer grau de umidade, para porões e porões. Cobre a superfície a ser tratada com um filme transparente fino mas durável que repele a água e é resistente ao vapor.
Bergauf hydrostop
Bergauf hidrostop é usado para impermeabilização de paredes, pisos, fundações em salas com baixa e média umidade. O feedback sobre este produto é principalmente bom. Compradores falam sobre a elasticidade do produto e boa impermeabilização, e das desvantagens pode ser notada a probabilidade de rachaduras após a aplicação.
Cimento "NC"
Este é um tipo duro de impermeabilização, a substância seca rapidamente e destina-se à restauração de edifícios antigos, terminando costuras e rachaduras. Das vantagens pode-se notar alta resistência, quando comparado ao cimento convencional, e resistência ao frio.
Impermeabilização à base de cimento está ganhando popularidade,os fabricantes melhoram a qualidade das misturas e as tornam mais eficientes, estáveis, duráveis, mas, é claro, dependem muito da habilidade e da qualidade do trabalho realizado. O processo de impermeabilização é complicado e requer uma atitude responsável.
No uso de impermeabilização de cimento do tipo de revestimento HYDROSTOP, veja abaixo.