Sauna com varanda sob o mesmo teto: exemplos de projetos

 Sauna com varanda sob o mesmo teto: exemplos de projetos

O banho na tradição russa não é apenas um procedimento de água, mas também um tipo de lazer preferido por muitos dos nossos compatriotas. É agradável para se sentar em um banho com os amigos depois de uma semana de trabalho duro, para relaxar com a família inteira, para limpar completamente os poros do corpo e remover a fadiga psicológica acumulada. Além de um feriado conjunto com chá e churrasco, no banho muitas vezes são organizados encontros masculinos e femininos de interesse. Por exemplo, uma empresa masculina estará interessada em discutir seus assuntos, enquanto as mulheres organizam rituais cosméticos no banho que não são inferiores aos salões de spa.

Para tal lazer versátil, é necessário que o banho tenha, além da sauna a vapor, lavabo e vestiário, também um local espaçoso para relaxar. Tal lugar pode ser uma varanda funcional, localizada sob o mesmo teto com uma estrutura de sauna.

Vantagens de saunas com varanda

Uma das principais vantagens é salvar metros quadrados de terra. Com uma varanda anexada ao banheiro, você pode excluir construções adicionais no local, abrindo espaço para canteiros de flores ou plantações de jardim. A varanda pode ter uma cozinha de verão, um gazebo, uma churrasqueira ou uma pequena piscina.

A combinação de vários objetos funcionais sob o mesmo teto reduzirá significativamente o custo de construção e materiais. Teto de lona para construção combinada será mais barato do que para vários edifícios. Além disso, a construção de um banho com uma varanda permitirá manter um design único para todo o mini-complexo.

Do ponto de vista da conveniência, tal mini-complexo de sauna permitirá que você passe um lazer completo em um só lugar, sem passar de prédio em prédio.

Variantes de edifícios

Qual será a varanda anexada ao banho depende do gosto do cliente, de suas capacidades financeiras e da disponibilidade de espaço livre no site.Agências de arquitetura oferecem muitos projetos prontos para todos os gostos, bem como ajudam a desenvolver uma versão de computador a pedido individual.

Mesmo se você for construir um banho com uma varanda com suas próprias mãos, ver esse projeto visual não seria supérfluo.

Considere os tipos mais comuns de projetos.

  • Banho como uma estrutura separada. Neste caso, a varanda pode estar localizada em ambos os lados do edifício ou até mesmo ao longo dela. Tudo depende da localização do banho e das funções pretendidas da varanda.

Se o anexo estiver localizado na lateral do prédio, então uma pequena passagem aberta ou fechada pode levar a ele. No caso de edifícios de dois andares, a varanda pode ser localizada no segundo andar, o que economiza espaço significativamente no local.

  • Banho de canto com uma varanda - uma amostra de compacidade e amplitude da estrutura. Pode ocupar o canto mais escuro da trama que não é usado para o plantio. Devido à forma angular no interior, haverá espaço suficiente para acomodar tanto o banho em si como a área de lazer adjacente.

Além disso, a localização angular do banho com uma varanda pode dar uma visão completa da composição arquitetônica de todo o site.

  • Banho, ligado à casa. Este método de planejamento permite aumentar a área da casa, reduzindo a construção do próprio site. A varanda nesta variante de construção serve como um excelente local de descanso para dois edifícios de uma só vez - uma casa e um banho. Mas vale a pena lembrar que esta opção requer custos adicionais de impermeabilização e ventilação para evitar a umidade na casa.

Os parâmetros padrão e mais bem sucedidos das varandas são 3x6, 5x6, 4x8, 5x4 metros.

Tipos e formas de varandas

A varanda é uma extensão coberta de verão para a casa, que tem um design clássico com paredes, aberturas de janela, uma fundação e um telhado. As varandas podem ser abertas e fechadas.

Varandas abertas diferem em que eles podem ter apenas uma parede ao lado da casa e um telhado. Eles são mais simples na construção e são um espaçoso alpendre com grades e pilares. A varanda fechada é uma sala de relaxamento sem aquecimento de verão, protegida por paredes e janelas de precipitação e vento.

Ao projetar, não será supérfluo considerar várias formas de varandas. Em vez da tradicional forma retangular ou quadrada, você pode escolher estruturas semicirculares, ovais ou até mesmo triangulares do projeto original.Este edifício será um destaque arquitectónico na área de paisagismo e um local não-padrão para a recolha de convidados.

Variantes do projeto

  • Sauna clássica com varanda. Separada instalações de lazer banho será o hub para toda a família, se antecipadamente incluem uma espaçosa varanda no projeto de construção. Onde você pode organizar festas de família, para colocar sofás ou móveis de vime, uma churrasqueira e uma sala de bilhar.
  • Banho de dois andares. Esta forma de realização pode ser estreita varanda espaço destinado à elevação de apenas o segundo andar na sala de recreação. Se o banho deste tipo é projetado principalmente para actividades de lazer, os varanda envidraçada que levam ao segundo andar escada vai decorar a área. Salão, opcionalmente, anexar um segundo andar completo, você pode obter um grande sótão sob o telhado de galpão e uma parede de um banheiro anexo.

Um balneário com uma varanda estreita e uma mansarda economiza consideravelmente metros quadrados de terra.

  • Banho com cozinha de verão. Uma ótima opção para pequenas terras ou para proprietários que ainda não concluíram a construção da casa principal.Este banho é adequado para residência permanente no verão e irá conter todos os utensílios domésticos necessários.

A cozinha de verão é usada para cozinhar e comer, a sala de banho com uma sala de vapor é para tratamentos de água. Na varanda, cozinha pode ser organizada e um lugar para descansar e dormir.

  • Banho com piscina. Chuveiro ou ducha com água fria não traz muita alegria como uma oportunidade para mergulhar na água imediatamente após a sala de vapor. Se não houver reservatório por perto, até mesmo o recipiente mais simples com água pode oferecer essa oportunidade. A pequena piscina pode ser instalada no recanto da varanda. A construção de um conjunto completo de blocos de espuma é uma tarefa tecnicamente difícil, exigindo o cumprimento de muitas nuances e o desenvolvimento de um projeto separado. Você pode simplificar a tarefa escolhendo uma fonte de plástico comprada de 10 a 20 metros quadrados. metros

Recipientes de plástico de várias formas e tamanhos que podem caber em qualquer sala estão à venda. Por via de regra, com eles incluem-se todos os acessórios necessários - prateleiras, escadas, tapetes.

Layout de varanda

Considerando vários projetos de banho com varanda,deve prestar especial atenção à localização da extensão, sua orientação para os pontos cardeais. O conforto e a funcionalidade deste quarto dependerão disso. Decida a principal tarefa da varanda como uma sala de lazer. Considere que do lado sul e sudoeste haverá muito sol na varanda, e isso pode ser inconveniente para um passatempo confortável. Ao mesmo tempo, o lado sul da varanda e a entrada da casa de banhos serão a salvação dos ventos do norte e da neve no inverno.

As janelas da varanda, voltadas para o oeste, fornecerão mais sol no verão, porque o banho é muitas vezes iniciado à noite.

Para instalar um churrasco, determine a direção principal dos ventos em seu site. É desejável que a varanda seja protegida das rajadas da estrutura do banho.

Outro detalhe importante na escolha da localização da varanda - percepção estética. Descansando na varanda, é melhor admirar a paisagem pitoresca do que a vista da cerca ou das estruturas econômicas.

Construção de edifícios

Como regra geral, uma varanda sob o mesmo teto com banheira é planejada na fase de projeto, e os materiais para ela são escolhidos da mesma forma que para o banho.Mas isso não é um pré-requisito - um telhado comum e a fundação são suficientes, mas a própria varanda pode ser, por exemplo, de madeira contra o fundo de uma casa de banho de tijolos.

Deve ser lembrado que a extensão da varanda de outro material só é possível na transição de materiais pesados ​​para materiais leves. Você pode anexar uma construção leve de madeira a um banho de tijolo, mas não vice-versa.

Outra opção é uma extensão para o banho já terminado., por exemplo, em uma situação em que o telhado da estrutura do banho requer reparo e substituição. Planejando mudar o telhado, você pode ao mesmo tempo ampliar o espaço balnear, agregando ao projeto a construção de uma varanda.

A fundação para a varanda para o banho

A colocação da base é o momento mais crucial da construção, do qual depende a durabilidade da estrutura. O trabalho de assentamento da fundação começa com a determinação do nível de água subterrânea e o grau de elevação dos solos.

Isto é especialmente importante se a varanda for construída após a construção do banho, com uma fundação separada. Acontece que a poucos metros da fundação principal, o solo tem uma estrutura diferente e um canal estreito de água, e isso pode levar à erosão da base e rachaduras nas paredes.

A base para uma varanda e um banho pode ser de vários tipos.

  • Tape - a opção mais econômica, adequada para solos estáveis, bem resistir a estruturas pesadas. O processo de assentamento consiste em criar uma trincheira em torno do perímetro da estrutura proposta, montando cofragens simples a partir de materiais de sucata, colocando uma estrutura de reforço e despejando a mistura de concreto. Após a solidificação final do concreto, você pode avançar para a construção de paredes.
  • Colunar. Blocos de concreto pré-fabricados ou pilares de tijolos são cavados em um poço bem preparado com antecedência. Uma “almofada” de entulho e areia é revestida no fundo do poço, os pilares são bem compactados e a parte inferior dos pilares é preenchida com mastique de betume. Os postes devem estar na mesma altura e não ficar a mais de 2 metros um do outro. O espaço entre os pilares está cheio de entulho. Além disso, como no primeiro caso, o concreto é derramado.
  • Pilha Este método é adequado para solos problemáticos com altos níveis de água subterrânea. Os poços são perfurados nos pontos planejados pelo projeto, a impermeabilização é colocada na forma de um cone ruberoide, o concreto é derramado.Na superfície da pilha estão interligados por um grillage - uma armação de concreto armado.
  • Pilha e parafuso. Outro método simples envolve enroscar tubos de metal no solo com uma rosca nas pontas. É importante que os tubos sejam revestidos com um composto anticorrosivo.

Andares

Colocação do sub-piso é feita em uma base de concreto completamente seca. É melhor usar madeira com uma abertura de deformação, uma vez que esse material tende a se expandir a partir da diferença de temperatura.

A árvore deve ser tratada com compostos anti-sépticos e repelentes de água. Como regra geral, o mercado de construção oferece uma variedade de opções para as placas já impregnadas e tratadas para a sub-base.

Ao escolher um piso limpo, deve-se atentar para materiais resistentes ao desgaste, resistentes ao frio e antiderrapantes. O banho é aquecido apenas durante certos períodos e, no inverno, está sujeito a congelamento. Madeira ordinária pode rachar no frio, e telha nem sempre é adequada para um banho devido ao aumento do escorregadio. A melhor opção seria a escolha de placas de revestimento ou deck de um determinado tipo de madeira,já tratado com formulações especiais.

Para terraços abertos, larch ou pinho é geralmente usado. Devido às propriedades resinosas, não apodrece e não perde força, o que prolonga significativamente a vida útil do piso. Existem também opções comercialmente disponíveis baseadas em madeira e polímeros.

Se um local para churrasco é planejado na varanda, é necessário fazer uma base para a churrasqueira com antecedência, observando todas as regras de segurança contra incêndio, como ao instalar o fogão em um banho.

Paredes

A estrutura da varanda é construída sobre uma base pronta e pode consistir em vários materiais: perfis de metal pré-fabricados, barras de madeira, blocos de espuma e tijolos de construção. A escolha do material depende do tipo da própria varanda. Para um tipo aberto, uma moldura de madeira leve é ​​suficiente, e uma estrutura fechada e quente exigirá paredes sólidas e isolamento.

Muitas vezes, as varandas são envidraçadas ao máximo ou protegidas do vento. e esboça o policarbonato transparente. As aberturas das janelas podem substituir completamente as paredes na forma de "janelas francesas" do chão ao teto, ou podem ser erguidas em parte, por exemplo, a partir do corrimão no nível do cinto.Uma variante interessante é o envidraçamento de parte das aberturas com mosaico de vitral. Isso dá à varanda uma aparência original e protege dos raios diretos do sol de verão.

A varanda

As dimensões e a altura do pórtico dependerão da altura do piso da varanda. O alpendre pode ser feito de madeira, tijolo ou concreto. Às vezes, o corrimão forjado usava produtos de metal forjados.

O principal requisito para um pórtico aberto - os degraus devem ser duráveis ​​e antiderrapantes.

Direções de estilo

Uma varanda sob o mesmo teto com um banho implica a unidade da composição de toda a estrutura e é uma continuação do interior do banho. Se o banho for projetado no estilo dos clássicos russos, um alpendre de madeira com grades e pilares entalhados, móveis de bar, almofadas bordadas e toalhas de mesa complementarão o sabor único do estilo campestre.

Uma versão mais rigorosa do país - moradia, sugere um luxo tranquilo e elegância do interior. Para esta opção, vidros transparentes adequados, espreguiçadeiras para banhos de sol, uma mesa de chá de design moderno.

Estilo oriental para os elementos exóticos de decoração, sofás baixos e uma mesa, almofadas brilhantes, decorações de temas chineses ou japoneses será apropriado aqui.A forma multifacetada ou semicircular da varanda dará um toque especial a este estilo.

Móveis de vime de rattan natural ou artificial, divisórias de vime de aberturas de uma varanda aberta, elementos da flora no interior serão adequados para eco ou estilo étnico.

Nas regiões do sul, onde o sol é abundante, a varanda pode servir como local de descanso na sombra e frescor. Será um país mediterrânico especialmente apropriado ou apenas temas náuticos. Os tons frios azul, azul e branco não ficarão muito atraídos pelos raios do sol, criando uma atmosfera de frescor e brisa do mar.

Dicas de decoração

O estágio final e mais agradável no arranjo da extensão do banho, é claro, é sua decoração. Dependendo do estilo, pinturas com vistas da natureza ou painéis florais serão adequadas para decorar paredes.

Você pode colocar banheiras com plantas vivas no chão da varanda espaçosa ou plantar plantas sob as aberturas não vitrificadas - rosas, clematis, uvas selvagens. Encaracolados perenes eventualmente cobriram a varanda e se tornaram uma proteção natural do sol brilhante. A planta mais despretensiosa a este respeito é a uva silvestre.Não requer cuidados especiais e, até o final do outono, suas folhas irão deliciar-se com tons de vermelho vivo.

Não se esqueça do design da tarde da varanda. Além de transportar eletricidade, você pode cuidar de fontes de luz alternativas. Lanternas decorativas, lâmpadas de cabeceira e lâmpadas de energia solar vão fazer.

Revisão do banho com uma varanda, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto