Varanda em uma casa particular

 Varanda em uma casa particular

Normalmente as casas particulares não implicam a presença obrigatória de uma varanda. Alguém considerará este elemento arquitetônico supérfluo mesmo para uma casa de dois andares, alguns serão parados por certas dificuldades em sua construção e acabamento, esta idéia parecerá muito cara para alguém. Como regra geral, uma varanda em uma casa privada é substituída por amplos terraços ou varandas.

No entanto, muitos proprietários de casas de campo e casas ainda preferem salas de varanda aberta e fechada como um lugar aconchegante para relaxar, dormir ou trabalhar.

Prós e contras

Varanda, como qualquer outra estrutura arquitetônica, é claro, tem um número de vantagens e desvantagens específicas, que devem ser pesadas no estágio de projeto da futura casa.

As vantagens da varanda incluem os seguintes pontos:

  • A possibilidade de usar a área de varanda como metros residenciais adicionais;
  • Aparência atraente, bela decoração da fachada;
  • Acesso livre à rua. No ar fresco é sempre um bom momento para uma conversa agradável ou uma xícara de café. Além disso, o ar fresco nas proximidades do espaço vital pode ser uma verdadeira salvação para pessoas com deficiência;
  • Dependendo das características do projeto, a varanda pode servir como parte da varanda, telhado ou varanda;
  • No caso de uma situação crítica, a varanda pode sempre ser usada como uma saída de emergência para a rua.

Além das vantagens de uma varanda em uma casa particular tem suas desvantagens. Entre eles estão:

  • A extensão da varanda para uma casa já existente é sempre financeiramente muito cara;
  • Varanda anexa é uma construção de maior perigo. Cálculo incorreto ou um erro na instalação pode levar ao colapso da estrutura;
  • Porta da varanda leva a perda de calor significativa da sala. A menos que estejamos falando de uma extensão completamente isolada.

Espécie

Varandas podem ser fechadas ou abertas. Uma estrutura aberta é uma placa de base com uma cerca. Varanda fechada implica envidraçamento obrigatório.

Ao ar livre

Na maioria das vezes, casas particulares são decoradas com varandas abertas. Este projeto é usado como um elemento decorativo, de modo especial importância é removido a escolha de materiais de acabamento e design de cercas. Uma das opções mais bonitas e elegantes, que está ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos, é o uso de cercas de ferro forjado.

Além da atratividade externa incondicional, a cerca forjada tem suas próprias características:

  • o seu tamanho não deve exceder o tamanho da placa de suporte e a abertura da varanda;
  • Antes da instalação, é necessário avaliar cuidadosamente a condição da placa, porque a estrutura metálica adicionará muita carga extra a ela;
  • é necessário iniciar a instalação de uma grade de metal ou outra construção de metal somente após a completa restauração da laje de concreto armado (eliminação de trincas e lascas, nivelamento).

Fechado

O envidraçamento aumenta significativamente a funcionalidade da sala, permitindo que você use a varanda não apenas como um local para descansar, mas também como uma das salas de estar.

Vidro protege o espaço varanda do vento frio e precipitação, pássaros e insetos irritantes, ruído excessivo. Uma varanda fechada é um ótimo lugar para a criação de plantas amantes do calor que amam o excesso de luz solar.

Várias opções de envidraçamento (panorâmicas, parciais, usando vitrais) oferecem novas possibilidades para uma aparência original e esteticamente atraente da fachada.

Material

Para a fabricação de varandas utilizadas materiais duráveis ​​e duráveis. Na maioria das vezes é concreto e madeira.

Varanda de concreto

Essa estrutura arquitetônica tem suas próprias características:

  • estruturas de suporte estão embutidas na parede. A confiabilidade da estrutura depende da espessura da parede, se não for muito forte, então são usados ​​suportes adicionais;
  • o alcance da varanda tem pelo menos 1 metro de comprimento;
  • se a casa for de tijolos, a placa de base é enrolada na parede no comprimento total;
  • o nível superior da laje começa 5-8 cm abaixo da marca pretendida do revestimento do piso;
  • a base de concreto deve ser cuidadosamente impermeabilizada;
  • a altura dos trilhos da varanda não deve ser inferior a 1 m.

Varanda de madeira

Geralmente inferior ao concreto em tamanho e confiabilidade, mas superior em termos decorativos. Externamente, a varanda se assemelha a uma aconchegante casa de madeira ou cabana. A madeira é um material que tem muitas vantagens. Primeiro de tudo, é uma atmosfera de conforto, que cria madeira natural, seu cheiro e aparência. A árvore é perfeitamente combinada com vários materiais de acabamento.

Características do dispositivo varanda de madeira:

  • para o fabrico de estruturas de suporte são utilizadas vigas com uma secção de 10 * 20 cm;
  • a profundidade mínima das vigas na fachada de pedra não deve ser inferior a 25 cm;
  • a fixação de vigas às paredes é realizada com parafusos ou ângulos de metal;
  • suportes verticais (placas de 4 x 10 cm) e longitudinais (5 x 10 cm) são montados no console;
  • pavimentos e corrimãos instalados;
  • todos os elementos de madeira e metal são tratados com tinta a óleo, a grade e os corrimãos são revestidos com verniz à prova de gelo e impermeável.

As lacunas entre as barras da estrutura para qualquer estrutura não devem ser mais largas do que 10-12 cm.

Varanda em uma casa de madeira

Na maioria das vezes, as varandas são dispostas diretamente no teto. Estes podem ser frontão, estruturas de cobertura ou varandas-janelas.As estruturas do frontão e do telhado podem se projetar além da fachada da casa ou ser profundas.

Se o projeto está planejando criar uma varanda de empena, no processo de construção, um dos frontões se torna mais profundo pela largura da estrutura futura. A base para o telhado servirá como um sistema suspenso de vigas.

A placa de base da estrutura futura é coberta com isolamento e uma camada de impermeabilização, a mesa é disposta na parte superior. O próximo passo é a instalação de cercas de metal, tijolo ou madeira.

Como instalar de forma independente uma varanda em uma casa particular no vídeo abaixo.

Tipos de construção

Independentemente da aparência e tamanho de todas as varandas, os elementos estruturais necessários. Entre eles estão:

  • placa de base, que representa a carga principal;
  • esgrima (parapeito);
  • elementos adicionais (viseira, tela de vento).

O principal elemento estrutural é uma laje, feita de concreto armado ou madeira. A primeira opção é aplicável apenas para edifícios construídos com materiais duráveis ​​(pedra, tijolo, blocos de concreto armado). A placa de madeira tem um peso baixo, pelo que pode ser instalada na fachada de qualquer edifício.

De acordo com o método de fixação da laje à parede, as varandas podem ser:

  • com um feixe cantilever preso na parede (a laje de concreto armado é embutida na parede durante a fase de construção e o balanço da estrutura não pode exceder 1 m);
  • com uma laje cantilever e um suporte nas vigas (as vigas são embutidas na parede, sobre as quais é colocada uma laje de betão armado ou de madeira, enquanto a largura da varanda pode atingir os 1,2 m);
  • com uma laje suportada por braquetes triangulares (esta opção é utilizada quando a varanda está ligada a um edifício já existente);
  • com uma laje sobre suportes (a varanda anexa repousa sobre colunas, paredes e vigas perto da fachada).

A varanda francesa também pertence à categoria de varandas, embora, na verdade, é apenas uma bela abertura de janela de esgrima.

Opções de localização

Os projetos de design podem incluir diferentes locais de varandas, por exemplo, sobre uma varanda ou um terraço aberto, acima de uma janela de sacada ou de um alpendre.

Na maioria das vezes, uma varanda decora a parte central da fachada do edifício e está sob um teto comum com a casa. UhEsta opção é ideal para pequenos edifícios. Esta varanda é um ótimo lugar para relaxar no tempo ensolarado e chuvoso.Um quarto bastante espaçoso permite transportar uma pequena mesa, um par de cadeiras ou até mesmo um sofá para a varanda.

A varanda triangular sob o telhado parece muito interessante e incomum. O vidro permite que você use uma sala como um jardim de inverno.

Uma varanda sobre qualquer estrutura (alpendre, varanda ou janela de sacada) geralmente realiza não apenas uma função decorativa, mas também uma função puramente prática. Tais estruturas requerem a construção do telhado, e a placa da varanda apenas desempenha o seu papel. Uma opção prática, reduzindo significativamente o custo de construção.

Se isso não for necessário, a varanda pode ser localizada em ambos os lados do edifício, geralmente no segundo ou último andar.

Telhados ou viseiras: o que é melhor?

O telhado não pertence aos elementos estruturais necessários, no entanto, expande grandemente a funcionalidade da varanda. A viseira é uma estrutura simples, muitas vezes curvada em forma, que protege o espaço da varanda da precipitação.

O teto deve ser um pouco maior que a laje e a cerca da varanda e ter um leve declive para evitar o acúmulo de neve.

O telhado pode ser derramado (a opção mais simples e econômica) e empena (esta opção parece especialmente boa nas varandas de canto).

Esconder o espaço aberto da varanda da luz solar direta permitirá que o dossel original - "Marquês". Esta construção metálica, coberta com um tecido especial, não só protege eficazmente a área da varanda, como também confere-lhe uma aparência muito bonita e moderna.

A viseira tipo domo não é muito popular devido a certas dificuldades técnicas na fabricação. No entanto, muitos proprietários de casas particulares escolhem esta forma de decoração para a sua varanda.

Viseira arqueada parece muito interessante e elegante. Além disso, também é bastante funcional e prático de usar.

Idéias bonitas

A varanda aberta do tipo arqueado serve como um telhado sobre a entrada do edifício. O telhado semicircular elimina a possibilidade de acúmulo de água durante a chuva e a neve. O território espaçoso permite arranjar várias cadeiras, cadeiras e mesas de uma vez para criar uma acolhedora área de estar ao ar livre.

A varanda de madeira anexada permite que você crie ao mesmo tempo dois cantos para beber chá.A placa de base serve como uma excelente viseira para proteger a varanda espaçosa da precipitação.

A varanda semicircular aberta chama a atenção, em primeiro lugar, pelo seu design magnífico. Forjar arte a céu aberto é usado para criar cercas e viseira. Tal varanda executa simultaneamente duas funções ao mesmo tempo - é uma plataforma espaçosa e leve para descanso e decoração decorativa da fachada.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto